Tal como já tínhamos anunciado no nosso Instagram, a partir da passada Segunda Feira, a dose de reforço passou a ser mostrada nos certificados digitais de quem a tomou. No entanto, a algumas pessoas, o esquema vacinal estava assinalado como 2/1 ou 3/1, sem qualquer explicação associada, levando à possibilidade de ser um “bug”. A DGS veio entretanto esclarecer:
De acordo com a DG passam a existir, com a dose de reforço, 6 formas diferentes de representar a vacinação completa no certificado digital:
A informação da DGS explica ainda que a dose de reforço administrada após esquema vacinal primário de duas doses é apresentada no certificado como esquema 3/3, após esquema vacinal primário de uma dose é apresentada como esquema 2/1 e nos recuperados da infeção aparece como esquema 3/1. Fonte
Segundo a mesma DGS, esta informação ficará disponível no Certificado Digital 14 dias após a toma da dose de reforço. Até lá, podes continuar a usar o teu certificado que demonstra o esquema vacinal primário completo.
Foi ainda também determinado que, a partir de 1 de Fevereiro, na União Europeia, a validade dos esquemas vacinais primários, será de 270 dias (9 meses) a contar partir do dia da inoculação da última dose.
Relativamente a vacinação já com dose de reforço, “os certificados de vacinação que atestem a administração de doses de reforço não estarão sujeitos a um período de aceitação”.
Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!
Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado.