Guia de viagem da Croácia – Transportes, hotéis, dicas + Roteiros de 7, 10 e 14 dias 🇭🇷

  • 30.04.2024 21:50
  • Bruno A.

Guia de viagem completo, ideal para quem procura que locais visitar e o que fazer na Croácia. Inclui informações detalhadas sobre transportes, hotéis, restaurantes, segurança e esquemas, bem como três roteiros completos de 7, 10 ou 14 dias na Croácia.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Considerada a joia da coroa da antiga Jugoslávia, o turismo tem vindo a crescer a olhos vistos em terras croatas ao longo das últimas décadas. Primeiro com a independência do país, seguida do seu ingresso na UE e no Espaço Schengen, até à recente adopção do Euro como moeda, a verdade é que visitar a Croácia foi-se tornando cada vez mais cómodo e logisticamente acessível.

O resto… Bom, o resto é explicado pelos inúmeros encantos da pequena nação pousada nas margens do Adriático! Um destino perfeito para quem procure uma saudável combinação entre praia e cultura, na Croácia tanto podes explorar as cidades antigas muralhadas fundadas há séculos pelos Venezianos, como ir a banhos em algumas das águas mais cristalinas do Velho Continente. Em suma, um país extremamente completo!

Assim sendo, e se estás à procura de o que fazer na Croácia, vieste ao sítio certo! Aqui descobrirás um roteiro completo do país, para 7, 10 ou 14 dias – consoante a tua disponibilidade – bem como todas as restantes informações necessárias para preparares a tua aventura. Acompanha-nos neste guia de viagem da Croácia e descobre os melhores hotéis e restaurantes, como te deslocares entre cidades, os esquemas e burlas mais comuns e ainda as melhores alturas para visitar o país.

Guia de Viagem da Croácia

Como chegar à Croácia – Voos desde Portugal

Apesar de existirem vários aeroportos internacionais espalhados um pouco por todo o território croata, a verdade é que não existem actualmente ligações directas a Portugal.

Felizmente, esta é uma barreira bastante fácil de contornar, sendo perfeitamente possível agendar escalas independentes a preços baixos com companhias low-cost que voem para o país (como a Easyjet ou a Ryanair). Caso não queiras correr riscos com potenciais cancelamentos ou atrasos que inviabilizem o voo de ligação, podes sempre recorrer a companhias legacy como a Swiss, a Lufthansa ou a Iberia. Continuarás a ter que fazer escala, mas pelo menos sabes que a companhia se responsabilizará por te fazer chegar ao destino final em caso de disrupção no voo.

Quantos dias são necessários para visitar a Croácia?

Na verdade, para explorar o que de melhor a Croácia tem para oferecer e acomodar toda a logística de transportes, o período ideal seria de 2 semanas.

No entanto, para aqueles que possam não ter tanta disponibilidade de tempo e/ou orçamento, 1 semana completa seria o mínimo dos mínimos para, pelo menos, conseguires visitar os clássicos do Adriático (Dubrovnik, Split e Zadar) e a capital Zagreb. Se conseguires um meio termo (que ronde os 10-12 dias), podes ainda contemplar uma visita às ilhas de Hvar e Korcula. Seja como for, a nossa recomendação é que tentes prolongar a tua experiência ao máximo.

Melhor altura para visitar a Croácia

À semelhança de praticamente todas as zonas balneares balcânicas, também a Croácia é extremamente popular durante o Verão, quando comparativamente aos níveis de turismo recebidos durante o resto do ano. No entanto, como mostram a subida exponencial de preços e a confusão constante, poderá valer a pena evitar os meses de Julho e Agosto, para bem da tua carteira e saúde mental. Para além disso, o calor pode ser incomodativo durante o pico do Verão, afectando de sobremaneira a tua experiência!

Posto isto, e para que possas à mesma aproveitar as praias e bom tempo da região sem sentires que estás a caminhar numa terra-fantasma (à excepção de Zagreb), sugerimos que agendes a tua visita para a denominada “shoulder-season”, com destaque para os meses de Maio-Junho e de Setembro-Outubro.

Documentos necessários para visitar a Croácia

Uma vez que continuarás dentro da União Europeia, não te é exigida a apresentação de passaporte para poderes viajar, bastando apenas que estejas na posse de cartão de cidadão válido.

Descobre mais: Vais viajar e tens o Passaporte ou Cartão de Cidadão caducado ou perdido? Vê aqui o que podes fazer

É necessário adaptador de tomada para Croácia?

Não é necessário adaptador de tomada se viajares para a Croácia. As tomadas elétricas na Croácia são semelhantes às nossas.

Cartões SIM na Croácia – Roaming em viagem

Estando o país vinculado às regras de roaming da UE, não te será cobrada qualquer taxa de roaming durante a tua visita à Croácia.

Assim sendo, poderás simplesmente utilizar o teu cartão (quase) como se estivesses em Portugal (os dados das apps que as operadoras portuguesas contam num plafond separado, passam a contar para o teu plafond principal de dados. Isto significa que se tiveres 5GB de dados + 15GB para apps, enquanto estiveres na Croácia esses dados vão ser retirados aos 5GB e não aos 15GB).

Dinheiro na Croácia – Taxas bancárias e orçamento de viagem

Uma vez que a Croácia faz parte da Zona Euro, o conjunto de países onde é utilizada a moeda única, poderás utilizar o teu cartão de crédito/débito português para fazer levantamentos e pagamentos no destino sem que te seja cobrada qualquer taxa de conversão.

Assim sendo, terás apenas que ter em atenção potenciais taxas cobradas pelo banco emissor da própria caixa automática onde fizeres o levantamento. Contudo, e sempre que haja lugar ao pagamento de qualquer comissão deste tipo, essa informação é descortinada antes de confirmares o levantamento, o que significa que podes sempre cancelá-lo e procurar outra caixa. Tem especial atenção às caixas da Euronet, que cobram uma comissão fixa por levantamento com cartão estrangeiro.

Por outro lado, se precisas de ajuda a manter o orçamento de viagem sob controlo, recomendamos neste guia de viagem da Croácia a utilização do cartão Revolut. Ainda que neste país não possas usufruir da principal vantagem deste produto – levantamentos em moeda estrangeira sem taxas de conversão – continua ainda assim a ser uma ferramenta útil.

Através da aplicação do banco online, terás acesso imediato a todos os gastos e ao saldo da tua conta, monitorizando assim os teus gastos diários. Para além disso, poderás carregar o cartão apenas com o valor que esperas gastar (por dia ou na viagem), evitando assim que gastes mais do que aquilo que esperavas e limitando também o valor que podes perder em caso de roubo ou fraude.

Descobre mais: Dicas para viajantes: Tudo que precisas de saber sobre o Cartão Revolut

Segurança na Croácia – esquemas e burlas mais comuns

Sem surpresa, dada a sua fama destino de férias, a Croácia é um destino extremamente seguro, pelo que podes visitar a região de forma relativamente confortável e sem grandes sobressaltos.

No entanto, é à vontade, mas não à vontadinha! Por mais segura que uma cidade seja, nunca deixes de parte o senso comum. Cuidado com os veículos sem taxímetro (os taxista da região são conhecidos como os piores/mais desonestos de França), tem especial atenção aos teus pertences em zonas movimentadas e nunca aceites ajudas de ninguém quando estiveres a utilizar o multibanco. No fundo, não faças nada que não farias em nenhuma outra cidade do mundo! No caso específico da costa Adriática, evita ainda deixar as tuas roupas e aparelhos electrónicos sem supervisão sempre que fores ao mar, especialmente nas praias mais movimentadas.

Quantos a esquemas e burlas, e embora não existam grandes problemas ou práticas a registar, recomendamos especial cuidado na hora de completares o teu pedido nos restaurantes situados em zonas mais turísticas. Certifica-te sempre de que consultas o preço no menu antes de pedir, caso contrário podes apanhar uma desagradável surpresa na hora de receber a conta!

Onde dormir na Croácia – Hotéis e Alojamentos

Longe vão os tempos em que a Croácia era considerada um destino barato ou acessível. Com a popularidade e procura, a lei do mercado não perdoou e os preços subiram exponencialmente, especialmente no que toca a alojamentos e restaurantes. É certo que não chegou (ainda) às loucuras das paragens mais populares da Europa Ocidental, mas a costa está longe de poder ser vista como uma paragem económica. Ainda assim, se marcado com tempo e flexibilidade, continua a ser possível encontrar alguns bons negócios.

Posto isto, e se estás a priorizar a busca de sítios para dormir no país, deixamos-te uma sugestão para cada categoria de classificação no nosso guia de viagem da Croácia:

Hotéis em Zagreb

Hotéis em Zadar

Hotéis em Split

Hotéis em Dubrovnik

Nota: Se usares os links acima para fazer as reservas do teu alojamento, estás-nos a dar uma ajuda preciosa sem pagar mais por isso 🙂

Transporte entre os aeroportos da Croácia e os centros das cidades

Apesar de ser possível voar para 7 aeroportos diferentes da Croácia, iremos ficar-nos nos dois exemplares mais movimentados do país: o Aeroporto Franjo Tuđman de Zagreb e o Aeroporto Sveti Jeronim de Split, cada um situado num extremo oposto do pequeno país.

Do Aeroporto de Zagreb para o centro da cidade

Situado a cerca de 15 km do centro, a melhor forma de viajar entre o aeroporto e o centro de Zagreb passa por utilizar a Linha 219 do sistema local de autocarros. A paragem fica situada à saída do terminal de chegadas e os veículos operam entre as 04h20 e a 00h15, saindo em intervalos que variam entre os 25 e os 60 minutos, consoante a altura do dia. Esta linha liga o aeroporto à Praça Kvartenikov, no coração da cidade. Quanto a preços, vão depender do método de compra e da hora da viagem. Se aterrares à noite, então a viagem terá o custo de €1,99. Já durante o dia, se optares por comprar o bilhete em dinheiro directamente ao motorista, o preço será de €0,80. Se baixares a app da ZET (companhia de autocarros) e adquirires o teu bilhete digital através da plataforma, o valor baixa para €0,53. Como alternativa, podes ainda recorrer ao autocarro shuttle da Croatia Airlines. Este serviço opera entre as 06h00 e as 22h30, com uma nova saída a cada 30 minutos. Neste caso, o destino será a Estação de Autocarros de Zagreb, e o trajecto custará €8,00.

Do Aeroporto de Split para o centro da cidade

À semelhança do aeroporto anterior, o mesmo serviço de shuttle está também disponível em Split, transportando passageiros entre o aeródromo local e a Estação de Autocarros Sukoisan, a uma breve caminhada da Cidade Velha. Este serviço está disponível entre as 06h00 e as 22h00, com um novo shuttle a sair a cada meia-hora. O preço é também o mesmo: €8,00! No entanto, a forma mais barata de concluir o trajecto passa mesmo por recorrer à linha 37 do sistema público de autocarros. A paragem fica situada na estrada junto ao aeroporto, pelo que terás que te afastar do terminal. A rota opera diariamente entre as 04h00 e as 23h45, com uma frequência de passagem que varia entre os 20 e os 40 minutos, terminando igualmente no Terminal de Sukoisan. O bilhete pode ser comprado directamente ao motorista por €3,00.

Guia de viagem da Croácia – Como te deslocares entre cidades

Surpreendentemente, para um país que se tornou independente há apenas 3 décadas e no seguimento de um violento conflito, a verdade é que a Croácia desfruta de uma rede de transportes intercidades bastante diversa e abrangente. Para além dos tradicionais e sempre fiáveis autocarros, o país conta ainda com uma rede ferroviária e um conjunto extremamente alargados de ligações por via marítima (ferries).

Se nada resultar, tens sempre a hipótese de alugar o teu próprio carro e fazeres-te à estrada!

Comboios na Croácia

Embora o sistema nacional ferroviário seja relativamente limitado e não chegue a todos os pontos do país, é possível viajar entre as maiores cidades da Croácia com recurso ao comboio. No entanto, tendo em conta as baixas frequências, os tempos extensos de viagem e o facto de que parte do país não tem acesso à ferrovia, esta não é – de todo – a melhor forma de explorar a Croácia.

Seja como for, podes consultar horários e rotas e comprar os teus bilhetes online através do site oficial da Hrvatske Zeljeznice (Caminhos-de-Ferro Croatas), sendo que não precisarás de imprimir os teus títulos de viagem, bastando apresentá-los ao inspector no teu dispositivo móvel. Apesar de não recomendarmos a utilização dos comboios, aqui estão algumas informações úteis sobre as rotas mais populares:

  • Zagreb – Split: €15,10; 6h35
  • Zagreb – Rijeka: €7,72; 4h38
  • Rijeka – Split: €27,16; 7h53

Autocarros na Croácia

Ao contrário dos comboios, o autocarro é o meio de transporte colectivo mais popular e fiável da Croácia, permitindo-te chegar a todos os recantos do país. Felizmente, a nação balcânica é servida por um número bastante extenso de companhias, quer a nível local, quer a nível nacional, sendo que a esmagadora maioria das ofertas está compilada em sites como a Croatia Bus, a Arriva ou a GetbyBus. Para além disso, também a lendária Flixbus opera no território.

Embora seja possível encontrar todo o tipo de estradas, os acessos costumam ser bons, embora os trajectos junto das zonas costeiras sejam mais demorados que o normal devido à topografia do terreno. Quanto aos veículos, são habitualmente confortáveis e modernos qb. Como de costume, seguem abaixo as rotas mais populares e respectivos preços (que podem variar ligeiramente de acordo com a companhia):

  • Zagreb – Split: €23,00; 5h30
  • Zagreb – Zadar: €12,00; 3h30
  • Zagreb – Rovinj: €26,00; 5h00
  • Rovinj – Pula: €7,50; 00h45
  • Pula – Zadar: €30,00; 8h30
  • Zadar – Split: €10,50; 3h00
  • Split – Dubrovnik: €20,00; 4h30
  • Dubrovnik – Zagreb: €31,00; 10h00

Ferries na Croácia

Considerando a formato recortado da costa croata e a presença de inúmeras ilhas e ilhéus que formam parte do território, não surpreendente que o transporte marítimo esteja bastante bem desenvolvido no país. Embora existam várias empresas de ferries bem estabelecidas e que operam um pouco por todo o litoral, as maiores são a Jadrolinija e a Kapetan Luka. No entanto, ao invés de pesquisares individualmente cada website individual para encontrares quem faça determinada rota, podes simplesmente recorrer à Croatia Ferries para consulta de horários e ligações. No entanto, na hora de comprar bilhetes, podes (aí sim) fazê-lo directamente no site de cada empresa, ou através da Book Away.

Seja como for, e até para saberes o que esperar, aqui estão os preços e os tempos de viagem médios para as rotas mais famosas:

  • Dubrovnik – Hvar: €48,00; 3h30
  • Dubrovnik – Korcula: €10,00; 2h00
  • Hvar – Korcula: €6,00; 1h30
  • Split – Hvar: €25,00 (uma partida diária a €6,00); 1h00
  • Pula – Zadar: €22,00; 4h45

Alugar carro na Croácia

Não há volta a dar – no que toca a conforto, autonomia e flexibilidade, nenhum outro meio de transporte se equipara à possibilidade de alugares o teu próprio veículo. Para além disso, e embora a condução nas zonas costeiras possa ser mais lenta que aquilo a que estás habituado, as paisagens costumam ser bastante agradáveis.

No entanto, e dependendo dos teus gostos e da tua rota, o carro pode também trazer problemas acrescidos. Nas cidades maiores e mais populares, como Zagreb, Split ou Dubrovnik, o estacionamento pode ser uma dor de cabeça, e é quase garantido que terás que encontrar um lugar pago para deixar o veículo. Para além disso, se incluíres as ilhas de Hvar e Korcula no itinerário, terás que pagar um valor extra substancial para que o carro seja permitido a bordo. No fundo, há que pesar todos os prós e contras, até porque o sistema de transportes colectivos funciona bastante be. Por último, e uma vez que a Croácia faz parte da UE, resta mencionar que não precisas de Licença Internacional de Condução, bastando a carta que habitualmente já utilizas em Portugal.

Podes consultar preços e disponibilidades em Rentalcars.com!

Free walking tours em Zagreb e Dubrovnik

Na Croácia, podes optar por explorar os centros das cidades com recurso a um free walking tour. Administrados por empresas ou guias locais, estes tours consistem em visitas guiadas pelos quarteirões históricos, no qual te vão contando as histórias de cada sítio e providenciando um importante contexto cultural. Embora os tours sejam, de facto, gratuitos, mandam os bons costumes que no final cada pessoa dê uma gorjeta ao guia como compensação pelo seu trabalho. No caso de Zagreb e Dubrovnik, o valor mínimo aceitável deverá rondar os €5,00.

Posto isto, aqui estão algumas empresas que organizam free walking tours em cada cidade:

Free Walking Tours em Zagreb

Free Walking Tours em Dubrovnik

Melhores praias da Croácia

Zlatni Rat: Escondida na ilha de Brac, ali a um pulinho da famosa Hvar, esta é considerada a melhor e mais pitoresca praia de toda a Croácia. Um cenário digno das Caraíbas!

Plaža Banje: Embora existam várias praias espalhadas pelos arredores da Cidade Velha de Dubrovnik, este é o areal mais popular da localidade mais famosa da Croácia. Uns quantos quilómetros mais a leste, podes também experimentar a Praia Sveti Jakov.

Betina Cave: Pequenina e escondida no interior de uma gruta (daí o nome), esta é uma das praias mais curiosas do país. Melhor ainda? O acesso terrestre não existe, o que significa que a única forma de lá chegares é através de uma curta viagem de water taxi.

Riviera Makarska: Uma das várias regiões que compõem a vasta e belíssima costa Adriática croata, são várias as praias de excelência que podes encontrar por aqui. Destas, destaque para Punta Rata e para a Praia Nugal.

Hawaii Beach: Embora existam excelentes praias um pouco por toda a Península da Ístria, a zona mais a sul, junto a Pula, é onde se concentra um maior aglomerado de locais de excelência para ir a banhos. A Hawaii Beach é só um exemplo, mas podes afastar-te ainda mais e explorar os recantos paradisíacos do Parque Nacional Kamenjak ou do Desfiladeiro de Verudela.

Praia Bacvice: Será esta a praia mais bela ou paradisíaca? Longe disso, mas quando o calor aperta numa cidade tão grande como Split, não haverá lugar mais acessível para um mergulho refrescante.

Plaža Dubovica: Quando o caminho para chegar a uma praia é feito em terra batida, já sabes que o destino vale a pena! A Praia Dubovica não é diferente, destacando-se como a mais bela e emblemática na ilha de Hvar.

Sakarun Beach: Situada na ilha de Dogi Otok, a apenas 90 minutos de ferry do Porto de Zadar, esta praia idílica compete directamente com a Zlatni Rat (em Brac) pelo título de local mais pristino do país. Na verdade, esta pode muito bem ser uma das praias mais bonitas da Europa!

Praia de Nin: Um conjunto de várias praias estendidas ao longo de uma baía, os areais de Nin são considerados um dos locais mais românticos dos Balcãs. Para além disso, estando a localidade situada a apenas 20 km de Zadar, é bem mais prático de visitar que as ilhas de Brac ou Dogi Otok.

Bacva Bay: Embora, tal como na esmagadora maioria das praias croatas, a areia fina dê lugar a um amontoado de seixos e pedras (os teus pés não serão poupados), esta é uma das praias mais bonitas e agradáveis de Korcula. Só não te esqueças dos chinelos!

Culinária da Croácia – Gastronomia e pratos típicos

Considerando a posição privilegiada do país, estendido ao longo da recortada costa Adriática, não surpreende que uma parte importante da dieta Croata seja baseada em peixe e mariscos. Para além disso, a tradição Mediterrânica tem também grande impacto por estas bandas, pelo que podes sempre contar com bom azeite, frutas e legumes, bem como com massas e pizzas, fruto da proximidade Italiana. Ainda assim, há que lembrar que uma parte substancial do território (Zagreb e norte) fica situada longe do mar, sendo aí que se verificam práticas culinárias mais pesadas, com muita carne, enchidos e batatas. Posto isto, e de todos os pratos croatas, quiçá nenhum seja tão emblemático como o Ćevapi, umas almôndegas alongadas de carne e especiarias, normalmente servidas com pão Lepinja e Ajvar (um condimento à base de pimento vermelho) a acompanhar. De resto, esta iguaria é um verdadeiro clássico presente um pouco por todos os países da antiga Jugoslávia. Quanto ao peixe, o título de prato mais omnipresente tem que ir direitinho para o Risoto Negro, feito com choco ou lula e colorido com tinta do mesmo.

Para além destes dois exemplos de culto, outras especialidades croatas que vale bem a pena experimentar incluem Punjena Paprika, um prato de pimentos recheados; Sarma, carne picada envolta em folha de couve; Brudet, um arroz caldoso de peixe à base de tomate; Buzara, mexilhões cozinhados num molho de vinho branco, alho e pão ralado; e Pasticada, carne de bovino marinada e cozinhada lentamente num molho de ameixa, figos e vinho, servida com gnocchi. No campo das tapas e petiscos, destaca-se a soparnik, uma espécie de torta salgada com recheio de acelga, alho e salsa; Burek, outro clássico dos Balcãs composto por várias camadas de massa filó com recheio de carne ou queijo (existe outro exemplar croata parecido chamado Strukle); e ainda as tábuas com ingredientes de produção local, como a Salsicha Kulen, as Trufas da Ístria, o Presunto de Duba, o Queijo de Pag ou o Carpaccio de Boskarin.

Quanto a doces, e embora não seja propriamente o forte da cozinha local, não deixes de petiscar uns Fritule, pequenos donuts de massa frita; Rozata, um pudim de caramelo com licor de rosa; Madjarica, um bolo chocolate em camadas; ou uma Kremšnita, uma espécie de mil-folhas à maneira local. No final, podes brindar à tua refeição com um copo de Rakia, uma aguardente super-popular nesta região da Europa.

Roteiros de 7, 10 e 14 dias na Croácia

Para não tornarmos este texto demasiado extenso, resolvemos criar um artigo autónomo para cada itinerário.

Podes consultar cada uma das opções seguindo as ligações abaixo:

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem