Guia de Viagem ao Egito – Roteiro de 7 dias

  • 25.12.2021 12:30
  • João

Neste artigo podes consultar o nosso roteiro para uma viagem “express” ao Egito. Se apenas tiveres 1 semana para visitar este país fantástico, aqui estão nossas sugestões:

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este roteiro faz parte do nosso Guia Geral de Viagem ao Egito. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o país.

Roteiro de 7 dias no Egipto – Um itinerário “express”

Se tudo o que tens é uma semana para explorar o Egipto, é importante que saibas de antemão que será necessário fazer algumas concessões. O país é enorme, diverso, e foi abençoado com uma herança cultural e histórica que não fica atrás de nenhuma outra no planeta.

No entanto, e embora mais dias fossem bem-vindos (não é sempre esse o caso?), com 7 dias já consegues ter pelo menos um gostinho do Egipto e conhecer algumas das suas atracções mais famosas.

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 1 – Cairo: A Downtown

Por força do voo e de todas as deslocações necessárias, o teu primeiro dia no Cairo terá obrigatoriamente que ser mais curto! Depois de chegares ao teu alojamento, pousares as trouxas e refrescares-te um pouco, recomendamos um curto passeio pela baixa da cidade, conhecida localmente pela tradução inglesa: the Downtown.

Outrora um local boémio onde as elites coloniais inglesas e francesas se encontravam, a Downtown é uma região do Cairo com uma tremenda aura de império decadente. Como se o seu período mais glorioso tivesse ficado para trás e as fachadas a lembrar Paris já tivessem conhecido melhores dias. No entanto, a baixa tem também um magnetismo difícil de explicar. Uma vez que não terás muito tempo, recomendamos que caminhes sem rumo pelas suas movimentadas ruas, proves alguma da street food e te comeces a habituar ao ambiente peculiar do Cairo. É uma cidade dura e está longe de ser consensual entre a maioria dos viajantes. No entanto, se te deixares absorver pelo seu caos controlado, prometo que as recompensas são esmagadoras!

Para este dia, aproveita para passar na Praça Tahrir, considerada o coração da capital Egípcia e epicentro da Revolução de 2011, e, se ainda fores a tempo, visitar o Egyptian Museum (200 EGP). Uma vez que está agendada para 2023 a abertura de um novo e moderno museu no complexo de Giza, o museu antigo está agora mais vazio e bem menos esplendoroso que outrora, perdendo por isso a etiqueta de “atracção imperdível”. No entanto, se chegares a uma hora que te permita encaixá-lo no teu roteiro, continua a ser merecedor de uma visita.

Excursão recomendada (se chegares cedo ao Cairo):

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 2 – Cairo: Uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Finalmente, e agora que estás prestes a começar o teu primeiro dia completo em território Egípcio, começamos desde já com o principal motivo que te trouxe até ao Cairo. Sejam bem-vindos às Pirâmides de Gizé!

Considerada a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, e curiosamente a única que se mantém de pé até aos dias de hoje, as Pirâmides de Gizé (240 EGP pela entrada no complexo) são um verdadeiro quebra-cabeças da arquitectura/engenharia, tendo sido construídas há cerca 4500 anos. Dentro do complexo, é possível entrar na Pirâmide de Khufu (400 EGP), também conhecida como a Great Pyramid, bem como nas duas mais pequenas, as Pirâmides de Khafre e Menkaure (100 EGP para entrar em ambas). Para além disso, e já incluídos no preço do bilhete, estão também os túmulos reais dos Cemitérios Oriental e Ocidental, e – pois claro – a icónica Esfinge. Num futuro próximo, e conforme já referimos, é também dentro do recinto que irás encontrar o Grand Egyptian Museum (GEM), com previsão de abertura para 2023. Como dica extra, e antes de regressares ao centro do Cairo, não deixes de desfrutar de uma das melhores vistas sobre as famigeradas pirâmides… a partir de uma PizzaHut! Uma vista de milhões por um almoço de tostões.

Após voltares à cidade, sugerimos que acabes o dia na fabulosa Cidadela de Saladin (200 EGP), uma fortaleza medieval islâmica onde poderás encontrar a Mesquita de Muhammad Ali, a mais bela de todo o Cairo, o Palácio de Al-Gawhara ou o Museu Militar Egípcio. Como cereja no topo do bolo, a vista sobre o centro da cidade é absolutamente imbatível. Em dias de céu limpo, é até possível ver a silhueta das Pirâmides no horizonte.

Finalmente, e porque viajar passa por muito mais do que ver coisas bonitas, recomendamos que visites o quarteirão de Manshiyat Nasser, bem ao lado da cidadela. Contudo, alerto desde já que este não é um local para os mais sensíveis ou fracos de estômago. Também conhecida como “A Cidade do Lixo”, este distrito da capital, habitado na sua maioria por cristãos coptas, é conhecido por ser o epicentro do tratamento de resíduos de uma cidade com cerca de 10 milhões de pessoas. À falta de um sistema integrado de recolha e tratamento de lixo, esta tarefa foi tomada há décadas pela população deste quarteirão, estando praticamente todos os habitantes de alguma forma ligados ao sector. O resultado final é verdadeiramente sufocante e dos maiores choques culturais que alguma vez experienciarás em viagem.

Excursões recomendadas:

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 3 – Cairo: O quarteirão islâmico

Para a tua despedida do Cairo, uma cidade onde poderias facilmente passar 5 ou 6 dias só em turismo, nada melhor do que uma viagem à verdadeira essência da metrópole. Na viagem como na anatomia, não há forma de chegar ao coração sem ter que passar pelas entranhas, o que, no caso da capital egípcia, implica uma visita obrigatória ao Cairo Islâmico, um quarteirão da cidade que tem tanto de belo e exótico como de assombroso e cansativo. A título pessoal, sou completamente apaixonado pelo Cairo… mas consigo entender perfeitamente quem não gosta! Se ao fim dos primeiros 2 dias ainda não tiraste as teimas, será no Cairo Islâmico que ditarás a tua sentença.

Começa o teu périplo pela Mesquita Ibn-Tulun, a maior de todo o Egipto e uma das mais antigas do continente africano, antes de passares à Mesquita-Madraça do Sultão Hassan (80 EGP), um conjunto de dois edifícios religiosos que se mantem até aos dias de hoje como um dos melhores exemplos de arquitectura mamluk em toda a cidade. A caminho do próximo ponto do roteiro, deixa-te perder na imensidão das ruas e becos da Cairo Antiga. Um rendilhado de vias e saídas onde os velhos ainda se sentam à soleira da porta a conversar e os miúdos passam os dias aos chutos numa bola velha.

Chegado aos vestígios da antiga muralha erigida pelo Califado Fatímida, recomendamos uma subida ao Bab Zuweila (40 EGP), o antigo portão ocidental da cidade, do topo do qual consegues ver a selva de cúpulas e minaretes que ocupam todo o centro. A partir daqui, entrarás oficialmente no Khan el Khalili, o aparentemente interminável bazar/souq que ocupa uma área enorme da zona velha da cidade – o tipo de sítio onde podes encontrar tudo o que procuras, por mais bizarro que pareça! Ao ziguezagueares pelas ruas cheias e intensas do bazar, aproveita ainda para visitar a Mesquita Al-Azhar e percorreres a Rua Al-Muizz li-Din Allah, uma via repleta de edifícios clássicos islâmicos do período mamluk.

Ao cair da noite, dirige-te à estação de autocarros do Cairo / autocarro / aeroporto e prepara alguns snacks e roupas confortáveis de antemão. Se não optares pelo avião, espera-te uma longa noite de viagem até ao ponto seguinte do nosso roteiro.

Excursão recomendada:

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 4 – Luxor: Os templos da East Bank

Se chegaste na noite anterior, de avião, prepara-te para acordar (muito) cedo: vais ver Luxor do ar. Sim, do ar! Luxor é um excelente local para fazer um voo de balão de ar quente. Não só oferece uma vista inigualável para Luxor e Vale dos Reis mas também é mesmo bastante económico quando comparado com outros locais icónicos, como a Capadócia. Nós, por exemplo, pagámos €60 por pessoa por um voo de cerca de 45 minutos. Funciona assim: a empresa vai-te buscar ao hotel à hora combinada (entre as 4 e 5 da manhã, provavelmente), metem-te num barco para a outra margem, entras noutra carrinha e vais até ao local para fazer o teu voo. Na volta, é exatamente o sentido inverso.

Aconselhamos que não faças esta atividade no teu último dia em Luxor por uma razão: estes voos tem uma taxa de cancelamento bastante alta devido a serem necessárias condições climatéricas muito precisas para garantir a segurança dos participantes. Assim, caso o faças no primeiro dia e seja cancelado, podes sempre pedir para te marcarem para o(s) dia(s) seguinte(s). Caso tenhas o voo marcado para o último dia e ele seja cancelado, perdeste a oportunidade.

Depois deste voo, voltas ao hotel para dormir o resto que faltava ou aproveita e começa cedo a descobrir a East Bank!

Assim, sugerimos que explores a East Bank, deixando a margem ocidental (e o seu famoso Vale dos Reis) para o dia seguinte. Para começar em grande, nada melhor que um dos locais mais impressionantes em toda a Luxor: o espectacular Templo de Karnak (220 EGP). Pese embora o seu nome singular, o “templo” é na realidade um complexo que mais se assemelha a um museu a céu-aberto, com as ruínas de 4 templos principais, obeliscos, lagos sagrados e estátuas. Sem sombra de dúvida, o local mais impressionante da East Bank.

Visitado o Templo de Karnak, poderás percorrer a Avenida das Esfinges até chegares ao Templo de Luxor (180 EGP), o segundo mais reconhecido e visitado nesta margem do rio. Reza a lenda de que este era o local oficial de coroação dos faraós no Antigo Egipto! Adjacente ao complexo encontrarás também a Mesquita de Abu Haggag, um edifício com detalhes em adobe que está integrado na estrutura do templo. Para terminar, aproveita ainda para dar um passeio pelo pequeno, mas animado, Souq de Luxor.

Um detalhe importante: para que possas preparar o dia seguinte da melhor forma, tenta organizar desde já o teu transporte pela West Bank. Começa por perguntar no teu alojamento se te podem colocar em contacto com algum tour ou taxista que te possa ajudar na deslocação entre as inúmeras atracções da margem contrária. Se o preço não te agradar, podes simplesmente abordar alguns taxistas que encontres na rua e perguntar qual o valor que cobrariam para te levar aos locais que queiras visitar no dia seguinte. Tendo por base as atracções da West Bank que iremos mencionar neste roteiro (e já lá vamos, de seguida), um valor justo rondará os 10€-15€ por carro para o dia inteiro.

Podes também simplesmente optar por uma Tour privada de dia completo na East Bank e West Bank de Luxor e guardar o dia seguinte para descansar num dos bons hotéis nas margens do Nilo.

Excursão recomendada:

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 5 – Luxor: Vale dos Reis e a West Bank

Para o 5º dia do teu itinerário, recomendamos que comeces bem cedo de forma a poderes visitar tudo o que está no plano. A margem ocidental de Luxor tem uma quantidade enorme de sítios para visitar, estando todos eles relativamente distantes uns dos outros (ou pelo menos, distantes demais para poderes caminhar entre eles).

Iniciámos a aventura com o Vale dos Reis (260 EGP), o local mais consagrado de toda a Luxor, e provavelmente a segunda maior atracção de todo o país, logo a seguir às Pirâmides de Gizé. O Vale dos Reis é um conjunto de túmulos que – tal como o nome indica – pertencem a antigos governantes do território, cada um deles com as suas próprias câmaras, dimensões e decoração artística. O bilhete de entrada no complexo dá-te acesso a três tumbas à tua escolha, sendo o Túmulo de Tutankhamon (300 EGP), o Túmulo de Seti I (1000 EGP) e o Túmulo de Ramses V e VI (100 EGP) os únicos que devem ser pagos à parte. De cerca de uma dezena de túmulos incluídos, recomendamos que a tua escolha recaia sobre 3 destes 5:

  • Túmulo de Tuthmosis III
  • Túmulo de Ramses IV
  • Túmulo de Tausert & Setnakht
  • Túmulo de Ramses III
  • Túmulo de Merenptah

Após a tua visita ao Vale dos Reis, é tempo de voltar ao carro e seguir para o Templo de Hatshepsut (160 EGP). Construída ainda no tempo de vida de uma das faraós mais poderosas da história para servir mais tarde de seu mausoléu, este templo é considerado uma maravilha da arquitectura antiga, com os imponentes precipícios em plano de fundo. O próximo ponto no nosso roteiro inclui uma passagem pelo Vale dos Nobres, um conjunto de mais de 400 tumbas pertencentes a cortesãos dos faraós e outros cidadãos de elevado estatuto. Neste local específico, todos os bilhetes vendidos contemplam um conjunto de 2 túmulos que podes visitar, sendo que recomendamos que escolhas o Túmulo de Rekhmire e o Túmulo de Sennefer (40 EGP para visitar ambos), dois dos mais importantes e bem preservados no complexo.

Segue-se uma visita a Deir el-Medina (100 EGP), um conjunto de ruínas de uma antiga vila onde vivam os artesãos que trabalhavam nos túmulos do Vale dos Reis. Para além de algumas tumbas menores, a visita vale sobretudo pelo cenário pitoresco das ruínas e pelo Templo de Hathor, um dos poucos sítios onde anda é possível escapar das multidões. Para terminar o périplo pela West Bank em beleza, sugerimos uma visita ao Templo de Medinet Habu (100 EGP), um dos mais belos e subvalorizados de Luxor. No caminho de regresso ao Nilo, faz uma paragem rápida para a foto da praxe nos Colossos de Memnon.

Excursões recomendadas:

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 6 |Opção 1 – Aswan: A Ilha Elefantina

Mais uma voltinha, mais uma viagem – desta feita a bordo de um comboio egípcio, e com Aswan como destino! A viagem entre Luxor e Aswan tem uma duração que pode variar entre as 3 e as 4 horas, pelo que o teu tempo na cidade de destino será limitado (pelo menos durante o dia de hoje).

Depois de desembarcares em Aswan e pousares as tuas malas, recomendamos que visites imediatamente a Ilha Elefantina, um dos símbolos da cidade. Embora te tentem convencer do contrário, existe um barco público que faz este trajecto por apenas 5 EGP. Na ilha irás ter o teu primeiro contacto com a cultura e arquitectura núbias, o povo oriundo desta região austral do Egipto. Para além dos caminhos em terra e das fachadas coloridas que prometem fazer as maravilhas dos fotógrafos amadores, aqui é também possível visitar os vestígios arqueológicos das Ruínas de Abu (100 EGP), que incluem o Templo de Khnum, bem como um dos Nilómetros originais de Aswan (uma estrutura que permitia medir o caudal das águas em épocas de cheias).

Para fechar o dia com chave de ouro, e depois de regressares à margem este (East Bank) de Aswan, apanha um outro ferry público, desta feita até à margem oeste (West Bank). É lá que encontrarás os Túmulos dos Nobres (50 EGP), esculpidos na superfície de uma colina. Contudo, não são as tumbas que nos levam a recomendar este sítio! Dada a sua posição elevada face ao resto da cidade, este é um sítio absolutamente glorioso para assistires ao pôr do sol sobre Aswan, a Ilha Elefantina e as águas do eterno Rio Nilo.

Excursão recomendada:

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 6 |Opção 2 – Hurghada: Descanso e lazer

Depois de uma noite bem dormida em Luxor, é tempo de regressares às imediações da estação de comboios, onde poderás apanhar o autocarro rumo a Hurghada. Se as férias te reservaram até aqui poucas horas de sono, noites em autocarros e muito quilómetros nas pernas, então é tempo de fechar este capítulo na costa do Mar Vermelho.

Após uma viagem de cerca de 4 horas, e caso partas cedo, vais perfeitamente a tempo de fazer check-in no resort, almoçar e passar a tarde a aproveitar as águas quentes e cristalinas da costa. O plano perfeito!

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 7 – Opção 1 – Aswan: O Templo de Philae

Para o teu último dia em Aswan, antes de voares no final do dia para o Cairo, irás conhecer o Templo de Philae (180 EGP), considerado o mais romântico de todo o Egipto. Infelizmente, chegar lá é um verdadeiro teste à paciência de qualquer santo!

Para começar, e face à falta de transportes públicos para este trajecto de cerca de 8km, precisas de negociar um tuk-tuk ou táxi que te leve até à bilheteira, espere por ti durante o tempo de visita (1 a 2 horas) e te traga de regresso. Um valor justo rondará os 200 EGP por veículo. É também aqui que convém mencionar um detalhe importante: o templo fica situado numa ilha. Tecnicamente, o valor do bilhete já inclui o trajecto de barco… mas boa sorte a encontrares algum navegador na doca disposto a levar-te ao templo sem que lhe dês nada a troca! Aqui, estás completamente à mercê do que te pedirem, uma vez que o bilhete está comprado e eles sabem bem que não vais voltar atrás. Também aqui, um valor aceitável (para eles) andará à volta de 200-300 EGP por trajecto ida-e-volta (por barco, não por pessoa).

No entanto, não há como negar o magnetismo deste templo. As ruínas são belíssimas e, por força do seu isolamento, a atmosfera é completamente diferente da que encontras nos outros grandes templos do país. Quase te faz esquecer a chatice que é lá chegar!

De regresso a Aswan, e ainda com tempo de sobra antes de rumares ao aeroporto, aproveita para visitar a bizarria que é o Obelisco Inacabado (80 EGP) e o imperdível Museu Núbio (140 EGP), um conjunto de exibições surpreendentemente modernas e bem-apresentadas sobre a história do povo e da região. Queima os últimos cartuchos com um passeio à beira-rio pela Corniche de Aswan.

Excursão recomendada:

Guia de viagem de 7 dias no Egipto: Dia 7 |Opção 2 – Hurghada: Os corais do Mar Vermelho

Para o teu último dia de viagem antes do regresso ao Cairo, aproveita a manhã para riscares da tua lista “A” actividade obrigatória que todos devem fazer em Hurghada… snorkeling!

Face ao calendário apertado, o melhor mesmo é tentares falar antecipadamente com o staff do hotel para pedir contactos ou agendares o tour online. Geralmente, todos os tours incluem almoço, transporte e equipamento de snorkeling. A possibilidade fazer mergulho também costuma estar disponível, mediante um valor adicional.

O Mar Vermelho tem a fama de ser o melhor local do mundo para fazer snorkeling e assistir ao quotidiano da vida marinha. Na primeira pessoa, posso de facto dizer que se trata de uma experiência inesquecível. Vai e descobre também por ti mesmo!

Excursão recomendada:

Que a viagem te tenha corrido de feição. E que o nosso guia de viagem do Egipto te tenha sido útil!

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem