As férias são uma altura especialmente propícia a lesões: ou porque fazes um sprint para apanhar um voo, porque o piso da piscina está escorregadio ou porque exageraste na distância da caminhada. Vê algumas dicas que a Prof. Maria João Leite deixa para prevenir e estabilizar temporariamente algumas lesões que podem ser suficientes para não teres de voltar para casa mais cedo.
As lesões traumáticas mais frequentes dependem do tipo de actividade, mas regra geral para as nossas típicas férias incluem:
Os cortes ou lacerações são das lesões traumáticas que mais vezes afetam os viajantes. Estas podem ser causadas por material biológico (conchas/corais, ramos, pedras) ou material inerte como vidro ou metal. Segundo a Dra. Maria João Leite, “o material que origina a laceração pode ser importante na definição da abordagem ao tratamento de primeiros socorros”:
O tratamento depende da extensão e profundidade da ferida
Identificáveis pela pequena extensão / profundidade, e ausência de hemorragia ou hemorragia fácil de controlar:
Identificáveis pela extensão, profundidade e por hemorragia difícil de controlar ou incontrolável
Segundo a Prof. Maria João Leite, “as quedas no Verão são mais frequentes do que se pensa, sejam devido ao piso molhado à volta de uma piscina ou a explorar um trilho com piso mais irregular dando origem a contusões ou lesões mais sérias. No Inverno é igualmente elevada, seja por quedas em superfícies molhadas / congeladas, seja devido a atividades / desportos na neve propícios a isso”
“Geralmente ocorrem por quedas da nossa altura após escorregarmos, em que batemos diretamente com a zona do “traseiro” no chão. É uma situação inocente mas que pode resultar em desconforto local por 1-2 semanas.
Sinais que indiquem que podes precisar de assistência médica:
“Ocorre quando batemos diretamente com a perna ou ou braço em algum obstáculo ou por uma queda. Geralmente forma-se um hematoma visível no local do trauma, que é responsável pela dor.”
Sinais que indiquem que podes precisar de assistência médica urgente:
De acordo com a Prof. Maria João Leite, “as entorses correspondem ao estiramento ou rotura parcial/total de ligamentos que têm como função estabilizar as articulações, sendo as mais frequentes as lesões ao nível do joelho e tornozelo”
“As entorses do joelho ocorrem geralmente quando estamos a andar num piso irregular ou a praticar actividade física com alguma velocidade ou mudanças de direção bruscas, como por exemplo em trekkings, sendo que a maioria é benigna e envolve apenas os ligamentos colaterais do joelho (os “externos”)”
No entanto, a Dra Maria João Leite deixa a ressalva que, embora as lesões dos ligamentos colaterais dos joelhos sejam bastante mais frequentes, também é possível contrair uma entorse dos ligamentos “internos” – os famosos ligamentos cruzados, cujas lesões ouvimos muitas vezes falar no futebol e outros desportos de alta competição”:
Este tipo de lesão consistem no estiramento ou rotura de ligamentos que “ligam” a perna ao pé, e ocorrem mais geralmente do lado de fora do tornozelo. “Normalmente ocorrem após uma queda após uma queda ou um movimento de rotação do tornozelo, geralmente ao caminhar em piso irregular ou ao depois de saltar”.
Sinais que indiquem que podes precisar de assistência médica urgente:
As lesões dos dedos da mão e pé incluem contusões/pisaduras, entorses dos dedos e fraturas.
As contusões e entorses ocorrem frequentemente após trauma direto (pancada) ou quedas, e levam ao aparecimento de dor limitada ao dedo e inchaço local, mas de intensidade ligeira e que permite retomar a actividade.
As fraturas geralmente implicam a observação por um Ortopedista para decisão do tratamento, mas existem algumas pequenas fraturas que podes estabilizar tu próprio temporariamente até seres orientado por um profissional.
Fraturas das falanges dos dedos do pé:
Ocorrerem geralmente por trauma direto dos dedos (especialmente o “mindinho do pé”) em objetos ou queda de um objeto pesado sobre o pé. É típico um hematoma e dor do dedo afetado, que causam desconforto mas impedem o doente de caminhar com o pé no chão.
Fraturas das falanges dos dedos da mão:
Estas leões são causadas por queda de um objeto pesado sobre os dedos ou após uma queda. Geralmente resultam numa pisadura local e dor, que é agravada pela mobilização dos dedos.
O desconforto muscular ligeiro é normal após uma atividade física mais intensa ou prolongada e geralmente ocorre 1 ou 2 dias após. De acordo com a Dra Maria João Leite, “caso a dor ou desconforto não passem em alguns dias podemos estar perante uma lesão de sobre-uso”
“Estas lesões podem decorrer de um inicio repentino de atividade física (em pessoas que não realizam actividade física regularmente), ou por exercício fisico intenso e durante um longo período de tempo e sem recuperação.”
Entre este tipo de lesões estão as tendinites do joelho, que levam ao aparecimento de dor bem localizada, inchaço local e desconforto com a atividade física e o movimento da articulação afetada.
Neste caso “a prevenção é o melhor remédio!” e deves seguir algumas indicações:
No caso da prevenção falhar, deve-se recorrer a “repouso, juntamente com gelo local e anti-inflamatórios”.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂