A Grécia vai reabrir as suas fronteiras a visitantes sem a necessidade de quarentena ou teste

  • 21.05.2020 12:23
  • João
santorini

A 15 de junho, a Grécia irá iniciar a abertura faseada do país a turistas estrangeiros. Numa primeira fase, os voos internacionais apenas terão como destino o Aeroporto Eleftherios Venizelos, em Atenas. A partir de 1 de julho, serão permitidos voos para outros aeroportos do País. De acordo com o Ministro da Saúde grego, não será necessário qualquer teste ou período de quarentena para obter autorização de entrada.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Muito dependente do mercado turístico, a Grécia decidiu seguir o exemplo de Itália e irá iniciar uma abertura gradual das suas fronteiras a turistas estrangeiros, sem necessidade da qualquer teste ou período de quarentena. O Governo Grego tinha, numa primeira fase, planeado a abertura apenas a turistas que apresentassem um teste de coronavírus com resultado negativo mas, aparentemente, a ideia foi abandonada.

A medida não é surpreendente, não só pelo facto de que a economia grega, tal como a portuguesa, é imensamente dependente do turismo (representa cerca de 20% do PIB), mas também pelo sucesso do país na contenção da propagação da Covid-19. Até esta data a Grécia apenas regista cerca de 2900 infeções no seu território.

De acordo com a CNN, esta reabertura irá consistir num processo gradual. A partir de 15 de junho, o país vai voltar a permitir voos internacionais com destino ao Aeroporto de Atenas, sendo que, a 1 de julho, essa permissão se vai alargar a todos os aeroportos internacionais do país. A 15 do mesmo mês, as autoridades gregas planeiam a abolição de todas as restrições ainda em vigor.

A não exigência de teste ou período de quarentena à chegada não implicará, a ausência de testes a visitantes. Ainda segundo a CNN, existirão testes aleatórios a ser efetuados com especial incidência nas zonas turísticas. Paralelamente existirá também uma maior dotação orçamental de forma a potenciar a capacidade de resposta dos serviços de saúde. As autoridades gregas desenvolveram também um vários cenários de atuação caso exista um súbito aumento de casos de Covid-19 no país.

No entanto, este levantamento de restrições não poderá ser interpretado de forma literal. Na verdade será um novo normal nas mais de 500 praias do país, com distância de segurança obrigatória e outras inovações para aumentar a segurança sanitária dos banhistas, como o uso de drones para patrulhar as praias e de mensagens sonoras para evitar aglomerações de pessoas. Os hotéis também começarão a aplicar medidas de segurança adicionais.

Embora a lista completa de nacionalidades que poderão entrar na Grécia sem a necessidade de efetuar testes ou quarentena só será anunciada no final deste mês, as autoridades do país já manifestaram que a prioridade será dada aos visitantes de países cuja situação epidemiológica esteja controlada.

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem