Guia de viagem do Egipto + Roteiro de 7, 10 e 14 dias ūüėÄ

  • 25.12.2022 12:30
  • Bruno A.

Guia de viagem do Egipto com todas as informa√ß√Ķes de que precisas para visitar a ‚ÄúTerra dos Fara√≥s‚ÄĚ. Inclui roteiros de 7, 10 ou 14 dias pelo Egipto (consoante a tua disponibilidade), por cidades como Cairo, Luxor, Aswan, Hurghada e Alexandria, bem como recomenda√ß√Ķes de hot√©is, restaurantes e dicas sobre como evitar burlas e esquemas.

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Ber√ßo de uma civiliza√ß√£o quase t√£o antiga quanto o pr√≥prio tempo, o Egipto √© um dos destinos mais fascinantes do planeta. Pa√≠s de templos milenares, museus arqueol√≥gicos e ‚Äď pois claro ‚Äď das famosas Pir√Ęmides de Giz√©, √© tamb√©m na ‚ÄúTerra dos Fara√≥s‚ÄĚ que poder√°s encontrar o ic√≥nico Rio Nilo, principal fonte de vida do pa√≠s, e a paradis√≠aca costa do Mar Vermelho, um dos melhores locais do mundo para fazer snorkeling/mergulho e ver as garridas cores dos corais.

Como podes ver, apelo tur√≠stico √©, por certo, coisa que n√£o falta no Egipto, n√£o espantando a extraordin√°ria procura de que o pa√≠s √© alvo anualmente por parte de turistas vindos de todos os quatro cantos do mundo. E no entanto, face √† dimens√£o gigantesca do pa√≠s e ao elevado n√ļmero de locais de interesse para visitar, planear uma viagem ao Egipto pode revelar-se uma verdadeira (mas boa) dor de cabe√ßa. E √© a√≠ que entramos!

Com o nosso guia de viagem do Egipto, esperamos conseguir ajudar-te a planificar da melhor forma a tua visita ao pa√≠s. Com informa√ß√Ķes √ļteis acerca de alojamentos, restaurantes, esquemas/burlas, transportes entre cidades e ‚Äď como cereja no topo do bolo ‚Äď um roteiro completo de 7, 10 ou 14 dias (consoante a tua disponibilidade), prometemos que acabar√°s este artigo √† procura do pr√≥ximo voo para o Cairo!

Guia de viagem do Egipto

Como chegar ao Egipto ‚Äď Voos a partir de Portugal e da Europa (low-cost)

Coincidentemente, o final de 2022 e in√≠cio de 2023 vai trazer as primeiras liga√ß√Ķes directas entre Portugal e Egipto! Assim, passar√° a ser poss√≠vel voar entre Lisboa e Cairo, Aswan (ambas a partir de 23 de Dezembro 2022) ou Hurghada (28 de Mar√ßo 2023) com a companhia a√©rea eg√≠pcia Air Cairo.

No entanto, se os preços forem demasiado elevados ou as datas dos voos não forem da tua conveniência, é também possível voar com determinadas companhias low-cost europeias entre várias cidades do Velho Continente e diferentes destinos no Egipto:

  • Cairo
    • Vueling – Paris-Orly e Barcelona
    • Transavia – Paris-Orly
  • Alexandria
    • Wizz Air ‚Äď Mil√£o-Malpensa e Roma-Fiumicino
  • Luxor
    • Transavia ‚Äď Paris-Orly
  • Hurghada
    • Easyjet ‚Äď Bristol, Londres-Gatwick, Londres-Luton, Manchester, Amesterd√£o, Basileia, Berlim, Genebra, Mil√£o-Malpensa e Veneza
    • Eurowings ‚Äď Berlim, Col√≥nia, Dusseldorf, Hamburgo, Praga, Salzburgo e Estugarda
    • Pegasus Airlines ‚Äď Istambul-Sabiha Gok√ßen
    • Transavia ‚Äď Lyon e Paris-Orly
    • Wizz Air ‚Äď Budapest, Londres-Luton e Roma-Fiumicino
  • Sharm El Sheikh
    • Easyjet ‚Äď Bristol, Londres-Gatwick, Londres-Luton, Manchester, Amesterd√£o, Basileia, Berlim, Genebra, Mil√£o-Malpensa, Veneza e N√°poles
    • Pegasus Airlines ‚Äď Istambul-Sabiha Gok√ßen e Antalya
    • Transavia – Paris-Orly e Amesterd√£o
    • Wizz Air ‚Äď Londres-Luton, Londres-Gatwick, Mil√£o-Malpensa, N√°poles, Veneza, Roma-Fiumicino e Viena

Itiner√°rio do Egipto ‚Äď Melhor altura para visitar

Ao contr√°rio do que acontece no continente europeu, em que os meses de Ver√£o s√£o habitualmente os mais prop√≠cios ao planeamento de uma escapadinha, as temperaturas t√≥rridas do Egipto tornam-no um destino a evitar durante a √©poca alta europeia. Se √© poss√≠vel visitar o pa√≠s durante os meses de Junho, Julho, Agosto? O nosso guia de viagem do Egipto diz-te que sim, √©. Se a experi√™ncia tem potencial para ser extremamente desconfort√°vel? Tamb√©m! Com temperaturas m√©dias a rondar os 40¬ļC nas grandes cidades, cabe a ti decidir.

Posto isto, a melhor altura para visitar o Egipto coincide com as esta√ß√Ķes da Primavera e do Outono, com destaque para os per√≠odos compreendidos entre Mar√ßo-Maio, e depois do Ver√£o, entre Setembro-Novembro. Durante estes per√≠odos, as temperaturas continuar√£o quentes (e sem chuvas) junto da costa do Mar Vermelho, ao passo que as cidades situadas nas margens do Nilo ‚Äď ainda que indubitavelmente quentes ‚Äď apresentar√£o temperaturas perfeitamente toler√°veis para uns bons dias de ‚Äúsightseeing‚ÄĚ! Para al√©m disso, evitar√°s as grandes multid√Ķes arrastadas pelos meses de Ver√£o, tornando a experi√™ncia bem mais agrad√°vel.

J√° durante os meses de Inverno, e ainda que cidades como o Cairo, Luxor ou Aswan apresentem m√©dias di√°rias perfeitas para poderes explor√°-las confortavelmente (com m√°ximas a oscilar entre os 20¬ļC e os 25¬ļC, a costa do Mar Vermelho poder√° estar amena demais para idas √† praia, sendo inclusive poss√≠vel apanhares algum aguaceiro. Seja como for, e se queres visitar o Egipto apenas pela vertente hist√≥rica e cultural, o Inverno pode tamb√©m ser uma excelente alternativa.

Documentos necess√°rios para a tua viagem ao Egipto

Estando este destino situado fora da Europa, e sem nenhum tipo de acordo com a UE que te permita entrar com qualquer outro documento de identificação, é absolutamente obrigatório estares munido do teu passaporte para poderes visitar o Egipto. Para além disso, o documento deverá possuir uma validade de pelo menos 6 meses após a tua data de entrada.

Para além disso, e se pretendes visitar todo o país, é também mandatória a obtenção de visto. A boa notícia que temos para te dar neste guia de viagem do Egipto? O precioso autocolante pode ser obtido à chegada ao país, mediante o pagamento em dinheiro vivo de 25 USD (ou equivalente em Euros). Assim que aterres, verás várias banquinhas no aeroporto a vender o visa-on-arrival (visto à chegada) ainda antes da zona de segurança onde terás o teu passaporte carimbado.

Por outro lado, e caso não te queiras preocupar com este tema à chegada, podes sempre solicitar antecipadamente o teu visto através da internet. Essa candidatura deverá ser feita com uma antecedência mínima de 7 dias face à data em que pretendas entrar no país, tendo exactamente o mesmo custo do visto à chegada.

Ambos os vistos t√™m uma validade de 30 dias, o que significa que ter√°s que o renovar (localiza√ß√£o no Cairo) caso pretendas ficar no pa√≠s por mais tempo. A t√≠tulo pessoal, e depois de ter apanhado Covid no Cairo e me ter visto obrigado a prolongar a minha estadia at√© ao final da quarentena, posso partilhar que me descuidei completamente a acabei por ficar no pa√≠s 3 dias para l√° da validade do autocolante. Felizmente, o agente de imigra√ß√£o do aeroporto foi um tipo bastante simp√°tico e l√° acabou por me safar de uma multa de quase 100‚ā¨/pax.

Importante: Se estás de visita ao Egipto apenas para desfrutar da costa do Mar Vermelho e não sairás nunca da Península de Sinai (leia-se: Sharm El Sheikh ou Dahab), então não precisas de visto e podes seguir directamente para as cabines dos agentes de imigração. Aqui, receberás um carimbo no passaporte que te permite visitar a península durante 15 dias. No entanto, não poderás entrar em qualquer outra zona do Egipto.

Descobre mais: Vais viajar e tens o Passaporte ou Cartão de Cidadão caducado ou perdido? Vê aqui o que podes fazer

Roaming na viagem para o Egipto

Estando o pa√≠s situado fora da UE e sem nenhum tipo de acordo para a isen√ß√£o de taxas de roaming nas telecomunica√ß√Ķes, n√£o poder√°s utilizar o teu tarif√°rio portugu√™s actual durante a tua viagem ao Egipto.

Ali√°s, a primeira coisa que deves fazer antes de levantares voo rumo ao pa√≠s √© mesmo desligar todos e quaisquer dados m√≥veis que tenhas activos no teu telem√≥vel, sob pena de teres uma (muito) desagrad√°vel surpresa no final do m√™s. Ainda que os custos possam variar de acordo com a operadora, e apenas para ficares com uma no√ß√£o do que esperar, a Vodafone cobra os seguintes valores para comunica√ß√Ķes em territ√≥rio eg√≠pcio:

  • Chamadas efectuadas: 3,42‚ā¨/min
  • Chamadas recebidas: 1,71‚ā¨/min
  • SMS enviadas: 0,55‚ā¨/sms
  • Dados M√≥veis: 0,246‚ā¨/MB

Posto isto, a nossa recomenda√ß√£o √© que compres um cart√£o SIM assim que chegues ao Egipto, sendo que poder√°s faz√™-lo ainda no aeroporto, no terminal das chegadas. Existem tr√™s grandes companhias de telecomunica√ß√Ķes no Egipto: Orange, Vodafone e Etisalat.¬†

Ao contr√°rio de Portugal – onde reina a carteliza√ß√£o encapotada (√† vista todos) em que todas as operadoras fazem os mesmos pre√ßos – √† chegada ao Aeroporto v√£o verificar que cada companhia tem tarif√°rios ligeiramente diferentes na quantidade de dados e dos pre√ßos exigidos. No nosso caso, compr√°mos na Vodafone, simplesmente porque era o que se enquadrava melhor na nossa estadia.¬†Um cart√£o com 6GB de internet custou 166EGP, cerca de 5‚ā¨ ao c√Ęmbio atual. H√° muitas combina√ß√Ķes por onde escolher, por isso vai aos balc√Ķes de cada uma das companhias, verifica os pre√ßos e a quantidade de dados disponibilizada e toma a tua decis√£o.

Como levantar dinheiro durante uma viagem ao Egipto ‚Äď Taxas banc√°rias e mercado negro

Nenhum guia de viagem do Egipto est√° completo sem que este tema seja abordado.

Para contextualizar a situação actual no país, é importante olhar para a forma como a inflação está a afectar fortemente a economia egípcia. No espaço de apenas 1 ano, a Libra Egípcia (EGP) perdeu quase 60% do seu valor face ao dólar americano (e quase 50% face ao Euro).

Se em Dezembro de 2021 a compra de 1 USD custaria menos de 16 EGP, neste momento esse mesmo dólar custa aos egípcios quase 25 EGP. Mesmo para turistas, isto não é exactamente uma boa notícia, uma vez que a desvalorização acentuada da moeda não acabou por se repercutir numa experiência propriamente mais barata, sendo a mesma acompanhada de uma subida galopante de preços (um fenómeno global).

Tudo isto levou a que se tenha recentemente formado um fen√≥meno de transac√ß√£o de moeda no mercado negro, a r√°cios de c√Ęmbio mais apelativos face aos que poder√°s obter junto das entidades banc√°rias. Neste momento, √© poss√≠vel obter no mercado negro cerca 30 a 33 EGP por cada d√≥lar cambiado, uma diferen√ßa que pode ultrapassar os 30% entre o valor de ambos os mercados (oficial X negro). Evidentemente, a esmagadora maioria dos pre√ßos actuais no Egipto est√£o ajustados ao c√Ęmbio do mercado negro, tornando a experi√™ncia substancialmente mais cara do que antes para quem utilize o mercado oficial (ou seja, quem levante dinheiro em qualquer caixa autom√°tica). Seja como for, e enquanto leigos na mat√©ria, desaconselhamos a utiliza√ß√£o do mercado negro para c√Ęmbio de dinheiro no Egipto.

Levantar dinheiro no Egipto ‚Äď Cart√£o Revolut & Bancos

Por sorte, o Egipto √©, na generalidade, um pa√≠s bastante barato (com a honrosa excep√ß√£o de tudo o que seja entrada em atrac√ß√£o tur√≠stica), o que significa que mesmo que o teu dinheiro valha 30% menos do que no mercado negro, este continuar√° a ser um destino relativamente acess√≠vel. √Č tamb√©m um pa√≠s ainda bastante dependente da utiliza√ß√£o de dinheiro vivo, e √© importante que tenhas sempre libras eg√≠pcias contigo.

Tendo como moeda oficial a Libra Egípcia (EGP), qualquer levantamento que faças no Egipto recorrendo a um cartão português incorrerá naturalmente no pagamento de várias taxas. Para além da taxa percentual sobre o valor do levantamento (relativa à conversão), a tua transacção estará também sujeita ao pagamento de um valor fixo, referente à taxa por levantamento de divisa fora da UE. Contas feitas, podes acabar a pagar ao teu banco bem acima de 6% do valor do teu levantamento.

A alternativa passa por recorreres aos servi√ßos de bancos online como o Revolut ou ao c√Ęmbio de Euros diretamente em institui√ß√Ķes banc√°rias.¬†

O Revolut permite-te efectuar levantamentos at√© um determinado limite mensal sem que te seja cobrada qualquer taxa. Para al√©m disso, mesmo depois de atingido esse patamar, as comiss√Ķes s√£o residuais quando comparadas √†s dos bancos tradicionais. No momento da escrita deste artigo, e pelo menos no Bank Misr, n√£o eram cobradas qualquer taxas de levantamento utilizando o cart√£o Revolut. H√° v√°rias caixas autom√°ticas logo no aeroporto.

Ainda assim, a combina√ß√£o que ach√°mos melhor (visto que √© prov√°vel que v√°s passar o limite dos ‚ā¨200 gr√°tis da conta standard. do Revolut) √© a seguinte:

Surpreendentemente, os Bancos que existem no aeroporto, √† chegada, tem taxas de c√Ęmbio muito competitivas e podes optar assim por levar alguns euros e trocar l√°, guardando o Revolut para pagamentos eletr√≥nicos e para levantamentos posteriores, caso necessites de mais dinheiro vivo. Isto evita que, logo que chegues, tenhas o teu plafond de levantamento gr√°tis esgotado.

Descobre mais: Dicas para viajantes: Tudo que precisas de saber sobre o Cart√£o Revolut

Guia de viagem do Egipto ‚Äď seguran√ßa e burlas mais comuns

Ok, aqui vamos nós…

N√£o h√° como negar. Se h√° pa√≠s que vive na inf√Ęmia dos anais do turismo por ser extremamente propenso ao aparecimento de esquemas e burlas, √© mesmo o Egipto. Significa isto que o pa√≠s seja perigoso? N√£o nos parece.

No entanto, √© inevit√°vel que, mais cedo ou mais tarde, acabes por ser enganado de uma forma ou outra. Se esse engano se reflecte na perda de algumas dezenas de Euros ou em apenas alguns c√™ntimos, isso j√° depender√° de ti! No Egipto, qualquer desculpa √© boa para tentarem com que gastes alguns trocos a mais. Seja no t√°xi sem tax√≠metro, em pre√ßos de souvenirs inflacionados ou na venda de um tour que afinal n√£o era bem aquilo que prometia, tudo √© fair-game! E se √© verdade que alguns optam por colocar uma cara mais carrancuda de forma a afastar as (in√ļmeras) tentativas de afastar os locais que lhes tentam vender algo, j√° eu defendo uma abordagem bem mais agrad√°vel.

Lembra-te que estas pessoas est√£o apenas a tentar fazer pela vida, ganhando ordenados absolutamente miser√°veis. Para a generalidade deste magn√≠fico povo, conseguir mais 1‚ā¨ ou 2‚ā¨, quantia irris√≥ria para quase todos os visitantes, faz de facto diferen√ßa nos seus or√ßamentos familiares. Posto isto, n√£o me parece justo que estas pessoas, que est√£o apenas a tentar ganhar a vida, tenham que lidar com ocidentais de cara fechada, a enxut√°-los como se de moscas se tratassem.

A t√°ctica recomendada? Aprender a dizer ‚Äún√£o, obrigado‚ÄĚ em √°rabe (leh, shukran), com um sorriso nos l√°bios e uma m√£o ao peito, s√≠mbolo de aprecia√ß√£o e agradecimento no mundo √°rabe. Quase sempre resulta em risos por parte dos vendedores/angariadores, e depressa te deixam em paz antes de prosseguirem para o pr√≥ximo turista. Se h√° m√°s pessoas no Egipto? Seguramente que sim, como em todo lado. Contudo, podemos dizer que a esmagadora maioria das intera√ß√Ķes que tivemos com os locais mostraram um povo humilde e generoso, apesar das circunst√Ęncias dif√≠ceis. Se te abrires, enquanto turista, ao povo eg√≠pcio, as probabilidades de que v√£o deixando de olhar para ti como uma carteira ambulante aumentam exponencialmente.

Esquemas e burlas no Egipto

Posto isto, existem efectivamente esquemas e situa√ß√Ķes a que dever√°s estar atento durante a tua viagem.

Para começar, nunca utilizes táxis de rua no Cairo ou Alexandria. Recorre sempre a serviços como a Uber ou o Careem, onde o preço da tua viagem seja imediatamente calculado no acto do pedido do serviço. Fora destas duas cidades, onde estes serviços não funcionam, acorda sempre o preço com o taxista antes de entrares no carro. Se no final da viagem te tentar pedir mais dinheiro, simplesmente paga o que foi acordado inicialmente e sai do carro. Ninguém te irá perseguir.

S√™ firme com a palavra ‚Äún√£o‚ÄĚ. Ter√°s que diz√™-la in√ļmeras vezes durante a tua viagem ao Egipto. Queres comprar uma souvenir? N√£o. Queres andar de barco? N√£o. Queres uma visita guiada? N√£o. N√£o confundas firmeza com antipatia. Se o taxista te est√° a tentar convencer a passar em determinada loja, caf√© ou restaurante, geralmente tem algo a ganhar com isso. Cabe a ti decidir se queres fazer-lhe a vontade ou n√£o. Ah, e se de facto queres comprar algo, nunca aceites o pre√ßo inicial. No Egipto, negociar faz parte da cultura e pode na realidade ser bastante divertido‚Ķ embora saibas que vais SEMPRE sair a perder.

Nunca aceites algo sem antes saber o pre√ßo. H√° um costume deliciosamente irritante no Egipto de te dizerem algo como: ‚Äún√£o te preocupes, pagas depois‚ÄĚ. Alerta vermelho ‚Äď preocupa-te e pergunta imediatamente quanto custa!

Nas cidades de Luxor e Aswan, sempre que queiras atravessar o Rio Nilo para a margem contr√°ria, ignora as pessoas que te digam que n√£o existem ferries p√ļblicos. Existem, e custam 5 EGP para estrangeiros. Se optares por um barco privado, o valor pago pode facilmente chegar a 5x ou 10x mais do que isso.

Passando a outro tema, e no seguimento da situa√ß√£o da desvaloriza√ß√£o da moeda acima explicada, desaconselhamos fortemente que aceites abordagens de desconhecidos na rua com o intuito de trocar moeda. N√£o s√≥ poder√°s receber um c√Ęmbio abaixo do valor de mercado, como podes inclusive acabar na posse de notas falsas, com todos os potenciais problemas legais que da√≠ advenham.

Para terminar, a verdadeira Meca eg√≠pcia de todas as burlas tur√≠sticas: as Pir√Ęmides de Giz√©. Se te disserem que tens que entrar por um acesso espec√≠fico para estrageiros ou uma entrada onde ‚Äúh√° muito menos confus√£o‚Ä̂Ķ ignora! Se te disserem que √© obrigat√≥rio percorrer parte do percurso de camelo ou de cavalo‚Ķ ignora! No fundo, e para jogar pelo seguro, n√£o leves a s√©rio nada do que te digam nesta zona que n√£o venha de staff devidamente identificado. Se h√° local em todo o Egipto onde √© leg√≠timo colocar uma cara feia, √© este! S√≥ n√£o confundas as pessoas que deambulam pelas redondezas das Pir√Ęmides com a generalidade do hospitaleiro povo eg√≠pcio.

Guia de viagem do Egipto ‚Äď seguran√ßa para mulheres viajantes

Infelizmente, o pa√≠s tem um registo absolutamente deplor√°vel no que toca aos direitos das mulheres, com um relat√≥rio da UN a alertar para situa√ß√Ķes ainda relativamente comuns no pa√≠s que incluem descrimina√ß√£o laboral, viol√™ncia dom√©stica, ass√©dio sexual e at√© mesmo mutila√ß√£o genital.

Como tal, e se fores uma mulher a viajar sozinha (ou noutro grupo de senhoras) pelo pa√≠s, h√° certos cuidados redobrados que dever√°s ter em considera√ß√£o. Um deles passar√° por vestires-te de forma mais conservadora que o habitual, de forma a atra√≠res menos abordagens, coment√°rios ou olhares indesejados. Para al√©m disso, ter√°s que ter maior cautela nas interac√ß√Ķes com indiv√≠duos do sexo masculino. Infelizmente, este ainda √© um pa√≠s onde a simpatia de uma mulher pode ser confundida com outras inten√ß√Ķes. Isto n√£o significa que tenhas que estar constantemente a lidar com tentativas de ass√©dio, mas √© sempre melhor manteres uma postura s√©rie e firme. Sempre que algu√©m passe uma linha que consideres vermelha, n√£o tenhas medo de o admoestar. E aqui, tal como em cima, a firmeza da palavra ‚Äún√£o‚ÄĚ √© uma grande arma.

Devo usar um guia / tours no Egito?

Aqui entra em quest√£o o or√ßamento que tenhas estabelecido na viagem. Na nossa opini√£o, e dado os valores envolvidos (tours privadas s√£o bastante baratas), contratar os servi√ßos de um guia e ou fazer tours individuais (ou em grupo) facilita-te imenso a vida, d√°-te contexto sobre o que est√°s a ver e √© uma grande ajuda para evitar situa√ß√Ķes como as descritas no cap√≠tulo anterior.

Como tal, nos roteiros de 7, 10 ou 14 dias vamos incluir sempre uma ou mais sugest√Ķes de tours que podes fazer.

Onde dormir no Egipto ‚Äď Hot√©is e Alojamentos

Conforme já referimos, o Egipto é um país tendencialmente acessível, algo que também se reflecte nos preços dos seus alojamentos. Pese embora a qualidade por vezes não faça jus às expectativas, consequência de alguns problemas estruturais que o país tem que abordar, encontrar um local em conta para dormir está longe de ser um desafio.

Assim, deixamos neste guia de viagem do Egipto algumas alternativas de alojamento para cada uma das principais cidades egípcias que iremos abordar no roteiro (tendo por base reserva de 2 noites, para 2 pessoas, no mês de Maio):

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Hot√©is no Cairo (Downtown, n√£o Giz√©)

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Hot√©is em Alexandria

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Hot√©is em Luxor

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Hot√©is em Aswan

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Hot√©is em Hurghada

Nota: Se usares os links acima para fazer as reservas do teu alojamento, est√°s-nos a dar uma ajuda preciosa sem pagar mais por isso ūüôā

Onde comer no Egipto ‚Äď restaurantes e pre√ßos m√©dios

Na mesma linha dos alojamentos, tamb√©m os restaurantes s√£o tradicionalmente baratos no Egipto. Especialmente em Luxor e Aswan, se ficares em alojamentos mais tradicionais, muitas das vezes √© poss√≠vel jantares na pr√≥pria guesthouse, onde normalmente a comida √© caseira ‚Äď preparada pela ‚Äúsenhora da casa‚ÄĚ ‚Äď acess√≠vel, t√≠pica e mesmo muito, muito boa.

Por outro lado, arrisco dizer que √© no Cairo onde √© maior o desafio de encontrar bons locais onde comer, especialmente na baixa, sendo muitas vezes necess√°rio dar um saltinho ao distrito de Zamalek. N√£o s√≥ os pre√ßos s√£o substancialmente mais caros do que no sul do pa√≠s, como a oferta ‚Äď na baixa, pelo menos ‚Äď se centra mais em op√ß√Ķes de comida r√°pida/street food. N√£o que seja necessariamente m√°, mas claramente uns furos abaixo do resto do pa√≠s no que toca a qualidade e acessibilidade.

Não obstante, mencionamos neste guia de viagem do Egipto algumas alternativas de restaurantes a preços razoáveis (ou extremamente baratos) para cada cidade mencionada no roteiro.

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Onde comer no Cairo

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Onde comer em Alexandria

  • Greek Club (peixe ‚Äď Cidadela de Qaitbay)
  • Mohamed Ahmed (falafel e foul, pratos t√≠picos – El Atareen)
  • Chez Gaby (italiano ‚Äď perto do anfiteatro romano)
  • Farag Khaled (sandes miudezas, especialidade local ‚Äď junto √† Mesquita Abu al-Abbas)
  • Teatro Eskendria (tradicional eg√≠pcio ‚Äď perto do anfiteatro romano)

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Onde comer em Luxor

  • Nubian House (tradicional eg√≠pcio ‚Äď West Bank)
  • Sofra (tradicional eg√≠pcio ‚Äď junto √† esta√ß√£o de comboios)
  • El-Kababgy (carnes grelhadas ‚Äď margem do Nilo na East Bank)
  • Pizza Roma.It (italiano ‚Äď East Bank)
  • Al Sahaby Lane (variado, incluindo carne de camelo ‚Äď souq, junto ao Templo de Luxor)

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Onde comer Aswan

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Onde comer em Hurghada

  • Saigon (vietnamita ‚Äď El Gouna)
  • Om Yassin Kitchen (tradicional eg√≠pcio ‚Äď junto ao aeroporto)
  • Thai Garden (tailand√™s ‚Äď nas Touristic Villages)
  • Starfish (peixe e marisco ‚Äď perto da Marina)
  • El Dar Darak (carnes grelhadas ‚Äď perto da Orange Beach)

Guia de viagem do Egipto – Transporte entre o aeroporto e a baixa do Cairo

Ao elaborarmos os roteiros deste guia de viagem do Egipto, iremos considerar que todos eles começam e terminam no mesmo local: o Cairo. Como tal, iremos partilhar quais as formas existentes de transporte entre o aeroporto e a baixa da cidade.

Embora a cidade do Cairo seja servida por um sistema de metro, infelizmente ainda n√£o existe nenhuma linha que chegue at√© ao aeroporto, situado a cerca de 22km do centro. Assim sendo, a √ļnica alternativa de transportes p√ļblicos existente √© o autocarro. Existem 2 linhas que partem do aeroporto e, embora prossigam depois para destinos diferentes, param na Esta√ß√£o de Comboios Rams√©s, na baixa: o 111 e o 381. Estes autocarros partem a cada 30 minutos da zona de estacionamento do Terminal 1 e operam entre as 07h50 e as 18h15. Cada bilhete tem o custo irris√≥rio de 5 EGP.

Contudo, se chegares durante a noite ou preferires um transporte privado, podes sempre recorrer aos servi√ßos de um t√°xi‚Ķ embora j√° saibas o que a casa gasta quanto a esta tem√°tica no Egipto! Negoceia sempre o pre√ßo final antes de entrares. Um valor justo rondar√° os 12-15‚ā¨. Em alternativa, podes utilizar o wi-fi do aeroporto para pedires um Uber. Este servi√ßo dever√° rondar os 6-8‚ā¨ por trajecto.

Desloca√ß√Ķes entre cidades no Egipto ‚Äď M√©todos de transporte

Independente do tempo que tenhas no pa√≠s, ver√°s que qualquer um dos nossos roteiros do Egipto implicar√° desloca√ß√Ķes entre v√°rias cidades.

Assim sendo, aqui segue um apanhado dos vários tipos de transportes internos à tua disposição no país.

Desloca√ß√Ķes no Egipto ‚Äď Voos internos

Considerando o tamanho do pa√≠s, n√£o surpreende que existam in√ļmeros voos di√°rios que conectem as v√°rias cidades do Egipto, com Cairo como natural epicentro.

Essas liga√ß√Ķes s√£o asseguradas pelas companhias a√©reas locais: Egyptair, Air Cairo e Nile Air; sendo que, e obviamente dependendo da rota, um voo de ida poder√° oscilar entre os 40‚ā¨ e os 70‚ā¨. O avi√£o √© a escolha √≥bvia se estiveres mais apertado de tempo ou preferires uma viagem mais r√°pida.

Recomendado para as desloca√ß√Ķes:

  • Cairo – Assu√£ ou vice-versa
  • Cairo – Luxor ou vice-versa
  • Cairo – Hurghada ou vice versa

Desloca√ß√Ķes no Egipto ‚Äď Comboios

O meio de transporte colectivo terrestre de excel√™ncia, nada bate uma boa viagem comboio. Mesmo no Egipto, em que os comboios s√£o famosos por n√£o serem exactamente modernos ou pontuais (ou, na opini√£o de alguns, seguros), continua a n√£o haver melhor forma de cobrir certas desloca√ß√Ķes por terra. Para al√©m disso, viajar de comboio no Egipto √© extremamente barato!

Poder√°s consultar pre√ßos e hor√°rios no website oficial da Egyptian National Railways. Contudo, recomendamos que n√£o fa√ßas a compra online, uma vez que a plataforma apenas te permite comprar bilhetes em comboios espec√≠ficos, geralmente mais caros e com menos paragens (uma esp√©cie de expressos). Ao comprares os bilhetes em pessoa na bilheteira, poder√°s ver todas as liga√ß√Ķes dispon√≠veis e escolher comboios aos quais, aparentemente, apenas os locais t√™m acesso. Estes comboios, mais lentos e com mais paragens, s√£o tamb√©m a escolha certa para o trajecto entre Luxor e Aswan, caso pretendas fazer paragens estrat√©gicas para visitar os templos em Edfu e Kom Ombo.

Por outro lado, √© poss√≠vel fazer uma viagem nocturna num comboio mais moderno e apetrechado com carruagens-cama. Uma experi√™ncia muito confort√°vel mas com um pre√ßo a condizer! Comparando as desloca√ß√Ķes entre Cairo e Luxor a bordo de um autocarro ou de um destes sleeper trains, a primeira ter√° um custo de 10‚ā¨, ao passo que a segunda custar√° aos passageiros 80USD / cada por uma cama em cabine dupla. A escolha depender√° do or√ßamento de cada um!

Recomendado para as desloca√ß√Ķes:

  • Cairo-Alexandria
  • Luxor-Aswan

Desloca√ß√Ķes no Egipto ‚Äď Autocarros

√Č tamb√©m poss√≠vel completares as tuas desloca√ß√Ķes com recurso a autocarros, sendo que, em territ√≥rio eg√≠pcio, existem 2 empresas que praticamente dominam todo o mercado: Go Bus e Blue Bus.

Embora os bilhetes sejam mais caros do que o comboio e a experi√™ncia n√£o seja ‚Äď nem de perto, nem de longe ‚Äď t√£o entusiasmante, existem situa√ß√Ķes pontuais em que a troca pode compensar. Por exemplo, se precisares de fazer alguma viagem nocturna, √© mais confort√°vel faz√™-la num autocarro de longa dist√Ęncia do que num comboio normal, uma vez que a viagem ser√° mais curta e as condi√ß√Ķes de conforto e limpeza nestes comboios est√£o longe do ideal. Recomendado para as desloca√ß√Ķes:

  • Cairo-Luxor
  • Luxor-Hurghada
  • Hurghada-Cairo

Desloca√ß√Ķes no Egipto ‚Äď T√°xis e/ou tours privados

Finalmente, poder√£o existir situa√ß√Ķes onde, pode falta de alternativa ou desconforto do viajante, o meio ideal de transporte passe pela contrata√ß√£o de um transfer, tour ou servi√ßo de t√°xi.

Por exemplo, para o trajecto entre Aswan e Abu Simbel, √© imposs√≠vel conseguir fazer a viagem de ida-e-volta de transportes p√ļblicos regressando no pr√≥prio dia. Nesse caso, e para evitar passar outra noite num local diferente, a escolha certa passa precisamente por recorrer a um destes servi√ßos.

O mesmo se aplica ao trajecto entre Luxor e Aswan se quiseres parar em Edfu e Kom Ombo. Embora possa confirmar em primeira mão que é possível fazer esta viagem de comboio, entendo que a experiência possa ser desconfortável e stressante para algumas pessoas. Também aqui, poderá ser compensatório escolher um táxi.

Poder√°s contratar estes servi√ßos atrav√©s de agregadores de internet, como a Viator, ou perguntando no teu local de alojamento por algum servi√ßo local. Alternativamente, e no caso dos t√°xis, podes simplesmente tratar tu do acordo, inquirindo algum taxista que encontres na rua. Mesmo que esse indiv√≠duo espec√≠fico n√£o te possa ajudar, saber√° sem d√ļvida encaminhar-te para um colega que o fa√ßa.

Recomendado para as desloca√ß√Ķes:

  • Luxor-Aswan (com paragens em Edfu e Kom Ombo)
  • Aswan-Abu Simbel

Desloca√ß√Ķes no Egipto ‚Äď Metro do Cairo

Sendo esta a √ļnica cidade verdadeiramente grande o suficiente para justificar a utiliza√ß√£o de transportes p√ļblicos urbanos (descontando os ferries que ligam as margens do Nilo em Luxor e Aswan), √© apenas justo que deixemos uma breve nota acerca do Metro do Cairo.

Considerado o primeiro metropolitano em √Āfrica e no M√©dio Oriente, o metro da cidade √© surpreendentemente organizado, permitindo-te chegar a v√°rios pontos da metr√≥pole, e at√© mesmo a cidades vizinhas (sabias que, tecnicamente, Giz√© √© uma cidade?), de forma r√°pida, pr√°tica e barata.

O sistema de pre√ßos √© igualmente f√°cil de entender. Se o teu destino ficar a uma dist√Ęncia de menos de 9 paragens, o pre√ßo do bilhete √© de 5 EGP. Entre 9 e 16 paragens, passa a 7 EGP. Finalmente, tudo o que seja mais de 16 paragens (√† partida n√£o aplic√°vel a turistas) tem o custo de 10EGP.

Os bilhetes podem ser comprados directamente nas bilheteiras de cada esta√ß√£o. √Č s√≥ indicares o nome da paragem onde pretendes sair e o atendente ir√° cobrar-te o valor correcto.

Guia de viagem do Egipto ‚Äď Cruzeiros do Nilo

Embora esta opção inviabilize em grande parte os roteiros que aqui iremos partilhar, fazer um cruzeiro pelo Nilo pode ser uma excelente opção para quem esteja à procura de uma experiência distinta, um ritmo mais relaxado ou, pura e simplesmente, para aqueles que poderão não se sentir tão confortáveis a tratar da logística de uma viagem tão peculiar (e está tudo bem).

Embora existam v√°rios programas dispon√≠veis, a esmagadora maioria dos cruzeiros s√£o feitos ao longo do tro√ßo que liga Luxor e Aswan, dando aos passageiros tempo suficiente para visitar ambas as cidades, fazendo depois paragens estrat√©gicas em Edfu, Kom Ombo, e ‚Äď em alguns casos ‚Äď estendendo-se at√© ao Lago Nasser e a Abu Simbel.

Em m√©dia, os cruzeiros do Nilo t√™m uma dura√ß√£o que varia entre os 3 e os 6 dias, dependendo dos locais a visitar e do tempo passado a bordo. Todas as refei√ß√Ķes est√£o inclu√≠das na tarifa do cruzeiro, podendo os pre√ßos variar entre os 350‚ā¨/pax (3 noites/4 dias) e os 500‚ā¨/pax (4 noites/5 dias) para os cruzeiros mais baratos. Para cruzeiros mais extensos, em barcos com condi√ß√Ķes mais luxuosas ou circuitos alternativos, a varia√ß√£o de pre√ßos pode ser absolutamente gigantesca, com alguns exemplares a chegarem aos 4000‚ā¨/pax (6 noites/7 dias).

Exemplos de cruzeiros:

Roteiros de 7, 10 e 14 dias no Egito:

Para não tornarmos este texto demasiado extenso, resolvemos criar um artigo autónomo para cada itinerário.

Podes consultar cada uma das op√ß√Ķes seguindo as liga√ß√Ķes abaixo:

Roteiro de 7 dias no Egipto ‚Äď Um itiner√°rio ‚Äúexpress‚ÄĚ

Roteiro de 10 dias no Egipto ‚Äď Um itiner√°rio interm√©dio

Roteiro de 14 dias no Egipto ‚Äď Um itiner√°rio aprofundado

Tours & Atividades

Reserva j√° os teus tours ou atividades no¬†Viator, do grupo Tripadvisor! E ao faz√™-lo est√°s-nos a dar uma grande ajuda ūüôā

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem