Experiência a Bordo com a Turkish Airlines 🇹🇷: Lisboa – Istambul – Cairo / Hurghada – Istambul – Lisboa ✈️

  • 14.04.2021 16:48
  • João

Na nossa viagem ao Egipto, voámos com a Turkish Airlines de Lisboa até ao Cairo, retornando de Hurghada. Continua a ler para veres como foi a nossa experiência com a companhia aérea de bandeira da Turquia e uma das boas opções para os portugueses no que toca a voos de médio e longo curso!

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Nota: De forma a manter a experiência o mais genuína possível, o voo foi pago integralmente por nós e a companhia não foi informada que iríamos produzir qualquer artigo relacionado.

Lisboa – Istambul (Hora prevista de partida: 16h20; Hora prevista de chegada: 00h10 +1; Duração prevista de voo: 4h50m, Airbus A321neo)

Check-in em Lisboa:
Embora tivéssemos o assento já reservado, era necessário ir ao balcão (regras da pandemia) para obter cartão de embarque. Ao chegar, reparámos que a fila estava já bastante grande. No entanto, como havia 5 balcões abertos e o staff foi muito eficiente, a fila andou bastante rápido. Assim, em 10 minutos tínhamos os testes Covid-19 verificados e já estávamos com os cartões de embarque, em direção à segurança.

Embarque:
O embarque teve início por volta das 15h30 na porta N47. Os passageiros da Classe Executiva / Status Premium embarcaram primeiro, seguidos pelos passageiros sentados nas filas 18-36, e depois daqueles nas fileiras 17 e abaixo. Correu tudo sem problemas e com o devido distanciamento.

Ao entrar no avião, recebemos um kit de higiene completo com desinfetante para as mãos, duas máscaras e dois toalhetes antissépticos.

Voo TK1760:
O Airbus A321neo estava dividido em duas classes: Executiva e Económica. Os assentos da classe executiva tinham uma configuração de 2 a 2, enquanto a económica tinha uma configuração típica de 3-3. Os assentos são muito semelhantes aos TAP Economy Xtra nos seus modelos A32x, com um conforto decente para voos de curta ou média distância, apoio de cabeça ajustável e um bom ângulo de reclinação. O espaço para as pernas também era semelhante. Não era fantástico, mas era suportável para um voo de 4-5 horas.

A principal diferença com os modelos A32x da TAP (excepto o A321LR) foi o excelente sistema de entretenimento a bordo que a Turkish Airlines oferece, tanto ao nível da qualidade e tamanho do ecrã, bem como da sensibilidade do mesmo. No entanto, a seleção de séries e filmes é um pouco “meh”,  podendo dever-se também ao efeito que a Covid-19 teve na indústria do entretenimento, atrasando muitos dos sucessos de bilheteira de 2020 e 2021. Por essa razão, acabámos por dar o benefício da dúvida.

Também achámos a secção de filmes um pouco complicada de navegar. Por exemplo, tinha as trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, mas apenas quando se procurava por uma categoria específica do catálogo. Seria mais simples se tivessem a opção de mostrar todos os filmes que possuíam, ao invés de dividi-los imediatamente em géneros.

Se já leste algumas destas experiências de bordo, sabes que gosto muito de brincar com os mapas 3D… e este era muito bom! Vale a pena mencionar ainda os curtas-metragens que a Turkish Airlines fez sobre muitos de seus destinos globais, e que acabam também por ser uma boa fonte de entretenimento.

Embora a Turkish ofereça 10 MB de Wi-Fi grátis a bordo com o registo no seu programa de milhas Miles & Smiles, eu não o consegui fazer, obtendo sempre o mesmo erro: “(101) tempo limite de conexão esgotado”.

O voo TK1760 partiu do Aeroporto Humberto Delgado por volta das 16h25.

Aproximadamente 50 minutos depois, o jantar foi servido. Os passageiros podem escolher entre dois pratos principais:

  • Kofta de carne com arroz legumes guisados
  • Pasta com molho de tomate

Além do prato principal, também foi oferecido aos passageiros um molho de iogurte, bebidas, água e mousse de chocolate. Escolhi o kofta e estava ótimo, sensivelmente igual às almôndegas da KLM que comi num voo AMS-GRU, ambos ficando apenas atrás de um biryani de cordeiro incrível oferecido num voo da Etihad MAD-AUH em 2017. Após a refeição, foi oferecido novamente aos passageiros chá / café ou qualquer outra bebida.

O serviço da tripulação durante todo o voo foi muito bom. Rápido, educado e muito atento a questões de segurança. Se algum passageiro tivesse, por exemplo, o nariz fora das máscaras (aparentemente uma tendência de moda nos dias de hoje), logo que um dos membros notasse, era pedido imediatamente ao passageiro que colocasse a máscara corretamente.

O voo TK1760 aterrou no Aeroporto Internacional de Istambul por volta das 23h50, aproximadamente 20 minutes antes da hora.

Istambul – Cairo (Hora prevista de partida: 07h25; Hora prevista de chegada: 08h35; Duração prevista do voo: 02h10m, Airbus 321)

Embarque em Istambul:
O embarque ocorreu em duas fases: Antes de deixar os passageiros na “sala” propriamente dita, os funcionários do aeroporto realizavam um procedimento de pré-embarque, que consistia em verificar a necessidade de visto para entrar no Egito e o teste negativo de Covid-19 que era necessário apresentar na chegada ao Cairo. Depois disso, o cartão de embarque e era carimbado e os passageiros passavam para a área de embarque propriamente dita. Esta primeira verificação teve início por volta das 6h15, enquanto o embarque teve início cerca de 30 minutos antes da hora prevista de partida.


Tudo correu bem, e como a verificação de todos os documentos tinha sido feita à priori, o embarque no avião foi muito rápido pois o staff só precisou fazer a leitura dos bilhetes.

Voo TK690:
O Airbus A321neo era semelhante ao voo LIS-IST, pelo que não há diferenças a apontar aqui. Provavelmente devido ao tempo de voo mais curto, o kit de higiene era um pouco mais pequeno, com dois toalhetes e uma máscara. De qualquer forma, acho que é uma ótima maneira da Turkish melhorar a segurança dos passageiros.

O voo TK690 descolou do Aeroporto Internacional de Istambul por volta das 7h50, 25 minutos após a hora prevista de partida.

Quanto ao entretenimento a bordo, no princípio não estava a funcionar, mas passado cerca de 1 hora, voltou milagrosamente à vida.

Mais ou menos ao mesmo tempo, o pequeno-almoço foi servido. Consistia em: ovos mexidos com uma pequena tosta de queijo e fiambre, tomate grelhado, uma pequena salada grega, água, um pão, um iogurte de frutas e uma bebida.

Após a refeição, foi oferecido novamente aos passageiros chá / café ou qualquer outra bebida.

Devemos dizer que, no que diz respeito a pequenos-almoços em económica, este era muito bom. Os ovos, em particular, eram excelentes.

A tripulação de cabine foi muito consistente e profissional. Novamente, sempre bem cientes das regras de segurança e não se coibiram de exigir o uso correto da máscara a bordo.

Após cerca de 2h20m, o Airbus A321neo aterrou no aeroporto Internacional do Cairo, cerca de 30 minutos após a hora prevista de chegada.

Hurghada – Istambul (Hora prevista de partida: 04h10; Hora prevista de chegada: 08h10; Duração prevista do voo: 3h, Airbus 321neo)

Check-in em Hurghada:
Ao contrário do que aconteceu no voo de ida, desta vez nem conseguimos escolher os lugares e todo o processo teve de ser feito no balcão de check-in. Depois de passar por dois checkpoints de segurança para entrar na área de check-in, verificámos que não existia fila. Enquanto nos preparávamos para mostrar o formulário de localização de passageiro, pedido pela DGS a todos os que voam para Portugal, o meu plafond de internet acabou e não havia WiFi no aeroporto. Podia ter sido um problema chato, não fosse o jovem que estava a fazer o nosso check-in ter criado imediatamente um hotspot com o seu telefone de forma a que eu pudesse carregar o dito formulário. 5 * para o pessoal do check-in. Após aquele pequeno contratempo e verificação dos restantes documentos, despachámos as malas, pegámos nos cartões de embarque e seguimos para a imigração e segurança.

Embarque:
O embarque começou por volta das 3h20 na porta 33. Embora não existisse uma ordem de embarque específica, correu tudo sem problemas e 10 minutos depois de chegarmos à porta, estávamos a entrar no avião.

Voo TK703:
Tal como no voo CAI-IST, o kit de higiene oferecido era o mais pequeno. O voo TK703 descolou do aeroporto de Hurghada por volta das 03h55, cerca de 15 minutos antes do previsto.

Desta vez o entretenimento a bordo estava a funcionar. Ah, e foram-nos atribuídos assentos na saída de emergência, o que é sempre bom.

Após cerca de 1h, foi servido o pequeno-almoço. Era muito semelhante ao do voo CAI-IST (os ovos eram igualmente bons), exceto que no HRG-IST, o iogurte de frutas foi substituído por um quadrado de bolo de chocolate.

O voo decorreu sem qualquer problema. Também não há nada a apontar em relação à tripulação de cabine. Profissional, como sempre.

O TK703 aterrou no Aeroporto Internacional de Istambul por volta das 7h40, 30 minutos antes do previsto.

Istambul – Lisboa (Hora prevista de partida: 12h30; Hora prevista de chegada: 15h25; Duração prevista do voo: 04h55, Airbus 321neo)
Como este era um voo de ligação, e já tínhamos o check-in feito e as malas despachadas, optámos por passar o tempo da escala a explorar o enorme Aeroporto de Istambul. Aproximadamente à hora definida para o embarque, dirigimo-nos à porta B12A.

Embarque:
O processo de embarque foi confuso. No início havia uma fila, que acho que tinha o objetivo de verificação de documentos, mas nada era muito claro e não houve qualquer anúncio prévio. Como já tínhamos tido os nossos documentos verificados em Hurghada, decidimos simplesmente esperar e aguardar o anúncio do embarque, que ocorreu cerca de 20 minutos antes da hora prevista de partida. Como de costume, os passageiros Business e Premium foram primeiro, seguidos pelos sentados nas filas 18-36 e, finalmente, pelos restantes passageiros. Depois de estarmos na fila, foi relativamente rápido. Apresentámos o nosso teste negativo Covid-19, passaporte e cartão de embarque e estávamos oficialmente a caminho de Lisboa.

Voo TK1759:
Novamente o mesmo modelo A321neo. Como era de se esperar, recebemos um kit de higiene semelhante ao voo LIS-IST.

O TK1759 descolou do Aeroporto Internacional de Istambul por volta das 14h45, 15 minutos após a hora prevista de partida.

Aproximadamente 1h 15m após deixarmos Istambul para trás, foi servido o almoço. Os passageiros receberam quase exatamente a mesma escolha do voo LIS-IST:

  • Kotfa com arroz, desta vez com beringela grelhada e tomate
  • Pasta com molho de tomate

Como gostei muito do kofta do voo LIS-IST, esta foi novamente a minha escolha. Continuou a não desiludir. A minha senhora desta vez optou pela pasta. Embora eu tenha gostado mais do kofta, a pasta também era saborosa.

Em relação ao Wi-Fi grátis, não consegui que ele funcionasse, surgindo a mesma mensagem de erro. Não tenho a certeza se terá sido algum problema do meu dispositivo, mas devo dizer que não é um processo muito simples e que a TK poderia fazer melhor neste ponto.

Após cerca das 4h55m, o A321neo da Turkish Airlines aterrou no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, cerca de 20 minutos após a hora prevista de chegada.

Tripulação simpática e profissional e muito zelosa em termos de segurança. Nada a apontar.

Conclusão:
Tive uma impressão muito boa da Turkish Airlines depois de voar com eles no OPO-IST-TLV há 3 anos atrás. As duas coisas que mais se destacaram foram o catering e a presença de entretenimento a bordo típico de aviões de longa distância, principalmente se considerarmos os tempos de voo envolvidos e as companhias aéreas Europeias concorrentes por essas rotas para o Médio Oriente (a maioria delas oferece uma experiência semelhante a um voo doméstico europeu). Após um período instável durante a pandemia em que o serviço de catering foi considerado abaixo da média (principalmente com base em refeições frias), fiquei bastante satisfeito em verificar que o mesmo está de volta a um nível muito bom. O entretenimento a bordo, embora com algumas pequenas falhas, também permanece a excelente nível (e com muito pouca competição quando se considera aeronaves narrow-body que voam em rotas de 2h-5h na Europa). Somando-se a isso, a tripulação foi sempre muito profissional, extremamente cuidadosa e muito atenta à segurança a bordo, garantindo o uso correto de máscara pelos passageiros. O generoso kit de higiene também ajuda um pouco no sentimento de segurança a bordo.

Não é a melhor companhia aérea com quem voámos – A Singapore Airlines leva vantagem – mas a Turkish merece um grande elogio por apresentar um produto muito sólido, em alguns pontos (catering) de grande nível, que se destaca da sua competição no que toca ao mercado de curto e média duração.

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