10 coisas grátis para fazer em Barcelona 🏖️⛲

  • 08.01.2023 21:00
  • Bruno A.

Se estás de visita à Cidade Condal e queres manter o orçamento sob controlo, apresentamos-te as 10 melhores coisas grátis para fazer em Barcelona. Consulta o nosso artigo e descobre as melhores atracções e pontos turísticos gratuitos da capital catalã.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Tida como uma das cidades vibrantes do mundo, a fama de Barcelona precede-a. Afinal, não há assim tantos locais no mundo onde possas aliar praia, animação e vida nocturna, a uma vertente cultural tão diversa que inclui excelentes museus, catedrais imponentes e um legado arquitectónico ímpar, com um estilo diferente de qualquer outro que possas encontrar no resto da Europa.

Como podes ver, Barcelona é, acima de tudo, uma cidade versátil, sendo por isso capaz de apelar a diferentes tipos de turistas. Contudo, essa versatilidade e apelo turístico têm vindo a tornar-se um desafio para os bolsos de quem visita e de quem lá vive, com os preços a dispararem em flecha ao longo dos últimos anos.

Assim, e se estás de visita à Cidade Condal, irás precisar de toda a ajuda necessária para que possas manter o teu orçamento sob controlo. Com isso em mente, apresentamos-te 10 coisas grátis para fazer em Barcelona, com um conjunto variado de atracções, pontos turísticos e actividades que inclui mercados de rua, bairros históricos e jardins antigos.

10 coisas para fazer de graça em Barcelona

Missa na Sagrada Família

Antes de tudo o mais, convém esclarecer que visitar a Sagrada Família está longe de ser uma actividade gratuita, com os preços dos bilhetes standard a atingirem 26€! Um valor manifestamente pesado (quase 6 horas de trabalho para quem ganha o SMN), mesmo se tivermos em conta que esta é a principal atracção de toda a Barcelona.

Contudo, existe um pequeno truque disponível para quem quer visitar este local icónico, mas não tem o interesse (ou a opção) de gastar um valor tão avultado. Todos os Domingos de manhã, pelas 09h00, é organizada uma missa na qual a entrada na catedral é gratuita. Para garantires o teu lugar, tenta chegar ao espaço com cerca de 1 hora de antecedência, de forma a não ficares de fora.

Tem também em consideração que esta não é uma visita turística, pelo que não poderás andar livremente por todos os cantos da Sagrada Família a tirar 1358 fotografias. Ainda assim, e se fizeres mesmo questão de a ver por dentro, esta é a opção mais económica!

Montjuic

Considerada o antigo forte da cidade, e o principal ponto onde as populações locais costumavam montar as suas estruturas defensivas, a colina de Montjuic é hoje um dos locais mais populares de Barcelona. Um espaço vasto e aberto com muito para visitar, é o sítio ideal para fugir um pouquinho à azáfama dos quarteirões mais centrais da cidade.

Embora exista um teleférico pago que te leva ao topo da colina, caminhar até ao mesmo local é perfeitamente acessível, bastando para isso subir a escada monumental que te levará ao Palau Nacional. Aqui, podes até aproveitar para fazer uma pausa e desfrutar de uma das mais emblemática vistas de Barcelona. Já no cimo, explora as várias atracções de Montjuic, incluindo o Castelo, o Jardim Botânico (ambos gratuitos aos Domingos depois das 15h00) ou o Parque Olímpico.

No caminho de regresso, podes queimar algum tempo assistindo ao pôr-do-sol, novamente do topo da escadaria, e dirigir-te depois à Praça de Carles Buigas, onde encontrarás o próximo ponto nesta lista de coisas grátis para fazer em Barcelona.

Fonte mágica

Embora a sua antiguidade – foi construída originalmente para EXPO de 1929 – já não lhe permita fazer face ao aparato das suas homólogas de Dubai, Seoul ou Las Vegas, a Fonte Mágica é um dos espetáculos de fontes dançantes mais famoso do mundo. Situada imediatamente ao fundo da escadaria de acesso à Colina de Montjuic, é o local perfeito para terminares o dia.

Os horários destes mini-shows variam consoante a altura do ano, mas podes sempre consultar esta informação online para que não acabes tendo uma surpresa desagradável. Nos dias de funcionamento, cada exibição de música, luzes e jatos dançantes de água tem a duração de cerca de 15 minutos, havendo normalmente 2 espectáculos diferentes por noite.

Ainda nas proximidades da Fonte mágica, sugerimos também uma visita à Praça de Espanha e às suas imponentes Torres Venezianas, inspiradas no Campanário da Basílica de São Marcos, em Veneza.

Parque Guell

À semelhança da Basílica da Sagrada Família, também o Parque Guell é uma das atracções pagas mais populares de Barcelona. Contudo, as semelhanças não se ficam por aí, e tal como no primeiro exemplo, também no caso do Parque Guell existe uma forma de visitar o espaço gratuitamente.

Para começar, convém esclarecer que a esmagadora maioria do Parque Guell já é gratuito. É a chamada “Zona Monumental”, onde estão concentradas praticamente todas as obras de Gaudí, que requer um bilhete de acesso. Contudo, e se quiseres mesmo tentar visitar a Zona Monumental gratuitamente, existem dois períodos horários (07h00-09h30 e 18h00-22h00) onde a entrada passa a ser gratuita e exclusiva para locais. Embora tecnicamente seja necessário um cartão que comprove o teu estatuto de residente, existem múltiplos relatos de que não existe controlo de entradas. Seja como for, e mesmo descontando essa porção minúscula, o restante Parque Guell continua a ser merecedor de uma visita!

Outros espaços verdes gratuitos em Barcelona que merecem também uma visita incluem o Parc del Labirint d’Horta e, mais importante, o Parc de la Ciutadella, onde poderás encontrar a Cascada e o Arc de Triomf.

Bairro Gótico

O verdadeiro centro histórico de Barcelona, o Bairro Gótico é o quarteirão originalmente mais antigo da cidade, repleto de ruelas estreitas, muralhas antigas e arquitectura medieval. Numa cidade conhecida pelo seu modernismo, caminhar por este distrito histórico é certamente uma experiência à parte da restante Barcelona.

Por entre os becos e pracetas, há muito para ver e visitar no Bairro Gótico! Os locais de passagem obrigatória incluem a Plaça del Rei, a Plaça Reial, a Catedral de Santa Eulália (tal como na Sagrada Família, a visita é gratuita durante as missas) ou a Basílica de Santa Maria del Pi. Aproveita também para visitar o antigo quarteirão judaico, integrado no Bairro Gótico, bem como a Sinagoga Major, as ruínas do Templo de Augusto ou a Pont del Bisbe, porventura o ponto mais fotografado do distrito.

Curiosamente, muito do que podes ver actualmente foi na realidade reconstruído na primeira metade do século XX, ajudando a transformar esta zona da cidade até aí insegura e sombria num dos principais polos turísticos de Barcelona.

Las Ramblas

De um sítio extremamente turístico para outro, a Avenida de Las Ramblas permanece o verdadeiro epicentro da cidade. Do extraordinário ao terrível, tudo aquilo que possas encontrar em Barcelona está, de uma forma ou outra, reflectido ao longo dos cerca de 1200 metros de extensão desta via pedonal.

Por um lado, tens um microcosmo daquilo que de mais incrível há nesta metrópole, com destaque para a imensidão da Praça da Catalunha, para a arte de Joan Miró no mosaico da Pla de l’Os, ou para a arquitectura monumental do Grande Teatro do Liceu ou do Palácio de la Virreina. No entanto, nenhum outro ponto desta avenida é tão concorrido quanto o Mercado de la Boquería, o mais turístico e popular de toda a cidade.

Ainda assim, e porque a cidade tem também os seus desafios, a Avenida de Las Ramblas é também o local mais propício à actuação de carteiristas e ao aparecimento de todo o tipo de burlas e esquemas tendo como alvo os (muitos) turistas que a visitam. No entanto, e tendo um pouco mais de precaução que noutros locais de Barcelona, este é um local de visita obrigatória.

Visita um museu gratuito

Sendo Barcelona uma cidade com um panorama cultural invejável, não é de todo surpreendente que alguns dos melhores museus da Europa estejam situados por estas bandas. E se é verdade que é necessário pagar para poder visitar os mais populares e reconhecidos, a realidade é que praticamente todos eles têm pelo menos um dia mensal gratuito.

À semelhança do que acontece em Madrid, também em Barcelona parece haver uma norma não oficial que indica que todos os museus são gratuitos no primeiro domingo de cada mês. Essa regra é aplicável, pelo menos, no caso das seguintes instituições:

  • Museu Picasso (também gratuito às 5as feiras, das 16h às 19h)
  • Palácio Guell
  • Museu da História da Cidade de Barcelona (também nos restantes Domingos, a partir das 15h00)
  • Museu Nacional de Arte da Catalunha (também nos restantes Domingos, entre as 10h e as 15h)
  • Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (também nos restantes Domingos, a partir das 15h00)
  • Mosteiro de Santa Maria de Pedralbes (também nos restantes Domingos, a partir das 15h00)

Bunkers del Carmel

A par da Colina de Montjuic e das montanhas de Tibidado, os Bunkers del Carmel fazem também parte da exclusiva lista dos melhores locais em elevação para assistir ao pôr-do-sol em Barcelona. Estabelecidos no topo de um monte designado Turó de la Rovira, este miradouro tem vindo a ganhar reconhecimento nos últimos tempos, depois de muitos anos escondido sob o estatuto de “hidden gem” da capital catalã.

Apesar do nome pelo qual a instalação ficou conhecida, a realidade é nunca existiu qualquer bunker no topo desta colina. Ao invés, este ponto era sim um dos quartéis-generais da frente Republicana (anti-Franco) durante a Guerra Civil Espanhola, e os bunkers e fortificações a que hoje a generalidade da população se refere, eram na verdade instalações militares de defesa antiaérea.

Mal-entendidos à parte, e independentemente do papel militar deste local, o que restou foi um dos miradouros mais espectaculares de Barcelona, com vistas panorâmicas fabulosas sobre toda a cidade. E isso sim, é indiscutível!

Praia Barceloneta

Olhando à extensão de costa que abrange toda a Cidade Condal, seria inevitável que uma das muitas praias de Barcelona acabasse por encontrar o seu lugar neste artigo. Afinal, percorrer os areais da metrópole e mergulhar nas águas do Mediterrâneo é uma das actividades preferidas de uma porção significativa dos que visitam a capital da Catalunha.

Apesar de mencionarmos a Barceloneta, a mais emblemática de todas as praias da cidade, esta escolha poderia igualmente ter recaído sobre qualquer outra. Afinal, o que importa mesmo é percorrer a movimentada marginal, ir a banhos e recolher um gostinho de um dos pontos mais animados de toda a cidade.

Se quiseres então explorar outras praias igualmente legítimas, podes optar pela Llevant, pela Bogatell ou pela Mar Bella, esta última, que inclui até uma secção exclusivamente dedicada a nudistas, foi totalmente renovada no âmbito dos Jogos Olímpicos de 1992.

El Born CCM

Chegamos assim ao final da nossa lista de coisas grátis para fazer em Barcelona com o Centro da Cultura e da Memória (CCM) de El Born. Um sítio que ainda está longe dos radares da maioria dos visitantes, este centro gratuito é uma adição relativamente recente ao panorama cultural de Barcelona, tendo sido inaugurado em 2013.

Estabelecido dentro do edifício do antigo de mercado de El Born, o CCM é um conjunto de ruínas arquitectónicas extremamente bem preservadas e que te permitem perceber como seria a Barcelona do século XVIII. O edifício em si é uma obra-prima do modernismo catalão, sendo que após décadas de abandono e negligência, foi alvo de uma enorme remodelação. Foi precisamente nessas obras, e de forma totalmente acidental, que as autoridades locais acabaram por descobrir estes vestígios arqueológicos, optando mais tarde por abrir este museu.

Hoje em dia, o centro é um testemunho de dois períodos bem diferentes da história catalã, e o único sítio na cidade onde podes combinar ruínas de ruas e casas da Idade Média com o estilo vanguardista da Barcelona que hoje nos é familiar.

Leitura recomendada:

Guia de viagem de Barcelona + Roteiro de 3 dias 😎

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem