Fica a conhecer os 7 microestados da Europa ūüĆćūüóļÔłŹ

  • 08.08.2022 22:38
  • Paulo

Para quem gosta de ‚Äúcolecionar‚ÄĚ pa√≠ses estes pequenos Estados s√£o uma boa maneira de engrossar a lista. Mas com as suas hist√≥rias particulares, os pa√≠ses nesta lista s√£o bem mais do que meras curiosidades geogr√°ficas.

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Durante uma boa parte dos √ļltimos s√©culos, o mapa era uma manta de retalho de principados, ducados, condados, reinos e rep√ļblicas. Entre guerras e tratados, estes estados foram-se agregando para criar os pa√≠ses que conhecemos hoje.

No entanto, alguns desses pequenos estados sobreviveram à turbulência da história através da diplomacia com os países vizinhos ou por acasos da geopolítica.

Principado de Andorra

Andorra

Comecemos pela Pen√≠nsula Ib√©rica. Ladeada pela Espanha a Sul e pela Fran√ßa a Norte, Andorra √© muitas vezes associada a f√©rias na neve entre os portugueses, gra√ßas a est√Ęncias de ski como Grandvalira, a maior na cordilheira dos Piren√©us.

Tal como uma grande parte dos países nesta lista, a moeda usada em Andorra é o Euro, apesar do país não pertencer à União Europeia. Outra característica partilhada com os outros estados nesta lista é a facilidade de entrada, já que basta teres contigo o cartão de cidadão para entrares no principado.

Andorra la Vella, a pequena capital do pa√≠s ¬†encontra-se a mais de 1,000 metros de altitude, fazendo dela a mais elevada da Europa. Aqui encontra-se Casa de la Vall, uma constru√ß√£o r√ļstica do s√©culo XVI que serviu at√© √† pouco tempo de parlamento e √© um dos s√≠mbolos de Andorra.

A língua oficial de Andorra é o catalão, apesar do espanhol ser também bastante falado. Graças à grande comunidade portuguesa, que representa por volta de 14% da população, não te espantes se escutares português com regularidade.

Principado do Mónaco

Desde 1297, o Mónaco é governado pela família Grimaldi, mantendo a sua autonomia de França, sendo hoje o segundo país mais pequeno do mundo. Desde a abertura do Casino de Monte Carlo, no século XIX, o Mónaco começou a tornar-se um destino de luxo. Estima-se que atualmente 30% da população do país seja milionária.

A l√≠ngua oficial e a mais falada no pa√≠s √© o Franc√™s ‚Äď o monegasco, a l√≠ngua tradicional, √© falado apenas por uma pequena minoria. N√£o √© de espantar j√° que s√≥ uma pequena parte (por volta de 20%) dos residentes do M√≥naco se identificam como monegascos, com muitos a optar imigrar para o pa√≠s atra√≠dos pelos seus baixos impostos.

Apesar de pequeno tamanho, o M√≥naco tem uma relev√Ęncia importante no mundo desportivo: a sua equipa de futebol, o AS M√≥naco, disputa a League 1 francesa e √© presen√ßa regular nas competi√ß√Ķes europeias e o principado √© tamb√©m conhecido pela sua prova de F√≥rmula 1, o Grande Pr√©mio de Monte Carlo, provavelmente o mais conhecido circuito urbano deste desporto.

Estado da Cidade do Vaticano

Vaticano

Do segundo país mas pequeno do mundo para o mais pequeno de todos, continuamos esta lista com o Vaticano, a sede da Igreja Católica rodeada completamente pela capital italiana, Roma.

Em tempos, o Papa governava uma área que ocupava uma boa parte do centro do que é hoje Itália, um território conhecido como Estados Papais. Mas com a unificação italiana, o Papa foi perdendo poder e o seu território ficou reduzido a menos de metade de um quilómetro quadrado.

Apesar de pequeno, o Vaticano √© a casa de alguns dos monumentos mais visitados do mundo ‚Äď a Bas√≠lica de S√£o Pedro, a Capela Sistina e o Museu do Vaticano. Sendo que a popula√ß√£o local √© de pouco mais de 1,000 pessoas, este √© de longe o pa√≠s com mais turistas por habitante.

Rep√ļblica de San Marino

San Marino

It√°lia rodeia completamente n√£o um, mas dois pa√≠ses. A Rep√ļblica de San Marino fica entre as prov√≠ncias italianas de Em√≠lia-Romanha e Marche e goza do t√≠tulo de rep√ļblica mais antiga do mundo, datando a sua independ√™ncia do ano de 301. A menos de uma hora de Floren√ßa ou Bolonha, San Marino √© um ponto de paragem interessante para quem est√° a passear pela pen√≠nsula italiana.

A capital de San Marino, que d√° pelo mesmo nome, est√° bem defendida pelo Monte Titano e as suas tr√™s torres ‚Äď Guaita, Cesta e Montale. Estas s√£o as principais atra√ß√Ķes do pais gra√ßas √† vista desimpedida de toda a rep√ļblica que oferecem.

A mais conhecida, e também mais antiga, das três torres, Guaita, era até os anos 70 do século passado utilizada para manter prisioneiros. Já a passagem que leva a torre é conhecida como Passo delle streghe, ou caminha das bruxas, já que era aqui que se enforcava quem era condenado por bruxaria. Essa fama, juntamente com a dramática escarpa que acompanha o caminho faz deste um bom destino para quem é fã de histórias de terror.

Para quem prefere compras ao terror, San Marino oferece muitos produtos sem impostos, ou duty free. E quanto te der a fome, para um pouco para comer a versão local da piadina, um pão popular na região italiana de Emília-Romanha bem como em San Marino, e que é depois recheado com diversos ingredientes.

Principado de Liechtenstein

liechtenstein

Partimos para o terceiro principado desta lista, e o mais complicado de soletrar. O Liechtenstein √© um pequeno estado entre a Su√≠√ßa e a √Āustria. Na realidade, √© t√£o pequeno que em 2010 o rapper Snoop Dogg tentou arrendar o pa√≠s inteiro para um videoclip.

Para além de partilhar o estatuto de centro financeiro e a elevada qualidade de vida com a vizinha Suíça, o dois países partilham também as belas paisagens alpinas, entre as quais se avista frequentemente um ou outro castelo medieval. A proximidade geográfica e política com a Suíça explica também o facto de o Liechtenstein ser um dos poucos estados nesta lista que não usa o euro como moeda, optando antes pelo franco suíço.

A capital, Vaduz, conta apenas com cerca de 5,600 habitantes, mas é a casa de alguns tesouros arquitetónicos como o Castelo de Vaduz ou a Catedral de São Florim. No entanto, a maior cidade do país é Schaan: esta metrópole de 6,000 pessoas.

Gr√£-Ducado do Luxemburgo

Luxemburgo

Ao lado de outros países desta lista o Luxemburgo até parece grande, sendo, por exemplo, 16 vezes maior do que o Liechtenstein. No entanto, o Luxemburgo continua a ser um dos países mais pequenos do mundo.

Numa posição bastante estratégica, fazendo fronteira com a Alemanha, a França e a Bélgica, a cidade do Luxemburgo foi durante muitos séculos uma importante fortaleza, considerada uma das mais impenetráveis da Europa.

Pouco resta hoje da fortaleza, desmontada durante o século XIX. No entanto, a cidade do Luxemburgo, continua a ter bastante esplendor. Aqui podes visitar o Palácio Grã-Ducal ou a Catedral de Notre-Dame do Luxemburgo.

Dos cerca de 128,000 habitantes, a grande maioria ‚Äď cerca de 70% – dos habitantes da capital do Luxemburgo nasceram fora do pa√≠s. Muitas vezes apontado como o pa√≠s com a melhor qualidade de vida no mundo, √© f√°cil perceber a motiva√ß√£o de quem se muda para l√°.

Para o seu tamanho, o Luxemburgo tem uma grande diversidade linguística, usando-se luxemburguês, francês e o alemão são também utilizadas como línguas administrativas, a que se somam as línguas faladas pelos muitos imigrantes. Destes, os portugueses são o maior grupo e representam quase 30% da população.

Rep√ļblica de Malta

Malta

O √ļnico pa√≠s sem vizinhos desta lista, Malta √© constitu√≠da por tr√™s ilhas habitadas: Malta, onde reside a maior parte da popula√ß√£o, Gozo, e a pequena Comino, cujo o n√ļmero de habitantes se conta pelos dedos da m√£o.

Ao contr√°rio dos outros pa√≠ses nesta lista, que mantiveram a sua independ√™ncia durante v√°rios s√©culos, Malta apenas se tornou um pa√≠s por direito pr√≥prio em 1964. At√© a√≠, era territ√≥rio coroa brit√Ęnica, o que ainda se reflete no uso do ingl√™s no dia-a-dia da ilha, ao lado do italiano, e da curiosa l√≠ngua local, o Malt√™s, derivado do √°rabe que se falava na vizinha Sic√≠lia.

Este pequeno pa√≠s insular tem muito a oferecer. Na ilha principal, vale a pena ficar a conhecer as Tr√™s Cidades, o nome dado cidades fortificadas de Vittoriosa, Senglea e Copiscua que se disp√Ķe em tr√™s pen√≠nsulas voltadas para a capital Valeta, a qual √© tamb√©m uma grande atra√ß√£o.

A rede de autocarros permite conhecer toda a ilha, bem como Gozo, onde podes chegar por ferry. A√≠ o maior chamariz √© a beleza natural. A Janela Azul, um arco natural de pedra na costa ocidental era bem conhecido dos visitantes, mas a parte superior do arco colapsou em 2017 ‚Äď no entanto, a √°rea continua a ser bel√≠ssima.

Se o clima o permitir, podes ainda aventurar-te até à pequena ilha de Comino, onde se encontra uma das maravilhas naturais do país, a Lagoa Azul.

Bónus: Um país tão pequeno que não tem território?

A Ordem Soberana e Militar Hospital√°ria de S√£o Jo√£o de Jerusal√©m, de Rhodes e de Malta ‚Äď um nome que vais certamente memorizar de imediato ‚Äď √© mais uma curiosidade diplom√°tica, j√° que se trata de um Estado sem pa√≠s.

Em tempos, esta ordem governou vários territórios, incluindo Malta, que ainda agora mencionamos nesta lista. No entanto, por entre as guerras europeias viu-se reduzida a uma entidade soberana sem território, o que não a impediu de continuar a emitir os próprios passaportes (aceites em 110 países) e estabelecer embaixadas em vários países.

Na prática, a ordem dedica-se principalmente a esforços humanitários. Mas o seu estatuto especial faz as delícias de colecionadores de selos e moedas. Na sede da ordem, o Pallazo Malta em Roma, poderás encontrar um posto de correios para enviar postais com selos emitidos por esta ordem.

Tours & Atividades

Reserva j√° os teus tours ou atividades no¬†Viator, do grupo Tripadvisor! E ao faz√™-lo est√°s-nos a dar uma grande ajuda ūüôā

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem