Uma compilação de 12 destinos quentes que podes visitar no Inverno, permitindo-te assim escapar do frio nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.
O frio tem o seu encanto… Durante 1 ou semana ou 2! No entanto, e ao fim de algum tempo, a maioria de nós cansa-se da chuva e das baixas temperaturas, começando a fantasiar com paragens mais paradisíacas. Se te incluis neste grupo e és daqueles que começa a contar os dias para o Verão logo a seguir ao Natal, então nada melhor que marcar uma viagem!
Mas então, onde devemos ir? Para te ajudar a responder a essa pergunta, fizemos uma compilação de 12 destinos quentes que podes visitar no Inverno, permitindo-te assim escapar do frio nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março rumo a paragens mais bonitas, agradáveis e tropicais.
Leitura recomendada:

O destino perfeito se quiserem fazer um mix de praia, calor e cultura, Cuba é uma excelente forma de dar início à nossa lista! Se é verdade que o país já conheceu dias melhores, com uma crise económica gravíssima, enquanto turista muito dificilmente sentirás os efeitos da mesma na pele, estando ao mesmo tempo a contribuir monetariamente para a melhoria dos standards de vida da população e da sustentabilidade dos negócios locais.
Para além das praias de Varadero e das bem menos massificadas estâncias balneares de Cayo Coco e Guardalavaca, podes apreciar o encanto decadente e colonial de Havana, bem como a arquitectura antiga e pitoresca de locais como Cienfuegos, Trinidad e Santiago de Cuba. Um país simpático e largamente incompreendido, a lidar com as piores consequências de uma classe política criminosamente inerte e de uma comunidade internacional que oscila entre a hostilidade e a indiferença.

O Brasil é um país de tal modo diverso e gigantesco, que é fácil encontrar cantinhos que justifiquem uma visita em qualquer altura do ano. Se o Nordeste esconde uma enorme extensão de praias paradisíacas, o fabuloso Parque Natural da Chapada Diamantina e cidades como Salvador, João Pessoa ou Fortaleza; já o Sul oferece incontáveis vilas de influência europeia, estâncias hiper-famosas como Floripa e Balneário Camboriú e os ranchos gaúchos do Rio Grande do Sul.
Pelo meio, não faltam cidades coloniais, a metrópole incansável de São Paulo e a energia vibrante da lendária Rio de Janeiro (para não falar de Manaus e da Floresta Amazónica). Para além das temperaturas quentes, o Inverno do Hemisfério Norte marca também a chegada do Carnaval – provavelmente o evento anual mais icónico de todo o Brasil! Como tal, nada melhor que fugir ao frio de Fevereiro e voar até à Cidade Maravilhosa!

Há muitos poucos destinos que oferecem uma probabilidade de bom tempo todo o ano tão alta como as Seychelles. Aí, quererás apenas evitar os meses de Janeiro e Fevereiro, correspondentes às monções. No entanto, para Novembro e Dezembro, o arquipélago é um lugar maravilhoso. Compostas por mais de 115 ilhas distintas, as Seychelles podem ser encontradas em plenas águas cristalinas do Oceano índico, destacando-se como um dos principais destinos turísticos de África.
Aliás, o sector turístico é mesmo o mais importante do país, e um dos principais factores que ajuda a explicar a razão pela qual a nação é considerada uma das mais ricas e desenvolvidas do continente. Com algumas das melhores praias do mundo, trilhos de montanha fabulosos e um conjunto alargadíssimo de espécies de fauna e flora que não poderás encontrar em lado nenhum (endémicas), este é – sem sombra de dúvida – um destino imperdível para os amantes de natureza!
Recomendado: Guia de viagem das Seychelles + Roteiro de 7 dias no arquipélago

Conservando a toada dos arquipélagos Africanos, segue-se agora a pequena nação insular de Cabo Verde. Situado junto à costa ocidental africana, a um curto voo de apenas 1 hora do Senegal, o arquipélago cabo-verdiano é constituído por 10 ilhas de origem vulcânica, das quais apenas nove são habitadas pelos cerca de 550.000 habitantes do país. Felizmente para os amantes de calor e de turismo balnear, poucos destinos são tão fiáveis e versáteis quanto Cabo Verde, já que as temperaturas oscilam sempre entre os 20ºC e os 31ºC ao longo de todo o ano.
Como podes ver, Cabo Verde é uma excelente opção para fugir ao Inverno europeu! Como decerto já esperarias, o grande destaque do país são mesmo as suas praias, onde podes ficar refastelado na areia, ir a banhos ou aproveitar as experiências de mergulho e snorkeling. Já no interior (dependendo da ilha), podes completar trilhos montanhosos incríveis e visitar majestosos vulcões.
Recomendado: Guia de viagem de Cabo Verde – Transportes, hotéis, dicas e muito mais!

Um país que se está a abrir ao mundo e que promete tornar-se um dos destinos de férias mais populares da próxima década, por agora ainda é possível antecipares-te às multidões e visitar o Reino da Arábia Saudita no seu estado mais cru. Dado o calor infernal do Verão, o Inverno é a estação perfeita para desfrutares do país enquanto as temperaturas estão minimamente aceitáveis (entre os 20ºC e os 30ºC, dependendo da região).
Isto significa que estarão reunidas as condições perfeitas para nadar nas águas quentes do Mar Vermelho em Umluj, fazer snorkeling ou mergulho nas Ilhas Farasan, visitar a cidade histórica de Al-Ula e as ruínas de Hegra, explorar as vilas históricas de Rijal Alma e Thee Ain, deambular pela Cidade Velha de Jeddah e conhecer um dos locais mais sagrados do Islão em Medinah. Já no norte, embora as praias não abundem, podes aproveitar para visitar a capital Riyadh e tirar uma fotografia ao Edge of the World.

Um gigantesco país de praias paradisíacas, cidades vibrantes, vilazinhas coloniais e uma colecção absurda de ruínas Maias e Aztecas, não admira que o México seja um dos países mais visitados do mundo. Afinal, quer prefiras umas férias de papo para ar nas praias da Península de Yucatan, um raide pelos tesouros arqueológicos de Teotihuacan, Palenque e Chichén Itzá (entre muitos outros) ou uma aventura cultural pela Cidade do México e pelas vilazinhas coloridas e tradicionais do interior do país – como Puebla, Taxco, San Miguel de Allende ou Morelia – não há como errar com uma viagem ao México!
Para além disso, não podemos esquecer a deliciosa gastronomia local e os vários festivais e celebrações que se tornaram famosos em todo o mundo, com o lendário Dia de los Muertos em Oaxaca à cabeça! Convém ainda não esquecer que, ao visitares o México no Inverno, estarás a evitar a temporada de furacões no Atlântico, que normalmente decorre de Maio a Outubro.
Recomendado: Guia de viagem do México – Transportes, hotéis, o que fazer e melhores cidades para visitar

Regressando agora às ilhas das Caraíbas, a República Dominicana é provavelmente o destino mais popular da região. Com uma temperatura maravilhosa, praias idílicas, boas condições de segurança e infraestruturas adequadas para a chegada do turismo massificado, a indústria é uma máquina já muito bem oleada. Normalmente, a maioria dos turistas de agência encontram o seu pouso nas estâncias de Punta Cana, Puerto Plata e La Romana, mas há muito para descobrir fora do circuito tradicional.
Para além do encanto colonial de Santo Domingo (o primeiro local na América onde Colombo atracou), podes fugir às multidões e fazer praia no Parque Nacional de Este, apanhar umas ondas em Cabarete, fazer um tour de avistamento de baleias na Baía de Samaná ou explorar o interior montanhoso em Jarabacoa. Outros destinos quentes nas Caraíbas para visitar no Inverno incluem Barbados, Jamaica, Santa Lucia, Aruba ou Bahamas.

Estando cercado dos gigantes Argentina e Brasil, torna-se bastante fácil ignorar o pequeno Uruguai quando se planeia um périplo pela América do Sul. Um erro crasso – ou não fosse o país famoso pela sua extraordinária costa atlântica. Aliás, todos os verões (no hemisfério sul), são milhares os argentinos e brasileiros que saem do seu país para passar férias nas praias de Punta del Este e de Punta del Diablo, em terras uruguaias.
Posto isto, essa é a melhor altura para visitar o Uruguai, com o adicional de que, em Fevereiro, o país mobiliza-se para assistir às paradas da Candombe, as celebrações de Carnaval mais longas de todo o planeta! Para além das praias e do Carnaval, vale ainda a pena aproveitar a cosmopolita Montevidéu e a beleza colonial de Colonia del Sacramento. Isso, e comer alguma da melhor carne do planeta – especialmente nos ranchos gaúchos das vastas planícies do interior do país!

Provavelmente o destino de praia mais fantasiado do planeta, as Maldivas são uma excelente opção para fugir ao frio do Inverno europeu! Afinal, o país é formado por milhares de ilhas de areia branca, com a água do mar a uns constantes e agradáveis 25 graus. Para além disso, os meses de Inverno permitem-te fugir à época das monções, maximizando assim os dias solarengos e de céu limpo.
Como bem sabes, quase toda a gente procura resorts paradisíacos com as típicas cabaninhas de madeira pousadas sobre o mar turquesa. No entanto – prepara-te – porque estes locais ficam em ilhas privadas e são normalmente bastante caros. Para algo um pouco mais em conta e de cariz local, podes optar pela ilha Gulhi, um atol público situado a apenas 2 horas de ferry da capital Mahé. Alternativamente, a opção low-cost mais conhecida é a ilha de Maafushi. Para além dos restaurantes e de uma infraestrutura decente, as ilhas conta com algumas bikini beaches, onde – tal como o nome indica – podes usar trajes de banhos ocidentais (as Maldivas são um país muçulmano).

Chegados finalmente ao Sudeste Asiático, não há melhor representante da região do que a “Terra dos Sorrisos”. País de paisagens, sabores e cheiros exóticos, a Tailândia tem a particular vantagem de estar já bem ambientada ao turismo de massas, o que significa que aqui poderás encontrar todas as comodidades a que estás habituado na Europa. No entanto, e partir daí, toda a qualquer semelhança com o Velho Continente é pura coincidência.
De resto, a terapia de choque começa logo em Bangkok, capital e esmagadora metrópole com mais de 10 milhões pessoas. No entanto, e a partir daí, o ritmo acalma, quer rumes a norte – nomeadamente a Chiang Mai – ou a sul, para a zona balnear por excelência. Nesta última, a Tailândia esconde pequenos pedaços de paraíso, da famosa e já batida Phuket, à cada vez mais popular Krabi, passando ainda por Koh Samui e pelas Ilhas Phi Phi. Junta a isto uma série de mercados absolutamente únicos, ruínas arqueológicas milenares e uma gastronomia deliciosa, e tens à tua espera um dos melhores destinos turísticos para fugir ao fio do Inverno!
Recomendado: Guia de viagem da Tailândia – Transportes, hotéis, dicas + Roteiros de 8, 10 e 14 dias

Mantendo-nos pela senda do Sudeste Asiático, é agora altura de dedicarmos algumas linhas às Filipinas. Uma mescla que mistura o melhor das culturas nativas, americana e hispânica, fruto das largas gerações de ocupação e colonialismo, as Filipinas são uma nação com um carácter bastante distinto. Para além disso, poucos países no mundo são capazes de igualar a oferta Filipina no que toca a praia, cenários naturais e oportunidades de mergulho/snorkeling, algo que podes aproveitar em pleno durante o Inverno, já que a época das monções decorre habitualmente de Junho a Outubro.
Afinal, e sendo o país composto por nada menos que 7000 ilhas distintas, a verdade é que nunca estás longe de um areal paradisíaco, de uma gruta perdida ou de um campo de arrozais deslumbrante. De resto, não faltam locais idílicos para visitar e apreciar, especialmente nas ilhas de Palawan, Cebu, Boracay e Bohol, famosas pelas praias, pelo mar turquesa e pela infindável variedade de actividades aquáticas, como nadar com baleias ou cardumes de sardinhas!
Recomendado: Guia de viagem das Filipinas – Transportes, hotéis, dicas + Roteiros de 8, 10 e 14 dias

Finalmente, fechamos a nossa lista de destinos quentes para visitar o Inverno com a mítica nação do Egipto. Berço de uma civilização quase tão antiga quanto o próprio tempo, o Egipto é um dos destinos mais fascinantes do planeta. País de templos milenares, museus arqueológicos e – pois claro – das famosas Pirâmides de Gizé, é também na “Terra dos Faraós” que poderás encontrar o icónico Rio Nilo, principal fonte de vida do país, e a paradisíaca costa do Mar Vermelho, um dos melhores locais do mundo para fazer snorkeling/mergulho e ver as garridas cores dos corais.
De resto, é até recomendável que visites o Egipto durante os meses de Inverno, já que o interior e o sul do país são demasiado quentes para serem explorados de forma confortável no Verão, quando as temperaturas atingem facilmente os 40ºC. Embora possas passar todo o teu tempo na praia – com destaque para Hurghada e Sharm el-Sheikh – faz um favor a ti próprio e sai para ficares a conhecer a cultura e história do país, nomeadamente em Luxor, Aswan e no Cairo.
Recomendado: Guia de viagem do Egipto + Roteiro de 7, 10 e 14 dias
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂