10 das melhores cidades para sair à noite na Europa 💃🍾

  • 29.09.2023 16:45
  • Paulo

Se és aquela pessoa que vai ao museu de dia e à discoteca à noite, porque dormir é para quem não está de férias, ficam aqui as nossas sugestões de cidades para visitares

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Quer queiras dançar ao som da música local ou da melhor música eletrónica internacional, ou mesmo se preferires ficar por um bar a saborear um cocktail, estas 10 cidades têm algo para oferecer a todos que as visitam e ficam até depois do sol se pôr.

Com a nossa lista, vais ficar a conhecer as zonas mais populares e as mais alternativas, para poderes ir diretamente para o teu ambiente natural. E ainda te damos uma sugestão do que pedir se te sentares num bar.

Como encontrar as melhores festas

Bares e discotecas têm tendência a abrir e fechar com bastante frequência. Alguns sítios operam apenas em determinadas estações, outros vão à falência mas acabam por ser salvos e reabrem.

Para além disso, é bem comum a mesma discoteca ter noites bem diferentes, dependendo do dia da semana. Outras vezes, há festas itinerantes que saltam entre discotecas.

Por isso, um conselho para quem gosta de escolher bem onde vai sair é usar a aplicação Resident Advisor (Android | Apple) para te manteres a par do que se passa na cidade que visitas!

Sair à noite em Berlim

Numa cidade em que metade da população se identifica como DJ, era de esperar que a vida noturna fosse um dos maiores atrativos. E a verdade é que a cidade alberga alguns dos mais conhecidos clubs do mundo.

Berlim leva o conceito de “sair à noite” ao extremo, já que há clubs, como o famosíssimo Berghain, que abrem portas à sexta-feira à noite e seguem abertos, sem interrupções, até domingo à noite.

Watergate, Club OST, OXI e Renate fazem parte da extensa lista de clubs pelos quais a cidade é conhecida. Mas para quem prefere algo mais casual, a cidade tem uma grande oferta de bares. E nas estações mais quentes, podes sempre comer e beber na rua até altas horas.

Áreas populares: Kreuzberg, Friedrichshein

Áreas mais alternativas: Neukölln

Bares em Berlim: Holzmarkt 25, Silverfuture, 8MM, Willy BreschSpace Meduza

Discotecas em Berlim: Berghain, Watergate, Club OST, OXI, Renate

Música: Techno

Bebidas locais: Cerveja, Berliner Luft

Consulta aqui o nosso guia de viagem de Berlim

Sair à noite em Belgrado

A capital da Sérvia pode não ser um “suspeito do costume” em listas como estas, mas no que toca a sair à noite poucos guias dispensam uma referência a Belgrado.

Durante o verão, a ação concentra-se nos “splavs”, bares flutuantes no rio. Para além do House e da música eletrónica, aqui ouve-se turbo-folk, uma variante que combina música folk sérvia com outros géneros do pop ao r&b, que se tornou absurdamente popular durante os anos 90. Estes bares incluem o HotMess ou o Freestyler.

No inverno, a festa continua em espaço coberto, em discotecas como a Hype. Para algo mais familiar e local, experimenta uma kafana, um estilo de taverna com petiscos e, por vezes, música ao vivo, popular nas antigas repúblicas jugoslavas. Uma das mais populares é a Znak Pitanja.

Áreas populares: margem dos rios Sava e Danúbio

Áreas mais alternativas: Dorcol

Bares em Belgrado: Znak Pitanja, Samo Piva, Bar Obilizak, Pub Zhirafa

Discotecas em Belgrado: HotMess, Freestyler, Klub 20/24, Dragstor, Hype

Música: Turbo-Folk, EDM, música tradicional dos Balcãs

Bebidas locais: Rajika

Sair à noite em Praga

Cerveja boa e barata é o cartão de visita da cidade de Praga. A cidade está repleta de bares e cervejarias com produção própria e a animação continua noite dentro.

(Só não te esqueças que, em muitas ruas de Praga, é proibido beber na rua).

A vida noturna concentra-se no centro histórico da cidade, mas na parte leste tem ganhado popularidade o bairro de Žižkov, com bares e discotecas mais pequenas e de nicho.

Praga é também a casa do Karlovy Lázne, que se autointitula o maior club da Europa Central, com cinco andares de música. Se preferires um sítio mais pequeno e frequentado por locais, experimenta o Roxy.

Áreas populares: Praça Wenceslas, Cidade Velha (Praga 1)

Áreas mais alternativas: Žižkov (Praga 3)

Bares em Praga: Déjavu, Hemingway Bar, Vzorkovna Dog Bar, Bar No. 7,

Discotecas em Praga: Roxy, Karlovy Lázne, Fuchs 2, Cross Club, Le Clan

Música: Hits comerciais, eletrónica

Bebidas locais: Cerveja Pilsner, Absinto

Guia de viagem de Praga – Roteiro de 3 dias na “Cidade das 1000 Cúpulas” 🇨🇿

Sair à noite em Ibiza

Um clássico é um clássico. A fama desta ilha no arquipélago das Baleares começa a traçar-se nos anos 60, quando começou a atrair comunidades hippies que aí se refugiavam do resto do mundo. É só na década seguinte que abre a primeira discoteca no formato que conhecemos hoje – a Amnesia, onde ainda é possível passar a noite.

Em breve, abria outra discoteca icónica, o Pacha. Nos anos 80, passavam por aqui as maiores celebridades mundiais e a vida na ilha nunca mais foi a mesma. Hoje Ibiza é palco recorrente para os grandes nomes da música eletrónica que atuam em espaços como o Hï Ibiza ou Ushuaïa.

Quando estiveres com vontade de algo mais acolhedor, segue até Santa Eulália. Aqui, no lugar dos superclubs, vais encontrar bares com música acústica ao vivo e pistas de dança mais pequenas.

Áreas populares: San Antonio, Playa d’en Bassa

Áreas mais alternativas: Santa Eulália

Bares em Ibiza: Sunrise Elvissa, Dado Bar, The Bay Bar, Plastik

Discotecas em Ibiza: Amnesia, Pacha, Hï Ibiza, Ushuaïa, DC10

Música: House, Techno

Bebidas locais: Tinto de Verano, Sangria

Consulta aqui o nosso guia de viagem para Ibiza e Formentera

Sair à noite em Bristol

Talvez não seja a escolha mais óbvia dentro de Inglaterra, principalmente quando existe uma potência cultural como Londres a poucas horas de distância. Mas com a subida de preços, muitos dos históricos bares e discotecas de Londres foram sendo obrigados a fechar portas.

Bristol tem sido reconhecida como uma boa cidade para viver, especialmente para os mais jovens, mas é também bastante acolhedora para quem a visita. À noite, a vida da cidade concentra-se em Park Street e The Triangle, mas também junto ao porto.

Para bares e discotecas mais alternativas, espreita Stokes Croft e Gloucester Road. Bristol conta aí com, não uma, mas duas zonas populares entre a comunidade LGBTQI+, as gay villages de Old Market Quarter e West End.

A oferta é bastante diversificada, indo de bares com comédia stand-up até música jazz ao vivo. Tens até o Roxy Lanes, um bar que serve também de salão de jogos, com bowling e jogos de árcade.

Para te ajudar a escolher, a cidade conta com uma app chamada Headfirst Bristol (Android | Apple), com a programação para a vida noturna local.

Áreas populares: Park Street, The Triangle

Áreas mais alternativas: Stokes Croft, Gloucester Road

Bares em Bristol: Roxy Lanes, Black Swan, The Apple, The Plough, The Duke of York

Discotecas em Bristol: Motion, Thekla, Strange Brew, Lakota, The Fleece

Música: Trip Hop, Drum’n’bass, Reggae

Bebidas locais: Cervejas artesanais, cerveja ale

Sair à noite em Cracóvia

O facto de ser uma cidade de estudantes ajuda a explicar porque é que Cracóvia é tão jovem e animada. O centro histórico da segunda cidade da Polónia atrai multidões durante o dia, graças à bela arquitetura, mas à noite são os bares que ganham protagonismo.

A cidade é já bastante popular entre turistas-foliões e por isso há uma grande oferta voltada para estes. Isto inclui os populares pubcrawls, que levam os grupos de bar em bar.

Se preferes afastar-te das grandes multidões, o melhor é mesmo afastares-te da cidade velha. O bairro de Kazimierz tem muita oferta de restaurantes e bares, em zonas como a Plac Nowy ou a rua Jozefa.

Áreas populares: Centro histórico

Áreas mais alternativas: Antigo bairro judeu de Kazimierz

Bares em Cracóvia: Pijalnia wódki i piwa, BaniaLuka, Huki Muki, Zakąski i wódka, Zlew

Discotecas em Cracóvia: Spolem Deluxe, La Bodega del Ron, Shine, Święta Krowa, Coco

Música: Pop e EDM nas discotecas mais populares

Bebidas locais: Vodka

Sair à noite em Barcelona

Cada bairro de Barcelona tem a sua própria e bem distinta vida noturna, e é por isso difícil descrever a vida noturna de Barcelona como um todo. A áreas das Ramblas e do porto, conhecido com Barceloneta são as mais movimentadas e onde os bares e discotecas são voltados para o público geral.

Consoante te vais afastando deste centro, a vida noturna vai adquirindo um carácter mais particular. No labiríntico Bairro Gótico encontras bares mais acolhedores e com bastantes clientes locais.

Para um ambiente mais alternativo, segue até ao Raval. Já Grácia, no norte, é mais eclético, e o sítio ideal para beber um vermute depois do jantar e enquanto não começa a música ao vivo.

Áreas populares: La Barceloneta, Las Ramblas

Áreas mais alternativas: Raval, Poble Sec

Bares em Barcelona: Cafe Bar 18, Sub Rosa, 33/45 Bar, 23 Robadors, Lucky Schmuck

Discotecas em Barcelona: Moog, Razzmatazz, Input, Sidecar, La Terrrazza

Música: Reggaeton, EDM, ritmos latinos

Bebidas locais: Vermute

Sair à noite em Budapeste

Os “bares em ruínas” são definitivamente o elemento mais particular da vida noturna de Budapeste. Situados no bairro judeu, estes bares começaram a ocupar, no final dos anos 90, os edifícios deixados em ruínas desde a 2ª Guerra Mundial.

Salvando estes edifícios históricos da demolição certa, estes bares foram-se tornando cada vez mais populares. Enquanto as frontarias continuam decrépitas, os pátios destes quarteirões tornaram-se o coração da vida noturna de Budapeste.

Outra forma de sair à noite bem particular são as festas nas piscinas de água termal pelas quais Budapeste é bem conhecida. Estas têm lugar nos banhos de Szechenyi e incluem tudo que esperas de uma discoteca, dos DJs às iluminação.

Áreas populares: Bairro Judeu, Budapeste VI

Áreas mais alternativas: Józsefváros, Budapeste VIII

Bares em Budapeste: Szimpla Kert, Csendes Létterem, UdvarROM, Vitula, DZZS

Discotecas em Budapeste: Instant-Fogas, AETHER, Ötkert, Morrison’s 2, CAT

Música: EDM, hits comerciais

Bebidas locais: Pálinka, Unicum

Sair à noite em Amesterdão

Todos os anos, milhões de turistas são atraídos para Amesterdão pela sua atitude relaxada e liberal. As coffee shops, onde se pode consumir cannabis legalmente, é provavelmente o maior símbolo desta atitude.

Se é verdade que a cidade se tem tornado mais dura com os excessos, Amesterdão continua a ser uma cidade descontraída, onde o dia e a noite se fundem entre cafés, bares e discotecas.

As principais discotecas de Amsterdão concentram-se nas zonas de  Leidsplein e Rembrandtplein. Mas esses são também os mais caros, e por esse motivo tem crescido em popularidade antiga zona operária de Jordaan, na zona oeste da cidade.

Áreas populares: Leidseplein e Rembrandtplein

Áreas mais alternativas: Jordaan

Bares em Amesterdão: De Zotte, Cafe Gollem, De Oranjerie, Flying Dutchmen, De Engelbewaarder, Het Elfde Gebod

Discotecas em Amesterdão: Melkweg, Paradiso, Escape, Bitterzoet, Radio Radio

Música: Techno, EDM

Bebidas locais: Gin, Jenever

Sair à noite em Mykonos

Há mais de 227 ilhas habitadas na Grécia, mas no que toca a festa, Mykonos é a que prevalece. Aqui, a vida noturna vai das seis da tarde às seis da manhã nos inúmeros bares e discotecas da ilha.

Mykonos começou a ser procurada nos anos 60 por celebridades que procuravam um retiro. Nas décadas seguintes tornou-se um destino favorito entre nudistas e também para turismo LGBTQI+, o que lhe deu a fama de um ambiente livre de preconceitos que resiste até hoje.

Little Venice, famosa pelos casas caiadas de branco, é das zonas mais populares para ir de bar em bar. Quanto a clubs, os mais conhecidos concentram-se na junto às famosas praias, Paradise e Super Paradise.

Áreas populares: Little Venice, Paradise Beach, Super Paradise Beach

Áreas mais alternativas: Praia de Ornos

Bares em Mykonos: The Piano Bar, Lola Bar, Tropicana, Skandinavian Bar

Discotecas em Mykonos: Astra, VOID, Moni, Lio, Scorpios

Música: EDM, Rebetiko

Bebidas locais: Ouzo

Leituras Sugeridas:

10 dos mais interessantes ferries da Europa 🚢

10 das mais animadas e curiosas festas da Europa 🎉🥳

10 dos melhores parques urbanos do mundo 🌳🌺

10 das melhores road trips da Europa 🚗🛣️

10 dos melhores destinos para ver auroras boreais 💫

11 dos melhores destinos de viagem para amantes da bola ⚽

10 dos destinos de praia mais baratos, surpreendentes e subvalorizados da Europa 🏖️

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem