Estas foram as cidades mais visitadas no mundo em 2019

  • 14.12.2019 09:30
  • João
Hong Kong

A Europa parece estar a perder atratividade comparativamente a outros destinos turísticos. Espera-se que em 2019 Londres deixe de estar entre as três áreas metropolitanas mais visitadas no mundo, passando o top 3 a ser ocupado exclusivamente por cidades asiáticas. Neste artigo vamos contar-te quais são as cidades que estão a ganhar mais popularidade.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

A partir de 2019, as cidades que mais turistas atraem serão na Ásia. Não acreditas? Hong Kong, Banguecoque e Macau ocupam as três primeiras posições do top 100 de cidades mais visitadas elaborado pela Euromonitor International. Essas três cidades foram as únicas a nível global que receberam mais de 20 milhões de turistas em 2019.

No top 10 encontramos ainda Singapura, Londres, Paris, Dubai, Deli, Istanbul e Kuala Lumpur.

O centro económico do planeta está gradualmente a deslocar-se para a Ásia, uma tendência que está também a afetar o setor do turismo e aumentar a popularidade dos centros urbanos deste continente. No top 10 restam apenas três cidades europeias: Paris, Londres e Istanbul – sendo que parte desta é também no continente Asiático. Fora do top 10 ficam a África e a América, já que Nova Iorque se fica pelo 11º lugar.

Dois destinos em Portugal entraram na lista das 100 cidades mais visitadas. Os responsáveis pelo estudo estimam que Lisboa receba 3,6 milhões de turistas em 2019, conquistando o 63º lugar na lista, enquanto o Porto se fica por 96º com por volta de 2.4 milhões de visitantes.

Muitos dos turistas chegam a estas cidades através de empresas low-cost como a Ryanair e a Wizz Air vindos de outros países europeus.

A Euromonitor International é um das maiores empresas de consultoria de mercado do mundo. Para construir este top, a empresa recolheu dados de mais de 400 cidades desde o início de 2019, tendo daí estimado o total anual previsto.

Para este estudo foram considerados os visitantes estrangeiros – incluindo turistas vindos da China continental em visita a Hong Kong e Macau – que permaneceram pelo menos 24 horas e menos de 12 meses nas cidades, com diferentes finalidades como viagens de negócios, lazer, e para visitar amigos e familiares.

No seu estudo, a Euromonitor International destacou algumas cidades que, quem sabe, podem ser o teu próximo destino:

Hong Kong

Hong Kong continua a ser uma das cidades mais populares do mundo, atraindo largos números de visitantes da China continental que vem às compras ou simplesmente admirar o legado cultural da cidade. Apesar dos protestos antigovernamentais, espera-se que Hong Kong se mantenha nas posições cimeiras deste top.

Mais de metade daqueles que visitam Hong Kong vêm da China continental, aproveitando a facilidade de acesso criada pela ponte que liga a cidade a Zhuhai e Macau e as ligações de comboio de alta velocidade com Shenzhen e Guangzhou.

Famosa pelos seus centros comerciais, Hong Kong tem tentando diversificar as suas atrações, dando mais ênfase ao património natural e cultural, disponibilizando excursões e trilhos para bicicleta e trekking.

Banguecoque

Nos últimos anos, Banguecoque tem mantido o seu lugar como uma das cidades mais populares do mundo. Tal como no caso de Hong Kong isto acontece muito por conta dos visitantes regionais. Mais de 73% dos turistas que visitam a cidade vêm da região Ásia-Pacífico. Viajantes da China, Coreia do Sul, Laos, Japão, Índia e Rússia são particularmente importante para dinamizar o setor turístico da cidade, a qual se está a tornar num destino de referência para a classe média asiática.

Para aumentar a sua competitividade, Banguecoque apostou em criar centros comerciais de luxo voltados para o visitantes chineses. A cidade tailandesa tem vindo também a voltar-se para o turismo de saúde e bem-estar. E para atrair ainda mais visitantes, o governo nacional decidiu aceitar viajantes de mais de 20 países sem a necessidade de visto.

banguecoque

Singapura

A cidade de Singapura continua a crescer consistentemente graças aos viajantes da região e à expansão do sector dos cruzeiros. Visitantes com origem na China, Índia, Filipinas, Reino Unido, Estados Unidos, Vietname e Alemanha são especialmente importantes para o turismo local. Através de parcerias com as agências de viagem JTB Corp e Trip.com e empresas tecnológicas como a Alipay, Spotify, Traveloka Sentosa, Singapura espera atrair ainda mais visitantes no futuro. O governo de Singapura permite a entrada no país a viajantes sem visto de dezenas de países, incluindo Portugal.

singapura

Nova Deli

Espera-se que esta cidade indiana continue a subir no ranking das mais populares, impulsionada por novos investimentos em infraestrutura turística, incluindo um aeroporto de classe mundial. Deli foca-se no turismo de luxo, de saúde, desportivo e cultural. Graças ao crescimento da prática de yoga e Áyurveda, Deli está rapidamente a transformar-se num destino de referência no turismo de bem-estar.

Paris

A capital francesa mantem-se como uma das cidades mais visitadas do mundo. Nos últimos anos, a cidade apertou o dispositivo de segurança e lançou campanhas como a #ParisWeLoveYou para recuperar a sua atratividade. Londres tem sido a cidade mais popular da Europa nos passados anos, mas espera-se que o Brexit favoreça Paris, desviando para aí turistas e empresas multinacionais que se espera farão crescer o setor financeiro local.

Outros países da Europa continuam a ser a principal origem de turistas com destino a Paris e Londres. No entanto, estas têm investido em campanhas de marketing para convencer os turistas norte-americanos a fazer um roteiro pelas duas cidades

Os elevados preços praticados pelos hotéis de Paris, entre os mais elevados na Europa, tem levado a um aumento da procura no ramo do alojamento local com um preço mais acessível. Paris é já líder de popularidade na plataforma AirBnB.

paris

Cancun

A cidade costeira de Cancun é o destino mais popular do México e da América Latina no geral. Conhecida internacionalmente pelas suas praias e vida noturna, os hotéis e resorts de Cancun são ideais para matrimónios e viagens de grupo. Dada a proximidade, os turistas chegam principalmente dos Estados Unidos e do Canadá.

Riade

Apostando forte no turismo como fonte alternativa de rendimentos ao petróleo, a Arábia Saudita introduziu um novo sistema de vistos à chegada. Uma visita a Riade pode incluir atividades artísticas, culturais, desportivas, musicais e teatrais. Em 2018, a cidade acolheu o primeiro combate da World Wrestling Entertainment no país como forma de mostrar uma imagem menos conservadora da Arábia Saudita.

Cairo

A popularidade do Cairo entre os viajantes tem aumentado de forma expressiva nos últimos anos. Reformas económicas tornaram mais fácil atrair investimento estrangeiro para o setor turístico e a livre flutuação da Libra egípcia fez com que os preços locais se tornassem mais acessíveis. A estratégia local tem-se focado em abrir novos mercados e em recuperar a confiança de operadores estrangeiros. A cidade do Cairo está a investir em novas infraestruturas e na recuperação do património histórico. Com a abertura do Grande Museu Egípcio, espera-se que a cidade aumente ainda mais a sua popularidade.

Hurghada

Para além do Cairo, a Euromonitor International chama a atenção para outra cidade Egípcia, Hurghada. Com a expansão do aeroporto local e novos investimentos no setor hoteleiro, a cidade tem alcançado aumentos de popularidade impressionantes.

Os viajantes, particularmente europeus, chegam a Hurghada atraídos pelos desportos aquáticos, a vida noturna e o entretenimento. Considerada como um destino segura, Hurghada deverá continuar a tornar-se mais popular, principalmente se a situação no Egipto permanecer estável e propícia à promoção e desenvolvimento do turismo.

Fukuoka

Tendo-se estrado há relativamente pouco tempo no top da Euromonitor International, Fukuoka é reconhecida como a quinta maior cidade do Japão e está repleta de museus e pontos de interesse cultural, histórico e gastronómico. As principais atrações locais incluem o parque Ogori, o vasto centro comercial Canal City Hakata e os templos Nanjing e Tejoji. A maioria dos visitantes chegam de países vizinhos como a Coreia do Sul, Taiwan e China continental. A cidade é ainda um centro de empreendedorismo muito procurada pelas startups japonesas e recebendo quase 200 conferências internacionais anualmente.

Fonte

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem