Autoridades de Bali ponderam proibir as actividades de montanha após uma série de maus comportamentos 🚫⛰️

  • 20.06.2023 22:15
  • Bruno A.

O governador de Bali anunciou a intenção de impedir actividades turísticas nas montanhas da ilha, numa tentativa de preservar o seu estatuto enquanto local sagrado e mitigar o mau comportamento dos turistas. Caso avance, a proibição, aplicável tanto a estrangeiros quanto a locais, irá banir actividades populares como escalada e trekking.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

De acordo com a CNN, a decisão de proibir a subida às montanhas da ilha foi tomada após uma série de comportamentos desrespeitosos por parte de vários turistas, sendo que a paciência da população local se parece estar a esgotar. Na tentativa de pôr cobro a estas situações, o governador, Wayan Koster, já tinha tomado uma série de medidas punitivas, nomeadamente expulsando os “nómadas digitais” que trabalhavam ilegalmente na ilha e propondo uma legislação que visa proibir os turistas de alugar motociclos, isto após vários acidentes e outros comportamentos irresponsáveis ao volante.

Desta feita, as autoridades balinesas pretendem proibir indefinidamente qualquer actividade em todos os 22 picos de Bali, uma medida ponderada após várias fotografias inadequadas (e até mesmo um vídeo pornográfico) tiradas no topo das montanhas sagradas da ilha ganharem visibilidade online. Embora a nova proibição se aplique tanto a locais como a estrangeiros, as cerimónias religiosas e acções de suporte no âmbito de desastres naturais continuarão a ser permitidas. Até ao momento, o governador não forneceu quaisquer detalhes adicionais sobre as possíveis consequências da violação destas novas regras, embora as autoridades já tenham deportado vários grupos de estrangeiros.

Embora a proibição tenha sido exaltada pelos seus esforços para conter comportamentos impróprios, a verdade é que tem também enfrentado algumas críticas por parte das comunidades locais, nomeadamente entre os que trabalham como guias e motoristas, ou detêm negócios nas imediações das montanhas. De acordo com este grupo de opositores, uma medida tão drástica acabará por afastar o turismo e prejudicar a recuperação da indústria na sequência da pandemia de Covid19. Como alternativa, alguns guias e agências locais sugerem patrulhas policiais mais recorrentes e coimas, permitindo que os turistas que não prevariquem possas continuar a usufruir das montanhas. Em resposta, o responsável pelo turismo local, Tjokorda Bagus Pemayun, defendeu a proibição e assegurou que serão oferecidas oportunidades de emprego alternativas aos guias e montanhistas, caso a proibição se torne oficial.

Por enquanto, fontes do governo em Jacarta afirmam que a questão ainda está a ser deliberada, enquanto o Ministro do Turismo, Sandiaga Uno, explicou que, uma vez tomada a decisão final, a mesma será anunciada pelo governador de Bali.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem