Todos os feriados de 2026 em Portugal e uma explicação detalhada sobre como aproveitar as pontes e os fins-de-semana para rentabilizar ao máximo os típicos 22 dias de férias.
Ainda agora regressaste das férias e já estás pronto para nova aventura? À semelhança do que já havíamos feito para 2024 e 2025, decidimos criar esta compilação com todos os feriados de 2026 e fazer uma pequena análise com a melhor forma de – gastando o menor número possível dos teus preciosos dias de férias – maximizar os teus dias fora do local de trabalho. Afinal, se rentabilizares os dias a que tens direito e os encostares a determinados feriados e fins-de-semana prolongado, podes facilmente ganhar um acréscimo considerável aos teus períodos de descanso!
Se não acreditas, permite-nos então provar-te o contrário! Sem mais demoras, aqui estão todos os feriados de 2026 em Portugal, e como aproveitar as pontes e os fins-de-semana para aumentar os teus dias de férias.

Para começo de conversa, segue um apanhado com todos os feriados programados para o ano de 2026 em Portugal:
Para além disso, não esqueçamos os feriados municipais. Embora estas opções variem sempre de acordo com a área de residência de cada leitor, aqui seguem as datas dos santos padroeiros mais populares:
Finalmente, deixamos ainda uma nota relativamente ao Feriado de Carnaval (17 de Fevereiro – 3ª Feira), que é gozado por uma porção significativa dos portugueses apesar de não ser de atribuição obrigatória.
Como acontece todos os santos anos, Janeiro principia com o único feriado do mês. Embora calhe a meio da semana, numa 5ª feira, se ainda tiveres pelo menos 1 dia de férias por gozar do ano transacto (e relembramos que o deves aproveitar até final de Abril) esta pode ser uma excelente forma de passares o Réveillon numa outra cidade europeia, desfrutando de um fim-de-semana prolongado de 4 dias (5ª a Domingo) com apenas 1 dia de férias.

À semelhança do que acontece na maioria dos anos, o mês de Fevereiro costuma ser agraciado com a Terça-Feira Gorda de Carnaval, que em 2026 acontece no dia 17. Infelizmente, este é um feriado facultativo, pelo que nem todos os portugueses o podem desfrutar. No entanto, se fazes parte da maioria que tem direito a este dia, abre-se uma excelente desculpa para, com 1 único dia de férias, poderes tirar outro fim-de-semana prolongado (Sábado a 3ª).

Se o início do ano já costuma ser parado no que toca a férias e feriados, essa situação fica ainda mais acentuada em 2026, uma vez que a Páscoa terá lugar apenas no mês seguinte. Como tal, não há feriados a registar em Março.

Para começares o mês em beleza, Abril principia com a Sexta-Feira Santa, a dia 3, oferecendo-te assim um fim-de-semana prolongado sem que tenhas que gastar qualquer dos teus dias de férias.
Infelizmente, as boas notícias ficam-se por aí, já que o 25 de Abril cairá a um Sábado em 2026.

Maio traz-nos um único feriado, mas pelo menos é logo a abrir a contenda! Como cereja no topo do bolo, o Dia do Trabalhador (1 de Maio) terá lugar a uma Sexta-Feira, permitindo-te uma vez mais ir de fim-de-semana prolongado sem gastar dias de férias.

Com o calor a apertar, mas ainda longe das enchentes de Julho e Agosto, Junho é um excelente mês para tirar férias no Velho Continente, seja para aproveitar os primeiros dias de praia, ou para explorar um destino mais cultural. Felizmente, e no caso português, o mês é também conhecido pela concentração de feriados, com as celebrações do Corpo de Deus (4 de Junho), Dia de Portugal (10 de Junho) e dos Santos Populares (13, 24 ou 29 de Junho, consoante a tua zona de residência). Como vês, não faltam opções!
Aproveitando a proximidade entre os dois primeiros feriados do mês, poderás tirar o período compreendido entre 4 e 14 de Junho aproveitando ambas as datas e dois fins-de-semana pelo meio. Significa isto que, utilizando apenas 5 dias de férias, podes ficar fora durante nada menos que 11 dias!

Quanto aos Santos Populares, e para desgraça dos nossos amigos alfacinhas, o Santo António terá lugar a um Sábado em 2026. Seja como for, quem celebrar o São João terá direito a um dia extra de dolce far niente (4ª feira, 24), ao passo que os que festejem o São Pedro têm ainda a benesse de poder gozar de mais um fim-de-semana prolongado (2ª feira, 29).
Julho marca o início de um longo período sem qualquer feriado para gozar, e que se prolonga por Agosto e Setembro até ao final do Verão. No entanto, se no caso de Julho e Setembro a inexistência de feriados não é novidade, o caso muda de figura no que toca a Agosto.


Infelizmente, quiseram os deuses dos calendários que a Assunção de Nossa Senhora (15 de Agosto) fosse cair a um Sábado em 2026, prolongando assim esta travessia no deserto!

Para melhorar um pouco a falta de perspectivas do Verão, Outubro abre com a Implantação da República, no dia 5. Tornando tudo ainda melhor, este feriado terá lugar a uma 2ª feira, abrindo-se a possibilidade de mais um city-break de 3 dias sem usufruto de qualquer dia de férias!

Novembro traz-nos o Dia de Todos os Santos, mas o calendário não foi propriamente misericordioso, com o dia 01 de Novembro a coincidir com mais um fim-de-semana (Sábado). De resto, são nada menos que 5 os feriados que calham a um fim-de-semana em 2026. Felizmente, este será o último.

Alegra-te, porque depois da tempestade vem sempre a bonança! Como tal, fechamos o ano de 2026 com excelentes notícias, já que ambos os feriados da Restauração da Independência e da Imaculada Conceição têm lugar à semana (3ª feira)! Significa isto que, com 2 dias de férias, poderás usufruir de 2 fins-de-semana prolongados de 4 dias (Sábado a 3ª), ou, se ainda tiveres alguns dias de férias suficientes, tirar todo o período de 28 de Novembro a 08 de Dezembro (11 dias) com apenas 5 dias de férias.
Uma oferta bastante generosa se quiseres escapar ao frio e visitar locais como Maldivas, Malásia, Zanzibar, México ou Cuba; ou se preferires ficar por perto e explorar os melhores mercados de Natal da Europa.

Já que falamos em Natal, o “grande dia” tem lugar a uma 6ª feira, pelo que podes aproveitar mais um fim-de-semana prolongado e ir passar a quadra num sítio diferente. Alternativamente, e já que o Ano Novo de 2027 terá também lugar a uma Sexta-Feira, podes tirar todo o período natalício para recuperar da overdose de doces, ganhando 10 dias de descanso (25 Dezembro a 03 de Janeiro) com apenas 4 de férias.

Se fizermos uma compilação com tudo o que foi descrito acima, a verdade é que se abre a possibilidade de mais do que duplicar os teus dias de férias – é tudo uma questão de organização! Uma vez que já explorámos tudo em maior detalhe, segue apenas um pequeno resumo sobre como poderás usufruir de 57 dias fora do escritório utilizando os normalíssimos 22 dias de férias obrigatórios por lei.
Tudo somado, terás então os prometidos 57 dias de descanso vs 22 dias de férias.
Aqui, o principal período de férias terá lugar no período compreendido entre 30 de Maio e 14 de Junho (16 dias no total, tirando 8 de férias):

Para além disso, deverás reservar o intervalo entre 28 de Novembro e 08 de Dezembro (11 dias no total, tirando 5 de férias), e aproveitando que o Natal de 2026 e Ano de Novo de 2027 terão ambos lugar a uma Sexta-Feira, é também recomendável tirar o período de 25 de Dezembro a 03 de Janeiro (10 dias no total, tirando 4 de férias):

Tudo somado, sobrar-te-ão ainda 5 dias de férias, que podes aproveitar para gozar as pontes dos feriados que calhem a uma 5ª ou 3ª feira e que já não estejam incluídos nos períodos destacados, como é o caso do Ano Novo 2026 (4 dias no total, tirando 1 de férias):

E do Carnaval (4 dias no total, tirando 1 de férias):

Com os 3 dias que sobram, recomendamos que os encostes aos fins-de-semanas prolongados por feriados que caiam a uma 6ª ou 2ª feira, como a Sexta-Feira Santa (4 dias no total, tirando 1 de férias), o Dia do Trabalhador (4 dias no total, tirando 1 de férias) ou a Implantação da República (4 dias no total, tirando 1 de férias).
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂