Enganados por anúncio falso, centenas de turistas batem à porta de residente de Londres 🚨🏘️

  • 07.08.2022 12:33
  • Paulo
London suburbs

Tendo feito uma reserva através do site Booking.com, cerca de uma centena de turistas acabaram à porta de uma casa privada do norte de Londres, deixando a dona perplexa.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Imagina que um dia alguém toca à tua campainha e diz que reservou a tua casa para uma estadia através da internet. À partida pensas que a pessoa se enganou no endereço, mas mais e mais pessoas de todas as partes do mundo continuam a chegar com reservas com o teu endereço. Isto foi o que a aconteceu a Gillian, uma residente da zona norte de Londres.

No dia 4 de Julho, Gillian ouviu bater à porta. Mãe e filha, vindas de Hong Kong, com ar cansado e acabadas de chegar do aeroporto, disseram-lhe que tinham uma reserva para um alojamento no seu endereço. Gillian respondeu que isso era impossível, uma vez que se tratava de uma casa privada e não de um alojamento, e aconselhou as visitas inesperadas a contactarem o Booking.com.

Mas, poucas horas depois, começaram a chegar mais visitas indesejadas. Segundo Gillian, estas vinham de todas as partes, desde o norte de Inglaterra até à Austrália ou à Arábia Saudita. Foi então que encontrou o anúncio falso, com fotos de outra propriedade no bairro de Chelsea. Alguém estava a usar essas fotos e o endereço de Gillian sem autorização para enganar os viajantes e ficar com o dinheiro das reservas.

Apesar de Gillian ter denunciado a situação ao Booking.com no dia seguinte, o anúncio só foi retirado no dia 13 e os viajantes continuaram a chegar à sua porta até ao dia 29 de Julho. Uma das famílias, chegada de Los Angeles, terá pago cerca de 1,300 euros pela estadia.

Jo Duckenfield e a filha Olivia, estão entre as últimas a ir dar à casa de Gillian, no dia 29. Reservaram a propriedade no dia 13 de Julho enquanto planeavam ir ao concerto de Lady Gaga, num estádio de Londres. Tendo contactado o Booking.com na manhã do dia de chegada, foi assegurado a Jo que não existiam problemas com a sua reserva.

Gillian admite sentir bastante pena dos viajantes enganados e que para já todos têm sido compreensivos, mas acrescenta que tem algum receio de ter de enfrentar alguém mais agressivo.

Depois deste embaraço, um porta-voz do Booking.com lamentou a situação, explicando que a plataforma tem de lidar com um grande volume de esquemas deste tipo, e que apesar dos mecanismos de segurança implementados, em casos raros o pior pode acontecer. O porta-voz explicou ainda que quem foi afetado por este esquema teve direito a apoio no que toca a reembolsos e realocações.

Para prevenires situações como esta, o melhor é estares atento aos comentários de hóspedes anteriores na página da propriedade. Podes ainda confirmar a morada do local, usando o Street View do Google Maps ou do Apple Maps ou fazer uma pesquisa pelas fotos da propriedade usando a ferramenta de pesquisa reversa do Google Imagens, para confirmares que as fotos não vêm de outro local como no caso do anúncio para a casa de Gillian. Podes também enviar uma mensagem para o e-mail ou redes sociais do alojamento a confirmar a reserva

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem