14 programas de stopover que vale a pena aproveitar – O que são, o que incluem e como usufruir ✈️

  • 23.10.2023 15:45
  • Bruno A.

Dependendo do programa de stopover (escala longa) de cada transportadora, poderás até ter acesso a alojamento pago, transportes públicos gratuitos e entradas com desconto em atracções turísticas. Intrigado@? Então fica desse lado e descobre 14 dos melhores programas de stopover do mundo.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Uma técnica cada vez mais recorrente entre os viajantes mais experientes, fazer uma stopover (escala longa) pode ser uma excelente forma de acrescentar mais um destino à tua lista de locais visitados, permitindo-te ainda recarregar baterias antes do voo até ao destino final.

Cientes do potencial deste produto, são cada vez mais as companhias aéreas legacy a oferecer a possibilidade de estenderes a tua permanência na cidade de escala, sendo que, dependendo do programa de stopover de cada transportadora, poderás até ter acesso a alojamento pago, transportes públicos gratuitos e entradas com desconto em atracções turísticas.

O que é um programa de stopover?

No entanto, e antes de mergulharmos a fundo na temática, é importante perceber a distinção entre uma escala dita “normal” e uma stopover.

Sempre que uma escala tenha duração superior a 20 horas, pode ser designada por stopover, em contraste com as escalas habituais, mais curtas e confinadas ao aeroporto, em inglês chamadas de “layovers”. Quando reservas um voo, os sistemas poderão apresentar-te várias possibilidades de escala disponíveis, sendo que a esmagadora maioria delas se enquadrarão no conceito da escala mais curta. Ora é precisamente aí que entram em cenas os programas de stopover, que te permitirão “adiar” o segundo voo e prolongar a estadia na cidade da escala, sem qualquer custo acrescido (e oferecendo ainda algumas vantagens para desfrutares da experiência).

Por exemplo, se viajares entre Porto e Bangkok com a Turkish Airlines, é garantido que esse voo terá (pelo menos) uma escala em Istambul, quer para a ida, quer para o regresso. Se aproveitares o programa de stopover da companhia aérea, então poderás ficar em Istambul por um período superior a 20 horas e aproveitar para conhecer a cidade antes do voo final para a capital tailandesa (ou de regresso a casa). Em troca, a companhia aérea procura fomentar o turismo na sua cidade-base, apostando as suas fichas na possibilidade de que parte destes passageiros possa regressar para explorar a cidade com maior rigor, contratando novamente os serviços da transportadora para os voos.

Conforme referimos acima, os programas variam de acordo com cada companhia aérea, podendo incluir bilhetes de transportes públicos, estadias em hotéis parceiros e bilhetes de entrada nas atracções turísticas mais populares. Na verdade, o céu é o limite!

Se estás intrigado e a pensar na melhor forma de aproveitares alguma destas ofertas, então fica connosco e descobre 14 dos melhores programas de stopover do mundo!

14 dos melhores programas de stopover do mundo

Programa de Stopover da Turkish Airlines

Começando desde logo com o exemplo dado na introdução, a Turkish Airlines oferece estadia gratuita a todos os passageiros que tenham uma escala superior a 20 horas em Istambul. Ao comprares os teus voos (obrigatoriamente de ida e volta), a opção “Stopover” aparecerá nas combinações com estas características, como podes ver na imagem abaixo:

Os passageiros em Classe Executiva poderão ficar hospedados durante 2 noites num hotel de estrelas, ao passo que, para os integrantes da Classe Económica, a estadia é de apenas 1 noite, em hotel de 4 estrelas. Os transportes de e para o hotel, tal como as refeições ficam ao teu encargo.

Se te qualificas para o programa e o teu voo de origem parte de Portugal, deverás enviar um e-mail com o teu código de reserva (PNR), número do bilhete, nome completo, contacto telefónico e electrónico, datas pretendidas para a estadia e tipo de quarto preferencial para [email protected].

Oferta de hotel e transfers em escala com mais de 12 horas

Para além da possibilidade de fazer o stopover que descrevemos acima, a Turkish oferece hotel, transfer e refeições quando a escala é igual ou superior a 12 horas, mediante uma condição importante:

Ao contrário da stopover – que podes pedir por teres escolhido propositadamente uma escala igual ou superior a 20h – a oferta de hotel, transfer e refeições em escalas com 12 ou mais horas está apenas disponível quando a tua escala mínima em todas as opções apresentadas pela Turkish para o dia da tua viagem é igual superior a 12 horas, ou seja, não tenhas possibilidade de fazer uma escala mais curta do que 12 horas, voando nesta companhia.

Por exemplo, se quisesses comprar um voo entre Lisboa e Muscat no dia 6 de Fevereiro, apenas poderias optar por voos com uma escala de 23h55m de 19h15m. Como a companhia não te oferece nenhuma opção com escala inferior a 12h para este dia, passas a ter direito à oferta de hotel, transfers e refeições por parte da Turkish Airlines. 

Caso seja o teu caso, dirige-te ao Hotel Desk da Turkish Airlines, na zona das chegadas do Aeroporto de Istambul (à direita, ao fundo), e faz o pedido lá, diretamente.

Mas então quais são as diferenças entre o stopover e a oferta de hotel que a Turkish faz em escalas de 12 ou mais horas?

No caso do stopover, tu podes propositadamente optar por voos com escalas de mais de 20h para usufruires ao programa, independentemente de existirem opções com escalas mais curtas para aquele dia. Neste caso, terás direito a hotel, mas não a transporte entre o hotel e o aeroporto, nem terás nenhuma refeição incluída.

No caso da oferta de hotel em escalas com mais de 12 horas, só és elegível se não existir nenhuma opção com duração inferior, como acontece no exemplo que demos acima, entre Lisboa e Muscat. Neste caso, terás direito a transfers entre o hotel e o aeroporto (ida e volta) e as refeições dentro desse horário.

Tours para escalas com mais de 6 horas

Para os passageiros que não tenham escalas tão longa, a Turkish Airlines oferece a possibilidade de se juntarem a 1 de 8 tours gratuitos, inteiramente oferecidos pela companhia, incluindo transporte e refeições. Neste caso, o tempo mínimo de escala deve ser de 6 horas. Para aproveitares esta oferta, basta deslocares-te ao balcão da Touristanbul situado no terminal internacional de chegadas (junto ao Hotel Desk), apresentares os dados da tua reserva e escolheres o tour que mais se adequa aos teus gostos/horários. No raro acaso em que algum imprevisto aconteça e o tour não termine à hora programada, a companhia responsabiliza-se por fazer-te chegar ao teu destino final num voo alternativo.

Tal como no programa de stopover, as combinações que te permitem fazer estes tours, estão assinaladas como”touristanbul” e tal como acontece no stopover, podes procurar propositadamente voos cujas escalas permitam usufruires destes tours.

Programa de Stopover da IcelandAir

Tomando partido da sua posição privilegiada entre a América e o Norte da Europa, a IcelandAir foi uma das primeiras companhias aéreas a apostar em força na oferta deste tipo de programas. No caso da companhia islandesa, a própria plataforma de reservas inclui uma opção designada “Stopover in Iceland”, e que te permite parar no país por um período entre 1 a 7 dias, sem que incorras em qualquer custo adicional pelo intervalo entre voos.

No entanto, e ao contrário de outros exemplos nesta lista, o programa da IcelandAir não inclui qualquer oferta adicional, pelo que todos os custos com hotéis, deslocações e refeições terão que ser cobertos pelo passageiro. Não obstante, e até para aproveitares ao máximo a tua breve passagem pela “Terra do Gelo e do Fogo”, a transportadora preparou uma série de roteiros pré-definidos com o melhor que o país tem para oferecer.

Recomendado: Guia de viagem da Islândia – Roteiro de 8 dias na Terra do Fogo e do Gelo

Programa de Stopover da Iberia

Já numa posição mais firme em pleno território continental europeu, a espanhola Iberia conta com o programa de stopover Hola Madrid, que permite aos passageiros passar até 6 noites na capital de “nuestros hermanos” sem qualquer custo adicional na tarifa aérea.

Para além disso, o programa inclui ainda uma vasta série de vantagens e descontos nas mais variadas vertentes, do alojamento aos museus, passando por transfers de aeroporto, excursões (day trips) e tours guiados dentro da cidade.

Programa de Stopover da Air China

Embora não possa tecnicamente ser considerado um programa de stopover, a iniciativa Transit Accommodation da Air China pode ser igualmente útil para passageiros com escalas no país com duração superior a 6 horas, mas inferior a 30. Os viajantes que se enquadrem nesta premissa podem usufruir de uma noite de alojamento gratuito, incluindo transporte entre hotel e aeroporto.

De momento, este serviço não é transversal a todo o território Chinês, estando apenas disponíveis nos aeroportos de Beijing, Chengdu, Chengdu, Shanghai, Hangzhou, Tianjin, Chongqing, Wenzhou e Wuhan.

Programa de Stopover da Qatar Airways

A primeira das seis companhias aéreas da Península Árabe que farão parte desta lista, o programa de stopover da Qatar Airways permite que os passageiros interrompam a sua viagem e fiquem hospedados em Doha durante um período que pode oscilar entre 1 e 4 dias, sem que paguem qualquer tarifa aérea adicional.

Para além disso, a transportadora oferece pacotes de alojamento a preços extremamente convidativos, começando nos 14$ por pessoa, por noite, em hotéis de 4 estrelas, e nos 81$ por pessoa (também por noite) nos hotéis mais luxuosos do país.

Programa de Stopover da Saudia

Na sequência da abertura do país ao mundo e dos esforços da Visão 2030 para transformar a Arábia Saudita num dos maiores destinos turísticos do planeta, duas das companhias aéreas do país – a Saudia e a Flynas – lançaram um programa de stopover que permite aos viajantes para na Arábia Saudita por um período máximo de 96 horas (4 dias).

No âmbito da iniciativa, as transportadoras oferecem ainda uma noite de alojamento num dos hotéis parceiros do programa, para além de ter sido também lançado uma visa específico (stopover visa – 100 SAR) para o efeito, substancialmente mais barato que o visto turístico regular (480 SAR). O pedido de visto é feito directamente no site da Saudia, sendo o documento válido por 90 dias a partir da sua emissão. Quanto ao hotel gratuito, é reservado através da Saudia Holidays, bastando inserir o teu número de reserva.

Programa de Stopover da Etihad

Tendo por principal base o emirado de Abu Dhabi, a Etihad apresenta também um programa de stopover com foco na oferta de alojamento. Assim, se fizeres escala em Abu Dhabi, independentemente do tempo de ligação originalmente estipulado, tens sempre a possibilidade de prolongar o teu tempo no emirado sem qualquer custo adicional na tarifa, e usufruir de estadia gratuita num dos hotéis parceiros até ao período máximo de 2 noites. Outro ponto bastante positivo é a inclusão no programa do Abu Dhabi Pass, um passe turístico que oferece descontos em muitas das principais atracções e experiências gastronómicas da cidade.

Programa de Stopover da Emirates

Embora longe da generosidade e vantagens proporcionadas pelas restantes companhias do golfo, também a Emirates oferece um programa de stopover. No entanto, as ofertas ficam-se só mesmo pela cortesia de não teres que pagar mais para usufruíres de uma paragem de 24 ou 48 horas no Dubai, sendo que tudo o resto, do alojamento e transporte às actividades, terá que te sair do bolso. Não obstante, a transportadora tem alguns descontos interessantes para hotéis parceiros e pacotes de experiências, dependendo dos teus gostos e orçamento.

Para poderes reservar o teu voo com stopover no Dubai, terás que usar a ferramenta Advanced Search da sua plataforma de reservas, e incluir o famoso emirado como um dos destinos de viagem (como se estivesses a fazer uma reserva multi-city), conforme imagem acima. Posteriormente, e caso queiras aproveitar um dos pacotes de actividades/experiências da companhia, deves entrar directamente em contacto com os escritórios da Emirates em Lisboa e eles adicionarão os extras à tua reserva.

Programa de Stopover da Royal Jordanian Airlines

Através do programa Zuwar Stopover, a principal companhia aérea da Jordânia oferece aos passageiros a possibilidade de prolongarem a sua escala em Amã e usufruírem de um dos vários tours disponibilizados pela transportadora. Dependendo da duração da stopover, podes optar por tours culturais de 1 dia, ou por pacotes mais completos que incluam alojamento. Todas as opções incluem transporte, refeições e quaisquer entradas pagas em museus/atracções.

Como alternativa, se a tua escala for superior a 6 horas mas inferior a 24, podes também aproveitar o serviço Transit Accommodation, no qual a transportadora te poderá oferecer alojamento por 1 noite, refeições e transporte entre aeroporto e unidade hoteleira.

Programa de Stopover da Oman Air

Fechando o segmento dos destinos árabes, também a transportadora aérea do Omã oferece alguns descontos interessantes para quem queira aproveitar para interromper a sua deslocação e ficar no Sultanato até 3 dias. Como parte do seu stopover program, os passageiros podem ficar alojados num dos hotéis parceiros da companhia (em regime PA) e usufruir de tarifas de desconto que podem chegar aos 25%, quer no alojamento, quer nos restaurantes das unidades hoteleiras. Para além disso, dependendo do pacote, pode também estar incluído o shuttle de/para o aeroporto de Muscat.

Já para escalas mais curtas, de pelo menos 8 horas, a Oman Air providencia o serviço (pago) 8-Hour Stopover, que inclui um tour pela cidade de Muscat e acesso ao lounge do aeroporto.

Programa de Stopover da JAL Japan Airlines

À semelhança de outros programas desta lista, também a Japan Airlines permite aos passageiros utilizar a ferramenta “Multi-City” da sua plataforma de reservas para desenharem a sua própria escala em terras nipónicas, sem custos acrescidos na tarifa aérea. Depois, e aos olhos da JAL, não existe limite de tempo para a tua estadia no Japão, uma vez que todos os custos suplementares terão que ser suportados por ti, estando a única vantagem do programa puramente associada aos custos dos voos.

Como produto suplementar, podes ainda obter o JAL Japan Explorer Pass, uma tarifa especial da mesma companhia aérea que te permite marcar voos internos por valores que oscilam entre os 5500 JPY (35,00€) e os 11000 JPY (70,00€). Uma oferta que se pode revelar bastante útil para conseguires explorar o máximo possível durante a tua breve stopover no Japão.

Programa de Stopover da Finnair

Para uma rara aparição europeia nesta lista (a maioria dos programas de stopovers não são particularmente úteis a passageiros do Velho Continente), também a Finnair, permite que os passageiros agendem uma escala de 6, 12 ou 24 horas na capital finlandesa, sem que isso se repercuta no valor final a pagar pelo bilhete de avião.

É certo que todos os restantes custos terão que ser cobertos, mas se reservares algum hotel, tour ou experiência directamente no site da transportadora ou através da Visit Finland, parceiro oficial, poderás acumular Finnair Points para depois trocares por descontos e outros extras em futuros voos com a companhia de bandeira da Finlândia.

Programa de Stopover da Avianca

Para a estreia latino-americana nesta lista, poderás reservar a tua escala em Bogotá com a colombiana Avianca. Infelizmente, apenas não são aplicados quaisquer custos adicionais se a stopover não for superior a 24 horas, mas podes sempre seguir as suas recomendações para saber o que ver e fazer num espaço temporal tão curto.

Também aqui, a reserva é feita através da funcionalidade “multi-city” (Multidestinos, no site da Avianca), sendo que deves seguir o mesmo raciocínio demonstrado na imagem anexada acima ao programa da Emirates.

Programa de Stopover da Copa Airlines

Finalmente, fechamos o nosso périplo pelos melhores programas de stopover do mundo no Panamá, em plena América Central, com aquele que será provavelmente a adição mais recente desta compilação. Para os interessados, é possível prolongar a escala no Panamá até um período máximo de 7 dias, sem qualquer incremento na tarifa aérea.

Também aqui, tudo o resto fica por conta do passageiro, embora o próprio programa contenha um vasto leque de pacotes, tours e experiências – que podes visitar no link anterior – com descontos a aplicar aos benificiários do programa.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem