10 feiras da ladra na Europa para ficares a conhecer 🛍️

  • 12.06.2023 12:50
  • Paulo

Uma lista para quem gosta de tralha, bugigangas e quem sabe até quinquilharia.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Reza a lenda que no final do século XIX, nos arredores de Paris, a feira de roupas usadas que aí se realizava começou a ser chamada de marché aux puces, ou mercado para pulgas, dada a quantidade de parasitas sugadores de sangue nas vestimentas sujas que aí se vendiam.

A expressão pegou, sendo que hoje é mais popular a versão em inglês, fleamarket. Em Portugal chamamos-lhe, normalmente, feira da ladra, graças à popular feira que se realiza no Campo de Santa Clara, em Lisboa.

Longe dos tempos em que eram um perigo para saúde pública, os fleamarket são hoje uma atração turística em muitas cidades. E há mercados para todos os gostos: dos mais tradicionais, onde se vende todo o tipo de ferro-velho, aos mais aprimorados, onde se negoceiam antiguidades, roupa de marca e peças de artista.

Para que ninguém deixe de encontrar a pechincha que procura, preparamos uma lista de dez fleamarkets / “feiras da ladra” na Europa para ficares a conhecer:

Braderie de Lille

Onde: Boulevard Louis XIV e Boulevard de la Liberté, Lille

Quando: Primeiro fim-de-semana de Setembro

Esta é uma feira com uma longa história, havendo registos escritos que remontam a 1127. Desde então, a feira foi crescendo e hoje é um dos principais eventos da cidade.

Por ser uma feira anual, este mercado é na verdade uma grande festa que se estende noite dentro, com concertos, roulottes de comida e bebida e até uma maratona. Durante o fim-de-semana, vão crescendo as pilhas de conchas de mexilhões – as moules-frites, mexilhões servidos com batatas fritas, são uma especialidade muito apreciada na feira.

Se não encontrares o que procuras aqui dificilmente vais encontrar noutro lugar. São 100 quilómetros de bancas com cerca de 10,000 vendedores. Os pequenos vendedores ficam-se pelas ruas mais estreitas, enquanto nas avenidas se encontram os lojistas que transacionam quadros e outras obras-de-arte.

Flohmarkt am Mauerpark, Berlim

Onde: Mauerpark, 10437, Berlim

Quando: Domingos, das 10h00 às 18h00

Numa cidade em que a maior parte das lojas fecha ao domingo, as feiras ganham um lugar de destaque neste dia da semana. A mais conhecida feira da ladra (ou fleemarket) de Berlim fica no Mauerpark, uma zona de lazer que foi em tempos terra-de-ninguém, quando o muro ainda dividia a cidade em duas.

Na feira de Mauerpark vais poder encontrar roupa usada, incluindo os casacos de pele preta que os jovens de Berlim adoram, mas também muitas velharias e objetos da antiga República Democrática Alemã. Os pins, faixas e objetos domésticos da antiga Alemanha de Leste são um sucesso entre colecionadores.

Um desafio para ti: encontrar um copo da marca Superfest. Estes copos de vidro, fabricados na Alemanha de Leste, têm uma característica especial – não se partem, nem que os atires contra a parede.

Leitura sugerida: Fica a saber mais sobre os mercados de Berlim e a cidade no nosso guia

U Elektry, Praga

Onde: U Elektry 7, Praga

Quando: Sábados e Domingos, das 06h00 às 14h00

Este mercado não tem um nome oficial, mas é conhecido como U Elektry, em referência à paragem de elétrico junto ao mercado. Nesta que é talvez o maior fleamarket semanal da Europa, com mais de 50.000 metros quadrados.

Apesar da distância ao centro da cidade, este é um mercado que vale a pena por te fazer mergulhar na cultura local. A entrada custa 30 coroas checas e é uma das poucas coisas que é regulada neste mercado, já que na zona das bancas reina um caos organizado.

Aqui vende-se de tudo, de capacetes da 1ª Guerra Mundial à mais fina porcelana da Boémia. E não faltam barracas de comida com uma grande variedade – de salsichas no pão e pickles!

Frederiksberg Loppetorv, Copenhaga

Onde: Frederiksberg Bredegade, 2000 Frederiksberg

Quando: Todos os sábados entre o início de Abril e meados de Outubro, entre as 09h00 e as 15h00

O mercado de Frederiksberg está no polo oposto ao U Elektry de Praga. Este mercado fica numa zona afluente de Copenhaga, repleta de espaços verdes e ruas ladeadas de árvores.

Com uma atmosfera bem local, este mercado é onde os moradores de Frederiksberg se desfazem daquilo que já não lhes faz falta no guarda-roupa. E é acima de tudo roupa que se vende aqui – este é um mercado conhecido pela oferta de roupa vintage de qualidade e a bons preços.

Mas, apesar das diferenças, este mercado tem algo em comum com o de Praga – a comida mais procurada é mesmo a salsicha no pão, acompanhada pela melhor cerveja dinamarquesa ou, para os mais corajosos, um Gammel Dansk, um licor amargo há base de 29 especiarias diferentes.

Portobello Road Market, Londres

Onde: Portobello Road, 72 Tavistock Road, Londres

Quando: De segunda a sábado (o dia principal é o sábado), das 09h00 às 18h00, às quintas-feiras fecha às 13h00

Antiques Roadshow é um programa da BBC que viaja pelo Reino Unido a fazer avaliações de todo o tipo de antiguidades. O facto desta série estar no ar desde 1979 e contar à data com 866 episódios mostra bem o quão os britânicos adoram velharias.

No mercado de Portobello vais poder encontrar muitas destas velharias e brique-a-braques, mas também muita roupa vintage, não fosse Londres a cidade de onde saíram muitos dos mais arrojados estilos do passado.

Este mercado, bem perto do bairro nobre de Notting Hill, e de Holland Park (que mencionamos no nosso guia de Londres), está aberto todos os dias menos ao domingo. Sábado é o ponto alto, mas as banquinhas vão variando ao longo da semana – podes consultar aqui um guia (em inglês) do que podes encontrar em cada dia.

Ecseri Piac, Budapeste

Onde: Nagykőrösi út 156, 1194 Budapeste

Quando: Todos os dias a partir das 09h00, sábado é o dia mais forte

Voltamos a um ambiente mais caótico. O mercado de Ecseri fica a cerca de 40 minutos de autocarro do centro de Budapeste, por isso isto é uma sugestão para os compradores mais dedicados. Até porque aqui a regra é mesmo regatear.

À primeira vista, parece que estás a entrar num ferro-velho. Mas aqui podes encontrar um pouco de tudo, desde joias e bijuteria até mobília de outros séculos.

Uma das vantagens deste mercado é que quase toda a sua área é coberta, pelo que podes visitá-lo em qualquer dia da semana, qualquer que seja o estado do tempo.

El Rastro, Madrid

Onde: Plaza de Cascorro, 28012, Madrid

Quando: Domingos e Feriados, das 09:00 às 15:00 e no 1º e 3º sábados de cada mês, das 9:00 às 16:00

A feira de usados mais popular de Madrid é para quem gosta de variedade. Nas ruas que se estendem a partir da Plaza de Cascorro é possível encontrar um pouco de tudo, da bijutaria aos discos de vinil, dos instrumentos de cozinha às t-shirts vintage.

O nome deste mercado tem uma origem macabra: aqui era ponto de passagem para as carcaças dos animais entre o matadouro e a zona de curtição de peles, pelo que havia sempre um rastro de sangue pela rua. Mas muitos anos se passaram e já não resta nem curtidouro nem matadouro, apenas uma zona bastante agradável de bares e lojinhas.

A primeira hora da feira é a melhor para quem veio para fazer negócio a sério. Por volta das 11h, a multidão começa a engrossar e já só dispersa quando chega a hora de almoçar.

Vrijmarkt, Amesterdão

Onde: Toda a cidade (e todo o país!)

Quando: No feriado do dia do Rei, a partir das 07:00

O feriado do dia do Rei é normalmente comemorado no dia 27 de abril. Quando este dia calha num domingo, o feriado passa para dia 26. Neste dia, a venda de produtos usados é permitida em quase todos os locais, sem qualquer necessidade de licença, taxa ou imposto.

Os moradores de Amsterdão, munidos de giz, assinalam o seu pequeno território e todos se juntam ao grande mercado. À porta de casa, da mala do carro, todos os locais se tornam um ponto de venda.

Até mesmo as crianças têm direito à sua banquinha para vender os brinquedos que já não usa. A tradição manda que com as crianças, a negociação seja feita ao contrário, com o comprador a recusar-se pagar um preço tão baixo e a insistir que este suba.

Marché aux Puces de Saint-Ouen, Paris

Onde: 110 Rue des Rosiers, 93400 Saint-Ouen-sur-Seine

Quando: Fim-de-semana, das 10:00 às 18:00 e segunda-feira das 11:00 às 17:00; fechado em Agosto

Chegamos ao fleamarket original. Situado na zona norte da capital francesa, este mercado refinou-se bastante desde os finais do século XIX, quando era conhecido pela sua pestilência.

Hoje é uma mina de achados, de jóias a peças de decoração da qualidade que se espera da antiguidades francesas. São cerca de cinco milhões os visitantes que todos os anos calcorreiam pelos 14 distritos que compõe este mercado.

O mercado divide-se entre uma zona mais popular, junto à Porte de Clignancourt e uma zona de antiquários mais profissionais na zona da Rue des Rosiers. Há quem jure que na segunda é possível cruzar-nos com estrelas das artes que querem renovar a decoração lá de casa.

Fiera Antiquaria di Arezzo

Onde: Piazza Grande, 52100 Arezzo

Quando: Primeiro domingo de cada mês, e sábado anterior, das 09:00 às 18:00

Porque não adicionar uma paragem para compras à tua roadtrip pela Toscana? A feira de Arezzo pode não ser tão antigo como algumas destas listas, tendo sido criada em 1968, mas já conquistou o coração dos colecionadores de Itália e arredores.

Este mercado realiza-se na Piazza Grande, espalhando-se pelas ruelas adjacentes, uma zona com a beleza típica desta região italiana. Aqui negoceiam-se antiguidades da porcelana às pratas.

Cada edição recebe cerca de 20.000 pessoas, entre colecionadores locais e turistas atraídos pela aura artística que caracteriza a Toscana desde o renascimento.

Leituras sugeridas: Se gostas de regatear, não te esqueças de ler o nosso guia de Marraquexe, a cidade-bazar.

 

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem