Dicas para Viajantes: Tudo que precisas de saber sobre os tipos de tomada para onde vais viajar 🔌

  • 25.05.2022 19:23
  • Paulo

Foi uma viagem longa, mas chegaste finalmente ao quarto de hotel. O teu telemóvel está a menos de cinco por cento de bateria. Queres ligar à família, programar o despertador, rever os planos para amanhã e adormecer a ver um vídeo e por isso procuras a tomada mais próxima da cama, e eis que o terror se instala: Não sabias que as tomadas no teu destino não são compatíveis com o teu carregador! A nossa sugestão, por experiência própria: investiga com antecedência como são as tomadas no teu destino e evita dramas na hora de carregar os teus dispositivos:

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Tomadas há muitas

Em Portugal, e na grande maioria dos países Europeus, praticamente todas tomadas têm duas entradas redondas, sendo por isso do tipo C ou F.

Crédito da imagem: world-power-plugs.com

Já no Brasil, podemos encontrar tomadas de tipo C, como em Portugal, mas as tomadas de tipo N, com três entradas redondas em linha, são as mais utilizadas.

Crédito da imagem: world-power-plugs.com

Mas por todo o mundo, e por vezes dentro de cada país, existe uma grande variedade de tomadas. Na Europa, basta viajares até ao Reino Unido, Irlanda, Malta ou Chipre para encontrares tomadas do tipo G com três entradas retangulares numa disposição triangular.

Crédito da imagem: world-power-plugs.com

Nos Estados Unidos, por exemplo, os tipos são também diferentes aos que usamos em Portugal, e tens de encontrar um adaptador que seja compatível com tomadas A e B

Crédito da imagem: world-power-plugs.com

No total, existem pelo menos 14 tipos de tomada diferente. Por isso, sempre que viajas vale a pena verificar se vais poder utilizar os teus dispositivos com carregador no teu destino. Uma excelente fonte para verificares isso é o site World Power Plugs, que te explica, de acordo com o teu país de origem e de destino, se precisas ou não de um adaptador.

Crédito da imagem: world-power-plugs.com

Adapta-te à situação

Normalmente, os adaptadores que te permitem utilizar tomadas diferentes daquela para as quais os teus aparelhos foram desenhados podem ser encontradas em lojas de eletrónica ou eletricistas.

Estes podem ser também encontrados à venda em aeroportos, estações de serviço, lojas de conveniência ou nos próprios hotéis. No entanto, quem gere estes locais sabe bem o problema que é não poder carregar os dispositivos eletrónicos em viagem; prepara-te por isso para pagar um pouco mais do que numa loja de eletrónica.

Para os viajantes mais regulares, pode valer a pena comprar um adaptador universal que permite ligar o teu dispositivo a múltiplos tipos de tomada. Por exemplo, este, vendido pela Amazon, pode ser uma boa opção:

Se não for o caso, podes optar por um adaptador mais simples para apenas um tipo de tomada

Atenção à tensão

Até aqui falamos apenas do formato das tomadas, mas existe outro fator muito importante a considerar quando viajas com aparelhos elétricos: a voltagem.

Na maior parte dos países, as tomadas operam com uma voltagem entre 220 e 240 volts – é o caso de Portugal. No entanto, em países como os Estados Unidos e o Canadá, as tomadas são de 100 a 127 volts.

Os carregadores da maioria dos dispositivos modernos, incluindo smartphones e tablets, vêm já preparados para serem utilizados com diferentes voltagens. No entanto, pequenos eletrodomésticos como secadores de cabelo ou máquinas de barbear podem não ter esta flexibilidade.
Procura na etiqueta destes dispositivos a informação sobre a voltagem. “AC 120/240” ou uma inscrição semelhante significa que estes aparelhos são de voltagem dupla e podem ser utilizados tanto em tomadas de 220-240 volts como de 100-127 volts.

Já se na etiqueta encontrares algo como “AC 240”, isto significa que apenas deves utilizar este aparelho em tomadas de 220-240 volts se não quiseres arriscar um espetáculo de fogo-de-artifício improvisado. Para estes aparelhos vais precisar de um transformador que pode igualmente ser adquirido em lojas de eletrónica.

Esperemos que esta pequena aula de eletrotecnia te poupe algumas dores de cabeça na tua próxima viagem!

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem