Experi√™ncia a Bordo com a Emirates ūüá¶ūüá™: Lisboa – Dubai – Maldivas – Dubai – Lisboa (Boeing 777-300ER)

  • 26.04.2022 22:30
  • Jo√£o

Na nossa viagem √†s Maldivas e ao Dubai, no final do ano passado vo√°mos com a Emirates e finalmente (!) arranj√°mos algum tempinho um trip report! Continua a ler para veres como foi a nossa experi√™ncia com aquela que √© talvez a companhia a√©rea mais famosa do mundo, e uma das op√ß√Ķes v√°lidas para voar para alguns dos destinos mais ex√≥ticos do Mundo.

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Nota: De forma a manter a experiência o mais genuína possível, o voo foi pago integralmente por nós e a companhia não foi informada que iríamos produzir qualquer artigo relacionado.

Lisboa РDubai (Hora prevista de partida:13:35; Hora prevista de chegada: 01:00 +1; Duração aproximada: 8h 25m, Boeing 777-300ER)

Check-in em Lisboa:
Embora tiv√©ssemos feito o check in online, era necess√°rio ir ao balc√£o (esta viagem foi em Outubro – Novembro, por isso as regras Covid-19 eram apertadas) para obter o cart√£o de embarque. Como cheg√°mos cedo, quase n√£o apanh√°mos fila. Ainda assim, a Emirates tinha 4 balc√Ķes a funcionar naquela altura, por isso o tempo de espera n√£o deve ser um problema. Devido a isto, em 10 minutos t√≠nhamos os testes e o formul√°rio das Maldivas verificados e j√° est√°vamos com os cart√Ķes de embarque, em dire√ß√£o √† seguran√ßa. Como t√≠nhamos apenas bagagem de cabine, opt√°mos por n√£o a despachar.

Embarque:
O embarque teve início por volta das 15h30 na porta N46. Como é habitual, os passageiros das classes ou estatutos Premium embarcaram primeiro. Os passageiros em económica embarcaram de acordo com a zona presente no seu cartão de embarque, por isso não sabemos muito bem a partir de que filas é que é atribuída uma zona ou outra. Ainda assim correu tudo de forma ordeira e eficaz.

Voo EK192:
O Boeing 777-300ER deste voo era uma das op√ß√Ķes de duas classes apenas: Executiva e Econ√≥mica (muitos destes modelos ao servi√ßo da Emirates t√™m ainda Primeira Classe). Os assentos da classe executiva tinham uma configura√ß√£o de 2-3-2, enquanto a econ√≥mica tinha uma configura√ß√£o t√≠pica de 3-4-3, excepto nas filas a partir da 46 (inclusive), em que passa a 2-4-2. Se vais com apenas mais uma pessoa, esta √© uma excelente op√ß√£o. Neste voo opt√°mos pelos assentos 47 J e K, por essa mesma raz√£o. Em todos eles estavam j√° uma almofada e uma manta, ambas confort√°veis. Tanto uma como outra foram disponibilizadas em todos os restantes voos desta viagem.

Os assentos em si s√£o bastante confort√°veis. Como podes ver, t√™m duas bolsas separadas. Uma maior, para colocares os auriculares, livros, tablet, etc e outra mais pequena para poderes colocar a carteira / telem√≥vel / passaporte. Os encostos de cabe√ßa ajust√°veis, o espa√ßo para pernas e o √Ęngulo de inclina√ß√£o generoso eram os esperados para uma companhia como a Emirates – muito satisfat√≥rios. Tinham ainda duas portas USB para carregar os telem√≥veis e ainda uma liga√ß√£o de tomada “normal”. Para al√©m disso, a mesa / tabuleiro tem um suporte para copos independente (n√£o precisas de a abrir) e 2 modos de abertura: a metade – onde podes pousar o teu telefone, os teus auriculares, etc, sem perder muito espa√ßo – e completa, que serve para trabalhares no computador / tablet ou para fazeres as refei√ß√Ķes. Tanto tem termos de funcionalidades como de conforto, este √© um dos melhores assentos que j√° us√°mos. S√≥ faltou mesmo o suporte para os p√©s.

O sistema de entretenimento a bordo tinha uma excelente sele√ß√£o de filmes, s√©ries e document√°rios mas tinha um estilo bastante “r√ļstico” e um pouco desatualizado. No entanto o ecr√£ tinha dimens√Ķes muito generosas e uma sensibilidade excelente, tornando o sistema bastante eficaz de navegar.

O voo EK192 partiu do Aeroporto Humberto Delgado por volta das 14:00, com uns 35 minutos de atraso. Depois de atingirmos a altitude de cruzeiro, a tripulação distribuiu uma máscara e um tubo de álcool gel a cada passageiro. O mesmo aconteceu nos restantes voos da nossa viagem.

Aproximadamente 1 hora depois, o almoço foi servido. Os passageiros podiam escolher entre dois pratos principais:

  • Carne de vitela guisada de carne com pur√© e br√≥colos
  • Peito de Frango com massa e molho de tomate

Embora tiv√©ssemos pedido ambos frango, j√° s√≥ havia uma por√ß√£o. Ent√£o este indiv√≠duo sacrificou-se pela sua senhora e aceitou comer a carne guisada. Por vezes, se forem sentados nas √ļltimas filas, esta situa√ß√£o pode acontecer porque quem est√° √† tua frente escolhe primeiro. Se n√£o fores esquisitinho(a), n√£o √© nada de dram√°tico, mas se fores mais seletivo(a) e o voo for longo, se calhar procura um lugar mais √† frente poss√≠vel.

  • Peito de frango com pasta com molho de tomate

As refei√ß√Ķes principais vinham acompanhadas de uma bebida, √°gua, um p√£o e uma salada de gr√£o de bico. Para sobremesa era oferecido um a por√ß√£o de bolo de chocolate. A qualidade da comida era bastante boa, mas n√£o ao n√≠vel da Turkish Airlines, por exemplo, mas estamos a ser bastante picuinhas. Os tradicionais ch√° ou caf√© foram oferecidos depois da refei√ß√£o, tal como esperado.

Sensivelmente a 70% do voo, foi oferecido aos passageiros um snack que constitu√≠a num iogurte, uma bebida, ch√° e caf√© e um folhado com doce de morango de dimens√Ķes generosas.

O servi√ßo da tripula√ß√£o de durante todo o voo foi muito bom, tal como esperado e cumprindo os standards “Emirates”. Nada a apontar.

O voo EK192 aterrou no Aeroporto Internacional do Dubai por volta das 1:15, aproximadamente 15 minutos depois da hora, tendo conseguido recuperar algum do tempo perdido.

Dubai РMale (Hora prevista de partida: 02:45; Hora prevista de chegada: 07:50; Duração prevista do voo: 04h 05m, Boeing 777-300ER)

Embarque em no Dubai:
O embarque ocorreu em duas fases: Antes de deixar os passageiros na “sala” propriamente dita, os funcion√°rios do aeroporto realizavam um procedimento de pr√©-embarque, que consistia em verificar os documentos necess√°rios para entrada nas Maldivas e validar o cart√£o de embarque. Depois disso, os passageiros desciam as escadas rolantes at√© √† sala de embarque. Esta primeira verifica√ß√£o j√° estava a ocorrer quando cheg√°mos √† zona da porta (demos uma voltinha no Aeroporto), enquanto o embarque teve in√≠cio cerca de 40 minutos antes da hora prevista de partida.¬†Como a verifica√ß√£o de todos os documentos tinha sido feita √† priori, o embarque foi muito r√°pido pois havia apenas um controlo r√°pido √† entrada.

Voo EK656:
O Boeing 777-300 era semelhante ao voo LIS-DXB, excepto que este tinha uma se√ß√£o de primeira classe.¬†O voo EK656 descolou do Aeroporto do Dubai por volta das 2h55, 10 minutos ap√≥s a hora prevista de partida. Mais uma vez os assentos escolhidos foram o 47 J e K pelas raz√Ķes j√° referidas anteriormente.

Como já estávamos a tentar ajustar ao horário das Maldivas, tentámos dormir logo que nos sentámos. Aproximadamente 2:45h no voo, foi servido um generoso pequeno almoço. Não dormimos muito mas como ainda teríamos um voo de hidroavião até chegar ao hotel, pensámos que seria boa ideia encher o papo porque iriam passar algumas horas até voltarmos a comer.

A refeição consistia numa generosa omelete, pimento grelhado, salsicha e batata e queijo desfiados. Era acompanhada por um croissaint, bolachas de água e sal, manteiga, água e bebidas à escolha.

Após a refeição, foi oferecido aos passageiros chá / café ou qualquer outra bebida, como habitual.

Ao contrário do que aconteceu com a refeição principal no voo LIS-DXB, este pequeno almoço estava ao nível do que a Turkish nos serviu, ou seja, excelente.

A tripulação de cabine foi muito consistente e profissional durante as 4h de voo, que aterrou no Aeroporto de Male aproximadamente às 7:50 locais, ou seja, sem qualquer atraso.

Male РDubai (Hora prevista de partida: 11:10; Hora prevista de chegada: 14:20; Duração prevista do voo: 04h 10m, Boeing 777-300ER)

Check-in em Male:
O check in em Male decorreu sem problemas. Como √≠amos fazer uma paragem de 3 dias no Dubai, os documentos exigidos foram verificados foram os de quem tinha como destino o Emirado. Todo o processo demorou cerca de 7 minutos, visto que a a Emirates tinha 3 balc√Ķes dispon√≠veis exclusivamente para classe econ√≥mica e a fila n√£o era significativa.

Embarque:
O embarque começou por volta das 3:20 na porta 5. O Aeroporto de Male está um pouco subdimensionado para a quantidade de tráfego que recebe, o que resulta em filas quase do cumprimento da sala de embarque para voos como o da Emirates. Desta vez os passageiros em económica não eram divididos por áreas e não havia qualquer ordem para o embarque dependendo do lugar escolhido. Depois do cartão de embarque ser validado e uma curta viagem de autocarro até ao Boeing 777-300ER, estávamos nos nossos lugares em 15 minutos.

Voo EK659:
Nã0 vamos maçar o(a) leitor(a) com mais uma descrição do B777-300. Desta vez optámos por um lugar do lado esquerdo do Avião, mas voltámos a ficar nas filas finais, com apenas 2 lugares. Desta vez optámos pelo 46 A e B. Por volta das 14:30 (10 minutos depois da hora) estávamos a dizer adeus às Maldivas.

Ap√≥s cerca de 1h, foi servido o almo√ßo. Ao contr√°rio das op√ß√Ķes mais “convencionais” nos voos LIS-DXB e DXB-MLE, desta vez os passageiros podiam escolher entre peito de frango e camar√Ķes com couve chinesa e arroz. A minha ador√°vel senhora, como n√£o adora marisco, pediu o peito de frango, que era semelhante ao do voo LIS-DXB. Este indiv√≠duo, pelo contr√°rio, decidiu experimentar a op√ß√£o com camar√£o e gostou bastante. A acompanhar o prato principal vinha uma salada de massa, bolachas de √°gua e sal, queijo, manteiga, um p√£o, √°gua e bebidas √† escolha. A sobremesa consistia em 3 profiteroles com molho de chocolate.

O voo decorreu sem qualquer problema. Mais uma vez, nada a apontar à tripulação.

O EK659 aterrou no Aeroporto Internacional do Dubai por aproximadamente às 14h20, mais uma vez, sem atrasos.

Male РLisboa (Hora prevista de partida: 07:25; Hora prevista de chegada: 12:00; Duração prevista do voo: 08h 35m, Boeing 777-300 ER)

Como o nosso voo at√© Lisboa foi 3 dias depois de termos chegado ao Dubai, tivemos de recolher o cart√£o de embarque novamente. Fizemos o check in online e desta vez opt√°mos pelas m√°quinas autom√°ticas. Bastou inserir o c√≥digo da reserva e t√≠nhamos o cart√£o de embarque na m√£o. Tendo o cart√£o de embarque, e s√≥ para experimentar, utiliz√°mos tamb√©m as m√°quinas autom√°ticas dispon√≠veis para despachar as nossas malas. Mais uma vez, inserimos o n√ļmero da reserva, recolhemos a etiqueta autocolante, coloc√°mos a etiqueta nas malas e coloc√°mo-las no tapete rolante ao lado da m√°quina. Tudo super simples. Um membro do staff da Emirates estava na √°rea a verificar a documenta√ß√£o necess√°ria para voar para Portugal.

Embarque:
O processo de embarque foi semelhante ao voo DXB-MLE. Antes de entrar na área de embarque foi novamente verificada toda a documentação e o cartão de embarque. Estando tudo OK, os passageiros desciam a escada rolante até à sala propriamente dita. No momento do embarque era novamente feita uma verificação rápida do cartão, tornando o processo bastante rápido. Embora os passageiros Premium tenham embarcado primeiro, não existiu, novamente, uma ordem definida para embarque dos passageiros em económica de acordo com os lugares que estavam a ocupar.

Voo EK191:
Novamente um B777-300ER (o outro √ļnico modelo que a Emirates opera para al√©m do Boeing 777 √© o Airbus A380, mas que n√£o voa para Portugal). Mantivemos os lugares 46 A e B.

O EK191 descolou do Aeroporto do Dubai por volta das 07h35, uns 10 minutos após a hora prevista de partida.

Aproximadamente 3-4h pós deixarmos o Dubai para trás, foi servido o almoço. A seleção de pratos principais era bastante semelhante ao voo LIS-DXB:

  • Carne guisada com arroz
  • Peito de frango grelhado com pur√© e ervilhas

Ambos optámos pelo peito de frango e ficámos satisfeitos. A acompanhar vinha uma salada de lentilhas, pão, bolachas de água e sal, manteiga, queijo, água e bebidas à escolha. Para sobremesa tínhamos a versão de Dubai de natas do céu, que era também bastante boa.

Mais uma vez, a tripulação foi super profissional e atenciosa.

Após cerca das 8h 35m, planeadas, aterrávamos em Lisboa.

Conclus√£o:
Se perguntarmos qual √© a melhor companhia a√©rea do mundo a uma pessoa que desconhe√ßa mais ou menos o mundo da¬†avia√ß√£o, provavelmente “Emirates” vai ser a resposta. E isto √© um m√©rito da companhia, que atrav√©s de a√ß√Ķes de marketing muito eficientes (patroc√≠nios a clubes de futebol, an√ļncios de televis√£o e na internet) se posiciona dessa forma. Mas se o produto n√£o acompanhar o marketing, a possibilidade de ser bem sucedida numa ind√ļstria ultra competitiva diminui consideravelmente. A Emirates consegue acompanhar o marketing na medida em que apresenta um produto super s√≥lido em todos os aspetos e um servi√ßo a bordo excelente. A √ļnica coisa que temos a apontar, na realidade √© o sistema de entretenimento a bordo ter uma interface bastante desatualizada. Em Portugal, a √ļnica concorrente √† altura, na nossa opini√£o, √© a Turkish Airlines – que se destaca da Emirates pela qualidade do catering. No entanto n√£o seria justo para n√≥s comparar ambas diretamente porque nunca fizemos um voo de 8h num wide-body da Turkish, sendo um tipo de servi√ßo e aeronaves diferentes. Talvez no futuro.

Podemos comparar sim, com a Singapore Airlines, que continua a ser a nossa favorita. Neste aspeto a Emirates fica a desejar na qualidade do catering, no sistema de entretenimento a bordo e na ausência de apoio para pés.

Ainda assim, o produto geral apresentado pela companhia dos Emirados √Ārabes Unidos √© muito bom e √© necess√°rio valorizar que √©, neste momento, a √ļnica companhia das consideradas “Premium” pelos peritos a voar a partir de Portugal. Usando o futebol√™s: n√£o sendo favorita ao t√≠tulo, √© confortavelmente candidata a lugares de Liga dos Campe√Ķes.

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