10 coisas grátis para fazer em Madrid 🐻🇪🇸

  • 13.12.2022 16:15
  • Bruno A.

Mais um miniguia com pontos turísticos que poderás visitar de graça, desta feita para a capital de “nuestros hermanos”. Descobre já quais as 10 melhores coisas grátis para fazer em Madrid.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Capital do país de “nuestros hermanos”, é fácil esquecermo-nos da gigante e glamorosa Madrid quando discutimos as grandes cidades europeias. Ao passo que a atenção de uns se vira para Roma ou Londres, e a de outros para Paris ou Barcelona, Madrid ali permanece. Imóvel. Simpática. Como aquele amigo com quem andamos constantemente a adiar o café porque sabemos que, mais cedo ou mais, havemos de nos encontrar e repetir o discurso.

No entanto, e provavelmente devido à proximidade e aparente familiaridade, Madrid raramente está no topo da lista de sonhos ou prioridades. No entanto, a verdade é que, por mais subvalorizada que seja, esta metrópole de mais de 3 milhões de pessoas – e ponto de encontro e acolhimento de centenas de milhares de imigrantes de nações latino-americanas – tem muito para oferecer!

Desde os seus fabulosos parques às requintadas artérias comerciais, com várias pracetas, mercados e até museus pelo meio, convidamos-te a acompanhar-nos neste périplo por 10 coisas grátis para fazer em Madrid.

Leitura recomendada:Guia de viagem de Madrid e roteiro de 3 dias na capital de Espanha 🇪🇸

10 coisas para fazer de graça em Madrid

Parque do Retiro

Um verdadeiro símbolo da cidade, começamos este artigo com um dos melhores e mais monumentais parques em todo o mundo! Ocupando uma área de quase 1500 metros quadrados, e totalmente rodeado pelo resto da agitada capital, é – tal como o nome indica – um verdadeiro oásis no meio da famosa “movida” espanhola.

De entre as inúmeras actividades e actrações que poderás visitar, destacam-se o lago artificial em frente ao Monumento a Alfonso XII, o Palácio de Cristal, o jardim de La Rosaleda, o Passeio das Estátuas (oficialmente Passeio da Argentina) e a Fonte do Anjo Caído, curiosamente um local de culto entre a comunidade satanista internacional.

Dedica 1 ou 2 horitas a um passeio por este magnífico recinto, e depressa descobrirás o porquê de ter sido finalmente considerado Património da Humanidade pela UNESCO em 2021. Recomendamos ainda que aproveites para visitar a Puerta de Alcalá, situada bem perto de uma das entradas do Retiro.

Visita um museu gratuito

Embora muitos visitantes possam não ter esta percepção, a realidade é que Madrid alberga alguns dos museus mais importante e impactantes do planeta. Aliás, basta olharmos para o Triângulo de Ouro da Arte, uma zona da cidade onde os três principais museus criam esta forma geométrica, para percebermos a dimensão cultural de Madrid.

Assim, nesta praça encontrarás o Museu Thyssen-Bornemisza, o Centro de Arte Reina Sofía e – o mais emblemático da grupeta – o Museu do Prado. Todos eles são museus de arte, dedicados a períodos temporais, estilos e autores diferentes, e englobando obras de nomes tão consagrados quanto Picasso, Dalí, Miró, el Greco, Caravaggio, van Eyck, Velázquez, Rafael, Goya ou Rembrandt. No fundo, é toda a história da arte europeia num único local.

Felizmente, existe uma espécie de regra entre a comunidade museológica madrilena que permite acesso gratuito a todos os visitantes em determinadas alturas do dia ou semana. Assim, se queres visitar um (ou vários) destes museus gratuitamente, deves considerar os seguintes horários gratuitos:

  • Museu do Prado – 2ª a Sábado entre 18h-20h + Domingos/Feriados entre 17h-19h;
  • Museu Thyssen-Bornemisza – 2ª feira, dia inteiro;
  • Centro de Arte Reina Sofía – 2ª a Sábado entre 19h-21h + Domingos/Feriados entre 12h30-14h30.

Gran Vía

Entrando de rompante pelo centro da capital espanhola, a Gran Vía é uma enorme, agitada e espectacular artéria comercial que se tornou num dos principais pontos da cidade. Ligando a Calle de Alcalá e a Praça de Espanha, esta gigantesca avenida é uma espécie de híbrido entre Buenos Aires e Nova Iorque.

Para além das inúmeras lojas, boutiques e centros comerciais, ao longos dos seus 1500 metros de extensão encontrarás também inúmeros cinemas e teatros, numa proliferação que deu à Gran Vía o epíteto de “Broadway Madrilena”. Algumas das construções mais bonitas e icónicas ao longo da avenida incluem o Edifício Metrópolis, o Edifício Grassy, ou o Edifício da Telefónica, bem como o icónico cartaz da Schweppes, no topo do Edifício Carrión, que estranhamente se veio a tornar emblemático de Madrid.

Ao passeares pela Gran Vía, aproveita também para visitar a fabulosa Praça Cibeles, situada bem junto ao início da rua (ou final, dependendo da perspectiva), e onde poderás ver a Fonte de Cibeles e o magnífico Palácio de Cibeles, onde podes também entrar gratuitamente.

Plaza Mayor

Símbolo mais brilhante de toda a baixa madrilena, a Plaza Mayor é, porventura, o maior legado de uma cidade que já não existe. Afinal, em plenos séculos XVI e XVII, antes dos edifícios altos e da expansão dos limites da cidade, a Plaza Mayor era o verdadeiro coração pulsante de Madrid, tanto no sentido geográfico, como literal!

Aqui, decorreu todo o tipo de eventos que possas imaginar! Desde celebrações, ajuntamentos e protestos, mas também execuções, torturas, julgamentos públicos (os chamados autos-de-fé durante a Inquisição), e até eventos desportivos, como jogos de futebol. Ah, a praça também recebeu touradas, mas como não as saberia classificar entre as categorias de tortura e desporto, deixo essa para o leitor decidir.

Perto da Plaza Mayor, sugerimos também uma visita à Puerta del Sol, outra das praças mais famosas e concorridas de Madrid (onde podes encontrar a conhecida estátua do urso, mascote da cidade), e também ao Mercado de San Miguel, que embora tenha sido tomado de assalto pelo turismo, continua a ser um local que merece uma visita.

Estação abandonada de Chamberí

Ainda que já todos conheçamos os grandes símbolos de Madrid, como a Gran Vía, o Parque do Retiro, o Palácio Real ou o Museu do Prado, é igualmente importante dar palco aos locais menos conhecidos, mas nem por isso menos interessantes. Uma espécie de homenagem aos Atlas Obscura desta vida!

Também conhecida como a Estação Fantasma, Chamberí costumava ser uma das estações de metro mais concorridas da capital espanhola aquando da inauguração deste sistema de transporte em 1919. No entanto, com a expansão das linhas e crescimento da cidade, a estação acabou por se tornar obsoleta, uma vez que foi construída ao longo de uma curva e ficava situada entre outras duas paragens relativamente próximas. Assim, em 1966, Chamberí foi encerrada, permanecendo interdita a passageiros até ao dia de hoje.

Depois de décadas ao abandono, a cidade decidiu renovar a estação e criar o museu gratuito Andén 0, numa espécie de visita guiada às origens do metro de Madrid, através da recriação de uma estação antiga dos anos 20, com direito a bilhetes, mapas, torniquetes e até painéis publicitários originais.

Templo de Debod

Sabias que, em pleno centro de Madrid, é possível encontrar um templo egípcio autêntico? Não uma reconstrução, não uma réplica, não uma homenagem. VER-DA-DEI-RO! Na realidade, a história de como este monumento acabou na capital espanhola não é assim tão antiga ou complexa.

Na década de 60, quando as autoridades egípcias construíram a Barragem Alta de Aswan, um projecto megalómano que ajudou a levar electricidade e água para irrigação de terrenos às comunidades mais rurais e isoladas do sul do país, foi necessário realocar inúmeros templos situados nas margens do Nilo, para que não ficassem completamente submergidos. Na altura, toda a comunidade internacional se uniu para ajudar o país a salvar milhares e milhares de anos de história da humanidade, sem comprometer os avanços que a barragem viria a trazer.

Assim, como agradecimento especial a Espanha pelo apoio prestado, o governo egípcio doou o Templo de Debod, em homenagem à Deusa Isis, para que o mesmo fosse erigido em plena capital espanhola. Para além de gratuito, este é também um sítio surreal para assistir ao pôr-do-sol.

Catedral de La Almudena

Considerando que Espanha é um dos países com a maior herança católica do mundo, herança essa que fizeram questão de espalhar um pouco por toda a parte, não é de estranhar que Madrid tenha várias igrejas merecedoras de uma visita. Contudo, talvez nenhuma outra seja tão relevante, pelo menos do ponto de vista do imaginário colectivo espanhol, quanto a Catedral de La Almudena.

Apesar da eterna vontade em construir uma grande catedral em Madrid, durante séculos o projecto acabou sempre por esbarrar contra outras prioridades. Primeiro, o investimento necessário era mais urgente noutras zonas do vasto Império Espanhol, depois, com a Guerra Civil, a construção voltou a ficar para segundo plano. Enfim, quando em 1993 a catedral foi finalmente inaugurada, a comunidade religiosa de Madrid respirou de alívio.

A Basílica de San Francisco el Grande e o monumental Mosteiro El Escorial (este apenas gratuito às Quartas e Domingos, das 15h às 19h) são outras igrejas em Madrid, igualmente impressionantes.

Palácio Real de Madrid

Pese embora possa não ser tão aclamada e conhecida quanto a Família Real Britânica, a realidade é que a monarquia espanhola consegue ser igualmente fascinante… para o bem, e para o mal! Assim, e sem surpresas, é em pleno centro de Madrid que encontramos o Palácio Real – a residência oficial da Coroa de Espanha.

Construído entre 1738 e 1755, no exacto local onde dantes havia sido erigida uma enorme fortaleza moura, e já depois do Alcazar de Madrid (construído por mouros e depois ocupado por espanhóis) ter ardido, a versão actual corresponde oficialmente ao maior palácio real da Europa, com mais de 3400 divisões. Hoje em dia, é possível fazer um tour por alguns dos quartos e halls do palácio, sendo os mesmos gratuitos apenas de Segunda a Quinta-Feira, entre as 16h e as 19h.

Nas traseiras do palácio, e igualmente com admissão gratuita, podes também visitar os Jardins de Sabatini, o parque oficial do Palácio Real de Madrid. Dividido em vários terraços, este é um dos espaços verdes mais charmosos da cidade.

Miradouro do El Corte Inglés

Para uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade de Madrid, é necessário pensar um pouco fora da caixa se quiseres manter o teu orçamento salvaguardado. Em plena Gran Vía, vais encontrar um grande centro comercial chamado El Corte Inglês de Callao. Aqui, deverás subir ao 9º piso e encontrar a praça de alimentação do shopping, chamada “The Gourmet Experience”.

É precisamente aí que irás encontrar um pequeno terraço com uma das vistas mais impressionantes e cosmopolitas da capital espanhola! Para além de quase toda a extensão da magnífica Gran Vía e dos seus excêntricos edifícios trabalhados, conseguirás também detectar a Catedral de La Almudena, o Palácio Real e a Praça de Espanha.

Infelizmente, não existem outros locais gratuitos onde possas ver Madrid a partir de cima, mas se não te importares de gastar o trocado que tens no bolso, podes sempre visitar o Miradouro do Palácio Cibeles ou a Torre de Faro Moncloa, com a admissão em cada um deles a custar apenas 3€ por pessoa.

Bunker del Capricho

Fechamos a nossa lista de coisas grátis para fazer em Madrid com mais uma hidden gem (tesouro escondido). Escondido no belo Parque del Capricho, por si só também merecedor de um bom passeio, o Bunker del Capricho é um forte-seguro utilizado pelos Republicanos para se defenderem dos ataques e artilharia dos Nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola.

Com uns impressionantes 2000 quilómetros quadrados, o bunker é uma autêntica cidade subterrânea, com direito a quartel general, área de descontaminação, enfermaria, armazém, casas de banho e zonas de trabalho. Aliás, reza a lenda que tanto Hitler quanto Churchill se inspiraram neste trabalho para construírem os seus próprios bunkers e centros de comando durante a Segunda Guerra Mundial!

Embora as visitas guiadas deste bunker sejam totalmente gratuitas, conseguir reservar um lugar consegue ser um verdadeiro desafio, quer pelo número limitado de tours mensais, quer pela elevadíssima afluência. Seja como for, podes sempre ir tentando a tua sorte neste website ou adicionar o teu nome à lista de espera.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem