Novo passe de 9 euros da Alemanha faz mossa no trânsito 🚆🚍🚇

  • 12.07.2022 08:35
  • Paulo

O passe de 9 euros que dá acesso a todos os transportes públicos alemães à exceção dos comboios não regionais, uma medida do governo para incentivar o uso dos transportes coletivos, está já a ter um efeito positivo no trânsito das cidades.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

O passe de transporte público ilimitado de 9 euros que está disponível na Alemanha desde o início de Junho e até ao final de Agosto continua a fazer notícia. Desta vez é graças ao seu impacto positivo no que toca à redução do tráfego automóvel.

De acordo com dados da empresa Tomtom, especialista em análise de tráfego, houve uma redução no trânsito em 23 das 26 cidades examinadas. Ralf-Peter Schäfer, um dos especialistas da Tomtom, acredita que estas melhorias foram causadas pelo novo passe.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas da Tomtom compararam os dados de tráfego numa semana de maio, antes da introdução do passe de 9 euros, com os dados de uma semana de Junho. Estas semanas, a 20ª e a 25ª do ano respetivamente, foram escolhidas para evitar o efeito de eventuais feriados.

A conclusão é de que existiu um impacto positivo significativo em quase todas as cidades alemãs, com os motoristas a passarem menos tempo presos no trânsito. Os melhores resultados foram observados nas cidades de Hamburgo e Wiesbaden. Se considerarmos uma viagem de carro que normalmente demoraria 30 minutos, em Hamburgo esta caiu para 25.8 minutos e em Wiesbaden para 26.1 minutos.

Apenas nas cidades de Kiel e Nuremberga se observou resultados negativos com um pequeno aumento na trânsito. Em Karlsruhe, o trânsito manteve-se estável.

Não é de admirar que estes resultados positivos tenham surgido, já que, segundo dados da Associação Alemão de Companhias de Transporte (AACT), foram vendidos 21 milhões destes passes durante o mês de Junho. Se juntarmos a quem comprou esse passe os quase 10 milhões de pessoas que já tinham comprado o passe regular anteriormente e que receberam entretanto um reembolso correspondente à diferença entre os 9 euros e o valor que tinham já pago, são cerca de 30 milhões de pessoas a poderem viajar pela Alemanha por apenas 9 euros por mês, ou o correspondente a mais de 36% da população deste país.

Questionários realizados pela AACT indicam que a maioria daqueles que compraram este passe em Junho vão querer renová-lo em Julho. Apesar de empresas como a Deutsche Bahn, a companhia nacional de comboios, estarem com dificuldade em quantificar o número de passageiros, a elevada procura pelos transportes públicos está à vista, com autocarros e comboios bastante cheios, especialmente nas rotas mais turísticas.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem