Experiência a bordo: Monastery Estate Retreat, Creta, Grécia 🇬🇷

  • 11.08.2021 18:43
  • João

Nas nossas recentes férias na Grécia, passámos uns dias na maravilhosa Ilha de Creta e ficámos hospedados no Monastery Estate Retreat. Lê mais sobre a nossa experiência!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Nota prévia:  De forma a manter a experiência o mais genuína possível, a estadia foi paga integralmente por nós e o hotel não foi informado que iríamos produzir qualquer artigo relacionado.

O Hotel

Construído em 2019, o Monastery Estate Retreat é o hotel mais recente do grupo Monastery, uma cadeia de hotéis de charme em Creta. Como queríamos experimentar também o ar da montanha, sem estar a grande distância das melhores praias da ilha, decidimos abusar ou pouco da nossa carteira e marcar 2 noites aqui na Premium Suite com piscina privada e vista de montanha. Para além desta tipologia, o hotel dispunha de Junior Suites, com piscina privada e vista de montanha, Senior Suite com piscina privada e vista de olival, uma “Honeymoon” suite com piscina privada e vista de montanha e Junior Suites (sem piscina privada).

Depois de cerca de 1:30h pelas estradas serpenteantes da ilha, percebemos que o nome “Retreat” lhe assentava como uma luva. Quem escolhe este hotel não procura a azáfama de Chania ou Heraklion, mas um local idílico para relaxar, com a montanha e as oliveiras em plano de fundo.

À chegada fomos imediatamente cumprimentados por dois membros do staff que prontamente nos perguntaram se queríamos algo para beber e rapidamente nos trouxeram uma garrafa de água com gás e outra sem gás. O check in ocorreu de forma extremamente rápida e eficiente. Foi-nos perguntados se tínhamos planos, ao que anuímos que sim. Que iríamos ficar pelo hotel no primeiro dia e, no segundo dia, estávamos a planear ir à praia de Elafonisi (mais 1:30h em estradas de montanha, mas que vale muito a pena). Foi-nos dito que caso encontrássemos a praia com demasiada gente, que poderíamos optar por outra, menos conhecida, mas igualmente boa, ali perto. Foi-nos também transmitido que seria preferencial que, tanto as refeições no restaurante do hotel como o pequeno almoço (não estava incluído), fossem reservadas com antecedência, pois poderia não haver mesa.

Depois deste briefing completíssimo, foi-nos dada a chave da suite e lá fomos nós.

A Suite

Na chegada ficámos imediatamente impressionados. Eu sei o que estão a pensar: “claro, uma piscina privada, quando estão 34 graus de temperatura vai parecer a última Coca Cola do deserto”.

Mas não foi por isso, mas pelo elemento estético e envolvência. Vamos por as coisas neste termo. Se aquela suite fosse a nossa casa, não mudaríamos rigorosamente nada. Para além da disposição (muito semelhante à suite do Six Senses Douro Valley onde ficamos o ano passado), com o espaço organizado na “vertical”, a conjugação do estilo industrial com o mobiliário minimalista e com materiais naturais resultou na perfeição.

A zona de estar era grande e confortável, com máquina Nespresso (para quem é viciado em café como nós, é sempre um momento de alegria ver uma). A cama era super confortável e, não sendo enorme, era mais do que suficiente para nós.

A casa de banho era ampla, funcional e esteticamente muito agradável (aquela sanita preta 🔥🔥🔥). As amenities eram, segundo a minha honrada senhora, “ao nível das melhores”.

Na parte exterior, onde passámos a maior parte do tempo, a privacidade é garantida. Embora o muro seja baixo, a forma inteligente como o hotel foi desenhado faz com que seja quase impossível espreitar para a suite a não ser que estejam à porta.

A piscina é privada e não é ao mesmo tempo. Cada suite não tem uma piscina privativa per se, mas sim uma àrea restrita, numa piscina que percorre, transversalmente todas as suites. Se o vizinho do lado esquerdo estivesse  “de molho” ao mesmo tempo que nós, não haveria grande privacidade. Achamos que não custaria muito fazer uma divisória mais intrusiva do que uma simples rede.

Ainda assim, com o calor infernal que estava, os olhos só nos brilhavam. A piscina tinha cerca de 1.40m de profundidade e cerca de 2m por 2.5m. Mais do que adequada para uma suite para 2 pessoas. Ah e a ideia de colocar as camas semi-suspensas sobre a piscina merece uma menção especial. O primeiro dia foi passado quase exclusivamente a vegetar lá. E soube maravilhosamente

Refeições / Restaurantes

Porque gostamos tanto de estar no hotel, acabamos por decidir que, em vez de sairmos mais cedo para tomar o pequeno almoço fora, íamos experimentar pedir para nos levarem à suite, enquanto distratávamos de um mergulho matinal. E assim fizemos. Havia várias sugestões pré-feitas ou a possibilidade de “do-it yourself”. Pedimos uma opção “Creta”, com queijo tradicional, salsichas, azeitonas, um folhado doce e outro salgado. A senhora optou por um do-it yourself e pediu ovos mexidos com bacon e cogumelos (“muito bons”) e uma taça de iogurte grego com frutos secos.Ambas as opções era acompanhadas por café (ou capuccino), sumo natural de laranja, um cesto com pão, compotas, biscoitos tradicionais, bolo de chocolate e mais uns folhados doces e salgados. O custo de 12€ por pessoa pareceu-nos justo para a qualidade, mas faria mais sentido estar incluído na tarifa do quarto.

Quanto às refeições no restaurante, tínhamos lido coisas positivas e logo no check in, fizemos uma reserva para jantar. À chegada fomos cumprimentados muito simpaticamente pelo chefe de sala / garçom, e fomos conduzidos à nossa mesa. O menu, não sendo muito extenso era essencialmente composto por comida tradicional de Creta, e tinha opções suficientes para todos os gostos. O restaurante, ao ar livre, tinha apenas 7 mesas, e mantinha o estilo simples mas sofisticado do restante hotel.

Começámos por pedir o queijo de cabra panado como entrada e, para pratos principais, o cordeiro assado com batatas e uma versão tradicional de Creta de uma massa com pesto, queijo e nozes. Todos os pratos estavam muito saborosos e porções eram generosas sem ser exageradas. Para sobremesa pedimos a mousse de chocolate com frutos secos e estava também muito boa. Na segunda noite, optámos pelo robalo grelhado (que estava excelente). Para sobremesa pedimos uma sobremesa típica da região, uma espécie de pudim infundido com água de rosas, e estava também muito muito bom. A única coisa melhor que a comida foi o serviço do Denis, membro do staff que nos recebeu. Um nível elevadíssimo. Aliás, a maioria do serviço dos restaurantes na Grécia foi verdadeiramente surpreendente, desde os restaurantes mais caros, às tabernas, mas este destacou-se dos demais.

Porque estávamos demasiado concentrados em “enfardar”, não tiramos fotos, por isso vão ter de acreditar em nós. Ou ir lá. Uma das opções. Ou as duas.

O Serviço

Todo o staff foi incrivelmente simpático, profissional e prestável, mas o pessoal responsável pelo serviço de jantar está num nível excepcionalmente alto.

Conclusão

Embora envolva uma viagem “atribulada” pelas montanhas de Creta, só podemos aconselhar o Monasatery Estate Retreat. Gostámos muito de quase tudo, desde a arquitetura e decoração sublimes, ao staff incrivelmente simpático e profissional, passando por um restaurante de qualidade a preços bastante justos. Achámos apenas que as piscinas poderiam ter um separador que garantisse mais privacidade. Para quem procura um retiro de luxo, o “Retreat” do Grupo Monastery não vai desiludir.

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Os preços indicados no artigo são atuais no momento da publicação do mesmo, podendo, posteriormente ser sujeitos a variação. Para garantir que não perdes a oportunidade, acede à oferta, através do nosso parceiro, o mais rápido possível! Para receber as melhores ofertas em tempo real, cria uma conta e ativa as notificações instantâneas ou adiciona o nosso canal no Telegram.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem