Guia de viagem de Istambul, Turquia ‚Äď O que fazer em 4 dias na antiga Constantinopla ūüáĻūüá∑

  • 23.02.2024 16:20
  • Bruno A.

Guia de viagem de Istambul que inclui informa√ß√Ķes acerca de hot√©is, restaurantes, transportes e seguran√ßa, bem como um roteiro completo de 4 dias. O itiner√°rio menciona tudo o que ver e fazer em Istambul em 4 dias, com destaque para as principais atrac√ß√Ķes e pontos tur√≠sticos.

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Ponto de encontro entre os continentes europeu e asi√°tico, separados pelo famos√≠ssimo Estreito do B√≥sforo, Istambul √© uma das grandes cidades do nosso planeta. Seja do ponto de vista financeiro, cultural, hist√≥rico ou tur√≠stico, a principal cidade turca (apesar de n√£o ser a capital) √© um dos grandes polos globais ‚Äď o tipo de s√≠tio envolto numa aura verdadeiramente especial.

Tendo servido como capital do Imp√©rio Bizantino e do Imp√©rio Otomano, a antiga Constantinopla emana hist√≥ria. Nas suas ruas, antigas e desordenadas; nos seus mercados, ca√≥ticos e coloridos; nos seus edif√≠cios, grandiosos e imponentes. Diz-se que Istambul √© um excelente local para quem se estreia fora da Europa, e eu tendo a concordar. √Č familiar o suficiente para que nos sintamos em casa, mas traz ao mesmo tempo o exotismo de paragens mais long√≠nquas.

Posto isto, convidamos-te a ler o nosso guia de viagem de Istambul e descobrir o que de melhor a lendária cidade turca tem à tua espera, incluindo hotéis, restaurantes, dicas de segurança e ainda um roteiro completo de 4 dias com tudo o que deves visitar em Istambul.

Guia de Viagem de Istambul

Como chegar a Istambul ‚Äď Voos desde Portugal

Atendendo √† fama global deste destino, recebendo cerca de 16 milh√Ķes de turistas anualmente, e aos quais se juntam cerca de 15 milh√Ķes de habitantes, a mega-cidade √© servida por 2 aer√≥dromos internacionais: o Aeroporto de Istambul, considerado o maior e mais importante; e o Aeroporto Sabiha Gokcen, base principal da Pegasus Airlines, gigante low-cost turca.

Actualmente, √© apenas poss√≠vel voar directamente de Portugal para o Aeroporto de Istambul, sendo as liga√ß√Ķes com Porto e Lisboa asseguradas pela Turkish Airlines. No entanto, se estiveres √† procura de alternativas mais em conta, podes sempre optar por fazer uma escala independente numa cidade europeia, e depois voar para Istambul com qualquer uma das low-cost que sirvam a cidade, como a Easyjet (Manchester), a Wizz Air (Budapeste e Londres) ou a Transavia (Lyon, Nantes e Paris), para al√©m da j√° mencionada Pegasus (Amesterd√£o, Atenas, Barcelona, Basileia, Belgrado, Mil√£o-Bergamo, Charleroi, Marselha, e muitos outros).

Melhor altura para visitar Istambul

√Ä semelhan√ßa de outros destinos europeus, a melhor altura para visitar Istambul coincide com a chamada ‚Äúshoulder-season‚ÄĚ, normalmente correspondente aos meses de Primavera e Outono.

Durante o pico do Verão, Istambul pode ficar insuportavelmente quente, o que, aliado às grandes enchentes habituais deste período e às constantes subidas e descidas que a topografia da cidade te obrigará a fazer, torna toda a experiência consideravelmente menos prazerosa. O mesmo se aplica às filas para compra de bilhetes e entrada nos principais pontos turísticos, com o tempo de espera a aumentar exponencialmente.

Quanto aos meses de Inverno, poder√£o tamb√©m ser uma excelente alternativa. Apesar da maior propens√£o ao surgimento de aguaceiros, Istambul acaba por ter temperaturas m√≠nimas bastante simp√°ticas quando comparadas com a maioria dos pa√≠ses europeus. Para al√©m disso, uma vez que estar√°s em plena √©poca baixa, os pre√ßos ser√£o mais simp√°ticos e as multid√Ķes menos prov√°veis.

Documentos necess√°rios para visitar Istambul

Embora no passado uma visita a Istambul obrigasse à apresentação de passaporte e até à obtenção de visto online, entrar na Turquia é agora mais fácil que nunca!

Não só não precisas de qualquer visto, como poderás entrar munido apenas do teu cartão de cidadão, desde que o documento apresente uma data de validade superior a 6 meses a partir da tua data de chegada.

Descobre mais: Que destinos fora da UE permitem a entrada apenas com Cart√£o de Cidad√£o? ūüõā

Descobre mais: Vais viajar e tens o Passaporte ou Cartão de Cidadão caducado ou perdido? Vê aqui o que podes fazer

√Č necess√°rio adaptador de tomada para a Turquia?

Não é necessário adaptador de tomada se viajares para Istambul. As tomadas elétricas na Turquia são semelhantes às nossas.

Cart√Ķes SIM em Istambul – Roaming em viagem e dados m√≥veis

Estando o pa√≠s situado fora da UE e sem nenhum tipo de acordo para a isen√ß√£o de taxas de roaming nas telecomunica√ß√Ķes, n√£o poder√°s utilizar o teu tarif√°rio portugu√™s actual durante a tua viagem a Istambul.

Ali√°s, a primeira coisa que deves fazer antes de levantares voo rumo ao pa√≠s √© mesmo desligar todos e quaisquer dados m√≥veis que tenhas activos no teu telem√≥vel, sob pena de teres uma (muito) desagrad√°vel surpresa no final do m√™s. Ainda que os custos possam variar de acordo com a operadora, e apenas para ficares com uma no√ß√£o do que esperar, a Vodafone cobra os seguintes valores para comunica√ß√Ķes em territ√≥rio turco:

  • Chamadas efectuadas: 2,41‚ā¨/min
  • Chamadas recebidas: 0,87‚ā¨/min
  • SMS enviadas: 0,59‚ā¨/sms
  • Dados M√≥veis: 0,71‚ā¨/100Kb

√Č tamb√©m importante ressalvar que as redes wi-fi ‚Äúp√ļblicas‚ÄĚ em Istambul (caf√©s, restaurantes, etc) podem ser uma verdadeira dor de cabe√ßa. Em praticamente todas elas, tens que completar um processo de autentica√ß√£o para te conseguires ligar, sendo obrigat√≥ria a inclus√£o de dados pessoais e contacto telef√≥nico para receberes um SMS de confirma√ß√£o. O problema √© que muitas vezes estes sistemas n√£o reconhecem n√ļmeros de telefone portugueses ou n√ļmeros de identifica√ß√£o (passaporte/CC) estrangeiros, n√£o te permitindo sequer ligar √† rede wi-fi. E mesmo quando consegues ultrapassar estas barreiras, por vezes o limite da sess√£o √© de apenas 30 minutos.

Comprar eSIM para Istambul

Posto isto, a nossa recomendação é mesmo que compres um eSIM (cartão SIM virtual) que poderás instalar antes da partida e activar assim que aterres.

Cria o teu eSIM da Airalo aqui e usa o código de desconto JOAO9445 para teres 3$ de desconto na primeira compra

Caso prefiras ter dados ilimitados, a nossa sugestão é o eSIM da Holafly. Segue este link ou insere o código de desconto FLAMINGO para teres 5% de desconto em todas as tuas compras.

Comprar cartão SIM físico para Istambul

Caso o teu smartphone n√£o seja compat√≠vel com eSIM, a nossa recomenda√ß√£o √© que compres um cart√£o SIM para a tua viagem a Istambul, sendo que, embora o possas fazer nos quiosques dispon√≠veis do terminal de chegadas, os pre√ßos e pacotes dispon√≠veis nunca s√£o t√£o vantajosos quanto os que consegues encontrar nas lojas do centro da cidade. No entanto, tem em aten√ß√£o que a ind√ļstria das telecomunica√ß√Ķes turcas √© uma aut√™ntica m√°fia para visitantes estrangeiros. N√£o s√≥, enquanto turista, n√£o poder√°s usufruir dos mesmos pacotes dos locais, como os pre√ßos s√£o um verdadeiro assalto quando comparados com o custo de vida geral no pa√≠s. Para al√©m disso, tendo em conta a desvaloriza√ß√£o progressiva da Lira Turca ao longo dos √ļltimos anos, os valores est√£o em constante actualiza√ß√£o. De qualquer das formas, existem tr√™s grandes companhias de telecomunica√ß√Ķes no pa√≠s: Vodafone, Turkcell e Turk Telekom.¬†

SIM Card da Vodafone

  • Welcome to Turkey Pack
    • Pre√ßo: 690 TL
    • Dados M√≥veis: 20 GB
    • Minutos Nacionais: 750
    • SMS Nacionais: 1000
    • Dura√ß√£o: 28 dias

SIM Card da Turk Telekom

  • Hos geldin Pack
    • Pre√ßo: 650 TL
    • Dados M√≥veis: 40 GB
    • Minutos Nacionais: 750
    • SMS Nacionais: 750
    • Dura√ß√£o: 28 dias

SIM Card da Turkcell

  • Tourist Welcome Pack
    • Pre√ßo: 690 TL
    • Dados M√≥veis: 20 GB
    • Minutos Nacionais: 200
    • Dura√ß√£o: 30 dias

Dinheiro em Istambul ‚Äď Taxas banc√°rias e or√ßamento de viagem

Tendo como moeda oficial a Lira Turca (TL), qualquer levantamento que faças em Istambul recorrendo a um cartão português incorrerá naturalmente no pagamento de várias taxas. Para além da taxa percentual sobre o valor do levantamento (relativa à conversão), a tua transacção estará também sujeita ao pagamento de um valor fixo, referente à taxa por levantamento de divisa fora da UE. Contas feitas, podes acabar a pagar ao teu banco bem acima de 6% do valor do teu levantamento. A alternativa passa por recorreres aos serviços de bancos online como o Revolut.

O Revolut permite-te efectuar levantamentos at√© um determinado limite mensal sem que te seja cobrada qualquer taxa. Para al√©m disso, mesmo depois de atingido esse patamar, as comiss√Ķes s√£o residuais quando comparadas √†s dos bancos tradicionais. Tem, contudo, em aten√ß√£o que √© bastante habitual as caixas autom√°ticas turcas cobrarem uma comiss√£o fixa por cada levantamento com cart√£o estrangeiro. O valor destas comiss√Ķes pode variar entre 21 TL e 100 TL.

De salientar também que, embora a generalidade dos Turcos prefira dinheiro vivo, os pagamentos electrónicos são extremamente prevalentes em Istambul. Ainda assim, e caso precises de levantar dinheiro, aconselhamos que uses os seguintes bancos que, à data da escrita deste artigo, não cobram qualquer taxa de levantamento:

  • KuveytT√ľrk
  • Halkbank
  • ING
  • Ziraat Bank
  • PTT

Por outro lado, se preferires levar algum dinheiro e fazer c√Ęmbio, podemos aconselhar 5 casas de c√Ęmbio com avalia√ß√Ķes muito favor√°veis:

Descobre mais: Dicas para viajantes: Tudo que precisas de saber sobre o Cart√£o Revolut

Seguran√ßa em Istambul ‚Äď esquemas e burlas mais comuns

Tendo em conta a quantidade absurda de turistas que visita a cidade anualmente, não é surpresa que Istambul seja considerada uma cidade bastante segura. Embora parte dessa imagem tenha sido afectada pela onda de ataques terroristas de que a cidade foi maioritariamente alvo entre 2015 e 2017, bem como pela tentativa falhada de golpe de estado de 2016, a verdade é que visitar Istambul nunca foi mais inseguro que visitar alguns dos grandes destinos europeus, como Paris, Londres ou Barcelona (que, de resto, também foram alvo de vários ataques no mesmo período).

Mais do que algum tipo de risco f√≠sico, em Istambul ter√°s apenas que ter maior cuidado com os teus pertences. N√£o que a cidade seja conhecida por roubos ou assaltos, mas os esquemas e burlas para conseguirem ‚Äúsacar‚ÄĚ mais umas quantas liras a cada turista s√£o uma realidade. Neste ponto, algo que definitivamente recomendo em Istambul √© a utiliza√ß√£o de aplica√ß√Ķes como a Uber ou a BiTaksi (vers√£o local), uma vez que lidar com taxistas turcos √© um verdadeiro terror. Ali√°s, numa na√ß√£o conhecida pela simpatia, honestidade e hospitalidade do seu povo, os taxistas est√£o provavelmente entre os grupos mais vilipendiados da cidade (e com raz√£o!). Tamb√©m junto √†s zonas mais tur√≠sticas, tem especial cuidado com os menus dos restaurantes. Existem v√°rios relatos online de clientes que fizeram os seus pedidos com base nas sugest√Ķes do empregado e sem consultar o menu, acabando com uma desagrad√°vel surpresa ao ver a conta. Para al√©m disso, √© tamb√©m relativamente comum existirem 2 menus com pre√ßos distintos: um para os turcos, e outro (em ingl√™s) para turistas. Posto isto, o meu conselho √© que analises sempre o menu com cuidado e confirmes com o empregado o pre√ßo de cada item antes de completares o pedido.

Tamb√©m neste ponto das burlas e esquemas, tenho que abrir um par√™ntesis para falar dos bazares, um elemento fundamental de qualquer cidade turca. Especialmente no Grand Bazaar, que se converteu num enorme polo de atrac√ß√£o de turistas, os pre√ßos s√£o extremamente inflacionados para fregueses estrangeiros. No entanto, √© expect√°vel que haja negocia√ß√£o e contrapropostas. √Č como uma dan√ßa, mas n√£o significa automaticamente que estejas a ser alvo de uma burla‚Ķ embora v√°s, invariavelmente, acabar por pagar sempre acima do valor de mercado! Se n√£o te sentes confort√°vel com este tipo de cen√°rio, ent√£o a minha recomenda√ß√£o √© que n√£o fa√ßas compras nos bazares mais famosos. Ali√°s, e mantendo sempre um semblante simp√°tico, o melhor √© mesmo ignorares qualquer abordagem que te seja feita nestes locais. Para ver e visitar, √© do melhor. Para comprar, nem por isso!

Fora isso, resta apenas fazer o habitual alerta para que uses o bom-senso. Tem especial atenção aos teus pertences em zonas movimentadas, nunca aceites ajudas de ninguém quando estiveres a utilizar o multibanco… o tipo de coisa que deveria ser óbvia! No fundo, não faças nada que não farias em nenhuma outra cidade do mundo!

Onde dormir em Istambul ‚Äď Hot√©is e Alojamentos

Embora seja uma das cidades mais visitadas do mundo, a verdade √© que Istambul √© uma cidade relativamente acess√≠vel para os par√Ęmetros europeus. √Č certo que podes encontrar valores para todas as carteiras, por√©m, na generalidade, o custo de vida √© mais baixo que aquele a que est√°s habituado, pese embora a Turquia esteja a sofrer bastante com a infla√ß√£o e a desvaloriza√ß√£o acentuada da sua moeda. Esta norma √© tamb√©m aplic√°vel ao alojamento, uma vez que a actual crise de escassez de habita√ß√£o em Istambul acabou igualmente por se traduzir em pre√ßos mais altos no que toca a hot√©is. Ali√°s, a cidade est√° de tal forma inundada com hot√©is, apartamentos e outros alojamentos, que quase se torna dif√≠cil separar as op√ß√Ķes de qualidade do refugo.

Mas nada temas, pois estamos cá para ajudar! Assim, se estás a priorizar a busca de um sítio para dormir na cidade, deixamos-te uma sugestão para cada categoria de classificação no nosso guia de viagem de Istambul:

Transporte entre os aeroportos de Istambul e o centro da cidade (Praça Taksim ou Praça Sultanahmet)

Como ir do Aeroporto de Istambul para o centro:

Metro e Tram/El√©ctrico (transportes p√ļblicos)

At√© Janeiro de 2023, o transporte entre qualquer um dos aeroportos de Istambul e o centro da cidade estava dependente das companhias de shuttles locais, sendo a √ļnica alternativa a utiliza√ß√£o de transfers privados ou servi√ßos de t√°xi. No entanto, desde o in√≠cio do ano, j√° √© poss√≠vel conseguir fazer a travessia com recurso aos transportes p√ļblicos ferrovi√°rios, nomeadamente ap√≥s a expans√£o das linhas de metro locais.

Assim, a partir do Aeroporto de Istambul, poder√°s aceder √† linha 11 (cor roxa) que te levar√° at√© √† esta√ß√£o de Kagithane. Ao contr√°rio do que √© habitual, ter√°s que emergir do subsolo e voltar √† superf√≠cie, uma vez que a plataforma onde √© poss√≠vel fazer transbordo com a linha 7 (cor rosa claro) fica num edif√≠cio distinto. Ir√°s a√≠ apanhar o ve√≠culo em direc√ß√£o a Yildiz, e sair na esta√ß√£o ŇěiŇüli-Mecidiyek√∂y, onde far√°s o √ļltimo transbordo para a linha 2 (verde) em direc√ß√£o a Yenikapi. Apenas 2 paragens depois, sair√°s na esta√ß√£o Taksim, em plena pra√ßa. No total, a viagem dever√° demorar cerca de 1 hora e ter o custo de 15,00 TL, valor ao qual se deve somar as 60 TL relativas √† compra do Istanbulkart (mais informa√ß√Ķes abaixo, na sec√ß√£o de transportes).

Por outro lado, se o teu destino final n√£o fica nas proximidades da Pra√ßa Taksim mas sim da Pra√ßa Sultanahmet, ent√£o existem alguns passos adicionais. Na linha 2 (verde), ao inv√©s de sa√≠res em Taksim, ir√°s prosseguir mais algumas paragens at√© √† esta√ß√£o Vezneciler. Depois de desembarcares e sa√≠res da paragem de metro, vais seguir as placas com a indica√ß√£o ‚ÄúTramway‚ÄĚ, que te levar√£o at√© uma esta√ß√£o de el√©ctrico chamada Laleli Istanbul U. √Č l√° que vais apanhar a linha T1 (azul escura) do el√©ctrico local em direc√ß√£o a Kabatas. Em apenas 3 paragens chegar√°s √† paragem Sultanahmet, bem junto √† famosa Mesquita Azul. Este tro√ßo adicional adicionar√° um custo de 15,00 TL √† tua viagem. Como alternativa ao el√©ctrico, podes simplesmente percorrer a p√© os 2km que separam a pra√ßa da esta√ß√£o de metro Vezneciler.

Como nota final, importa mencionar que a linha 11, que parte do Aeroporto de Istambul, est√° apenas em funcionamento entre as 06h00 e a meia-noite.

Autocarros Shuttle

Se não te importas de gastar um pouco mais e ter uma viagem consideravelmente mais conveniente, a solução passa por recorrer ao shuttle da Havaist. Este serviço funciona 24 horas por ida, com saídas a cada hora (30 minutos em hora de ponta).

No total, existem 11 linhas geridas pela Havaist, cada uma tendo como destino uma zona distinta da cidade, pelo que nos importam apenas os seguintes exemplares:

  • HVIST-16 ‚Äď Taksim: 170 TL; 35 a 90 minutos, dependendo do tr√Ęnsito.
  • HVIST-12 ‚Äď Metro de Aksaray (a 3 km da Pra√ßa Sultanahmet): 170 TL; 45 a 90 minutos, dependendo do tr√Ęnsito

Os bilhetes podem ser comprados online, em dinheiro directamente no autocarro, ou com cart√£o no stand da Havaist situado dentro do aeroporto.

Como ir do Aeroporto Sabiha Gokcen para o centro:

Metro e Marmaray Line (transportes p√ļblicos)

√Ä semelhan√ßa do outro aeroporto, tamb√©m j√° √© poss√≠vel chegar ao centro com recurso a transportes p√ļblicos a partir do Sabiha Gokcen. Pode n√£o ser a op√ß√£o mais f√°cil ou r√°pida‚Ķ mas √© poss√≠vel!

Assim, se quiseres chegar a Taksim, a tua epopeia come√ßa com uma travessia pela linha 4 (rosa choque). Ir√°s embarcar no aeroporto e sair quase no t√©rmino oposto, numa esta√ß√£o chamada Ayrilik Cesmesi. √Č l√° que far√°s transbordo para a Linha Marmaray, uma esp√©cie de comboio suburbano que atravessa um t√ļnel subterr√Ęneo por baixo das √°guas do B√≥sforo, at√© √† esta√ß√£o Yenikapi. Aqui, ir√°s entrar na linha 2 (verde) do metro em direc√ß√£o a Haciosman e, 4 paragens depois, sair√°s em Taksim. Esta brincadeira pode facilmente demorar 1h45 (ou mais!) e o pre√ßo, incluindo o custo do Istanbulkart, rondar√° as 105 TL.

Por outro lado, para chegares a Sultanahmet, fica um bocadinho mais fácil. O processo repete-se até ao transbordo para a Linha Marmaray, mas ao invés de Yenikapi, sairás uma paragem mais cedo, na Sirkeci. Daqui, poderás caminhar 15 minutos até à Mesquita Azul. Ao todo, já com o percurso a pé, o trajecto não deverá ultrapassar 1h20, com o custo igualmente a ascender a cerca de 105 TL.

Autocarros IETT (transportes p√ļblicos)

Geridos por entidades p√ļblicas, aos autocarros IETT ligam o Aeroporto Sabiha Gokcen aos sub√ļrbios de Istambul. No entanto, entre as in√ļmeras linhas sem qualquer liga√ß√£o a qualquer zona tur√≠stica, destaca-se a rota SG2, que conecta o aeroporto √† Pra√ßa Taksim!

Estes autocarros partem com uma cadência de cerca de 1 hora, operando entre as 06h00 e as 22h00, com o percurso a demorar quase 2 horas (várias paragens pelo meio). Para poderes completar o percurso, terás que comprar um Istanbulkart, sendo que o preço da deslocação é de 15,00 TL (às quais se somam as 60 TL do cartão).

Autocarros Shuttle

Apresentando-se como a op√ß√£o mais pr√°tica para quem deseje chegar √† Taksim, √© tamb√©m poss√≠vel viajar entre este aeroporto e o centro da cidade recorrendo ao shuttle da Havabus. Este shuttle opera entre as 03h30 e as 21h30, partindo (geralmente) a cada 90 minutos. O pre√ßo do bilhete √© de 67.50 TL (comprado em numer√°rio directamente no autocarro) e a viagem tem a dura√ß√£o de cerca de 45 a 90 minutos, dependendo das condi√ß√Ķes de tr√Ęnsito.

Transportes p√ļblicos em Istambul

Como j√° deu para perceber pela mostra acima, o sistema de transportes p√ļblicos de Istambul √© extremamente diversificado. Entre metro, autocarro, ferries, comboios urbanos, el√©ctricos e at√© funiculares, podes (quase) sempre encontrar uma solu√ß√£o para qualquer trajecto que queiras fazer.

Infelizmente, o sistema tem tamb√©m potencial para parecer extremamente complexo, especialmente para quem n√£o estiver acostumado. Por outro lado, as informa√ß√Ķes est√£o integradas no Google Maps, o que significa que a aplica√ß√£o/website te mostrar√° exactamente o que fazer para chegares do ponto A ao ponto B (embora a informa√ß√£o de pre√ßos n√£o seja rigorosa).

Vamos l√° ent√£o tentar descomplicar o tema!

Istanbulkart ‚Äď O cart√£o para todos os meios de transporte

√Ä semelhan√ßa do cart√£o Andante ou do Navegante, o Istanbulkart funciona como o passe que te permite utilizar os transportes p√ļblicos locais. Este cart√£o pode ser comprado em qualquer uma das m√°quinas autom√°ticas amarelas presentes nas esta√ß√Ķes de metro e comboios. Para al√©m disso, existem centenas de quiosques por toda a cidade onde estes cart√Ķes s√£o vendidos (bem como nos aeroportos). O cart√£o √© v√°lido para todas as viagens de metro, el√©ctrico, autocarro, ferry e na Linha Marmaray.

Enquanto turista, podes apenas comprar o Istanbulkart ‚Äúan√≥nimo‚ÄĚ (isto √©, sem identifica√ß√£o associada) e que tem o custo de 60 TL. Por outro lado, o mesmo cart√£o pode ser partilhado por um grupo de at√© 5 pessoas, pelo que nem todos os membros t√™m que gastar dinheiro num destes exemplares.

Após adquirires o cartão, podes carregá-lo com a verba que pretendas utilizar. Depois de validares o cartão no princípio de cada jornada, o montante é automaticamente debitado do cartão.

Se estiveres apenas na cidade por algumas horas e n√£o quiseres comprar um Istanbulkart, podes comprar bilhetes de utiliza√ß√£o √ļnica (30 TL), ou bilhetes electr√≥nicos que contenham 2, 3, 5 ou 10 viagens (50, 80, 90 e 170 TL, respectivamente).

Metro de Istambul

Sendo o mais pr√°tico e abrangente de todos os m√©todos de transporte, o metro √© tamb√©m o meio de locomo√ß√£o colectivo mais utilizado de Istambul. Ao todo, √© composto por 10 linhas distintas. Enquanto turista, √© bastante prov√°vel que o uses. N√£o s√≥ para as desloca√ß√Ķes cidade-aeroporto, mas tamb√©m para transitares entre o distrito de Fatih, situado na margem sul do Golden Horn, e os distritos de Beyoglu e Besiktas, situados na margem norte.

Com recurso ao Istanbulkart, cada viagem tem o custo de 15,00 TL, independentemente da dist√Ęncia. De cada vez que fizeres um transbordo, aplica-se uma nova tarifa de 15,00 TL, sendo que os residentes t√™m a vantagem de beneficiar de um custo distinto (progressivamente mais baixo) a cada transbordo na mesma viagem.

O horário de operação do metro tem início às 06h15, encerrando à meia-noite. Entre as manhãs de 6ª e as noites de Domingo, o metro opera ininterruptamente.

El√©ctrico de Istambul ‚Äď Tram

Em tudo semelhante ao metro, nomeadamente no que toca a estrutura de pre√ßos e hor√°rios, a √ļnica diferen√ßa (como seria de esperar) √© que o el√©ctrico de Istambul n√£o √© subterr√Ęneo.

Composto por 5 linhas diferentes, o tram da cidade √© bastante √ļtil para transitar dentro do imenso distrito de Fatih, permitindo aos turistas viajar entre a Pra√ßa Sultanahmet (onde ficam os √≠cones da Mesquita Azul e Hagia Sophia), o Grand Bazaar, a Mesquita Suleymaniye, os terminais de balsas de Eminonu e os pitorescos quarteir√Ķes de Fener e Balat.

Já na margem norte do Golden Horn, podes encontrar a linha mais famosa de Istambul. Atravessando a fabulosa Avenida Istiklal, a T5 (também conhecida como Heritage Tram) diz respeito ao eléctrico histórico que aparece em montes de fotografias da famosa cidade turca.

Linha Marmaray

Atravessando o ic√≥nico Estreito do B√≥sforo, a Marmaray Line √© uma linha urbana subterr√Ęnea que une as margens europeia e asi√°tica de Istambul. Se queres dar um saltinho √† √Āsia, mas viagens de barco n√£o √© contigo, ent√£o √© prov√°vel que fa√ßas uso desta linha.

Contrariamente ao metro e el√©ctrico, a contabiliza√ß√£o do pre√ßo do bilhete funciona de forma ligeiramente diferente, embora possas continuar a usar o Istanbulkart. Se a tua viagem atravessar apenas entre 1 a 4 paragens, o pre√ßo do bilhete √© de 15,00 TL. Tudo o que ultrapasse esta dist√Ęncia, faz com te seja automaticamente debitado o montante de 33,00 TL, pre√ßo referente a uma viagem que passe por mais de 36 paragens. Mas ent√£o e se, na tua desloca√ß√£o, percorreres ‚Äď por exemplo ‚Äď 8 paragens? Ou 15? Ou 23? Bom, nesse caso, deves validar o teu cart√£o igualmente √† sa√≠da numa das chamadas ‚ÄúRefund Machines‚ÄĚ. Ser√° calculada uma tarifa entre 15,00 TL e 33,00 TL com base na dist√Ęncia que percorreste, e ser-te-√° devolvido o valor da diferen√ßa face aos 33,00 TL automaticamente cobrados.

Desnecessariamente complicado, não é verdade?

Ferries de Istambul

Finalmente, fechamos o cap√≠tulo dos transportes p√ļblicos de Istambul com os ferries. Todos os dias, s√£o centenas as balsas que ligam os v√°rios pontos portu√°rios da cidade, do interior do Golden Horn √†s √°guas aberta do Mar de M√°rmara, sem esquecer a az√°fama do B√≥sforo, onde os barcos ligam as margens europeia e asi√°tica desta gigantesca metr√≥pole. Ao todo, s√£o 48 portos e mais de 20 rotas mar√≠timas.

Embora varie consoante a popularidades das linhas, e tomando por norma as rotas mais movimentadas, um novo barco zarpa a cada 20 minutos, com o transporte a operar entre as 06h00 e as 23h00. Também aqui, os serviços são contínuos durante as noites de fim-de-semana, embora substancialmente menos frequentes (1 saída por hora) e a preços mais caros.

Do lado europeu, os portos mais concorridos s√£o os de Eminonu, Kabatas, Karakoy e Besiktas. J√° do lado asi√°tico, destacam-se os de Kadikoy e Uskudar. Podes apanhar qualquer barco que desejes e pagar com o Istanbulkart, sendo que o valor final poder√° oscilar entre as 15 e as 60 TL, consoante a dist√Ęncia.

Finalmente, vale a pena mencionar a possibilidade fazeres um Cruzeiro pelo B√≥sforo. Embora possas facilmente encontrar tours online a pre√ßos bastante inflacionados, a verdade √© que a pr√≥pria entidade p√ļblica respons√°vel por gerir os ferries de Istambul oferece duas vers√Ķes (uma longa e uma curta) do passeio, por valores meramente residuais. Poder√°s encontrar mais detalhes sobre isso no 4¬ļ dia do roteiro do nosso guia de viagem de Istambul.

Free walking tours de Istambul

Em Istambul, podes optar por explorar o centro com recurso a um free walking tour. Administrados por empresas ou guias locais, estes tours consistem em visitas guiadas pelos quarteir√Ķes hist√≥ricos, no qual te v√£o contando as hist√≥rias de cada s√≠tio e providenciando um importante contexto cultural. Embora os tours sejam, de facto, gratuitos, mandam os bons costumes que no final cada pessoa d√™ uma gorjeta ao guia como compensa√ß√£o pelo seu trabalho. No caso de Istambul, o valor m√≠nimo aceit√°vel dever√° rondar os 150 TLR.

Posto isto, aqui est√£o algumas empresas que organizam free walking tours em Istambul:

Tesouros Escondidos de Istambul

Considerando a dimensão física e histórica de Istambul, torna-se quase evidente que exista uma variedade extrema de tesouros escondidos e locais por descobrir. O problema é que a cidade tem tanto para oferecer que já se torna difícil conseguir ver o essencial, quanto mais o acessório!

Não obstante, e porque há sempre forma de conseguir encaixar mais qualquer coisinha e todos os itinerários, tomámos a liberdade de mencionar alguns sítios menos óbvios que deverás juntar à tua lista de coisas para ver e fazer em Istambul:

Mesquita Fatih – Uma das mesquitas hist√≥ricas menos visitadas da cidade, este √© um local perfeito para saborear um lado mais aut√™ntico e menos tur√≠stico de Istambul. Enquadrada no conservador bairro de Fatih, √© prov√°vel que sejas o √ļnico visitante num radio de 2 ou 3 km.

Igreja Chora – Actualmente em renova√ß√Ķes, esta igreja, agora em processo de reconvers√£o para mesquita, tem um dos interiores mais mirabolantes da cidade, estando repleta de frescos de cores v√≠vidas e garridas.

Quarteir√Ķes de Fener e Balat – Outrora famosos por albergarem numerosas comunidades de minorias √©tnicas (Judeus, Arm√©nios, Gregos, etc), Fener e Balat ent√£o agora entre os locais mais “trendy” e instagram√°veis da cidade, muito √† conta das suas fachadas coloridas, ruas inclinas e escadarias pitorescas.

Muralha de Constantinopla –¬†Embora possa parecer pouco mais que um pormenor, esta muralha tem um valor hist√≥rico tremendo, marcando uma das √°reas delimitadas da antiga capital do Imp√©rio Bizantino. Um pedacinho da original Constantinopla, em plena az√°fama de Istambul.

Museu Galata Mevlevi – Um antigo tekke (mosteiro) que recebia crentes do Isl√£o Sufista, esta casa-museu √© famosa por organizar espect√°culos semanais (Domingos √†s 18h00) de Dan√ßas Dervixes. Se o nome n√£o te diz nada, este √© o famoso ritual turco no qual os praticantes, vestidos com uma t√ļnica branca, rodopiam durante largos minutos num estado de aparente medita√ß√£o.

Buyuk Valide Inn РEscondido por entre os meandros do Grand Bazaar, este antigo e decrépito edifício esconde um inesquecível segredo. Se subires as escadas até ao topo e passares uma notinha simbólica a quem quer que esteja a guardar a passagem, serás presentado com uma das vistas mais extraordinárias de Istambul.

Fortaleza RumelihisarńĪ – Erigida para apoiar o lend√°rio cerco a Constantinopla (que levaria √† queda da cidade) esta fortaleza de quase 600 anos √© um dos melhores exemplares de arquitectura medieval otomana. Hoje em dia, √© um museu a c√©u aberto.

Roteiro de 4 dias em Istambul

Como seria de esperar, 4 dias nunca seria suficiente para ficar a conhecer a fundo uma cidade t√£o mastod√īntica e extraordin√°ria quanto Istambul. N√£o obstante, e muito √† conta da proximidade entre os seus principais pontos tur√≠sticos e √† abrang√™ncia do sistema de transportes p√ļblicos, chega a ser surpreendente a quantidade de locais que √© poss√≠vel palmilhar numa visita t√£o curta a uma das cidades mais incr√≠veis e fascinantes do nosso planeta.

Posto isto, fica com o nosso guia de viagem e descobre o que ver e fazer em Istambul em 4 dias:

Guia de viagem de Istambul: Dia 1 ‚Äď Sultanahmet

Damos in√≠cio √† tua aventura por Istambul na Pra√ßa Sultanahmet, considerada o cora√ß√£o hist√≥rico da cidade. Afinal, √© aqui que encontrar√°s os dois grandes s√≠mbolos da Turquia, sob a forma da lend√°ria Hagia Sophia (‚ā¨25)¬†e da extraordin√°ria Mesquita Azul. A primeira, constru√≠da em 537, foi a maior obra-prima do Cristianismo Ortodoxo, tendo durante quase um mil√©nio servido como a principal catedral do Imp√©rio Bizantino. No entanto, ap√≥s a conquista de Constantinopla pelos Otomanos no s√©culo XV, a Hagia Sophia foi convertida numa mesquita, at√© que, com a cria√ß√£o da Turquia moderna, catapultada pela filosofia secular de Mustafa Kemal Ataturk ‚Äď o pai da na√ß√£o ‚Äď a ent√£o mesquita foi transformada num museu, e o √ļnico lugar do mundo onde era poss√≠vel ver imagens de Cristo e da Virgem Maria lado a lado com inscri√ß√Ķes isl√Ęmicas. Infelizmente, Erdogan decidiu dar um passo atr√°s em 2020 e reconverter o edif√≠cio numa mesquita, pelo que toda e qualquer simbologia n√£o-isl√Ęmica do interior est√° agora coberta por toldes e faixas de tecido. Do outro lado da pra√ßa, a Mesquita Azul dispensa apresenta√ß√Ķes, destacando-se como uma das mesquitas mais belas e grandiosas do planeta. Recomendo tamb√©m que tentes visitar a pra√ßa durante os hor√°rios do Adhan, altura em que as chamadas para ora√ß√£o ecoam dos minaretes de ambas as mesquitas, criando uma atmosfera quase m√≠stica.

Depois de visitada a pra√ßa, √© tempo de prosseguir at√© ao Pal√°cio Topkapi (1500 TL), o mais famoso da cidade. Apesar da sua popularidade, √© importante ter em conta que este √© um pal√°cio otomano bastante antigo, e por isso relativamente despido da opul√™ncia e conforto a que estamos habituados nos seus cong√©neres europeus. Talvez por isso, n√£o √© incomum encontrar turistas desiludidos com esta atrac√ß√£o. N√£o obstante, n√£o deixa de ser um local de grande relevo hist√≥rico, tendo servido de resid√™ncia oficial dos Sult√Ķes do Imp√©rio Otomano durante quase 4 s√©culos. Nas proximidades, podes tamb√©m visitar o Museu Arqueol√≥gico de Istambul (15‚ā¨), um complexo com v√°rios tesouros provenientes de escava√ß√Ķes levadas a cabo um pouco por todo o M√©dio Oriente, bem como a Bas√≠lica da Cisterna (600 TL). Acontece que, um pouco por toda a cidade, existem v√°rias cisternas no subsolo respons√°veis pelo abastecimento de √°gua de quarteir√Ķes inteiros. A Bas√≠lica da Cisterna, situada em pleno centro, era respons√°vel pelo abastecimento do pal√°cio imperial, tendo os sult√Ķes optado por transformar este hall subterr√Ęneo numa esp√©cie de pal√°cio, completo com dezenas de colunas monumentais em pedra. Finalmente, damos por terminada esta aventura inaugural com um passeio de final de tarde pelo Parque Gulhane, um dos poucos espa√ßos verdes da baixa de Istambul.

Resumo do 1¬ļ dia:

  • Pra√ßa Sultanahmet
  • Hagia Sophia
  • Mesquita Azul
  • Pal√°cio Topkapi
  • Museu Arqueol√≥gico de Istambul
  • Bas√≠lica da Cisterna
  • Parque Gulhane

Restaurantes baratos em Istambul – Onde comer na zona de Sultanahmet:

Guia de viagem de Istambul: Dia 2 ‚Äď Grand Bazaar e Fatih

Hoje, iremos afastar-nos um pouco da zona de Sultanhamet e explorar o resto do gigantesco distrito de Fatih, na margem sul do Golden Horn. Sem mais demoras, comecemos ent√£o por um passeio pelo ic√≥nico Grand Bazaar, considerado o primeiro ‚Äúcentro comercial‚ÄĚ do mundo. Composto por um conjunto de arcadas cobertas, e ocupando um quarteir√£o inteirinho, este mercado √© um verdadeiro labirinto, repleto com lojas que vendem tudo e mais alguma coisa. √Č certo que, hoje em dia, se transformou numa enorme atrac√ß√£o tur√≠stica, levando a pre√ßos inflacionados e outras pr√°ticas menos nobres, mas n√£o deixa de ser um local a n√£o perder no nosso guia de viagem de Istambul! Pelos meandros do bazar, recomendo ainda que tentes encontrar o Buyuk Valide Han, um antigo e decr√©pito edif√≠cio com uma das vistas mais extraordin√°rias da cidade. Numa sec√ß√£o totalmente separada, embora adjacente, encontrar√°s o Spice Bazaar, onde, tal como o nome indica, s√£o vendidas as famosas especiarias orientais, mas tamb√©m frutos secos, doces t√≠picos e ch√°s. Tendo em conta que √© bastante mais pequeno que o seu vizinho, a concentra√ß√£o de turistas no Spice Bazaar √© de uma absoluta anormalidade! √Ä sa√≠da deste mercado, dar√°s de caras com a Mesquita Rustem Pasha, uma das mais belas e subvalorizadas da cidade.

Segue-se um passeio junto √† zona das docas e uma travessia r√°pida pela Ponte Galata, onde podes captar as ic√≥nicas imagens dos pescadores de cana, com as colinas repletas de edif√≠cios antigos do bairro de Karakoy em plano de fundo. De regresso √† margem sul da ponte, ir√°s agora arrepiar caminho at√© √† fabulosa Mesquita Suleymaniye, que √©, a par da Mesquita Azul, a mais famosa de Istambul. Para al√©m de ser um edif√≠cio extraordin√°rio, a mesquita foi constru√≠da no topo de uma colina, pelo que podes desfrutar de vistas imbat√≠veis sobre o B√≥sforo e o Golden Horn. Tamb√©m nas imedia√ß√Ķes, podes visitar os t√ļmulos de v√°rios sult√Ķes otomanos. Finalmente, ir√°s terminar o dia com um passeio pelo aguerrido bairro de Fatih. Apesar de albergar a Mesquita Fatih, esta n√£o √© uma zona particularmente tur√≠stica, mas acima de tudo residencial (e conservadora). Assim, √© o local perfeito para tentares perceber como √© a vida fora dos grandes polos tur√≠sticos de uma das maiores cidades do mundo.

Resumo do 2¬ļ dia:

  • Grand Bazaar
  • Buyuk Valide Han
  • Spice Bazaar
  • Mesquita Rustem Pasha
  • Ponte Galata
  • Mesquita Suleymaniye
  • Mesquita Fatih

Restaurantes baratos em Istambul – Onde comer em Fatih:

Guia de viagem de Istambul: Dia 3 ‚Äď Beyoglu e Besiktas

Ao terceiro dia do nosso guia de viagem de Istambul, √© tempo de finalmente explorar a margem norte do Golden Horn. Assim, ir√°s apanhar a linha T1 do el√©ctrico (tram) e seguir caminho at√© ao Pal√°cio de Dolmabahce (1050 TL), situado nas margens do B√≥sforo. Lembram-se de ter mencionado, no primeiro dia, como o Pal√°cio Topkapi tinha um ar antigo e desconfort√°vel? Os Sult√Ķes Otomanos acabaram por pensar o mesmo, tendo decidido construir uma nova resid√™ncia oficial no final do s√©culo XIX, mais condizente com a condi√ß√£o de um dos maiores imp√©rios da hist√≥ria. O resultado final foi este pal√°cio de inspira√ß√£o europeia, cujo Sal√£o Cerimonial √© um dos halls mais inacredit√°veis que j√° vi. Prosseguindo o teu caminho, ir√°s dar √† Pra√ßa Taksim, o epicentro da vida social de Istambul. Local de manifesta√ß√Ķes, protestos e ajuntamentos, √© uma das pra√ßas mais famosas do mundo. Para al√©m disso, marca tamb√©m o princ√≠pio (ou o fim, dependendo do sentido) da Avenida Istiklal, a principal via pedonal da cidade. Repleta de caf√©s, restaurantes e todo o tipo de lojas modernas, a Istiklal √© flanqueada por edif√≠cios comerciais cl√°ssicos, parecendo sa√≠da de uma grande cidade imperial europeia. Ao percorr√™-la, podes ainda aproveitar e visitar alguns outros pontos dignos de interesse, como a Igreja de Santo Ant√≥nio, a maior catedral cat√≥lica de Istambul, ou a √ái√ßek Pasaji, uma arcada comercial bel√≠ssima. Ao caminhar pela avenida, √© imposs√≠vel n√£o reparar nos el√©ctricos antigos que atravessam os carris, fazendo as maravilhas de fot√≥grafos de ocasi√£o.

No final da avenida, poder√°s fazer uma pausa e visitar o Museu Galata Mevlevi, um antigo tekke (mosteiro) que recebia crentes do Isl√£o Sufista. Estes seguidores eram chamados de Dervixes, e s√£o eles os criadores da famosa dan√ßa turca onde os praticantes, vestidos com uma t√ļnica branca, rodopiam durante largos minutos. √Č um ritual de medita√ß√£o simultaneamente bizarro e atmosf√©rico, no qual, de acordo com a doutrina, os dervixes procuram uma conex√£o mais pr√≥xima com Deus. Embora o museu em si seja interessante, o que importa mesmo s√£o as cerim√≥nias de Sema organizadas todos os Domingos √†s 18h00, onde os visitantes podem assistir √† famosa ‚Äúdan√ßa‚ÄĚ. Os bilhetes devem ser reservados online. Uma vez que, actualmente, o tekke se encontra encerrado para renova√ß√Ķes, os interessados em assistir ao espect√°culo poder√£o faz√™-lo no Centro Cultural Hodjapasha. Ap√≥s o espect√°culo, e ainda a tempo do p√īr-do-sol, n√£o percas a oportunidade de subir at√© √† Torre de Galata (30‚ā¨), um dos edif√≠cios mais emblem√°ticos de Istambul, popular pelas vistas fenomenais sobre o B√≥sforo, o Golden Horn e todo o distrito de Fatih.

Resumo do 3¬ļ dia:

  • Pal√°cio de Dolmabahce
  • Pra√ßa Taksim
  • Avenida Istiklal
  • Igreja de Santo Ant√≥nio
  • √ái√ßek Pasaji
  • Museu Galata Mevlevi (Sema ‚Äď Dan√ßa do Rodopio dos Dervixes)
  • Torre de Galata

Restaurantes baratos em Istambul: Onde comer em Beyoglu e Besiktas:

Guia de viagem de Istambul: Dia 4 ‚Äď Cruzeiro pelo B√≥sforo e os Quarteir√Ķes de Balat e Fener

E eis que chegamos ao teu √ļltimo dia por terras turcas! No entanto, e antes de voltares √† base, n√£o poder√°s ir embora sem fazeres um Cruzeiro pelo ic√≥nico Estreito do B√≥sforo! Conforme referimos na nossa sec√ß√£o de transportes, existem v√°rias empresas privadas que oferecem todo o tipo de passeios de barco pelo B√≥sforo, mas a verdade √© que a pr√≥pria entidade Sehir Hatlari, respons√°vel pela gest√£o das rotas de ferry p√ļblicas, tem tamb√©m dois circuitos distintos para turistas, a pre√ßos extremamente convidativos: o Long Bosphorus Tour (120 TL) e o Short Bosphorus Tour (65 TL). Na vers√£o longa, que tem a dura√ß√£o de cerca de 6 horas (ida-e-volta), o percurso levar-te-√° at√© √† vila de Anadolu Kavagi e √†s portas do Mar Morto. J√° o passeio mais curto, que mesmo assim √© de 2 horas, passa pelas zonas costeiras mais populares de Istambul, fazendo invers√£o de marcha pouco depois da Ponte do B√≥sforo e da pitoresca Mesquita de Ortakoy. Para que possas cumprir o que est√° estipulado neste dia, aconselhamos que escolhas o Short Bosphorus Tour. De qualquer das formas, os dois barcos partem da doca de Eminonu. Se quiseres complementar a tua experi√™ncia, podes sempre apanhar outro barco para Uskudar e dar um passeio curto pelo lado Asi√°tico de Istambul‚Ķ quanto mais n√£o seja, para dizer que estiveste l√°!

Se quiseres uma experiência mais selectiva e com outro tipo de extras, estes são alguns dos cruzeiros que recomendamos:

Ap√≥s o agrad√°vel passeio pelas √°guas de Constantinopla, √© tempo de descobrir dois dos quarteir√Ķes mais ador√°veis e (ainda) desconhecidos de Istambul! Situados bem junto √†s margens do Golden Horn, em pleno distrito de Fatih, os bairros de Fener e Balat, com as suas fachadas coloridas, ruas estreitas e vias tortuosas, t√™m vindo a fazer as maravilhas dos ainda poucos turistas que por l√° se aventuram. Historicamente, estes eram quarteir√Ķes onde viviam minorias √©tnicas durante o Imp√©rio Otomano, tendo servido de lar a Gregos, Judeus, Arm√©nios e outras minorias ortodoxas. Hoje em dia, s√£o provavelmente os bairros mais fotog√©nicos de Istambul. Ao explorares cada recanto de Fener e Balat, n√£o te esque√ßas de ir visitando algumas atrac√ß√Ķes que atestam o seu legado multi√©tnico, como a Catedral de S√£o Jorge, o Col√©gio Ortodoxo Grego ou a Igreja Ortodoxa B√ļlgara de Santo Estev√£o (existem tamb√©m algumas sinagogas, mas n√£o aceitam visitantes). Pelo meio, podes ainda percorrer algumas das ruas mais bonitas e charmosas de Istambul, como a Rua Merdivenli Mektep, a Rua Yildirim ou a Rua Kiremit. Ao final do dia, ir√°s subir a colina e visitar a Igreja Chora. Embora esteja actualmente em renova√ß√Ķes para ser ‚Äď √† semelhan√ßa da Hagia Sophia ‚Äď reconvertida numa mesquita (prop√≥sito que serviu durante o Imp√©rio Otomano), esta antiga igreja ortodoxa grega tem os frescos mais v√≠vidos e espectaculares da cidade. Junto √† igreja poder√°s tamb√©m encontrar alguns dos resqu√≠cios da antiga Muralha de Constantinopla. Apesar de isolada e consideravelmente distante das mesquitas hist√≥ricas, pal√°cios otomanos e edif√≠cios cl√°ssicos, este pequeno tro√ßo √© um legado da grandiosa heran√ßa bizantina da metr√≥pole.

Independentemente do que lhe chamem, Istambul/Constantinopla é, há muitos séculos, uma das mais espectaculares e inspiradoras cidades do nosso planeta. Que assim possa continuar.

Resumo do 4¬ļ dia:

  • Cruzeiro pelo B√≥sforo
  • Quarteir√Ķes de Fener e Balat
  • Catedral de S√£o Jorge
  • Col√©gio Ortodoxo Grego
  • Igreja Ortodoxa B√ļlgara de Santo Estev√£o
  • Rua Merdivenli Mektep
  • Rua Yildirim
  • Rua Kiremit
  • Igreja Chora
  • Muralha de Constantinopla

Restaurantes baratos em Istambul: One comer junto ao Cais de Eminonu e em Balat / Fener:

Estadias superiores a 4 dias em Istambul? Ent√£o podes considerar alguma das seguintes day trips

Pen√≠nsula de GallipoliPalco de uma das batalhas mais emblem√°ticas da Primeira Guerra Mundial, a terr√≠vel Campanha de Gallipoli assombrou Winston Churchill at√© ao final da sua vida. Hoje em dia, √© poss√≠vel visitar o campo de batalha, v√°rios memorais, e o conjunto de t√ļneis e trincheiras utilizadas pelas for√ßas militares nos combates.

Tr√≥iaSituado na actual cidade Turca de Hisarlik, foi neste complexo arqueol√≥gico que, reza a lenda, foi utilizado o famoso “Cavalo de Tr√≥ia”. Algumas dezenas de guerreiros gregos esconderam-se dentro do cavalo de madeira, supostamente uma oferta de paz aos defensores Romanos, conseguindo assim entrar na cidade e tomar o seu controlo.

Princes’ IslandsOficialmente o maior arquip√©lago do Mar de M√°rmara, as Ilhas dos Pr√≠ncipes s√£o formadas por 9 ilh√©us distintos. Destes, destaca-se a ilha de Buyukada, famosa pelas suas praias, ruas pitorescas, ambiente calmo e mans√Ķes otomanas.

EphesusEmbora seja mais adequada a uma escapadinha de 2 dias, é tecnicamente possível visitar Ephesus como uma day trip a partir de Istambul, sendo que terás que voar entre a antiga Constantinopla e a cidade de Izmir. Exigente, mas compensador, ou não fosse Ephesus uma das maiores e mais bem preservadas cidades da Grécia Antiga (e, posteriormente, do Império Romano).

BursaConsiderada a primeira grande capital do Imp√©rio Otomano, Bursa √© uma cidade hist√≥rica, situada a cerca de 150 km de Istambul. Para al√©m das mesquitas imperiais, t√ļmulos hist√≥ricos e do bazar central, Bursa √© tamb√©m conhecida por estar situada no sop√© da majestosa montanha Uludag, rodeada por v√°rias pequenas vilas otomanas, como CumalńĪkńĪzńĪk.

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva j√° os teus tours ou atividades no¬†Viator, do grupo Tripadvisor! E ao faz√™-lo est√°s-nos a dar uma grande ajuda ūüôā

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem