Guia de viagem dos Açores 😍 – Hotéis, Restaurantes, Transportes, Ferries e Roteiros das 9 Ilhas

  • 28.02.2023 15:50
  • Bruno A.

Guia de viagem dos Açores com tudo o que precisas de saber antes de visitares o arquipélago. Inclui informações acerca de hotéis, o que comer, onde comer, transportes inter-ilhas (ferries e voos) e ainda um roteiro completo para cada uma das 9 ilhas Açoreanas.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

O arquipélago dos Açores é um verdadeiro jardim no meio do Atlântico. Composto por 9 ilhas distintas, umas bem mais fáceis de alcançar do que outras, este é um destino extremamente completo, com uma cultura bastante própria e um número aparentemente interminável de maravilhas naturais merecedoras de uma visita. De alguma forma, o verde da vegetação açoriana parece mais vibrante do que em qualquer outro lugar, o que talvez possa ser explicado pelo contraste do solo negro de origem vulcânica com o rosa e azul das hortênsias em flor.

Costuma-se dizer que nesta terra de pastos férteis existem mais vacas do que pessoas. De facto, vivem aí 242,846 pessoas, para cerca de 279,000 bovinos. Não é por isso de estranhar que o arquipélago seja uma superpotência dos lacticínios e que aí se produzam do melhor queijo, leite e manteiga que alguma vez irás provar. Para ajudar a queimar essas calorias extra, não faltam atividades para te pôr a mexer, das caminhadas pelas caldeiras vulcânicas e montanhas do arquipélago ao kayak.

Assim, e acabadinho de sair do forno, queremos mostrar-te o nosso mais recente guia de viagem do Açores! Aqui poderás encontrar toda a informação relacionada com hotéis e restaurantes do arquipélago, ferries, voos e outros meios de transporte dentro e entre as ilhas dos Açores, e ainda um conjunto de 9 roteiros para que possas saber o que fazer e visitar em cada uma das ilhas do arquipélago!

Guia de Viagem dos Açores, Portugal

Como chegar aos Açores – Voos desde Portugal Continental

Apesar de todas as ilhas dos Açores serem servidas por um aeroporto local, apenas 5 delas recebem voos do continente: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Faial e Pico.

É possível voar para todas as ilhas destacadas a partir de Lisboa, com companhias como Azores Airlines, TAP e Ryanair. Com partida do Porto, encontrarás voos directos para São Miguel (Azores Airlines, TAP e Ryanair) e Terceira (Azores Airlines e Ryanair). Por fim, é ainda possível voar para a ilha de São Miguel desde o Funchal com a Azores Airlines.

Melhor altura para visitar os Açores

O clima dos Açores é bastante instável e é comum dizer-se que num dia é possível experienciar-se as quatro estações. Por isso, qualquer que seja a altura do ano, convém sempre que leves contigo um impermeável. Nos dias mais quentes, a chuva é tropical e não custa nada continuar a explorar a ilha ou até dar um mergulho no mar enquanto esta goteja.

As meias estações são mais húmidas e menos quentes, mas são uma ótima altura para poupar nas viagens e na acomodação. A Primavera, em particular, com o despontar da fauna e da flora, pode ser uma óptima opção. É nesta estação que se avistam mais espécies de pássaros e mais baleias no mar.

O Verão é sem dúvida a época de veraneio, com temperaturas altas que convidam a banhos. É também a altura em que tem lugar uma grande parte das festas locais, durante as quais as ruas das vilas e cidades se enchem de habitantes locais e turistas. Já o inverno é bem mais melancólico, com muita chuva e vários dias de nevoeiro consecutivos.

Não te esqueças:

Apesar de ser território português, os Açores pertencem a outro fuso horário. Aqui, os relógios atrasam uma hora em relação ao continente. É fácil deixar-nos enganar pela televisão, já que os canais nacionais seguem o fuso horário de Lisboa.

Documentos necessários para visitar os Açores

Uma vez que não atravessarás qualquer fronteira, terás apenas que mostrar cartão de cidadão válido, de forma a que te seja autorizado o embarque no voo.

Descobre mais: Vais viajar e tens o Passaporte ou Cartão de Cidadão caducado ou perdido? Vê aqui o que podes fazer

Onde dormir nos Açores – Hotéis e Alojamentos

Hotéis na Ilha de São Miguel

Hotéis na Ilha Terceira

Hotéis no Pico

Hotéis na Ilha de Santa Maria

Hotéis na Ilha de São Jorge

Hotéis na Ilha das Flores

Hotéis na Ilha do Faial

Hotéis na Ilha do Corvo

Hotéis na Ilha Graciosa

Nota: Se usares os links acima para fazer as reservas do teu alojamento, estás-nos a dar uma ajuda preciosa sem pagar mais por isso 🙂

Como te deslocares entre as ilhas dos Açores

Utilizar ferries inter-ilhas nos Açores

Antes de tudo o resto, convém esclarecer que o arquipélago está subdividido em 3 diferentes grupos de ilhas, consoante a sua proximidade geográfica:

  • Grupo Oriental: Santa Maria e São Miguel
  • Grupo Central: Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira
  • Grupo Ocidental: Corvo e Flores

Posto isto, se estás já a planear um roteiro pelos Açores, então terás obrigatoriamente que ponderar qual a melhor forma de te deslocares entre as várias ilhas do arquipélago. Aqui, se não quiseres voar, as opções não são propriamente diversificadas, com o ferry a apresentar-se como a única opção.

Todos os ferries inter-ilhas dos Açores são operados pela companhia Atlânticoline, que gere 7 linhas diferentes, de acordo com as rotas pré-estabelecidas:

  • Linha Azul: Faial-Pico
  • Linha Verde: Faial-Pico-São Jorge
  • Linha Rosa: Corvo-Flores
  • Linha Branca: Faial-Pico-São Jorge-Graciosa-Terceira
  • Linha Lilás: Faial-Pico-São Jorge-Terceira
  • Linha Laranja: Pico-São Jorge

Podes consultar preços e horários no site oficial partilhado acima. No entanto, tem em atenção que algumas destas rotas são sazonais, vigorando apenas entre os meses de Maio e Setembro.

Voos internos nos Açores

Em alternativa, poderás voar entre as ilhas Açoreanas através da companhia aérea SATA. Esta é uma opção especialmente útil para os trajectos entre ilhas de diferentes grupos, uma vez que as distâncias de ferry tendem a ser substancialmente maiores.

Para uma estimativa de valores, tomámos a liberdade de simular algumas rotas, de acordo com a distância. Isto permitiu-nos concluir que o intervalo de preços variará entre os 58€, para um voo de 35 minutos entre Terceira e São Jorge, e os 92€, para um trajecto de quase 1 hora entre Ponta Delgada e as Flores.

Naturalmente, os valores para residentes do arquipélago são substancialmente mais baixos, existindo também descontos para estudantes até aos 26 anos!

Como te deslocares dentro das ilhas dos Açores

Deslocações dentro das ilhas Açoreanas – Autocarros

Embora todas as ilhas apresentem alguma forma de serviço público de autocarro, dificilmente conseguirás cumprir o teu roteiro sem que tenhas que recorrer a outros métodos. Afinal, os horários são altamente restritivos e têm como objectivo primordial ligar as várias vilas e centros populacionais de cada ilha.

Como tal, não esperes encontrar paragens ou serviços de transportes públicos em lugares isolados ou trilhas.

Deslocações dentro das ilhas Açoreanas – Alugar Carro nos Açores

Como alternativa, alugar carro torna-se quase obrigatório para quem visita o Arquipélago dos Açores.

Afinal, e face à ausência de um sistema sólido de autocarros públicos, será extremamente difícil conseguir chegar a todos os lugares que queiras visitar a não ser que estejas munido do teu próprio veículo. Para além disso, alugar um carro permite-te ter toda a autonomia e flexibilidade do mundo face a mudanças de plano ou necessidades de última hora. Tem apenas em atenção que, considerando a oferta muitas das vezes insuficiente face à procura, recomendamos que tentes completar o teu aluguer com a maior antecedência possível, especialmente durante os meses de Verão e em épocas festivas.

Podes consultar preços e disponibilidade em Rentalcars.com!

Onde alugar carro nos Açores?

Algumas rent-a-car locais que podemos recomendar são Ilha Verde, AutAtlantis, Way2Azores, Wayzor e Micauto. Nós utilizamos quer a Ilha Verde e a AutAtlantis e não tivemos qualquer problema.

O que comer nos Açores – gastronomia local

Não há volta a dar – se há coisa que os anúncios do Pauleta e os jingles televisivos me ensinaram sobre os Açores é que, no arquipélago, o queijo é rei! Aliás, isto é na realidade válido para qualquer laticínio, ou não fossem os pastos verdejantes Açoreanos um habitat perfeito para a criação de gado bovino!

Assim, e como entrada perfeita para um verdadeiro manjar, não deixes de provar uma fantástica tábua de queijos locais, onde não pode faltar o Queijo do Pico, o Queijo Azul do Faial e – acima de tudo – o Queijo São Jorge, o mais curado e apetitoso de toda a colecção! Acompanha com uma boa morcela regional, normalmente frita com ananás, e o emblemático bolo lêvedo, e já vais bem aviado para o prato principal!

Ou não estivéssemos nós num arquipélago, também aqui o peixe e marisco são vistos como elementos fundamentais da cozinha tradicional. Do extraordinário Bife de Atum às Lapas Grelhadas em manteiga, alho e limão, passando pela Caldeirada de Peixe dos Açores ou pelo Polvo Guisado, certamente que escolha não faltará. Avançando rumo ao menu das carnes, surpreende ainda menos, face à fama dos Açores como local de excelência de criação de gado, que seja neste pequeno pedaço de paraíso que podes encontrar alguns dos melhores cortes de carne de todo o país. Não deixes de provar o suculento Bife à Regional ou a Alcatra à moda da Terceira, um guisado tradicional servido em pote de barro no qual a carne quase derrete na boca, qual pedaço de manteiga. Por fim, e porque vir aos Açores e não provar este prato é como ir a Roma e não ver o Papa, guarda um cantinho do estômago para o icónico Cozido das Furnas, uma versão local do cozido à portuguesa em que a refeição é cozinhada no subsolo ao longo de mais de 5 horas através do calor vulcânico das fumarolas das Furnas.

Se ainda tiveres espaço para a sobremesa, recomendamos que experimentes as humildes Malassadas – massa frita polvilhada com açúcar – o Pudim de Feijão ou as Queijadas da Vila, porventura o doce mais popular do arquipélago. Para algo um pouco mais leve, nunca se fica mal com umas boas rodelas de Ananás dos Açores.

Tesouros Escondidos dos Açores

Como de costume, compilámos um conjunto de lugares menos conhecidos que poderás visitar nos Açores. Embora possam não fazer parte da esmagadora generalidade dos roteiros, estes continuam a ser lugares especialmente merecedores de uma visitinha. Aqui estão alguns tesouros escondidos que não podes perder:

  • Vila Franca do Campo – São Miguel
  • Plantação de Chá da Gorreana – São Miguel
  • Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões – São Miguel
  • Miradouro da Ponte do Queimado – Terceira
  • Quatro Ribeiras – Terceira
  • Igreja de Nossa Senhora da Purificação – Santa Maria
  • Aldeia de Anjos – Santa Maria
  • Furna do Frei Matias – Pico
  • Parque Florestal de São João – Pico
  • Moinhos de Vento da Lomba da Conceição – Faial
  • Reserva Florestal de Recreio do Cabouco Velho – Faial
  • Moinhos de Urzelina – São Jorge
  • Caldeira do Mosteiro – Flores
  • Casa do Bote – Corvo
  • Baía de Porto Afonso – Graciosa

Roteiros de viagem dos Açores – São Miguel, Santa Maria, Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira, Corvo e Flores

Uma vez que este artigo se tornaria uma autêntica enciclopédia caso incluíssemos no corpo do texto todos os roteiros destas incríveis ilhas, deixamos abaixo as ligações para que possas encontrar o itinerário perfeito para cada uma delas:

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem