Companhias aéreas com maior e menor espaço de pernas nos seus aviões ✈🦵

  • 24.10.2022 20:00
  • Bruno A.
Assentos de avião

Um pequeno resumo que que te irá mostrar quais as companhias aéreas a operar voos regulares de e para Portugal com maior e menor espaço de pernas dentro das suas aeronaves, dentro da gama lowcost, intra-europeia e intercontinental (longo curso) ✈🦵

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Se é certo que os mais altos terão maior facilidade em empatizar com este problema, a realidade é que já todos nós deveremos ter saído de um voo com a sensação de que acabámos de tentar fazer a rotina de Nadia Comăneci nos Olímpicos de 76. Os alongamentos constantes, as posições flectidas, os joelhos vermelhos e marcados de quase os carimbarmos no banco da frente.

Aquilo que deveria ser uma experiência prazerosa, e adicionada à ansiedade que já muitos sentem ao voar, consegue quase transformar-se num castigo físico e mental, que termina apenas no momento em que as rodas tocam a pista de aterragem (não admira que tantos ainda batam palmas).

No entanto, e antes que penses que o mundo enlouqueceu, fica desde já a saber que ainda existem companhias aéreas que se orgulham de não obrigar os seus passageiros a sair dos seus voos com os joelhos de quem parece ter acabado de cumprir promessa no Santuário de Fátima!

Espaço entre pernas em voos intra-europeus

Entre companhias low-cost

Entre as que operam no mercado português, a Volotea é a companhia aérea lowcost com o maior espaço de pernas, com uns confortáveis 76cm de comprimento (distância ao banco da frente) e quase 46cm de largura (largura de cada banco).

Em sentido contrário, a Wizz Air é a menos generosa e não parece particularmente preocupada com o facto dos seus passageiros terem pernas. Apenas 71cm de comprimento, bem abaixo da média desta categoria.

Surpreendentemente, a mal-amada Ryanair comporta-se bastante bem nesta temática, com dimensões extremamente semelhantes às da nossa número 1 (76cm x 43cm), e à frente de concorrentes como a Easyjet (73,66cm x 45,72cm) e a Vueling (73,66cm x 45cm)

Leitura recomendada: O que saber antes de voares na Ryanair – Bagagem, tarifas, documentação, reembolsos e muito mais

Entre companhias de bandeira

Deixando as lowcost para trás e passando para a “Liga dos Grandes”, é importante ter em consideração as aeronaves utilizadas. Curiosamente (ou talvez não), as versões mais recentes tendem a ter um espaço de perna menor do que as anteriores, numa demonstração clara de que a estratégia da maioria das companhias aéreas passa por tentar rentabilizar ao máximo o espaço dos aviões da sua frota.

Assim, e tomando como exemplo a British Airways, se viajares para outro país europeu a bordo de um Airbus A321, o espaço de perna será mais generoso (76,2cm x 43cm) do que se o fizeres num Airbus A321neo (73,66cm x 43cm), versão mais recente do mesmo modelo.

Quanto às companhias de bandeira que mais espaço de perna proporcionam em voos de curta duração, o prémio vai para a Air Baltic (que recentemente anunciou uma nova rota para o Porto) e o seu Airbus A220-300 (81,28cm x 47cm), com a escandinava Finnair (81,28cm x 46cm) e a germânica Lufthansa (81,28cm x 46,35cm num Embraer E-195) muito próximas na perseguição.

Contudo, e ao passo que tanto a Finnair como a Air Baltic oferecem um espaço relativamente homogéneo em todas as suas aeronaves, no caso da companhia Alemã as dimensões são bastante mais variáveis, com o seu Airbus A320 a ficar bastante abaixo do exemplo anterior (76cm x 45,72cm).

Em contrapartida, a Iberia – linha aérea de bandeira de “nuestros hermanos” – é a que apresenta os números mais modestos no que toca a este tipo de voos, com o seu Airbus A321neo a ficar muito abaixo dos números das restantes concorrentes (71cm x 43cm). E mesmo nos modelos mais espaçosos, como o A321, o upgrade de espaço não é suficiente para conseguir sequer ombrear com os números da Air Baltic (73,66cm x 43cm).

Quanto à “nossa” TAP (ainda é nossa, ou já foi privatizada novamente?), anda taco a taco com a Iberia nos modelos neo da Airbus (A320 / 321). Em termos de espaço para pernas estão empatadas, mas a TAP oferece assentos 1cm mais largos (71cm x 44cm). A situação nos Embraer E190 e nos modelos mais antigos (“ceo”) da Airbus é melhor. Aqui podemos esperar 76cm de espaço de pernas um lugar com 45,72cm de largura.

Sim, estás a ler bem. Tanto a Ryanair, como a Volotea oferecem, nos voos com saída de Portugal, pelo menos mais espaço de pernas.

Espaço entre pernas em voos intercontinentais

Se alargarmos esta análise a voos intercontinentais com partida de Portugal (também normalmente chamados de voos de longo curso), facilmente verificámos um aumento considerável no espaço de perna atribuído. Afinal, estamos a falar de voos extensos, que podem levar muitas horas, e é de todo o interesse das companhias aéreas que o passageiro possa estar tão confortável quanto possível.

Apresentando então o supramencionado mini-ranking, a companhia que apresenta melhores números é a…TAAG. Os Boeing 777-300ER que a companhia angolana usa para ligar Lisboa ou Porto a Luanda oferecem aos seus passageiros uns generosos 83,84cm de espaço para as pernas e um assento com 43,18cm de largura.

Em segundo lugar: a LATAM, que liga Lisboa a São Paulo. O seu Boeing 767-300ER oferece 81,28cm de espaço para pernas e 45,72cm de largura do assento. O mais recente Boeing 787-900 oferece o mesmo espaço de pernas, mas assentos mais estreitos (81.28cm vs 43.18cm).

A Emirates – que levaria o primeiro lugar caso o seu Airbus A380 pudesse ser utilizado nos principais aeroportos nacionais: 86,36cm x 45,72cm – fica em terceiro lugar. Quem viajar no seu Boeing 777-300ER até ao Dubai (vê aqui a nossa experiência a bordo) pode esperar 81,28cm de espaço para pernas e 43,18cm de largura do banco – medidas semelhantes às do Boeing 787-900 da LATAM, mas inferiores às do 767-300ER.

Quanto às companhias Europeias, as medidas andam, maioritariamente nos 78,74cm para espaço para pernas e 45cm de largura de assento (incluindo a TAP). Aqui destaca-se a Air France, que oferece medidas um pouco mais generosas nos seus Boeing 777-300ER (mas que não voam de e para Portugal, pelo menos em condições normais), com 81.28cm vs 43.18cm.

DICA: Se estás prestes a viajar e queres saber qual o espaço de perna reservado para ti na aeronave, podes consultar o Seat Guru e consultar a informação que procuras.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem