Passes mensais para todo o país a 49€? A nova medida da Alemanha para lidar com a crise energética 🚆🚍🚇

  • 18.10.2022 14:07
  • Bruno A.

O sucessor do já icónico passe que permitiu a milhões de pessoas utilizar os transportes públicos alemães por €9 por mês este verão acaba de ser anunciado. E, ao contrário do anterior, pretende-se que seja definitivo.

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Com o advento do rigoroso Inverno Alemão e uma crise energética sem precedentes, a Alemanha prepara-se para promover a utilização da sua rede de transportes públicos com a imperdível oferta de um passe único, válido em todo o país.

Durante o Verão, correu mundo a notícia da inovadora ideia alemã para promover a utilização de transportes públicos por parte dos seus cidadãos. Com bilhetes mensais disponíveis pelo irrisório valor de 9€, os meses de Junho, Julho e Agosto (no quais a oferta permaneceu em vigor), registaram naturalmente números recorde de passageiros. No entanto, e após a expiração da medida, o Governo Federal da Alemanha já havia prometido voltar à carga com um novo modelo impulsionador da utilização de transportes colectivos no país. E as novidades chegaram nos últimos dias!

Quando entra em vigor?

A partir de 1 de Janeiro de 2023 (data, por agora, ainda provisória), todos os residentes na Alemanha vão poder usufruir de um passe único, válido em todo o país, pelo preço mensal de 49€!

Embora não estejam previstos quaisquer descontos adicionais a nível federal, os descontos que já sejam atribuídos por cada Estado aos passes de transportes públicos “normais” continuarão a poder ser aplicados a este novo passe. Para além disso, todas as crianças até aos 6 anos poderão viajar gratuitamente, desde que acompanhadas por um adulto. 

Que transportes serão possíveis de utilizar com este passe?

Este passe será válido em todos os sistemas de transportes públicos de todos os estados (nos quais se incluem metros, autocarros e eléctricos), bem como em todos os comboios suburbanos locais e regionais. Isto significa que o passe será válido tanto no metro de Berlim, como nos eléctricos de Munique ou nos autocarros de Hamburgo. Por outro lado, comboios de alta velocidade e de longa distância não estão incluídos nesta oferta.

Embora isto te impeça de cobrir longas distâncias de forma rápida, usando os comboios regionais é virtualmente possível percorreres todo o país usando apenas este passe.

DICA: Para filtrares apenas comboios regionais que te levem do ponto A para o ponto B, vai ao site da Deutsche Bahn e na secção “Types of transport” remove as opções relativas aos comboios não abrangidos pelo passe, como demonstrado:

Quanto tempo vai durar esta medida?

Ainda ao contrário da medida temporária que decorreu durante o Verão, a nova proposta Alemã parece mesmo ter vindo para ficar. Embora não exista ainda um prazo exacto definido, o Ministro dos Transportes do país já veio a público anunciar a intenção de que a eficácia da normativa seja reavaliada num prazo de 2 anos, sendo por isso expectável que esta seja uma decisão de longo-prazo.

Como será feita a adesão ao passe de transportes de €49?

A adesão será feita de acordo com uma subscrição mensal, automaticamente renovada no primeiro dia de cada mês. No entanto, não existe qualquer obrigatoriedade de renovação, podendo o passageiro cancelar a adesão (e consequente renovação automática) quando bem entender. Para além disso, todo o sistema será puramente digital, sem qualquer necessidade de emissão de bilhetes em papel, embora o governo federal já tenha salvaguardado algumas potenciais excepções para passageiros infoexcluídos ou sem acesso a meios digitais. 

Quanto pouparão os Alemães com esta medida?

Bem, de acordo com um estudo de 2021 da ADAC (o maior clube de automobilismo da Europa), um passe mensal de transportes públicos custava em média 80€ a cada passageiro Alemão, com a cidade de Hamburgo a registar os valores mais altos (112€ mensais). Assim, este novo passe já permite a cada utilizador a poupança média de 30€/mês face a 2021, com a benesse de que, com o novo passe, não só poderá viajar para outros Estados como será também possível utilizá-lo na rede de transportes local – algo anteriormente impossível com os passes regulares.

Fonte: TheLocal.de

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