O que precisas de saber antes de viajar com a TAP – Tarifas, política de bagagem, cancelamentos, reembolsos e muito mais ✈️

  • 06.11.2022 11:50
  • Bruno A.

Guia detalhado com toda a informação necessária para viajares com a TAP. Inclui informações sobre tarifas, política de bagagem, cancelamentos e classes de voo (económica e executiva), bem como explicações acerca do funcionamento da política de reembolsos e do processo de check-in.

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Tudo que precisas de saber para voar com a TAP – Um guia completo

Fundada no longínquo ano de 1945, e tendo como principal base a cidade de Lisboa, a TAP é a companhia de bandeira portuguesa. Como tal, e apesar dos anos turbulentos pelo qual a empresa tem passado, continua – naturalmente – a ser uma das principais e mais concorridas transportadoras aéreas do nosso país.

Juntamente com a sua subsidiária Portugália / TAP Express e um conjunto abastado de acordos code-share com mais de 30 companhias aéreas, a TAP permite-te voar para praticamente qualquer região do mundo.

Assim sendo, e se já tens viagem marcada com a TAP, este guia é para ti! Desde a política de bagagem ao processo de check-in, passando pelos regulamentos relacionados com cancelamentos ou alterações de voo, podes agora clarificar todas as tuas dúvidas antes de voares com a “nossa” companhia aérea!

Leitura recomendada: Voar com crianças na TAP – Taxas, assentos, equipamentos, líquidos e muito mais! ✈️👶

Tipos de tarifas disponíveis na TAP

Existem 6 tipos diferente de tarifas na TAP, subdivididas em classe económica e executiva.

Na económica, os passageiros podem escolher entre 4 opções: Discount, Basic, Classic e Plus. Já na executiva, são apenas 2 as alternativas existentes: Executive e Top Executive.

Para além disso, é ainda importante ressalvar que estas tarifas poderão ter condições diferentes, consoante se apliquem a um voo intercontinental ou a uma ligação dentro do espaço europeu/norte de África.

Tarifa Discount da TAP

A tarifa mais económica da TAP, que inclui apenas a possibilidade de te fazeres acompanhar de uma pequena mala de mão (máx 2kg – 40x30x15cm) e da tua bagagem de cabine (máx 10kg – 55x40x20cm).

Nos voos intercontinentais, esta tarifa inclui também uma refeição.

Tarifa Basic da TAP

Esta tarifa está apenas disponível em voos intercontinentais.

Para além da refeição, da mala de mão e da bagagem de cabine já incluídos na tarifa Discount, com a Basic poderás levar ainda uma mala de porão (max 23kg) e acumular 50% das milhas percorridas na tua conta.

Tarifa Classic da TAP

Com a tarifa Classic, e no que toca aos voos realizados dentro da Europa ou norte de África, é permitido a cada passageiro levar a bordo uma pequena mala de mão (máx 2kg – 40x30x15cm) e uma mala de cabine (máx 10kg – 55x40x20cm). Para além disso, poderá também despachar uma mala com o peso máximo de 23kg para o porão, acumular 70% das milhas percorridas e escolher o teu lugar dentro da categoria Standard. Para terminar, e não menos importante, esta tarifa permite efectuar alterações de fundo à tua reserva, sem que tenhas que pagar alguma taxa de penalização, ficando apenas ao teu encargo qualquer diferença no preço dos bilhetes.

Quanto aos voos intercontinentais, esta tarifa inclui ainda uma refeição e são contabilizadas 100% das milhas percorridas.

Tarifa Plus da TAP

Considerado o upgrade máximo dentro da classe económica, a Tarifa Plus contém todos os benefícios da tarifa anterior (Classic), com mais algumas vantagens à mistura. Por exemplo, nos voos europeus e no norte de África, a tarifa Plus permite-te solicitar um reembolso sem qualquer penalização se precisares de cancelar o teu voo, reservar um lugar da categoria Comfort (mais sobre os assentos na secção abaixo) e ainda teres acesso ao processo de Check-in Premium, com prioridade no despacho da bagagem e no processo de check-in dos balcões do aeroporto.

Por sua vez, nos voos intercontinentais, e para além da refeição a bordo, são contabilizadas ainda 150% das milhas percorridas na tua conta e é autorizado o despache de duas malas de porão, com o peso máximo unitário de 23kg.

Tarifa Executive da TAP

Passando à classe executiva, e no que toca à bagagem, a Tarifa Executive permite que os passageiros levem uma mala de mão, uma mala de cabine e ainda que despachem duas malas com o peso máximo de 32kg/cada para o porão. Para além disso, poderão ainda escolher qualquer assento da classe executiva e ter acesso ao processo de check-in e embarque prioritários, à via rápida do controlo de segurança (fast track) e ao VIP Lounge do aeroporto onde irão embarcar. A somar a tudo isto, os passageiros terão ainda direito a uma refeição a bordo – independentemente de se tratar de um voo intercontinental ou não – e acumularão 150% das milhas percorridas na sua conta

Tarifa Top Executive da TAP

E eis que chegamos à tarifa premium da companhia aérea. Como diz Freitas Lobo, “acima disto não há mais nada”!

Face à categoria executiva a anterior, a Tarifa Top Executive permite-te efectuar alterações ao teu voo sem penalizações e solicitar até o seu cancelamento com direito a reembolso integral, caso não possas embarcar por qualquer motivo. À parte disto, acumularás também 200% das milhas percorridas na tua conta.

Classes de assentos com a TAP

Tal como as tarifas, existem também várias tipologias diferentes de assentos consoante a classe que escolhas.

Assentos Standard

Situados na parte mais traseira do avião, estes lugares ficam na designada zona verde.

Voos de longo curso:

  • Espaço para pernas: 31” (78,74cm)
  • Reclinação da cadeira: 4”/5” (10 a 12,7cm)
  • Tomadas elétricas e de USB1: sim
  • Ambiente mais silencioso: não

Voos de médio curso:

  • Espaço para pernas: 28” (71,12cm)
  • Reclinação da cadeira: não
  • Tomadas elétricas e de USB1: não
  • Encosto de cabeça ajustável: não
  • Suporte para tablet: não

Assentos Comfort

Situados nas filas dianteiras da classe económica, estes lugares ficam na designada zona vermelha.

Voos de longo curso:

  • Espaço para pernas: Desde 32” a 34” (81,28 a 86,36cm)
  • Reclinação da cadeira: 5”/7” (12,7 a 17,78cm)
  • Tomadas elétricas e de USB1: sim
  • Ambiente mais silencioso: sim

Voos de médio curso:

  • Espaço para pernas: Desde 32” a 33” (81,28 a 83,82cm)
  • Reclinação da cadeira: sim
  • Tomadas elétricas e de USB1: sim
  • Encosto de cabeça ajustável: sim
  • Suporte para tablet: sim

Assentos da Saída de Emergência

Situados entre a área dos assentos standard e a área dos assentos comfort, estas filas caracterizam-se por serem mais espaçosas.

Voos de longo curso:

  • Espaço para pernas: Desde 48” a 57” (121,92 a 144,78cm)
  • Reclinação da cadeira: 4”/5” (10 a 12,7cm)
  • Tomadas elétricas e de USB1: sim
  • Ambiente mais silencioso: não

Voos de médio curso:

  • Espaço para pernas: Desde 34” a 39” (86,36 a 99,06cm)
  • Reclinação da cadeira: não
  • Tomadas elétricas e de USB1: sim
  • Ambiente mais silencioso: não

Assentos da Classe Executiva

Situados na frente do avião, separados das restantes classes de assentos, estes são os lugares com melhores condições para um voo confortável.

Voos de longo curso:

  • Espaço para pernas: Desde 42” a 44” (106,68 a 111,76cm)
  • Largura da cadeira: Desde 22,3’’ a 27,55’’ (55,88 a 69,85cm)
  • Reclinação da cadeira: Full flat (cama)
  • Mesa de suporte rebatível: sim
  • Tomadas elétricas e de USB1: sim
  • Ambiente mais silencioso: não

Voos de médio curso:

  • Espaço para pernas: Desde 32” a 34” (81,28 a 86,36cm)
  • Largura da cadeira: Desde 17,6’’ a 21,25’’ (44,70 a 53,98cm)
  • Reclinação da cadeira: 8,4 a 9º
  • Mesa de suporte rebatível: sim
  • Tomadas elétricas e de USB1: sim
  • Ambiente mais silencioso: não
  • Lugar do meio livre, para maior conforto

Se a tua tarifa seleccionada não contempla o lugar que pretendes, podes também efectuar a comprar posterior do teu assento. Os valores são dinâmicos, variando de acordo com o canal de compra, o tempo de antecedência, a data da viagem e a origem e o destino.

Programas de passageiro frequente da TAP – Miles&Go e Flight Pass

Miles&Go

Tal como o próprio nome deixa antecipar, o Miles&Go é o programa de milhas da TAP.

O programa é composto por 4 níveis distintos, sendo o nível inicial – o TAP Miles&Go – o estatuto automaticamente adquirido aquando da inscrição na modalidade. A partir daí, o passageiro tem 12 meses até chegar a qualquer um dos níveis seguintes, o estatuto Silver, o estatuto Gold e o estatuto Navigator.

Para atingir o nível TAP Miles&Go Silver, o passageiro deverá acumular 30.000 Milhas Status ou 25 voos (segmentos) operados pela TAP. Já para chegar ao estatuto TAP Miles&Go Gold, deverão ser obtidas 70.000 Milhas Status ou 50 voos (segmentos). Por fim, para o Navigator, é necessário atingir as 120.000 Milhas Status ou 70 voos (segmentos) anuais. Uma vez atingido qualquer destes estatutos e recomeçado um novo período anual de qualificação, o passageiro deverá reiniciar o processo de acumulação de Milhas Status ou Voos (segmentos) operados pela TAP, de forma a manter o seu estatuto.

Existem várias formas de acumular milhas ao longo do ano. Para além das milhas contabilizadas em todos os voos que fizer ao longo do ano (de acordo com as condições de cada tarifa explicadas acima), poderá também aderir ao Club TAP Miles&Go e obter milhas bónus ao longo do período de filiação. Para além disso, poderá também acumular milhas através da utilização dos cartões de crédito aderentes ou da utilização de produtos/serviços de entidades parceiras. Por fim, e se estiver próximo de atingir o objectivo, poderá simplesmente comprar milhas bónus de forma directa.

Uma vez atingido o objectivo e consequente obtenção do estatuto Silver, Gold ou Navigator, o passageiro poderá obter várias vantagens sempre que voar com a TAP, como o acesso ao VIP Lounge, ao embarque prioritário e ao fast track, a isenção de algumas penalizações (alterações de voo) ou o direito a levar mais bagagem de porão do que a contratada pela tarifa escolhida. Para além disso, acumulará sempre um extra de 50% sobre todas as milhas voadas! Milhas essas que poderão depois ser utilizadas para comprar passagens aéreas, efectuar upgrades de tarifa, adquirir benefícios extra durante o voo e ainda obter ofertas e descontos em produtos/serviços de entidades parceiras. Podes comparar as vantagens de cada estatuto aqui.

Política de cancelamento e de alteração de voo na TAP

Alterações de voo na TAP

Para todos os que viajam através da TAP, as condições para alteração de voo estão sempre dependentes do tipo de tarifa escolhida.

Assim, todas as alterações feitas em reservas com as tarifas Discount, Classic e Executive pressupõem o pagamento de uma taxa de alteração de voo. O valor desta taxa irá variar consoante o aeroporto de origem. Por outro lado, as tarifas Plus (Económica) e Top Executive permitem-te fazer alterações à tua reserva gratuitamente.

É também importante ter em atenção que a TAP não permite alterações online a nomes de reservas já completadas. Para isso, os passageiros deverão entrar em contacto com o Contact Center da TAP.

Cancelamento de voos com a TAP

À semelhança da política de alterações, também a modalidade de reembolsos em caso de cancelamento por parte do cliente está parcialmente dependente da tarifa originalmente seleccionada.

Posto isto, todas as reservas com as tarifas Discount, Classic e Executive não incluem a possibilidade de reembolso em caso de cancelamento. Em sentido contrário, as tarifas Plus (Económica) e Top Executive permitem-te solicitar a devolução do teu dinheiro.

Seja como for, se o cancelamento for feito dentro das primeiras 24h após a conclusão da reserva, e independentemente da tarifa escolhida, há sempre lugar ao reembolso total. Caso o pedido seja feito online, não existe qualquer taxa ou penalização. Se recorreres aos balcões presenciais ou ao call-center da companhia, aplica-se uma taxa de €40,00 por bilhete.

O mesmo acontece se o cancelamento do voo for da responsabilidade da TAP! Caso te depares com um infortúnio desta natureza, a TAP irá notificar-te do cancelamento do teu voo através de e-mail, reservando-te automaticamente um lugar no próximo voo em que haja lugares disponíveis. Para além disso, ser-te-á também disponibilizado o acesso a uma ferramenta online para poderes verificar a alternativa de voo encontrada e escolheres outra que te seja mais conveniente.

Se nenhuma destas opções te for conveniente, então reservas-te no direito de solicitar um reembolso integral e até, mediante determinadas circunstâncias, receber uma compensação pelo sucedido.

Descobre mais: Voo atrasado ou cancelado? Vê aqui quais são os teus direitos

Política de bagagem da TAP

Bagagem de cabine

Ao contrário das tradicionais companhias lowcost, todas as tarifas da TAP contemplam o direito a que o passageiro se faça acompanhar de bagagem de mão (máx 2kg – 40x30x15cm) e de uma mala de cabine (máx 10kg – 55x40x20cm). No caso da bagagem de mão, a mesma poderá ser uma bolsa ou uma mochila dentro das dimensões especificadas, um saco duty-free, um equipamento de auxílio à mobilidade (muletas ou cadeira de rodas) ou um dispositivo médico, desde que devidamente acompanhado de prescrição médica.

Artigos frágeis, como obras de arte e instrumentos musicais pequenos, ou artigos volumosos, como instrumentos de grande porte, podem também ser transportados na cabine, desde que não excedam os 30kg e as medidas 155x42x25cm. No caso dos artigos com um peso individual acima de 10 e abaixo de 30kg, deverá ser reservado um lugar extra para acondicionar a bagagem especial, mediante o pagamento de uma taxa extra (que variará de acordo com a rota e a disponibilidade).

Por fim, há que ter em consideração que caso te dirijas à porta de embarque com bagagem de mão que ultrapasse os limites permitidos de peso/dimensões, terás que pagar uma penalização a partir de 60€ (voos europeus e norte de África) ou 140€ (intercontinentais).

Descobre mais: 9 sugestões de mochilas para a tua próxima viagem – Edição 2022

Bagagem de porão

No que toca à bagagem de porão, está incluída nas tarifas Basic, Classic (1 mala de 23kg), Plus (2 malas de 23kg), Executive e Top Executive (2 malas de 32kg). No entanto, as malas de porão deverão ter a dimensão máxima de 158cm.

Caso precises de adicionar à tua reserva mais bagagem de porão do que a que está incluída na tua tarifa, terás que pagar uma taxa, cujo valor dependerá da rota, do número de peças a despachar e do período da compra.

Por outro lado, se não adicionares bagagem de porão à tua reserva e te apresentares no balcão de check-in com uma mala sobredimensionada, serás obrigado/a a pagar ,uma taxa de penalização, de acordo com a tabela abaixo:

Por fim, e em situações de transporte no porão de instrumentos musicais, poderás consultar as tabelas das taxas aplicáveis aqui, consoante o peso do equipamento e a rota. Já no transporte de equipamentos desportivos, podes ver também aqui a listagem de taxas cobradas pela TAP.

Transporte de líquidos a bordo da TAP

O transporte de substâncias líquidas, em gel ou aerossol a bordo de um voo da Ryanair está sujeita às normativas de segurança impostas pela União Europeia. Assim sendo, todos os líquidos deverão ser transportados em embalagens, garrafas ou recipientes de quantidade igual ou inferior a 100ml. Para além disso, todos estes recipientes deverão ser embalados numa única bolsa plástica transparente, com o tamanho máximo de 19 x 20cm, que deverá ser retirada da bagagem e inspeccionada separadamente na zona de segurança.

Felizmente, estas regras não se aplicam a alimentos infantis (leite materno, fórmula preparada, água esterilizada ou papas de bebé) ou medicamentos que sejam transportados em estado líquido. Apesar de ser necessário que sejam à mesma separados da restante bagagem no momento da inspecção, não existe qualquer restrição de segurança às quantidades permitidas a bordo ou ao tamanho das embalagens/recipiente.

Para além disso, se viajares com bebés, podes pedir água à tripulação da TAP ou para aquecer qualquer biberão que tenhas trazido ou preparado no decorrer da viagem.

Transporte de equipamento de bebé com a TAP

Com a TAP, a bagagem de porão e de mão das crianças (dos 2 aos 11 anos) é idêntica à bagagem permitida a um adulto. Se viajares com uma criança entre os 2 e 5 anos, podes transportar gratuitamente o carrinho de bebé (totalmente dobrável) ou cadeirinha desde que a mesma seja utilizada a bordo.

No caso dos bebés com menos de 2 anos, o limite de bagagem de porão é de uma peça de 10kg de dimensões totais inferiores a 115cm + um carrinho de bebé totalmente dobrável, cadeirinha ou cesta.

No aeroporto, é possível fazer o check-in de 1 equipamento para bebé de forma gratuita por cada criança até aos 5 anos (carrinho de bebé, cadeirinha automóvel, cama de viagem ou cesta). Isto aplica-se a todas as tarifas (até a Discount).

Seja como for, estes equipamentos terão de ser etiquetados no balcão de check-in ou na porta de embarque. No caso do carrinho, podes levá-lo até aos degraus do avião, sendo que a equipa de handling o irá armazenar no porão da aeronave, devolvendo-to à chegada no momento do desembarque. Isso significa que não precisas de esperar para chegar à zona de recolha de bagagem para teres acesso ao carrinho (pode depender do aeroporto, o melhor é perguntares à tripulação no momento de desembarque).

Podem ainda ser registados mais equipamentos para bebé/criança para além do que já está incluído de forma gratuita. Naturalmente, esses equipamentos extra, com o peso máximo de 32 kg cada, estarão sujeitos ao pagamento de uma taxa de €50,00 (para voos domésticos, europeus e norte de África) ou €100,00 (para voos intercontinentais) por peça.

Recomendado: Voar com crianças na TAP – Taxas, assentos, equipamentos, líquidos e muito mais! 

Artigos proibidos a bordo de um voo da TAP

Bagagem de Cabina

  • Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis;
  • Dispositivos neutralizantes – dispositivos destinados especificamente a atordoar ou a imobilizar;
  • Objetos pontiagudos ou cortantes – objetos que, devido à sua ponta afiada ou às suas arestas cortantes, podem ser utilizados para causar ferimentos graves;
  • Ferramentas de trabalho – ferramentas que podem ser utilizadas para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave (pés-de-cabra, berbequins, serras, etc);
  • Instrumentos contundentes – objetos que podem causar ferimentos graves se utilizados para agredir alguém fisicamente (tacos, bastões, etc);
  • Explosivos, substâncias e dispositivos incendiários (munições, detonadores, cartuxos, etc);

Bagagem de Porão 

  • Explosivos, substâncias e dispositivos incendiários (munições, detonadores, cartuxos, etc);

Documentação necessária para viajar com a TAP

À semelhança da generalidade das companhias do ramo de transporte aéreo, a TAP exige a apresentação de um documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte) de forma a poderes embarcar num dos seus voos.

Mais do que os requisitos da companhia aérea, enquanto passageiro deverás ter em conta o regime de entrada do teu país de destino. Ainda que seja possível a admissão a alguns países fora do Espaço Schengen apenas com cartão de cidadão, é importante relembrar que na esmagadora maioria dos restantes destinos é obrigatória a apresentação de passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a tua data de regresso.

Assim, e tendo em consideração a diversidade geográfica dos países onde a TAP opera, é importante confirmar as condições de entrada no teu país de destino no Portal das Comunidades, página diplomática do Ministério de Negócios Estrangeiros.

Descobre mais: Vais viajar e tens o Passaporte ou Cartão de Cidadão caducado ou perdido? Vê aqui o que podes fazer

Em caso de perda de documento de identificação durante a viagem, deverás deslocar-te imediatamente a uma esquadra local de polícia e reportar a situação. Já munido do relatório de participação, poderás utilizá-lo como prova da ocorrência para tentares obter um novo documento provisório (como um Título de Viagem Única) junto da embaixada portuguesa mais próxima.

Mesmo que não obtenhas qualquer apoio da embaixada, deverás deslocar-te a um balcão da TAP e, com o relatório policial, tentar comprovar a tua identidade através da Carta de Condução ou de uma cópia do passaporte/CC ou através da app gov.id. Se conseguires comprovar a tua identidade, a companhia emitirá um cartão de embarque em teu nome para que possas voltar para casa.

Descobre mais: Perdi os documentos no estrangeiro, o que faço agora?

Quais os requisitos para passageiros cujo passaporte não pertença à UE/EEE?

No caso de cidadãos não pertencentes à UE e que não sejam titulares de autorização de residência num país do Espaço Schengen, será necessário que estejam munidos de visto apropriado, bem como de um passaporte com data de validade superior a 3 meses a partir da data de saída do Espaço Único de Circulação.

Assim, antes de passar pela zona de segurança, o passageiro deverá estar munido de passaporte com validade alargada e validar a sua documentação junto de um balcão da TAP, a fim de obter a autorização de embarque.

Quais os requisitos da TAP para embarque de crianças não acompanhadas dos seus tutores legais?

Os requisitos da companhia aérea estão submetidos às regras de cada país. Aqui, do país de origem.

No caso de Portugal, a lei dita que passageiros com idade inferior a 16 anos que saem ou regressam ao país sem estarem acompanhados pelo seu pai, mãe ou tutor legal devem estar munidos de uma autorização de viagem. Esta deverá estar assinada por ambos os pais ou pelo tutor legal, sendo a referida assinatura reconhecida em notário ou por uma embaixada portuguesa no estrangeiro. Esta autorização de viagem também é requerida quando os menores são acompanhados por uma pessoa distinta do seu tutor legal. Nessas circunstâncias, a autorização de viagem também deve indicar claramente o nome da pessoa acompanhante. Pode ainda ser recusada a entrada a cidadãos menores estrangeiros que viajem sozinhos, caso não tenham uma pessoa que se responsabilize pela sua estadia em Portugal.

No entanto, e para além dos trâmites legais, a TAP vai mais longe na forma como explica todo o processo de reserva e embarque de um voo para um menor não acompanhado! Para começar, não é possível comprar passagens online para menores não acompanhados, pelo que a reserva deverá ser feita através do Contact Center da TAP. Depois de adquiridos os bilhetes, a pessoa responsável por levar o menor ao aeroporto deverá entregar três cópias impressas e preenchidas do formulário de autorização de viagem de UMNR no balcão da companhia. Recomendamos ainda que consultes a tabela abaixo de forma a perceberes a partir de que idade (e com que acompanhamento) é que um menor pode embarcar num voo da TAP e passa obrigatoriamente a ser considerado um menor não acompanhado.

Assim, se a criança for obrigatoriamente considerada um menor não acompanhado (de acordo com as condições acima), a TAP disponibilizará um agente responsável por monitorizá-la. Para encontrar esse agente, dirija-se ao balcão de check-in de assistência especial. O agente acompanhará a criança até ao seu lugar no voo. À chegada, outro agente será designado para permanecer com a criança e entregá-la à pessoa responsável por recolher o menor no aeroporto do destino (de acordo com a informação do formulário). Naturalmente, este serviço tem um custo que oscila entre os €65,00 e os €150,00.

Como é efectuado o processo de check-in com a TAP?

Em primeiro lugar importa deixar já claro: Embora escolher o assento seja pago, se optares por atribuição aleatória de lugar, vais ficar ao lado do(s) teu(s) companheiro(s) de viagem sempre que possível.

Check-in online

Todos os passageiros podem completar o processo de check-in online, independentemente da tarifa seleccionada. Para o efeito, poderás utilizar a aplicação ou o site da TAP. Este processo fica disponível 36 horas antes do embarque, ou 24h se o teu voo tiver como destino os Estados Unidos da América. Após a sua finalização, poderás descarregar o cartão de embarque (ou imprimi-lo) e prosseguir directamente para o portão de embarque. Se te fizeres acompanhar de bagagem de porão, deverás deixá-la num dos balcões de drop-off no aeroporto.

Tem, contudo, em atenção que determinados aeroportos poderão exigir o levantamento do cartão de embarque num dos balcões aeroportuários da TAP, sendo essa informação descortinada no processo de check-in online.

Check-in automático

Existem também reservas em que o processo de check-in é automático, sendo utilizados os dados pessoais providenciados durante a reserva.

Este processo é normalmente apenas aplicável a voos para outros países que façam parte do Acordo de Schengen. Caso o destino do voo não se enquadre nesse conjunto de países, será necessário providenciar dados adicionais para que o check-in seja finalizado.

Mais uma vez, se te fizeres acompanhar de bagagem de porão, deverás deixá-la num dos balcões de drop-off no aeroporto.

Check-in no aeroporto

Por fim, e se não tiver sido possível completar o check-in online ou de forma automática, poderás sempre fazê-lo no aeroporto.

Por um lado, podes recorrer a um dos quiosques automáticos de check-in. Munido/a do teu número de bilhete electrónico, código de reserva ou número de Cliente TAP Miles&Go, será possível efectuares o check-in de forma rápida, bem como escolheres o seu lugar e obteres o respectivo cartão de embarque.

Em contrapartida, terás também à tua disposição o balcão físico da companhia, onde podes solicitar o apoio de um agente para concluir o check-in e entregar a tua bagagem.

Check-in Premium

Por fim, e para um serviço mais rápido e exclusivo na entrega de bagagem, o check-in prioritário está disponível para passageiros de determinadas categorias, nomeadamente:

  • Passageiros em Classe Executiva;
  • Passageiros em Classe Económica com a Tarifa Plus;
  • Passageiros titulares de cartão Star Alliance Gold;
  • Passageiros titulares de cartões TAP Platinum Visa, TAP Business ou TAP Gold Visa;
  • Passageiros titulares de cartões TAP Miles&Go Gold;
  • Passageiros titulares de cartões TAP Miles&Go Silver.

Como é feito o embarque nos voos da TAP?

O processo é tão simples quanto o de qualquer outra companhia aérea. Basta deslocares-te à porta de embarque do teu voo com uma antecedência superior a 30 minutos e, consoante a tua classe de bilhete e a zona de embarque descrita na tua passagem, aguardares pela ordem de entrada. Tem em atenção que deverás estar munido/a do teu cartão de embarque, seja em papel, seja em formato digital num qualquer dispositivo móvel. Naturalmente, se se tratar de um aeroporto em que te foi exigida a recolha do cartão de embarque físico num dos balcões de check-in, é esse mesmo bilhete que deverás exibir na porta de embarque.

Na TAP, o embarque é feito de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

  1. Famílias com crianças de colo (inferiores a 2 anos de idade) e passageiros com necessidades especiais;
  2. Clientes com Premium Boarding (Embarque Prioritário);
  3. Passageiros cujo cartão de embarque mencione zona A;
  4. Passageiros cujo cartão de embarque mencione zonas B e C, sequencialmente.

Depois de efectuada a validação do teu bilhete e do teu documento de identificação, e assim que seja dada a devida instrução pelo staff do aeroporto, poderás embarcar na aeronave que te levará ao teu destino.

Caso tenhas uma mala de cabine e uma mala pequena de mão, poderás colocá-las no compartimento próprio localizado em cima dos lugares. Por outro lado, e caso não exista espaço suficiente nos compartimentos, a mala pequena poderá ser guardada debaixo do assento. Caso o avião esteja muito cheio, existe também a possibilidade de teres de despachar a tua mala de cabine para o porão, por isso coloca sempre os itens valiosos na tua mala de mão.

Se estiveres sentado numa fila de emergência, lembra-te que não podes colocar nada debaixo do banco da frente nem no colo, incluindo malas de senhora, pequenas mochilas ou, por exemplo, casacos (se não estiverem vestidos, obviamente). Todos os items deste tipo que leves para a cabine tem de ser colocados nos compartimentos acima para a descolagem e aterragem. E não, não é negociável. Outra coisa: Menores de 16 anos não se podem sentar nestes lugares.

O que esperar durante o voo: a experiência de viajar com a TAP

Tratando-se de uma companhia de bandeira, é naturalmente colocado um ênfase distinto na experiência de voo do passageiro, comparativamente com as companhias lowcost que operam no espaço europeu. Mais do que servir como um mero meio de transporte, a TAP tem a preocupação (teoricamente) de proporcionar uma viagem agradável.

Voar em Classe Executiva com a TAP

Para além de um conforto nitidamente superior face à classe económica, com maior espaço de pernas, reclinação full-flat (a cadeira torna-se uma cama em voos de longo curso), amenities de voo (como pequenos kits de conforto) e uma iluminação mais acolhedora, a Classe Executiva destaca-se também pelas maiores opções de entretenimento e pelos menus gastronómicos mais completos e elaborados.

No caso dos voos intercontinentais, é proporcionada uma experiência gastronómica completa, composta por produtos portugueses frescos e de origem sustentável – nos quais se incluem várias sobremesas tradicionais – acompanhados de uma variada carta de vinhos e de outras bebidas. Enquanto passageiro, poderás ainda personalize o teu voo, fazendo a pré-encomenda do teu prato principal favorito.

Tudo isto é rematado com um conjunto de outros detalhes práticos e decorativos que conferem um toque superior à experiência de voo, desde as loiças clássicas da Vista Alegre, passando pelas almofadas anti-alérgicas e pelos os edredons macios (em detrimento das habituais mantas), e terminando nos têxteis portugueses utilizados durante o serviço ou nos auscultadores noise-canceling.

Voar em Classe Económica com a TAP

Quanto à Classe Económica, e ainda que o requinte ou a atenção ao detalhe não possam ser comparados à Executiva, a realidade é que, de acordo com a nossa experiência aqui e aqui, em voos nos novos A330neo e A321LR, a TAP tem uma classe económica de longo curso bastante boa. Para além das refeições a bordo terem sido de qualidade, os assentos serem assentos modernos e confortáveis, destaca-se o WiFi a bordo, com um pacote para usar em apps de mensagens (Whatsapp, Facebook Messenger, etc) grátis para todos os passageiros e também um excelente sistema de entretenimento a bordo.

Já em termos de voos de curta ou média duração, e de acordo com a nossa experiência relatada anteriormente, é apenas ok.

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Regras a cumprir durante um voo da TAP

Para terminar, e tal como em todas as outras companhias aéreas, qualquer comportamento extremo que possa levar à disrupção do voo poderá ser punido com a expulsão imediata do mesmo, ou, em casos verdadeiramente graves, à detenção do passageiro após aterragem.

No fundo, é só tentar não se comportar como um idiota! 🙂

Outras regras a ter em conta estão relacionadas com a absoluta proibição de fumar a bordo das aeronaves, bem como de utilizar equipamentos electrónicos de maiores dimensões (como portáteis) durante a descolagem, aterragem ou enquanto as luzes de sinalização de cinto de segurança estiverem ligadas. Durante a totalidade do voo, todos os dispositivos electrónicos deverão também ser mantidos em “Modo de Avião”.

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