10 coisas gr√°tis para fazer em Berlim ūüá©ūüá™

  • 23.11.2022 20:45
  • Bruno A.

Uma lista r√°pida com os pontos, passeios e atrac√ß√Ķes tur√≠sticas gratuitos que poder√°s encontrar na tua visita √† capital alem√£. Fica a saber j√° quais as 10 melhores coisas gr√°tis para fazer em Berlim!

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

O p√ļblico portugu√™s parece estar finalmente a render-se aos encantos de Berlim, das capitais mais subvalorizadas da Europa. Uma cidade muitas vezes tida como fria e austera, sem os encantos cl√°ssicos do ‚Äúvelho mundo‚ÄĚ, Berlim √© na realidade uma cidade que respira hist√≥ria!

Talvez não a história que se reflecte em fachadas espampanantes, ruas estreitas ou avenidas da moda, mas a história dura de alguns dos acontecimentos mais marcantes do século XX. Para além disso, sendo uma cidade bastante jovem e alternativa, Berlim tem um ambiente bastante peculiar que não é definitivamente comum encontrar nas outras capitais das grandes potencias ocidentais.

Quanto ao custo de vida, e embora a cidade j√° n√£o seja t√£o barata (para os padr√Ķes alem√£es) quanto costumava ser h√° uns 10 anos atr√°s, a verdade √© que existem imensas coisas gr√°tis para fazer em Berlim! Afinal, se h√° algo que esta cidade tem de bom, √© que ao contr√°rio de muitos outros centros tur√≠sticos, os turistas ainda n√£o s√£o encarados como caixas multibanco com pernas!

10 coisas gr√°tis para fazer em Berlim

Port√£o de Brandemburgo

berlim

Considerado o maior símbolo e atracção de Berlim, visitar e atravessar o Portão de Brandemburgo é totalmente gratuito. Mais do que um monumento ou peça arquitectónica, o famoso arco é um dos locais mais emblemáticos da Guerra Fria, e o local a partir de onde Ronald Reagan fez o famoso discurso em que pediu a Gorbachev para que o Muro de Berlim fosse deitado abaixo.

Uma vez que, durante esse per√≠odo, o monumento ficava em ‚Äúterras de ningu√©m‚ÄĚ, n√£o podendo ser visitado por alem√£es ocidentais, nem orientais, o Port√£o de Brandemburgo √© agora o derradeiro s√≠mbolo de unifica√ß√£o germ√Ęnica, e o principal ponto de encontro durante os eventos celebrat√≥rios da queda do Muro de Berlim.

O port√£o marca tamb√©m o in√≠cio da Avenida Unter den Linden, a via mais famosa do centro da cidade (Mitte) e que atravessa alguns dos edif√≠cios mais belos da capital alem√£, como a Catedral de Berlim, a Neue Wache, a √ďpera Estatal ou o recentemente reconstru√≠do Pal√°cio de Berlim.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Embora a nação tenha sido perpetradora de alguns dos maiores crimes a que a humanidade alguma vez assistiu, a realidade é que não há nenhum outro povo tão disposto a assumir a responsabilidade dos seus erros quanto os alemães.

Afinal, quantas capitais conhecem que exibam, em pleno centro histórico, um memorial dedicado, não aos crimes sofridos pela sua população, mas em homenagem aos povos que sofreram às suas mãos? Por mais raro que pareça, é precisamente isso que vais encontrar em Berlim, sob a forma do Memorial aos Judeus Mortos da Europa.

Dedicado às vítimas judaicas do Holocausto, este é um monumento simplista, mas impactante pela sua dimensão, ocupando uma área total de 19.000 metros quadrados e composto por 2711 blocos de cimento.

Infelizmente, muitos turistas tratam este memorial como um s√≠tio aceit√°vel (e at√© apetec√≠vel) para fazer uma sess√£o de fotos para o Instagram, apenas porque ‚Äúa luz √© √≥ptima‚ÄĚ. Escusado ser√° dizer que este comportamento √© de t√≥t√≥, completamente alheado da hist√≥ria e da realidade. N√£o sejas esse(a) turista. N√£o sejas um(a) t√≥t√≥.

East Side Gallery

Embora possas encontrar vários resquícios do Muro de Berlim um pouco por toda a cidade, arriscamos dizer que nenhuma outra secção sobrevivente da infame parede é tão conhecida quanto a East Side Gallery.

Situada no quarteir√£o de Friedrichshain ‚Äď uma das zonas mais trendy de Berlim ‚Äď e bem junto √† bonita Ponte Oberbaum, a East Side Gallery √© uma verdadeira galeria de pintura (street art) a c√©u aberto, tendo como tela, precisamente, uma comprida sec√ß√£o do Muro de Berlim. As pinturas exibidas s√£o renovadas de tempo a tempo, e t√™m sempre um cariz pol√≠tico e grotesco, em linha, de resto, com a hist√≥ria do ‚Äúmonumento‚ÄĚ. A galeria √© ainda o local onde ir√°s encontrar um dos graffiti mais famosos do mundo, retratando o beijo na boca entre o antigo l√≠der sovi√©tico Leonid Brezhnev e o presidente da RDA Erich Honecker.

Dentro da mesma temática, e igualmente gratuito, poderás também visitar o Memorial do Muro de Berlim, situado no distrito de Mitte.

Subir √† c√ļpula do Reichstag

Para al√©m de ser um dos edif√≠cios mais bonitos de Berlim, o Reichstag √© tamb√©m um dos mais importantes e historicamente relevantes da capital alem√£. Para al√©m de ser o local onde re√ļne o Parlamento Federal da Alemanha, foi tamb√©m a pretexto de um inc√™ndio gigantesco no Reichstag que Hitler conseguiu, legalmente, estabelecer um poder ainda mais concentrado e autorit√°rio, levando aos resultados lament√°veis que todos conhecemos.

Depois do inc√™ndio e da guerra, o edif√≠cio foi deixado praticamente ao abandono at√© √† Reunifica√ß√£o da Alemanha, sendo totalmente renovado, com a not√°vel adi√ß√£o da c√ļpula de vidro futurista. Se subires √† c√ļpula, √© poss√≠vel ver o Parlamento Alem√£o em sess√£o atrav√©s do vidro, simbolizando a transpar√™ncia do poder germ√Ęnico e a ideia de que o povo alem√£o est√° sempre a monitorizar as ac√ß√Ķes do seu governo.

Subir √† c√ļpula √© totalmente gratuito, sendo, contudo, necess√°rio proceder √† reserva online do teu lugar, numa data e hor√°rio da tua conveni√™ncia. Tem apenas o cuidado de n√£o deixar essa reserva para a √ļltima da hora, caso contr√°rio poder√° j√° n√£o haver lugares dispon√≠veis.

Museu Topografia do Terror

Construído no local exacto onde se costumavam erguer as sedes centrais da Gestapo e da SS, a Topografia do Terror é um dos museus mais sóbrios e bem organizados de Berlim. Depois de uma escavação ter revelado as caves desses edifícios, onde prisioneiros políticos em mantidos sob custódia, torturados e assassinados, foi tomada a decisão de transformar toda a área neste espectacular museu gratuito.

Sem mascarar nenhum detalhe sórdido, o museu retrata a forma democrática como Hitler ascendeu ao poder, fazendo uso da sua retórica populismo e discurso de ódio. Para além disso, a principal exibição mostra ainda a forma violenta e repressiva como as autoridades ajudaram a manter toda uma nação, e em especial Berlim, sob controlo, com recurso a uma interminável lista de crimes e massacres que se expandiram a toda a Europa.

Qualquer que fosse o valor do bilhete, este seria sempre um local imperdível em Berlim. Sendo gratuito, então tudo fica ainda melhor!

Tiergarten

Embora a arquitectura de Berlim seja maioritariamente moderna, fruto da destruição maciça de que a cidade foi alvo na Segunda Guerra Mundial, um dos grandes atractivos da capital alemã passa pela prevalência quase absurda de parques. Espalhados por toda a cidade, tanto a Este como a Oeste, é difícil percorreres alguns quilómetros sem encontrares um espaço verde.

De todos, talvez o mais conhecido seja o Tiergarten, traduzido como ‚ÄúJardim dos Animais‚ÄĚ, devido ao jardim zool√≥gico de alberga. Para al√©m de ser o parque mais central da cidade, √© tamb√©m o terceiro maior do pa√≠s, encapsulando v√°rios memoriais, est√°tuas e tamb√©m a inconfund√≠vel Coluna da Vit√≥ria (Siegessaule), outro dos maiores s√≠mbolos berlinenses.

Entre outros parques que merecem uma visita, destaque para o Mauerpark, famoso pelos mercados de rua e pelo karoke de Domingo; e para o Tempelhof, erigido no recinto de um aeroporto entretanto encerrado, com direito a pista de aterragem e tudo!

Jardins do Pal√°cio de Charlottenburg

Para um gostinho breve de uma Berlim que h√° muito pertence ao passado, recomendamos um passeio pelos jardins do Pal√°cio de Charlottenburg, o maior de Berlim. Embora seja necess√°rio bilhete para visitar os interiores do pal√°cio, os jardins, por sua vez, s√£o totalmente gratuitos!

Podes passear pelas √°reas demarcadas, ver a Orangerie, o Novo Pavilh√£o e o edif√≠cio do Belvedere (embora n√£o possas entrar), e sentares-te nas zonas dos lagos, junto √† conflu√™ncia com o Rio Spree. Podes tamb√©m passar rapidamente junto ao mausol√©u dos jardins, onde est√£o enterrados v√°rios membros da fam√≠lia real alem√£ Hohenzollern, que nos seus tempos idos chegou a governar a Pr√ļssia, a Alemanha Imperial e a Rom√©nia.

Se tiveres interesse em visitar outros pal√°cios durante a tua escapadinha a Berlim, recomendamos uma viagem super-r√°pida at√© √† cidade vizinha de Potsdam. Uma vez que este era o assento de Reis e Kaisers da regi√£o, permanece hoje em dia um verdadeiro museu a c√©u aberto, sendo que, em todos os pal√°cios ‚Äď com destaque para os incr√≠veis Sanssouci e Neues Palais ‚Äď poder√°s visitar gratuitamente os seus jardins.

Checkpoint Charlie

Ainda que tenha virado uma espécie de tourist trap, estar em Berlim e não visitar o icónico Checkpoint Charlie é como ir a Roma e não ver o Papa! De longe o mais famoso de todos os pontos de travessia entre a Berlim Ocidental e a Berlim Oriental durante a Guerra Fria, o Checkpoint Charlie tornou-se quase um símbolo desse período.

Longe v√£o os tempos em que tanques americanos e sovi√©ticos se colocavam em cada lado da barricada, numa esp√©cie de demonstra√ß√£o de for√ßas sem resultados pr√°ticos que caracterizou todo o per√≠odo. Infelizmente, este marco hist√≥rico acabou por se tornar quase uma caricatura de si pr√≥prio nos √ļltimos anos, n√£o s√≥ porque algumas das partes s√£o na realidade reconstru√ß√Ķes, mas tamb√©m porque, como acontece em quase todos os s√≠tios ultra-tur√≠sticos, come√ßaram a aparecer foleiradas como actores vestidos de guardas, sinaliza√ß√Ķes falsas e souvenirs vindas de um outro lado ‚Äúoriental‚ÄĚ.

Depois da passagem rápida pelo Checkpoint Charlie, aproveita para dar um passeio pelo distrito de Kreuzberg ou segue mais para norte e descobre a Gendarmenmarkt, uma das principais praças de Berlim.

Alexanderplatz

Considerada o centro da antiga Berlim Oriental, a Alexanderplatz √© uma gigantesca pra√ßa onde ainda hoje podes encontrar alguns marcos hist√≥ricos da cidade. Olhando para a pra√ßa, n√£o h√° d√ļvida absolutamente nenhuma do lado de Berlim onde costumava estar, com o seu espa√ßo amplo e marcadamente despido e edif√≠cios geom√©tricos e descaracterizados, que curiosamente acabaram por se tornar caracter√≠sticos dos pa√≠ses escondidos do lado de l√° da Cortina de Ferro.

O aspecto mais caracter√≠stico desta pra√ßa √© a Fernsehturm, uma torre de televis√£o enorme e ainda hoje a estrutura mais alta da Alemanha. De acordo com as m√°s l√≠nguas (ser√°?) foi constru√≠da para dar um ar de progresso e avan√ßo tecnol√≥gico √† RDA, quando os berlinenses ocidentais a vissem ao longe por detr√°s do muro. Outros pontos de destaque da pra√ßa passam pela Fonte da Amizade e pelo World Clock, com o Rothes Rathaus (C√Ęmara Municipal), a Fonte de Neptuno e a Igreja de Santa Maria de Berlim situados nas proximidades.

Tamb√©m nas imedia√ß√Ķes, recomendamos um passeio pelo Nikolaiviertel, o √ļnico quarteir√£o de aspecto medieval de Berlim, reconstru√≠do em 1987 ap√≥s a destrui√ß√£o da Segunda Grande Guerra.

Igreja Memorial Kaiser Wilhelm

Terminamos o nosso p√©riplo pelas 10 coisas gr√°tis para fazer em Berlim com uma paragem na Igreja Memorial Kaiser Wilhelm. Situada ao longo da avenida comercial Kurfurstendamm ‚Äď o antigo centro da Berlim Ocidental ‚Äď √© absolutamente imposs√≠vel n√£o reparar na estrutura semidestru√≠da destacada √† face da rua, por entre pr√©dios modernos e boutiques de luxo.

Originalmente construída ainda no final do século XIX, esta igreja foi parcialmente destruída por raides aéreos em 1943, tendo sido decidido que uma nova igreja seria construída ao lado, mas que as ruínas deveriam permanecer intactas. Assim, esta simples igreja protestante acabaria por se tornar um símbolo da resiliência e capacidade de renovação de Berlim.

Se quiseres ver os mosaicos dentro do que restou da igreja, podes participar num dos tours guiados da estrutura, sendo os mesmos gratuitos, embora encorajando uma doa√ß√£o simb√≥lica. Seja como for, podes sempre ficar-te pelo exterior desta que √© uma das atrac√ß√Ķes mais peculiares da capital alem√£.

Tours & Atividades

Reserva j√° os teus tours ou atividades no¬†Viator, do grupo Tripadvisor! E ao faz√™-lo est√°s-nos a dar uma grande ajuda ūüôā

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem