O Parque Arqueológico do Coliseu, em Roma, vai abrir pela primeira vez ao público um corredor subterrâneo oculto, conhecido como “Passaggio di Commodo”, após uma grande restauração. Este túnel abobadado permitia aos imperadores deslocarem-se, sem serem vistos pelas multidões, diretamente do exterior do Coliseu até ao camarote imperial.
O túnel, que não esteve previsto na construção inicial do anfiteatro, foi criado entre o final do século I e o início do século II d.C., segundo selos em tijolos encontrados durante as escavações das fundações. Apesar de ter sido construído entre os reinados de Domiciano (81-96 d.C.) e Trajano (98-117 d.C.), o corredor ficou conhecido pelo nome do imperador Cómodo (180-192 d.C.), entusiasta dos combates de gladiadores.
A ligação do túnel a Cómodo deve-se a um relato de Cassius Dio, que descreve uma tentativa de assassinato contra o impiedoso imperador, que pode ter ocorrido nesse túnel. Cómodo é retratado no filme Gladiador, de Ridley Scott, como o famoso amante das arenas sangrentas.

A recente restauração, que durou um ano, teve como objetivo resolver problemas de infiltração de água e condições microclimáticas comprometidas que danificaram gravemente a decoração do túnel. O projeto, financiado pelo Parco Archeologico del Colosseo e pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência da Itália (PNRR), permitiu revelar detalhes impressionantes, como as paredes revestidas com mármores luxuosos e estuques decorados com cenas mitológicas de Dionísio e Ariadne.
Espera-se que a abertura ao público ocorra a 27 de Outubro. Para aceder a esta área será necessário adquirir um bilhete “Full Experience” estará disponível brevemente.
Ver esta publicação no Instagram
A direção do parque anunciou que uma segunda fase de restauração começará no início de 2026, focando na secção do túnel que se estende para além do perímetro do Coliseu. O final do corredor permanece desconhecido, mas sabe-se que ele se dirige para leste, possivelmente para as guaritas dos gladiadores, como o Ludus Magnus, ou para o Monte Celio.
Durante as obras de restauração, os visitantes poderão observar parte das intervenções em tempo real, apreciando a conservação dos painéis de mármore, estuques e pinturas murais que enriqueceram ao longo dos séculos este importante legadoo arqueológico. Esta abertura oferece a fascinante oportunidade de reviver o percurso exclusivo dos imperadores durante os espetáculos do anfiteatro ao mesmo tempo que testemunham o trabalho cuidadoso de preservação do património conduzido pelo parque arqueológico.
Leitura recomendada: Guia de viagem de Roma, Itália – O que fazer em 3 dias na Cidade Eterna 🇮🇹
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂