5 destinos para visitares em cada mês do ano 😎

  • 08.09.2022 22:33
  • Paulo

“Onde ir em Outubro?”, “Tenho férias em Janeiro, recomendam algum lugar em especial?” ou “que destino sugerem para Julho?” são, talvez, as perguntas que mais recebemos. Como as respostas que damos são mais ou menos as mesmas, resolvemos escrever um artigo, de forma a poderes ter sempre sugestões ao teu dispor!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Para cada mês vamos sugerir 5 destinos.

  • Praia: Para quem procura praia e sol, para relaxar.
  • Para todos os gostos: Um destino completo, que consegue satisfazer grupos com gostos opostos
  • Escapadinha:  Perfeito para uma viagem curta.
  • Outra sugestão: Um destino especialmente interessante nesse mês específico
  • Fora-da-caixa: Destinos obscuros e surpreendentes, para viajantes dispostos a experimentar locais desconhecidos

Onde ir em Janeiro:

Praia: Zanzibar, Tanzânia

Aproveita o melhor da praia no Indíco, bem perto da população local neste arquipélago da Tanzânia. Dá um salto às ilhas mais pequenas do arquipélago, Vale a pena, Chumbe e Changu para visitar praias particularmente intocadas. Janeiro é uma ótima altura para visitar Zanzibar, já que o tempo é seco e quento e as praias não estão tão cheias.

Também boa escolha em Fevereiro, Julho, Agosto e Dezembro

Zanzibar

Para todos os gostos: Cuba

Se não dispensam a praia mas procuram algo mais então Cuba é uma ótima escolha. É justamente em Janeiro que o sol mais brilha nesta ilha-nação. Mesmo com mais de 11 milhões de habitantes, continuam a existir em Cuba praias intocadas mas também serras cobertas de vegetação e cidades históricas como Havana e Santiago de Cuba.

Também boa escolha em: Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro

Escapadinha: Chamonix, França 

Chamonix é uma pitoresca cidade alpina, situada na base do Mont Blanc, perto da fronteira com a Suíça e Itália, perfeita para uma escapadinha na neve, que atinge por esta altura a consistência ideal para pores à prova os teus dotes de ski!

Também boa escolha em: Fevereiro, Março e Dezembro

Outra Sugestão: Nova Zelândia

O único defeito da Nova Zelândia é ficar do outro lado do mundo. Janeiro é o mês mais quente no arquipélago. Depois de relaxarem nas piscinas termais de Rotorua podem ficar a conhecer melhor a cultura Maori. E para os fãs de Senhor dos Anéis não se dispensa uma visita a Matamata, a terra dos Hobbits.

Também boa escolha em: Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro

Fora-da-Caixa: Arábia Saudita

Um país que se está a abrir ao mundo e que promete tornar-se um dos destinos de férias mais populares da próxima década (isto é um spoiler, não uma previsão), por agora ainda é possível antecipares-te às multidões e visitar o Reino da Arábia Saudita no seu estado mais cru. Dado o calor infernal do Verão, Janeiro é o mês perfeito para desfrutares do país enquanto as temperaturas estão minimamente aceitáveis (entre os 20ºC e os 30ºC, dependendo da região).

Isto significa que estarão reunidas as condições perfeitas para nadar nas águas quentes do Mar Vermelho em Umluj, fazer snorkeling ou mergulho nas Ilhas Farasan, visitar a cidade histórica de Al-Ula e as ruínas de Hegra, explorar as vilas históricas de Rijal Alma e Thee Ain, deambular pela Cidade Velha de Jeddah e conhecer um dos locais mais sagrados do Islão em Medinah. E isto, meus amigos, é só o sul do país!

Também boa escolha em: Fevereiro, Novembro e Dezembro

Onde ir em Fevereiro:

Praia: República Dominicana

Fevereiro é uma altura ótima para relaxares nas praias da República Dominicana. Estando mesmo no meio da época seca, o risco de apanhares mau tempo é muito reduzido.

Também boa escolha em: Janeiro, Março, Novembro e Dezembro

Para todos os gostos: México

E o que dizer do México: praia em Cancún, comida de rua na cidade do México, uma visita às ruínas aztecas de Chichen Itza e Teotihuacan ou uma caminhada guiada pelas densas florestas – o difícil será ter tempo para fazer tudo. Fevereiro é um mês ameno, sem grandes multidões, mas em que te podes cruzar com as festas de Carnaval que acontecem um pouco por todo o país.

Também boa escolha em: Também boa escolha em Janeiro, Março, Julho, Agosto, Novembro e Dezembro)

Escapadinha: Berlim, Alemanha (Também boa escolha todo o ano)

Berlim é uma combinação incrível de glamour e história, com uma cultura única, arquitetura moderna, gastronomia deliciosa e uma vida noturna vibrante! E já que viajas fora da época alta, talvez não tenhas de esperar tanto à porta dos melhores clubs – mas não prometemos nada.

Também boa escolha: Todo o ano

Outra Sugestão: Austrália

Tal como a Nova Zelândia, a Austrália é outro destino de Aventura excelente para fugir ao Inverno na Europa! Também aqui Fevereiro é o pico do verão, especialmente na costa Sul.

Também boa escolha em: Janeiro, Março, Novembro e Dezembro

Fora-da-Caixa: Uruguai

Estando cercado dos gigantes Argentina e Brasil, torna-se bastante fácil ignorar o pequeno Uruguai quando se planeia um périplo pela América do Sul. Um erro crasso – ou não fosse o país famoso pela sua extraordinária costa atlântica. Aliás, todos os verões (no hemisfério sul), são milhares os argentinos e brasileiros que saem do seu país para passar férias nas praias de Punta del Este e de Punta del Diablo, em terras uruguaias.

Posto isto, essa é a melhor altura para visitar o Uruguai, com o adicional de que, em Fevereiro, o país mobiliza-se para assistir às paradas da Candombe, as celebrações de Carnaval mais longas de todo o planeta! Para além das praias e do Carnaval, vale ainda a pena aproveitar a cosmopolita Montevidéu e a beleza colonial de Colonia del Sacramento. Isso, e comer alguma da melhor carne do planeta!

Também boa escolha em: Janeiro, Novembro e Dezembro

Onde ir em Março:

Praia: Filipinas

O mês de março é um mês particularmente interessante para visitar as Filipinas, já que vão poder ver as festas que decorrem durante as duas semanas que antecedem o dia de Páscoa. Outras atrações do país-arquipélago incluem as grutas subterrâneas de Puerto Princesa ou as Colinas de Chocolate na província de Bohol.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro

Para todos os gostos: Costa Rica

A Costa Rica é um paraíso natural. Apesar de ocupar apenas 0.03% da superfície terrestre, o país é a casa de 5% de toda a biodiversidade global, o resultado de um grande esforço de conservação. Metade do país está coberto por floresta tropical e não faltam ainda as praias banhadas pelas águas calmas do Pacífico. Tal como nas Filipinas, o mês de Março é de festa na Costa Rica, com festejos em volta da Semana Santa e do dia dos Boieiros.

Também boa escolha em: em Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro

Costa Rica

Escapadinha: Sevilha, Espanha

A capital da Andaluzia tem um sem-número de atrações para oferecer! Explora um dos maiores centros históricos da Europa, com fantásticos monumentos como a Catedral ou a famosa Praça de Espanha, experimenta a gastronomia local e assiste a um espetáculo de flamenco! Por esta altura, o desabrochar das laranjeiras traz uma vida particular às ruas da cidade.

Também boa escolha: todo o ano

Outra Sugestão: Chile

Para os mais indecisos sugerimos o Chile. Isto porque os mais de 4,000 quilómetros de comprimento deste país sul-americano são responsáveis por um leques impressionante de paisagens, dos glaciares da Patagónia até ao deserto do Atacama, todas elas bastante acessíveis durante o mês de Março. E com uma largura média de 60 quilómetros, onde quer que vão, o oceano Pacífico nunca estará longe.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro

Fora-da-Caixa: Irão

Apesar das polémicas recentes e das medidas draconianas de um governo autoritário e repressivo (que a esmagadora maioria do povo despreza), o Irão é um destino extremamente seguro e com alguns dos locais mais simpáticos e hospitaleiros que alguma vez conhecerás. Uma vez que algumas zonas do país ficam cobertas de gelo entre os meses de Dezembro e Fevereiro e o calor é absolutamente insustentável durante o Verão, Março é uma alternativa fenomenal para visitar o país.

Para além disso, Março coincide também com o Nowruz, as extraordinárias celebrações do Ano Novo Persa, que tomam conta de praticamente todo o país e correspondem à maior celebração iraniana do ano! Uma desculpa tão boa como qualquer outra para testemunhar a arquitectura estonteante de locais como Isfahan, Shiraz, Kashan ou Yazd!

Também boa escolha em: Abril, Maio, Setembro e Outubro

Onde ir em Abril:

Praia: Cabo Verde

Cabo Verde é o destino perfeito para todos os que procuram umas férias relaxantes. Este arquipélago oferece praias fantásticas, cenários montanhosos deslumbrantes e permite experienciar uma cultura única, resultante de influências portuguesas e africanas. O clima no arquipélago é excelente todo o ano, mas abril é particularmente seco e ameno.

Também boa escolha: todo o ano

Para todos os gostos:

No Vietname, quer seja no delta do rio Mekong ou na baía de Ha Long, preparem-se para passar muito tempo num barco. Quando em terra, é obrigatório experimentar o prato nacional, o Pho. A grande variedade de paisagens reflete-se também em microclimas muito diferentes, mas por esta altura do ano o bom tempo espalha-se a todo o país.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro

Escapadinha: Amesterdão, Países Baixos

Nada melhor do que pegar na bicicleta e explorar a capital holandesa durante a primavera, particularmente no mês de Abril quando começa a temporada das tulipas. Para além disso, uma visita a Amesterdão não dispensa uma passagem pelo museu Van Gogh e um café à beira dos conhecidos canais da cidade.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro

Outra Sugestão: Japão

O florir das cerejeiras decorativas marca o começo de uma nova estação no Japão. Uma rede de comboios de fazer inveja a qualquer país torna mais fácil visitar várias cidades, incluíndo a atual capital Tóquio e a capital histórica Quioto. Outros paragens obrigatórias incluem o castelo Himeji e o monte Fuji.

Também boa escolha em: Março, Maio, Setembro, Outubro, Novembro

Fora-da-Caixa: Senegal

Embora as temperaturas no Senegal sejam consistentemente quentes ao longo de todo o ano, o período compreendido entre Junho e Outubro costuma ser sinónimo de muita chuva. Assim sendo, e apesar de qualquer dos restantes meses ser também uma boa aposta, optámos por destacar Abril, já mais para o final da estação seca.

A razão para isso é que, de acordo com os locais, este é um dos meses em que as águas cor-de-rosa do espectacular Lago Retba apresentam uma cor mais garrida, criando um cenário quase mágico! Para além disso, e evitando as chuvas, não há alturas muitos melhores para visitar a cidade colonial de Saint-Louis, o aterrador porto de escravos da Ilha Goree, a vibrante capital de Dakar, a vila costeira de Fadiouth, as praias e florestas de Casamance ou as reservas naturais de Tambacounda.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Maio, Novembro e Dezembro

Onde ir em Maio:

Praia: Aruba

Um clima extremamente estável todo o ano, aliado a praias incríveis fazem de Aruba um dos melhores destinos a visitar nas Caraíbas! Durante o mês de Maio, a temperatura da água do mar chega aos 27 graus, por isso o fato-de-banho está no topo da lista para quando estiveres a fazer a mala!

Também boa escolha: todo o ano

Para todos os gostos: Chipre

A ilha mais solarenga do Mediterrâneo, o Chipre é um destino muito completo. Com locais que testemunham a ocupação da ilha desde o neolítico, por aí passaram fenícios, assírios, egípcios, romanos, francos, venezianos e otomanos. Não faltam também as praias e a gastronomia que também ela carrega a marca da localização geográfica tão peculiar do país. Aproveita que o calor sofocante do verão ainda não chegou para ficares a conhecer a história da ilha!

Também boa escolha em: Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Escapadinha: Londres, Reino Unido

Situada nas margens do Rio Tamisa, a capital do Reino Unido é uma cidade cosmopolita e vibrante, onde a tradição e o progresso caminham lado a lado. Aqui podemos encontrar famosos monumentos como o Big Ben ou Palácio de Buckingham, museus fantásticos como o British Museum ou o Museu de História Natural e um sem de experiências gastronómicas, tão de origens tão variadas como os cidadãos desta cidade. Um passeio de fim de tarde pelo Hyde Park é uma ótima forma de aproveitar o clima mais seco do mês de Maio, numa cidade normalmente conhecida pela chuva e o tempo cinzento.

Também boa escolha em: Junho, Julho, Agosto, Setembro, Dezembro

Outra Sugestão:  Jordânia & Israel

Petra, a cidade esculpida em pedra da Jordânia, é muitas vezes conhecida apenas pela fachada do templo Al Khazneh, mas há muito mais sítios arqueológicos para visitar neste complexo. E há também muito mais para visitar no resto da Jordânia, incluindo o Mar Morto, onde a salinidade da água permite flutuar sem esforço. Do cimo do monte Nebu terás uma vista panorâmica não só do Mar Morto mas também da Terra Santa. Atravessa a fronteira e descobre também Israel, um país de contrastes, entre a sua moderna e cosmopolita capital de Tel Aviv e a histórica Jerusalém. Nesta região, Maio é já um mês de praia, mas com poucas multidões.

Também boa escolha em: Março, Abril, Junho, Setembro, Outubro, Novembro

Petra, Jordânia

Fora-da-Caixa: Butão

Embora se mantenha a obrigatoriedade de contratar um tour a fazeres-te acompanhar de um guia local a cada momento, o Butão anunciou em 2023 que os preços mínimos diários de referência (que rondavam os 200$) seriam cortados para metade! É certo que continua a ser uma experiência não-independente e que exige algum investimento… mas não deixa de ser um belo de um incentivo!

Considerando a sua altitude extrema, em plena cordilheira dos Himalaias, e a proximidade face ao território indiano, o Butão tem a particularidade de enfrentar invernos gélidos (com grande acumulação de neve) e monções no Verão, pelo que estas são as estações a evitar. Assim sendo, Maio é uma escolha mais que aceitável para completares a lendária e cansativa subida até ao Paro Taktsang, mais conhecido entre os viajantes como o Tiger’s Nest.

Também boa escolha em: Março, Abril, Outubro e Novembro

Onde ir em Junho:

Praia: Malta

Para um país tão pequeno, Malta tem uma vida bem agitada. É com o começo do Verão que a vida noturna da ilha retorna ao seu auge. Voa para este arquipélago no Mediterrâneo e descobre templos pré históricos, belas praias, locais fantásticos para mergulho e uma história interessantíssima!

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Para todos os gostos: Bali, Indonésia

Bali é um destino procurado por muitos. Aproveita o mês de Junho, quando o clima está no ponto e o turismo ainda não atingiu o seu pico para ficares a conhecer a fantástica combinação de cultura, praia e natureza da região!

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Escapadinha: Costa Amalfitana, Itália

A Costa Amalfitana é conhecida pela sua história e monumentos, mas principalmente, conjugação de pequenos aglomerados de casas coloridas entre o verde das montanhas e o azul do mar! Por esta altura, a vegetação da região atinge o seu esplendor máximo e as temperaturas convidam já a um banho no Mediterrâneo

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Outra Sugestão: Açores

Paisagens deslumbrantes, temperaturas sempre amenas tanto em terra como no mar e tudo tão perto de Portugal continental. Se as praias de areia negra e as formações vulcânicas não te convencem, então deixa-te encantar pela gastronomia local e pelas hortênsias em flor características do mês de junho.

Também boa escolha em: Maio, Julho, Agosto, Setembro

Fora-da-Caixa: Geórgia

Provavelmente uma das regiões mais subvalorizadas de todo o planeta, o Cáucaso é um verdadeiro tesourinho de vilas remotas, civilizações antigas e paisagens de cortar a respiração. E se é certo que também poderíamos ter destacado os vizinhos Arménia e Azerbaijão, a verdade é que nenhum outro país da região tem tanto para oferecer quanto a Geórgia!

Tendo em conta a prevalência montanhosa do terreno, não surpreende que os meses mais quentes sejam a melhor altura para visitar a Geórgia, quando todas as estradas estarão abertas e os trilhos acessíveis. Assim sendo, em Junho não terás qualquer problema em visitar Tbilisi, Mtskheta ou a região vinícola de Kakheti (todas elas tórridas no pico do Verão), mas poderás também fazer-te às montanhas e explorar Kazbegi e Svaneti, com a possibilidade de completares o famoso trilho entre Mestia e Ushguli. Aliás, se a sorte estiver do teu lado, quiçá até dê para um mergulho em Batumi!

Também boa escolha em: Julho, Agosto, Setembro e Outubro

Onde ir em Julho:

Praia: Sardenha, Itália

Se o facto de ser um dos melhores destinos de praia da Europa não for suficiente, saiba que a Sardenha tem muito mais a oferecer! Desde a sua deliciosa gastronomia aos interessantíssimos locais arqueológicos, esta ilha não desilude os seus visitantes!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Para todos os gostos: Albânia

Um destino cada vez mais procurado, já que não faltam boas praias, cenários de montanha de tirar o folgo e sítios arqueológicos que te transportam para a Grécia Antiga. Julho é um mês quente na costa, mas o fresco mantem-se nas zonas de montanhas. É também por esta altura que o país se enche de vida com as festividades de verão.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Escapadinha: País Basco

Uma cozinha incomparável, uma forte identidade local e uma grande variedade de paisagens, das praias de San Sebastian às pitorescas aldeias do interior, são tudo razões para visitar o País Basco. Incortonáveis são as festas de São Fermín, na cidade de Pamplona, as quais tem lugar justamente em Julho

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Outra Sugestão: Sicília, Itália

A Sicília tem imenso a oferecer! Desde a sua deliciosa gastronomia aos interessantíssimos locais arqueológicos, não esquecendo o icónico monte Etna, esta ilha não desilude os seus visitantes! Em Julho, o tempo na ilha é bem quente, mas a brisa que chega do Mediterrâneo ajuda a aguentar.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Agosto, Setembro

Fora-da-Caixa: Estrada do Pamir, Quirguistão e Tajiquistão

Dividida entre Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Afeganistão, a Estrada do Pamir tem fama de ser a mais impressionante road trip do mundo. Tendo início na cidade Quirguiz de Osh, a estrada atravessa toda a cadeia montanhosa com que partilha o nome, estendendo-se por mais de 1200 km. No entanto, o trecho mais impressionante é o que vai do ponto de partida à capital Tajique de Dushanbe, atravessando paisagens fenomenais e um incontável número de povoados que parece ter parado no tempo.

Tendo em conta que esta é a segunda estrada mais alta de todo o mundo, é obrigatório reservar a visita para os meses mais quentes, quando o risco de acumulação de neve e de bloqueios é estatisticamente nulo. Para além disso, considerando que não existem hotéis pelo caminho, terás que ficar nas casas rústicas e humildes da população local, pelo que as temperaturas amenas ajudarão a reduzir o potencial desconforto.

Também boa escolha em: Junho, Agosto e Setembro

Onde ir em Agosto:

Praia: Baleares, Espanha (Também boa escolha em Maio, Junho, Julho e Setembro)

A presença constante dos melhores DJ’s da Europa em espetaculares festas e as praias de areia branca e água cristalina fazem das Ilhas Baleares um dos destinos mais populares do Verão em toda a Europa!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Setembro

Para todos os gostos: São Tomé e Príncipe

O arquipélago de São Tomé e Príncipe é o segundo país mais pequeno de África. O país do leve-leve, com o seu povo simpático e acolhedor, é uma mistura espetacular de cultura, gastronomia, praias paradisíacas a uma fauna e flora única! Vais poder aproveitar tudo isto ao máximo em Agosto, já que se trata da época mais seca do ano, para além de estares dentro da época em que se avistam as baleias corcundas que circundam o arquipélago.

Também boa escolha em: Junho, Julho e  Setembro, Dezembro Janeiro e Fevereiro

Escapadinha: Lago di Como, Itália

O Lago Como é um dos locais mais visitados de Itália e não é difícil perceber porquê. O Lago de Como, localizado no sopé dos Alpes, oferece paisagens inigualáveis e pitorescas aldeias e cidades, sendo perfeito para uma escapadinha, especialmente em Agosto, com o clima ideal para ir a banhos ou fazer um cruzeiro pelo lago.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Setembro

Outra Sugestão: Islândia (Também boa escolha em Maio, Junho, Julho e Setembro)

A Islândia é um país tão diferente que parece mágico. Percorre os cerca de 1300km da Estrada 1, que circula toda a ilha, e descobre imponentes vulcões cobertos de neve, muitos deles com nomes indecifráveis, enormes glaciares, campos de lava e geysers – resultantes da grande atividade vulcânica – e belas quedas de água tão pitorescas quanto impressionantes! Em Agosto junta-te aos locais no festival Verslunarmannahelgi. Se fores mais junto ao final do mês, já existe a hipótese de experienciar as incríveis auroras boreais.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Setembro

Fora-da-Caixa: Ruanda

Com uma história recente que ficou fortemente ligada ao selvático genocídio dos anos 90, a nação do Ruanda soube curar-se e reinventar-se, sendo hoje em dia vista como um verdadeiro exemplo a seguir pelas restantes nações Africanas. Como seria de esperar, a esmagadora maioria das atracções do país estão intimamente ligadas à natureza, sendo compostas por parques naturais, florestas tropicais e cadeias vulcânicas.

No entanto, nenhuma outra actividade é tão procurada quanto os trekkings para ver gorilas e chimpanzés, sendo este um dos melhores sítios do mundo (a par de Uganda e RD Congo) para assistir aos comportamentos destes majestosos animais no seu habitat natural. Para isso, nada melhor que as épocas secas, das quais Agosto é o seu expoente máximo!

Também boa escolha em: Janeiro, Junho, Julho, Setembro e Dezembro

Onde ir em Setembro:

Praia: Riviera Turca

Na Riviera Turca, podes intercalar dias de praia e de mergulhos nos mares Mediterrâneo e Egeu, com visitas a locais cheios de história que incluem as ruínas de duas maravilhas do mundo antigo, o Mausoléu de Halicarnasso e o Templo de Ártemis. Fora da época mais procurada, Setembro na Riviera Turca significa menos multidões e preços mais acessíveis sem sacrifícios no que toca ao bom tempo.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto

Para todos os gostos: Creta, Grécia

Tal como na Riviera Turca, ali tão perto, Setembro é uma altura de temperaturas amenas e preços mais competitivos em Creta. É uma ilha com praias esplêndidas, paisagens impressionantes e vibrantes cidades onde podes experienciar tudo que faz das Ilhas Gregas um dos destinos mais procurados na Europa!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto, Outubro

Escapadinha: Riviera Francesa

A Riviera Francesa, ou Cote d’Azur é a região que se estende de St. Tropez à fronteira franco-italiana. As suas principais atrações são um tempo solarengo durante todo o ano, praias fantásticas, cenários naturais de uma beleza extraordinária e uma vida noturna verdadeiramente movimentada, se bem que o pouco mais calma agora que já saimos dos meses de maior procura.

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto

Outra Sugestão: Namíbia (Também boa escolha em Maio, Junho, Julho, Agosto e Outubro)

A Namíbia já era conhecida pelas suas paisagens naturais peculiares, como o exemplo das terras secas de Sossusvlei. Mas o país tem vindo a receber maior atenção pela sua biodiversidade, que inclui uma grande quantidade de chitas e rinocerontes. Avistar a fauna do país é particularmente fácil em Setembro, quando os animais se juntam em volta das fontes de água que restam nesta que é a época mais seca.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Outubro

Namibia, Deadvlei

Fora-da-Caixa: Roménia

Um dos poucos patinhos-feios da União Europeia no que toca ao turismo, a Roménia é uma opção excelente para quem procura uma aventura mais económica dentro do Velho Continente. No entanto, nem só de preços baixos se faz o apelo romeno, uma vez que a região da Transilvânia é um verdadeiro tratado de paisagens naturais, cidades históricas e vilazinhas coloridas, que seguramente receberiam anualmente milhões de turistas se situadas num país de nome mais digerível.

Tal como na esmagadora maioria dos países europeus, a melhor altura para visitar a Roménia corresponde aos meses mais agradáveis do ano. Assim sendo, vale a pena guardar a tua aventura para o início ou final do Verão, quando se reúnem as condições perfeitas para explorar locais como Brasov, Sibiu, Alba Iulia, Sighisoara, Cluj-Napoca, Iasi ou Bucareste.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Outubro

Onde ir em Outubro:

Praia: Maurícias

As Maurícias oferecem uma excelente opção para Outubro. Aqui podem igualmente relaxar na praia, mas há também outras atrações naturais no interior da ilha, como cascatas e trilhos. É de aproveitar também a animada vida noturna da ilha. Aqui, Outubro é um mês de bom tempo e boas ofertas em termos de voos e estadia.

Também boa escolha: todo o ano, à excepção de Julho, Agosto e Setembro

Para todos os gostos: Egipto

Apesar de ser um destino popular especialmente entre os amantes da história, o Egito também é famoso pelas suas praias e fantásticos spots de mergulho! Planeia tua viagem a este país para admirar as pirâmides, mas também os recifes subaquáticos e a incrível vida marinha. Para levar as tua viagem mais além, podes combinar as tuas férias relaxantes com um programa histórico por outros locais famosos ao longo do vale do Nilo, não podendo deixares de visitar a antiga cidade de Luxor! Em Outubro, estas atrações não se encontram tão cheias, e o calor é mais tolerável.

Também boa escolha em: Março, Abril, Maio, Setembro, Novembro

egipto

Escapadinha: Toscana

Poucas regiões na Europa têm um legado cultural tão presente quanto a Toscana. Esta região italiana viu nascer Dante, Maquiavel, Da Vinci, Donatello e Michelangelo. E aí se estabeleceram algumas das famílias mais ricas da Europa durante a era medieval, das quais se destacam os Médici – banqueiros, monarcas e patronos das artes durante o Renascimento. Mas a região é também conhecida pelas suas paisagens fantásticas, que adquirem uma cor especial durante o outono.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro

Outra Sugestão: Omã

Omã tem uma grande variedade de paisagens para descobrir, do deserto no interior às majestosas montanhas de Hajar e à zona costeira mais fértil e com belas praias. Em Ras al Jinz, outubro é uma época especial, já que é possível observar a nidificação das tartarugas. A arquitetura e legado cultural é outro grande atrativo para visitar este país que não aparece em todos os guias, apesar de ser descrito por muitos como tendo uma população super acolhedora.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Novembro, Dezembro

Fora-da-Caixa: Uzbequistão

Ainda que a Ásia Central seja amplamente conhecida pelas suas paisagens e montanhas e pela presença ainda bastante forte de uma cultura de nomadismo, o Uzbequistão apresenta uma faceta totalmente diferente da região. Afinal, é por estas bandas que podes encontrar alguns dos monumentos mais impactantes da gloriosa era da Rota da Seda, da qual o Uzbequistão é precisamente o seu expoente máximo!

No entanto, há que ter em conta que o Uzbequistão é um país de temperaturas extremas, com verões escaldantes e invernos que, ainda que curtos, podem ser extremamente frios, dependendo da região. Posto isto, o melhor é mesmo optar pela shoulder-season para uma experiência mais agradável em locais como Samarcanda, Bukhara ou Khiva.

Também boa escolha em: Abril, Maio, Setembro e Novembro

Onde ir em Novembro:

Praia: Seicheles

As Ilhas Seicheles (ou Seychelles) são um destino popular todo o ano, e não é difícil perceber porquê. Na maior ilha do arquipélago, Mahé, as praias são a maior atração. Em Novembro, estas estão particularmente resguardadas do vento. Mas se se cansarem de praia, sol e mar (nós compreendemos, é árduo), podem sempre visitar o parque natural Vallée de Mai ou a ilhas das Aves conhecida por – acertaram – ser o destino de milhões de aves migratórias.

Também boa escolha: todo o ano

Para todos os gostos: Nordeste do Brasil (Também boa escolha em Outubro)

Nordeste do Brasil tem uma enorme extensão de praias paradísiacas, muitas delas bem perto de cidades cheias de vida como Salvador, João Pessoa ou Fortaleza. O Parque Natural de Chapada Diamantina, uma zona de planaltos verdes, é o destaque do interior da região. É díficil escolher um mês para visitar a região, já que o clima pode ser muito variado entre os vários estados que a compõem, mas Novembro é uma boa aposta, com menos probabilidade de apanhares chuva.

Também boa escolha em: Outubro

Escapadinha: Marraquexe

Embora perto, Marrocos emana um ar exótico que atrai inúmeros viajantes todos os anos. Com uma variedade espetacular de paisagens, desde as Montanhas da Cordilheira to Atlas, passando pelas dunas do deserto do Saara, há imenso por explorar. Voa até Marrakech, com os seus milhares de cores, cheiros e sabores e explora aquela que é, seguramente, a cidade mais famosa do Norte de África, e que Winston Churchill descrevia como “simplesmente o melhor lugar do mundo para passar uma tarde”. Talvez não tanto no verão, quando as temperaturas podem ser bastanta elevadas, mas certamente nesta altura do ano, quando o tempo é mais ameno.

Também boa escolha em: Março, Abril, Maio, Outubro, Dezembro

Outra Sugestão: Argentina

Poucos destinos oferecem diferenças tão grandes na paisagem como a Argentina, onde podes ir da vibrante metrópele de Buenos Aires para as remotas e dramáticas paisagens da Patagónia, que por esta altura se veste a rigor para a primavera. Na parte argentina desta região, praticamente sinónimo de destino de aventura, vais encontrar locais tão diferentes quanto os lagos de Bariloche ou a glaciar de Perito Moreno.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março e Dezembro

Fora-da-Caixa: Guatemala

Outrora um humilde apêndice do gigante vizinho Mexicano, são cada vez mais os turistas dispostos a render-se aos encantos da Guatemala! À semelhança da generalidade dos restantes países da América Central, convém apenas evitar as épocas das chuvas e dos furacões, pelo que Novembro se apresenta como uma excelente possibilidade, quando o tempo continua quente, mas seco.

Condições ideais para que possas explorar as Ruínas Maias de Tikal, desfrutar das vistas em Semuc Champey, subir ao Vulcão Acatenango, relaxar junto ao Lago Atitlan, percorrer as ruas adoráveis de Antigua, e – pois claro – ir a banhos na famosa Playa Blanca.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Dezembro

Onde ir em Dezembro:

Maldivas

Quando pensamos em ilhas paradisíacas, as Maldivas são das primeiras a vir à mente, e não é por acaso. São centenas de ilhas de areia branca e água do mar a cerca de 25 graus. Dezembro é um dos melhores meses para visitar as ilhas, já que estamos bem longe da época da monção.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Novembro

Para todos os gostos: Malásia

A Malásia oferece tudo o que o Sudeste Asiático tem de melhor, desde modernas metrópoles como Kuala Lumpur a pequenas aldeias piscatórias, incrível fauna e flora a praias espetaculares. O mês de Dezembro é ideal para explorares o país, para poderes gozar de atividades ao ar livre com um clima bastante seco.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março e Novembro

Escapadinha: Budapeste

Budapeste é uma fantástica, cidade cheia de história e com inúmeros monumentos património mundial da UNESCO. Em Dezembro, são incortonáveis os mercados de Natal que se espalham pela cidade. Não percas também a vista do Castelo de Buda, as Igrejas de estilo Barroco ou os Banhos Turcos, entre muitas outras coisas!

Também boa escolha em: Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro

Outra Sugestão: Lapónia

Não prometemos que consigam conhecer o Pai Natal, mas vão poder ver as suas renas. E há também uma grande probabilidade de conseguirem ver a aurora boreal nesta altura do ano. A Lapónia é o território do povo Sami, uma cultura que vale a pena conhecer.

Também boa escolha em: Novembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril

Fora-da-Caixa: Nicarágua

Tal como a Guatemala, mencionada como destino “fora-da-caixa” para o mês anterior, também a Nicarágua é um destino afectado por épocas caracterizadas por tempestades e chuvas fortes, pelo que evitar o período compreendido entre Maio e Outubro é o mais sensato a fazer. De resto, isto é válido para qualquer país da América Central.

Por outro lado, em Dezembro, o tempo vai estar perfeito para ir a banhos e surfar em San Juan del Sul, ou para fazer snorkeling nas águas límpidas das Ilhas do Milho. No entanto, Nicarágua não é tão conhecida como alguns dos seus vizinhos pelas suas praias, mas sim pelos inúmeros vulcões (no total, são quase 20) e encantos coloniais das suas cidades mais antigas, com destaque para León e Granada.

Também boa escolha em: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Dezembro

Leituras Adicionais:

A melhor altura para visitar cada um dos 193 países membros das Nações Unidas 🌎

10 dos melhores Mercados de Natal da Europa para visitares este Inverno 🎄❄️

3 destinos de lua-de-mel para cada mês do ano 😍

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem