Pois é, vais deixar de viver em pecado. Parabéns.
Depois de sossegares os teus pais – mortinhos por te ver a andar de casa – e avós – sempre com medo que tenhas colocado a carroça à frente dos bois no que toca a tentações da carne e acabes no Inferno – agora tens outras preocupações: o local da boda, o padre, o tecido dos guardanapos, a cor das toalhas de mesa, os vestidos das damas de honor…
Más notícias. Não te podemos ajudar nestas. Embora aconselhemos que tenhas um buffet de marisco, caso a gente apareça por lá. E resulta sempre bem, a verdade é essa. Quanto à Lua de Mel, a história é outra. Aqui tens algumas sugestões para cada mês do ano:
Em Janeiro, nada melhor que fugir do frio para uma ilha do hemisfério sul. Já conseguem imaginar os amigos e família, a bater o dente, enquanto vocês estão de papo para o ar?
Quando pensamos em ilhas paradisíacas, as Maldivas são das primeiras a vir à mente, e não é por acaso. São centenas de ilhas de areia branca e água do mar a cerca de 25 graus. Janeiro é um dos melhores meses para visitar as ilhas, já que há menos chuva do que no resto do ano.
Se não dispensam a praia mas procuram algo mais então Cuba é uma ótima escolha. Esta ilha com mais de 11 milhões de habitantes tem praias intocadas mas também serras cobertas de vegetação e cidades históricas como Havana e Santiago de Cuba.
E o que dizer do México: praia em Cancún, comida de rua na cidade do México, uma visita às ruínas aztecas de Chichen Itza e Teotihuacan ou uma caminhada guiada pelas densas florestas – o difícil será ter tempo para fazer tudo.
Os destinos sugeridos são também boas opções em: Novembro, Dezembro, Fevereiro e Março
Outros meses possíveis para os destinos acima:
A Costa Rica é um paraíso natural. Apesar de ocupar apenas 0.03% da superfície terrestre, o país é a casa de 5% de toda a biodiversidade global, o resultado de um grande esforço de conservação. Metade do país está coberto por floresta tropical e não faltam ainda as praias banhadas pelas águas calmas do Pacífico.
O único defeito da Nova Zelândia é ficar do outro lado do mundo. Depois de relaxarem nas piscinas termais de Rotorua podem ficar a conhecer melhor a cultura Maori. E para os fãs de Senhor dos Anéis não se dispensa uma visita a Matamata, a terra dos Hobbits.
Para os mais indecisos sugerimos o Chile. Isto porque os mais de 4,000 quilómetros de comprimento deste país sul-americano são responsáveis por um leques impressionante de paisagens, dos glaciares da Patagónia até ao deserto do Atacama. E com uma largura média de 60 quilómetros, onde quer que vão, o oceano Pacífico nunca estará longe.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Março é uma excelente altura para visitar o sudoeste asiático, uma região com uma vasta herança cultural e cenários naturais fantásticos:
Na Tailândia, comecem por visitar Banguecoque, um caldeirão de templos, mercados, experiências culinárias e vida noturna. Saboreiem um pad thai e façam-se à estrada: para sul, as conhecidas praias de Phuket ou para norte, para visitar a fabulosa arquitetura de Chiang Mai.
O mês de março é um mês particularmente interessante para visitar as Filipinas, já que vão poder ver as festas que decorrem durante as duas semanas que antecedem o dia de Páscoa. Outras atrações do país-arquipélago incluem as grutas subterrâneas de Puerto Princesa ou as Colinas de Chocolate na província de Bohol.
No Vietname, quer seja no delta do rio Mekong ou na baía de Ha Long, preparem-se para passar muito tempo num barco. Quando em terra, é obrigatório experimentar o prato nacional, o Pho.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Abril é o mês das alergias, pelo que é melhor evitar zonas de vegetação. As nossas sugestões para este mês tem um pouco de tudo, de praia a cidade e até neve – tudo menos pólenes!
As pirâmides de Gizé e a esfinge que as acompanha são o cartão de visitas do Egipto, mas o palácio de Luxor ou o Vale dos Reis são igualmente imperdíveis. Para atividades mais relaxadas, sugerimos um cruzeiro no Nilo ou os resorts ao longo do Mar Vermelho onde terão a oportunidade de fazer mergulho e snorkelling.
O florir das cerejeiras decorativas marca o começo de uma nova estação no Japão. Uma rede de comboios de fazer inveja a qualquer país torna mais fácil visitar várias cidades, incluíndo a atual capital Tóquio e a capital histórica Quioto. Outros paragens obrigatórias incluem o castelo Himeji e o monte Fuji.
O prédio mais alto do mundo com o elevador mais veloz que existe; 22,500 metros quadrados de neve no meio do deserto – estamos obviamente a falar do Dubai. Entre lojas de luxo, restaurantes gourmet e praias convidativas não vai faltar entretenimento nesta cidade, mas podem sempre fazer uma escapadinha ao deserto arábico para usufruir de um pouco de calma e da hospitalidade beduína.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Em Maio, sugerimos uma experiência mais cosmopolita para os fãs das grandes cidades:
Isto não seria uma lista de destinos de lua-de-mel séria se não falássemos de Paris. Uma visita à cidade das luzes tem de incluir uma subida à torre Eiffel, uma visita ao museu do Louvre e uma passagem por Montmartre. A culinária é outro forte da capital francesa e a oferta de restaurantes é infindável mas deixamos como sugestão o mercado de Enfants-Rouge para uma refeição mais leve durante o dia.
Se sentem falta de arranha-céus, Nova Iorque é uma boa alternativa. Mas apesar da cidade ser conhecida pelos enormes prédios de betão e vidro, há também oportunidades de usufruir de espaços verdes como o Central Park ou, talvez menos conhecido, a High Lane – uma antiga linha de metro elevada transformada em jardim suspenso. Com Chinatown mesmo ao lado de Little Italy, Nova Iorque é ideal para quem conhecer diferentes culturas a cada quarteirão.
Veneza é uma cidade mergulhada em história, cultura e beleza! Apanha boleia numa gondola, toma um café na esplêndida praça de São Marcos e, claro, experimenta a fantástica gastronomia italiana!
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Junho é tempo de nos fazermos à estrada (ou aos carris) e ficarmos a conhecer paisagens únicas:
Na Escócia, cada curva revela um castelo, um lago ou uma vale misterioso, o cenário idílico para uma road trip romântica. É essencial visitar o parque nacional de Cairngorms e o lago Lochmond, bem como a zona de Glen Coe ou o Loch Ness.
Fiquem a conhecer as cinco aldeias sobre o mar que constituem as famosas Cinque Terre, em Itália – Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore – com a ajuda do comboio da linha La Spezia – Levanto, que percorre as encostas do Mediterrâneo. Daqui podem seguir para a cidade de Florença, onde vão encontrar a catedral de Santa Maria do Fiore, conhecida como Duomo, a ponte Vecchio e a galeria Uffizi. Para uma visão panorâmica da cidade, aconselhamos a Piazzale Michelangelo.
Do comboio novamente para o carro. Voltem a Turquia e, para além de Istambul, fiquem a conhecer a Capadócia, a região central da Turquia, conhecida pelas “chaminés de fadas”, colunas de rocha que suportam uma pedra maior no seu topo, e pelas cidades subterrâneas construídas na rocha. Um dos melhores sítios para admirar estas estruturas é o museu a céu-aberto de Goreme. Acabem a viagem nas praias da Riviera Turca
Outros meses possíveis para os destinos acima:
No pico do verão sugerimos que larguem tudo e fujam para a ilha. Ou para várias ilhas. Estas são as nossas sugestões para Julho:
Para quem quer ficar a conhecer uma grande variedade de culturas e paisagens sem abdicar de tempo para relaxar, um cruzeiro pelo Mediterrâneo é uma excelente escolha. De entre as muitas rotas por onde vão poder eleger, destacamos as ligações entre Barcelona, as ilhas Baleares, Córsega, Sardenha e o sul de França.
Bem mais para norte, a Islândia é a casa do maior glaciar da europa, o Vatnajökull, e de vários vulcões ativos como o Eyjafjallajökull. Os nomes podem ser impossíveis de memorizar, mas prometemos que não vais esquecer as paisagens naturais da ilha. Umas férias na Islândia incluem ainda uma paragem na capital Reiquiavique ou a visita à mascote da ilha, os adoráveis papagaios-do-mar.
Continuando nas ilhas vulcânicas, os Açores oferecem uma grande variedade de aventuras. Julho é justamente o mês menos chuvoso no arquipélago, sendo assim a melhor altura para usufruir da praias de areia escura e do mar sempre a uma temperatura agradável. A Ilha de São Miguel é onde vão encontrar algumas das vistas mais conhecidas como as furnas ou a Lagoa das Sete Cidades, mas todas as ilhas estão repletas de beleza natural.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Em Agosto, o calor exige que fiquemos perto do mar. Mergulha na nossas sugestões para este mês:
Creta, Míconos e Santorini são só três das 227 ilhas da Grécia. Fiquem a conhecer as ilhas do mar Egeu a bordo de um cruzeiro, com paragem obrigatória na capital helénica, Atenas.
A ilha de Bali é bastante reconhecida como destino turístico, tendo sido a escolha número um dos viajantes inquiridos pelo TripAdvisor em 2021. Aqui vais encontrar praias impressionantes como a Nusa Dua, de águas cristalinas, ou para os mais aventureiros, Kelingking, que exige uma caminhada pela colina.
Zanzibar é um arquipélago ao largo da Tanzânia onde se pode encontrar uma grande variedade de atrações naturais. Em Agosto, não podia faltar a praia, e um bom exemplo disso é a praia Jambiani, onde podem aproveitar o sol bem perto da população local. Vale a pena também visitar as ilhas mais pequenas, como Chumbe e Changu, não muito distantes da cidade de Zanzibar. Se não quiseres passar a tua lua-de-mel toda na praia, a Tanzânia é um destino de safari por excelência. O Serengeti é um local privilegiado para isso.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Com o fim do Verão, há que aproveitar o tempo ao máximo. Explora por isso destinos que oferecem um pouco de tudo com a nossa lista para Setembro:
As Ilhas Seicheles são um destino popular todo o ano, e não é difícil perceber porquê. Na maior ilha do arquipélago, Mahé, as praias são a maior atração. Mas se se cansarem de praia, sol e mar (nós compreendemos, é árduo), podem sempre visitar o parque natural Vallée de Mai ou a ilhas das Aves conhecida por – acertaram – ser o destino de milhões de aves migratórias.
A Namíbia já era conhecida pelas suas paisagens naturais peculiares, como o exemplo das terras secas de Sossusvlei. Mas o país tem vindo a receber maior atenção pela sua biodiversidade, que inclui uma grande quantidade de chitas e rinocerontes.
Do outro lado do continente africano fica São Tomé e Príncipe. Estas duas ilhas onde o português é a língua oficial são muito menos procurados por turistas, por isso vão poder encontrar praias desertas e pequenas unidades hoteleiras com um charme particular. Para os amantes de pescado, vale a pena experimentar a gastronomia local, com pratos como o Calulu, à base de garoupa e camarões.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Se gostam de ver documentários de vida selvagem sugerimos – isso mesmo – uma viagem para ver vida selvagem em pessoa! Esta não foi a introdução mais inspirada, mas prometemos que as nossas sugestões de destinos para Outubro vão compensar:
O Quénia é o destino por excelência para um Safari. Outubro, o final da época seca, é uma altura incrível para avistar a fantástica fauna que só costumamos ver em estado selvagem nos documentários da National Geographic.
Mais a sul, no parque nacional Krueger, na África do Sul, o elefante é o verdadeiro rei da selva. Este parque é um pouco mais compacto que o Serengeti, na Tanzânia e oferece assim mais chances de encontros com animais.
Não muito longe, as Maurícias oferecem uma alternativa no Oceano Índico. Aqui podem igualmente relaxar na praia, mas há também outras atrações naturais no interior da ilha, como cascatas e trilhos. É de aproveitar também a animada vida noturna da ilha.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Um dos meses em que menos pessoas viajam, Novembro é ideal para visitar destinos muito procurados de forma mais calma:
Petra, a cidade esculpida em pedra da Jordânia, é muitas vezes conhecida apenas pela fachada do templo Al Khazneh, mas há muito mais sítios arqueológicos para visitar neste complexo. E há também muito mais para visitar no resto da Jordânia, incluindo o Mar Morto, onde a salinidade da água permite flutuar sem esforço. Do cimo do monte Nebu terás uma vista panorâmica não só do Mar Morto mas também da Terra Santa. Atravessa a fronteira e descobre também Israel, um país de contrastes, entre a sua moderna e cosmopolita capital de Tel Aviv e a histórica Jerusalém.
É quase impossível resumir a Índia num só paragrafo. O Taj Mahal, o mausoléu construído pelo imperador Shah Jahan em honra da sua mulher, é o monumento mais conhecido do país e talvez a maior prova de amor do mundo. Mas por mais impressionante que seja, este é só uma amostra da diversidade arquitetónica da Índia, um espelho da sua diversidade cultural e religiosa. E não falamos ainda sequer de gastronomia.
O Nordeste do Brasil é o sítio ideal para encontrar praias paradisíacas perto de cidades cheias de vida como Salvador, João Pessoa ou Fortaleza. No interior da região, o destaque vai para o parque natural de Chapada Diamantina, com os seus planaltos elevados cobertos de vegetação.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Em Dezembro, aceita o frio e viaja para os paraísos gelados da nossa lista:
Nos alpes suíços não se encontram vacas roxas, pelo que terão que se contentar com as montanhas encantadoras e pequenas aldeias saídas de contos de fadas, as quais podem explorar nos comboios cénicos que atravessam o país. Dezembro na Suíça é também o momento ideal para visitar os mercadinhos de Natal.
Mas se a Suíça não é fria o suficiente, então porque não rumar a norte e explorar a Lapónia. Não prometemos que consigam conhecer o Pai Natal, mas vão poder ver as suas renas. E há também uma grande probabilidade de conseguirem ver a aurora boreal. A Lapónia é o território do povo Sami, uma cultura que vale a pena conhecer.
Continuando acima do círculo polar ártico, o Norte da Noruega é outro destino muito procurado por aqueles que buscam o espetáculo de luzes da aurora boreal.
Outros meses possíveis para os destinos acima:
Se preferires calorzinho, as nossas sugestões de Janeiro, Fevereiro e Março também se encaixam aqui!
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.
Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!