Guia de viagem de ValĂȘncia que inclui informaçÔes acerca de hotĂ©is, restaurantes e transportes entre aeroporto e cidade, bem como um roteiro completo de 48 horas para a escapadinha de fim-de-semana perfeita. O itinerĂĄrio menciona tudo o que ver e fazer em ValĂȘncia em 2 dias, com destaque para as principais atracçÔes e pontos turĂsticos.
Capital da Comunidade AutĂłnoma do mesmo nome, ValĂȘncia Ă© considerada a terceira principal cidade de Espanha, apenas atrĂĄs das famosas Madrid e Barcelona. Contudo, ao passo que estas duas atraem um infindĂĄvel nĂșmero de turistas, ValĂȘncia Ă© bem mais resguardada, passando relativamente despercebida Ă maioria dos radares turĂsticos europeus. Um erro crasso, jĂĄ que a cidade tem vĂĄrias facetas distintas que fazem deste um destino surpreendentemente multifacetado.
Se por um lado a Cidade Velha transporta os visitantes de regresso aos tempos ĂĄureos da cidade enquanto importante centro mercantil, o seu lado mais moderno mostra alguma da melhor arquitectura vanguardista de toda a Espanha, sem esquecer a sua localização em pleno MediterrĂąneo, com algumas importantes e populares estĂąncias balneares â como Alicante ou Benidorme â a uma relativamente curta viagem de carro de distĂąncia. Seja para um fim-de-semana especial ou como parte de um desvio enquanto aproveitas as praias da regiĂŁo, ValĂȘncia Ă© um local que vais querer visitar!
Posto isto, convidamos-te a ler o nosso guia de viagem de ValĂȘncia e descobrir o que de melhor a capital espanhola tem para oferecer, incluindo hotĂ©is, restaurantes, transportes, dicas de segurança e ainda um roteiro completo de 2 dias com tudo o que deves ver e fazer em ValĂȘncia.
Apesar de se tratar da terceira maior cidade de Espanha, ValĂȘncia Ă© servida apenas pelo 10Âș aeroporto mais movimentado do paĂs, que por sua vez nĂŁo Ă© sequer o principal aerĂłdromo da Comunidade AutĂłnoma (essa honra reserva-se a Alicante). Seja como for, se quiseres voar directamente para a cidade, fĂĄ-lo-ĂĄs atravĂ©s do Aeroporto de ValĂȘncia.
Partindo de Portugal, Ă© possĂvel voar directamente para ValĂȘncia desde Lisboa (Easyjet, Ryanair, TAP e Vueling), Porto (Ryanair) e Funchal (Iberia).
A proximidade e facilidade de acessos, juntamente com o sistema de transportes pĂșblicos e a prĂłpria topografia da cidade, fazem com que ValĂȘncia seja o destino perfeito para uma escapadinha rĂĄpida. Sem ter que acelerar propriamente o ritmo, com 2 dias completos jĂĄ consegues visitar as principais atracçÔes da cidade, nĂŁo sendo por isso necessĂĄrio gastar quaisquer dias das tuas preciosas e escassas fĂ©rias.
Por outro lado, se quiseres explorar toda a Comunidade AutĂłnoma, podes facilmente dedicar 1 semana completa Ă s estĂąncias balneares e vilas vizinhas, com destaque para locais como Benidorm, Alicante, Sagunto, XĂ tiva ou para o Parque Nacional de Albufera.
A melhor altura para visitar ValĂȘncia irĂĄ depender do objectivo da tua viagem. Se pretendes apenas passar um fim-de-semana diferente a explorar uma cidade nova, entĂŁo vais querer optar pela shoulder-season, correspondente Ă s estaçÔes de Primavera e Outono. Para alĂ©m de evitares as enchentes e os preços do VerĂŁo, estas sĂŁo as Ă©pocas do ano com as temperaturas mais agradĂĄveis, perfeitas para percorrer os diferentes atractivos da cidade a pĂ©.
Por outro lado, se quiseres aproveitar e dar um saltinho às muitas praias da costa Balear, então o melhor é mesmo agendares a tua visita para o Verão. Terås multidÔes em todo o lado, mas estarão reunidas as condiçÔes ideais para idas a banhos.
Como nota final, destaque ainda para o Festival Las Fallas, as maiores celebraçÔes da Comunidade Valenciana e uma das festas populares mais animadas de toda a Europa. Todos os anos, entre os dias 1 e 19 de Março, a cidade enche-se de mĂșsica, cor, movimento e espectĂĄculos pirotĂ©cnicos, com destaque para a queima das âfallasâ (figuras gigantes em madeira e papel) nas principais praças da cidade.
Uma vez que continuarås dentro da União Europeia, não te é exigida a apresentação de passaporte para poderes viajar, bastando apenas que estejas na posse de cartão de cidadão vålido.
Estando o paĂs vinculado Ă s regras de roaming da UE, nĂŁo te serĂĄ cobrada qualquer taxa de roaming durante a tua visita a ValĂȘncia.
Assim sendo, poderĂĄs simplesmente utilizar o teu cartĂŁo (quase) como se estivesses em Portugal (os dados das apps que as operadoras portuguesas contam num plafond separado, passam a contar para o teu plafond principal de dados. Isto significa que se tiveres 5GB de dados + 15GB para apps, enquanto estiveres em ValĂȘncia esses dados vĂŁo ser retirados aos 5GB e nĂŁo aos 15GB).
Uma vez que a Espanha faz parte da Zona Euro, o conjunto de paĂses onde Ă© utilizada a moeda Ășnica, poderĂĄs utilizar o teu cartĂŁo de crĂ©dito/dĂ©bito portuguĂȘs para fazer levantamentos e pagamentos no destino sem que te seja cobrada qualquer taxa de conversĂŁo.
Assim sendo, terås apenas que ter em atenção potenciais taxas cobradas pelo banco emissor da própria caixa automåtica onde fizeres o levantamento. Contudo, e sempre que haja lugar ao pagamento de qualquer comissão deste tipo, essa informação é descortinada antes de confirmares o levantamento, o que significa que podes sempre cancelå-lo e procurar outra caixa. Tem especial atenção às caixas da Euronet, que cobram uma comissão fixa por levantamento com cartão estrangeiro.
Por outro lado, se precisas de ajuda a manter o orçamento de viagem sob controlo, recomendamos neste guia de viagem de ValĂȘncia a utilização do cartĂŁo Revolut. Ainda que neste paĂs nĂŁo possas usufruir da principal vantagem deste produto â levantamentos em moeda estrangeira sem taxas de conversĂŁo â continua ainda assim a ser uma ferramenta Ăștil.
Através da aplicação do banco online, terås acesso imediato a todos os gastos e ao saldo da tua conta, monitorizando assim os teus gastos diårios. Para além disso, poderås carregar o cartão apenas com o valor que esperas gastar (por dia ou na viagem), evitando assim que gastes mais do que aquilo que esperavas e limitando também o valor que podes perder em caso de roubo ou fraude.
Descobre mais: Dicas para viajantes: Tudo que precisas de saber sobre o CartĂŁo Revolut
No cĂŽmputo geral, Espanha Ă© um destino extremamente seguro para visitantes, e ValĂȘncia nĂŁo Ă© excepção.
No entanto, Ă© Ă vontade, mas nĂŁo Ă vontadinha! Por mais segura que uma cidade seja, nunca deixes de parte o senso comum. Cuidado com os veĂculos sem taxĂmetro, tem atenção aos teus pertences em zonas movimentadas (especialmente nos transportes pĂșblicos e nas ĂĄreas turĂsticas) e nunca aceites ajudas de ninguĂ©m quando estiveres a utilizar o multibanco. No fundo, nĂŁo faças nada que nĂŁo farias em nenhuma outra cidade do mundo! Recomendamos a utilização de uma bolsa anti-roubo. Ao contrĂĄrio das bolsas comuns, as bolsas “anti-roubo” sĂŁo especificamente desenhadas para dificultar o acesso dos carteiristas e ladrĂ”es aos pertences do utilizador. Uma das marcas especializadas neste tipo de produto Ă© a PacSafe. A PacSafe equipa as suas bolsas com bloqueio ou travĂŁo de fecho, materiais resistentes a cortes e tecido com bloqueio RFID que impede o roubo electrĂłnico das informaçÔes de cartĂŁo de crĂ©dito por via contactless. NĂłs temos os modelos Lunar, Crossbody e Sling e podemos pessoalmente atestar pela qualidade dos materiais especialmente pelas tecnologias de bloqueio / travĂŁo de fecho, que praticamente impossibilita abrirem-te a bolsa sem te aperceberes.
Para além disso, nunca peças nada num restaurante, especialmente nas zonas mais concorridas junto à costa, sem que te seja apresentado primeiro o menu, sob o risco de poderes vir a ter uma surpresa indigesta no final da tua refeição.
Apesar da espiral inflacionĂĄria que afectou todo o Velho Continente, os preços dos alojamentos em ValĂȘncia nĂŁo chegaram (ainda) Ă loucura a que se assiste na Europa Ocidental. AliĂĄs, por algum motivo Espanha continua a ser um dos destinos que â com maior ou menor dificuldade â melhor se molda ao bolso do turista mĂ©dio portuguĂȘs! Para alĂ©m disso, e apesar do salĂĄrio mĂ©dio ser mais alto, nĂŁo esperes preços de restaurantes e supermercados muito desfasados dos que habitualmente encontras em Lisboa e Porto.
Posto isto, e se estĂĄs a priorizar a busca de um sĂtio para dormir na cidade, deixamos-te uma sugestĂŁo para cada categoria de classificação no nosso guia de viagem de ValĂȘncia:
Nota: Se usares os links acima para fazer as reservas do teu alojamento, estĂĄs-nos a dar uma ajuda preciosa sem pagar mais por isso đ
Situado a apenas 10 km do centro, a melhor forma de viajar entre o Aeroporto de ValĂȘncia e a baixa da cidade passa por recorrer ao metro, com as linhas 3 e 5 a passarem no aerĂłdromo. Embora tenham destinos distintos, ambas as linhas passam em XĂ tiva e ColĂłn, duas das estaçÔes mais centrais da cidade. A viagem atĂ© qualquer uma destas paragens tem a duração de cerca de 25 minutos, com o metro a operar entre as 05h30 e a 00h30 em intervalos que oscilam entre os 8 e os 20 minutos. Quanto a bilhetes, o trajecto tem um custo de âŹ2,00, aos quais acresce o valor do TUIN Card (âŹ1,00), um cartĂŁo recarregĂĄvel vĂĄlido nos transportes pĂșblicos de ValĂȘncia (mais informaçÔes na secção abaixo).
Como alternativa, podes ignorar os metros e recorrer exclusivamente ao autocarro nÂș 150. A paragem pode ser encontrada Ă saĂda do terminal de chegadas, com a linha a operar diariamente entre as 06h30 e as 22h30 com uma cadĂȘncia de saĂdas de 30 minutos. A paragem final Ă© o Mercado Central de ValĂȘncia, em pleno coração da cidade, com a viagem a durar uns 40 minutos. O bilhete pode ser comprado em numerĂĄrio directamente ao motorista por âŹ4,80.
Sem surpresa, dada a dimensĂŁo e a população de ValĂȘncia, a cidade espanhola estĂĄ equipada com uma rede de transportes pĂșblicos bastante abrangente, permitindo-te transitar entre o centro e qualquer subĂșrbio.
Assim, importa realçar que ValĂȘncia Ă© servida por um sistema de metro, bem como por uma rede extensa de autocarros, elĂ©ctricos e comboios suburbanos. Seja como for, a melhor opção para quem chega em turismo passa por recorrer ao Metro de ValĂȘncia, pelo que achĂĄmos por bem fazer um apanhado mais detalhado deste meio de transporte.
Composta por 6 linhas distintas, Ă s quais se acrescentam 4 linhas de elĂ©ctrico que fazem tambĂ©m parte do Metrovalencia e que perfazem um total de 146 estaçÔes, a rede de metropolitano de ValĂȘncia Ă© a melhor ferramenta para deslocaçÔes dentro da cidade. Para alĂ©m de cobrir virtualmente todo o centro histĂłrico, bem como outros distritos mais populares entre visitantes, o metro chega tambĂ©m aos subĂșrbios da cidade, sendo por isso particularmente Ăștil para quem preferir ficar longe da baixa para poupar algum dinheiro. Para alĂ©m disso, o sistema estĂĄ integrado no Google Maps, permitindo-te saber onde e qual metro apanhar em tempo-real.
Relativamente a horĂĄrios, o metro opera diariamente entre as 05h30 e a 00h30, com tempos de espera que podem variar entre os 5 e os 20 minutos, consoante a linha e a hora do dia.
Passando Ă temĂĄtica dos bilhetes, para poderes andar no Metrovalencia o melhor serĂĄ adquirir um TUIN Card, um cartĂŁo que tem o custo de âŹ1,00 e onde podes carregar as viagens que bem entenderes, sendo o valor descontado do saldo. Comparativamente ao preço dos bilhetes simples (isto Ă©, sem o cartĂŁo), os valores sĂŁo bem mais simpĂĄticos. A partir daĂ, os preços irĂŁo depender das zonas que atravesses e do nĂșmero de paragens, estando a rede dividida entre as zonas A, B e zona +, correspondente ao aeroporto. O bilhete de que precisas, e respectivo custo, variarĂĄ consoante as zonas abrangidas:
Os cartĂ”es TUIN e respectivos carregamentos podem ser obtidos/feitos nas mĂĄquinas automĂĄticas de qualquer estação. Alternativamente, podes comprar um SUMA 10, um pack de 10 viagens e que tem o custo de âŹ8,00 (1 zona), âŹ12,00 (AB) ou âŹ20,00 (AB+). Por outro lado, se contas utilizar o metro de forma muito recorrente, entĂŁo poderĂĄ valer a pena analisar as ofertas diĂĄrias e multi-diĂĄrias da plataforma (tambĂ©m vĂĄlidos nos autocarros):
Finalmente, e aĂ hĂĄ que considerar os pontos turĂsticos que pretendas visitar para aferir se compensarĂĄ a nĂvel monetĂĄrio, tens tambĂ©m a hipĂłtese de adquirir um Valencia Tourist Card. Este cartĂŁo nĂŁo sĂł inclui o transporte ilimitado nas Zona AB+, como confere ainda entrada gratuita e descontos em vĂĄrias atracçÔes da cidade. Podes comprar o passe turĂstico no site oficial do turismo de ValĂȘncia (desconto de 10%) ou em pessoa nos gabinetes turĂsticos do aeroporto e da cidade.
Em ValĂȘncia podes optar por explorar o centro com recurso a um free walking tour. Administrados por empresas ou guias locais, estes tours consistem em visitas guiadas pelos quarteirĂ”es histĂłricos, no qual te vĂŁo contando as histĂłrias de cada sĂtio e providenciando um importante contexto cultural. Embora os tours sejam, de facto, gratuitos, mandam os bons costumes que no final cada pessoa dĂȘ uma gorjeta ao guia como compensação pelo seu trabalho. No caso de ValĂȘncia, o valor mĂnimo aceitĂĄvel deverĂĄ rondar os âŹ7,00.
Posto isto, aqui estĂŁo algumas empresas que organizam free walking tours em ValĂȘncia:
Embora nĂŁo haja tempo para grandes invençÔes, com 2 dias em ValĂȘncia jĂĄ Ă© possĂvel ficares a conhecer as principais atracçÔes da cidade, guardando assim os teus preciosos dias de fĂ©rias. Posto isto, se estiveres na disposição de fazer alguns desvios que nunca te afastarĂŁo em demasia da rota programada para cada dia, poderĂĄs ser surpreendido com algumas atracçÔes secundĂĄrias dignas de registo.
Como tal, para tornar a tua experiĂȘncia ainda mais rica, tomĂĄmos a liberdade de mencionar alguns sĂtios menos Ăłbvios que deverĂĄs juntar Ă tua lista de coisas para ver e fazer em ValĂȘncia:
Museu das Fallas de ValĂȘncia: Embora o ideal fosse experienciar o festival em primeira mĂŁo, se nĂŁo conseguiste agendar a tua visita para Março, podes sempre visitar este museu e procurar entender a importĂąncia das Fallas para a cidade. Para alĂ©m da histĂłria e enquadramento cultural, o museu tem expostas dezenas de figuras (chamados âninotsâ) que foram poupadas Ă s tradicionais chamas das celebraçÔes.
Russafa: Apesar de extremamente popular entre os locais, este distrito passa relativamente despercebido à maioria dos turistas. Um erro, jå que é uma das melhores zonas de compras de toda a cidade, e o local onde podes encontrar as boutiques da moda, lojas vintage, cooffee shops e livrarias que fazem as maravilhas de todos os hipsters. Para além disso, a arquitectura é extremamente bonita.
Centre del Carme Cultura Contemporà nia: Abreviado para a sigla CCCC, este museu gratuito foca-se sobretudo em arte contemporùnea. No entanto, e a não ser que sejas um grande apreciador desta vertente, o mais impressionante é mesmo o local da instalação, tendo sido reaproveitado (e renovado) um antigo mosteiro do século XIII.
El Cabanyal: Um pouco Ă semelhança de Russafa, sĂŁo tambĂ©m poucos os que se aventuram atĂ© estas bandas apesar da sua relativa fama entre os Valencianos. A meio caminho entre o centro da cidade e a zona costeira, vale a pena parar por aqui e admirar as ruas em paralelo e os edifĂcios antigos (que podiam perfeitamente pertencer a qualquer cidade colonial da AmĂ©rica Latina) antes de chegares Ă praia.
Mosteiro de San Miguel de los Reyes: Embora situado nos arredores, a cerca de 3 km dos portĂ”es de entrada na Cidade Velha, este mosteiro Ă© um dos edifĂcios mais grandiosos e imponentes de ValĂȘncia. De acordo com alguns teĂłricos, o famoso El Escorial â perto de Madrid â foi inspirado no design deste monumento!
Como referimos acima, com 2 dias jĂĄ Ă© possĂvel desfrutar do que de melhor ValĂȘncia tem para oferecer, permitindo-te explorar a cidade a um bom ritmo! Posto isto, e com 48 horas completas na cidade, poderĂĄs visitar todas as igrejas, portĂ”es, mercados e outros pontos de interesse da Cidade Velha, explorar as ruas menos conhecidas dos distritos de Russafa e El Cabanyal, contemplar a maravilha da arquitectura moderna que Ă© a Cidade das Artes e das CiĂȘncias, parar para uma bebida junto Ă Praia de Malvarrosa e, quiçå atĂ©, assistir a um jogo do histĂłrico Valencia CF no mĂtico Mestalla! Muito para ver em tĂŁo pouco tempo â mas perfeitamente exequĂvel.
Posto isto, fica com o nosso guia de viagem e descobre o que ver e fazer em ValĂȘncia em 2 dias:
Como nĂŁo poderia deixar de ser, o teu dia inaugural por terras Valencianas serĂĄ dedicado ao centro histĂłrico de ValĂȘncia, localmente designado de Ciutat Vella. Ă boa maneira castelhana e aragonesa, a Cidade Velha de ValĂȘncia Ă© um belĂssimo labirinto de ruas pedonais, fachadas antigas e igrejas monumentais em pedra de tons beges. Assim, vais dar entrada neste distrito da cidade atravessando as emblemĂĄticas Torres dos Serranos, o mais famoso e impressionante de todos os antigos portĂ”es de acesso ao centro histĂłrico, outrora muralhado.
JĂĄ no interior, vais começar por dar um passeio no quarteirĂŁo de El Carmen, antigamente considerado o baluarte da população moura da cidade, e onde os resquĂcios da influĂȘncia islĂąmica continuam mais presentes. Pelo caminho, aproveita para passar rapidamente pelo Centre del Carme Cultura ContemporĂ nia. Abreviado para a sigla CCCC, este museu gratuito foca-se sobretudo em arte contemporĂąnea. No entanto, e a nĂŁo ser que sejas um grande apreciador desta vertente, o mais impressionante Ă© mesmo o local da instalação, tendo sido reaproveitado (e renovado) um antigo mosteiro do sĂ©culo XIII. De seguida, Ă© obrigatĂłrio entrar na Igreja de San NicolĂĄs de Bari e San Pedro MĂĄrtir de ValĂȘncia (âŹ11,00), que apesar do seu exterior simples e algo austero, esconde alguns dos frescos mais espectaculares da cidade. AliĂĄs, nĂŁo Ă© Ă toa que lhe chamam âa Capela Sistina Valencianaâ!
Quando a fome começar a apertar, nada melhor que um desvio atĂ© ao Mercado Central, o maior de ValĂȘncia e onde podes experimentar algumas das melhores iguarias locais.
JĂĄ com o estĂŽmago reconfortado, segue-se a visita Ă Lonja de la Seda (âŹ2,00), provavelmente a atracção mais badalada da Ciutat Vella. Apesar da sua aparĂȘncia de castelo, este edifĂcio era uma espĂ©cie de centro comercial da era antiga, onde os grandes mercadores de seda negociavam os seus produtos antes de serem expedidos para toda a Europa.
Para alĂ©m da entrada standard, as autoridades locais organizam tambĂ©m visitas guiadas gratuitas Ă torre do edifĂcio, de onde podes desfrutar de uma excelente vista sobre o centro histĂłrico. Essas visitas tĂȘm lugar Ă s Quintas, SĂĄbados e Domingos, pelas 11h00, 12h00 e 13h00. Infelizmente, e de forma algo arcaica, Ă© obrigatĂłria prĂ©-reserva, sendo que a Ășnica forma de marcares o teu lugar Ă© ligando para o +34695500290.
Continuando o pĂ©riplo pela baixa, o Palacio del MarquĂ©s de Dos Aguas (âŹ3,00) Ă© outro local a explorar. Embora o interior albergue um museu de cerĂąmicas que poderĂĄ nĂŁo apelar a toda a gente, o que verdadeiramente impressiona Ă© a decoração e ornamentação das salas, a fazer jus Ă prominĂȘncia e riqueza da famĂlia de nobres que aqui costumava habitar. Perto do palĂĄcio, vale ainda a pena dar uma vista de olhos na Igreja de Santo TomĂĄs y San Felipe Neri. Infelizmente, e apesar do seu estatuto enquanto Monumento Nacional, a igreja sĂł abre ao pĂșblico durante a hora da missa. Seja como for, o exterior e a cĂșpula imponente jĂĄ merecem o pequeno desvio.
JĂĄ para aquele que serĂĄ, muito provavelmente, o melhor museu da Cidade Velha, Ă© necessĂĄrio fazer uma visita ao Museu ArqueolĂłgico de La Almoina (âŹ2,00), resultados das escavaçÔes de 2 dĂ©cadas que revelaram as ruĂnas do primeiro povoado romano na actual ValĂȘncia. Podes ver em primeira mĂŁo os vestĂgios de termas, santuĂĄrios e ruas colonadas, antes de chegares Ă parte islĂąmica, onde os trabalhos mostram a descoberta das fortificaçÔes do primeiro Alcazar da cidade. Tudo isto escondido durante sĂ©culos no subsolo da metrĂłpole.
JĂĄ com o dia a caminhar para o final, nĂŁo podes encerrar este capĂtulo sem a visita da praxe Ă Plaza de la Virgen, considerada a mais clĂĄssica e fotogĂ©nica do centro histĂłrico, e Ă extraordinĂĄria Catedral de ValĂȘncia (9,00âŹ), a Ășnica atracção capaz de rivalizar com a Lonja de la Seda. O bilhete de entrada dĂĄ tambĂ©m acesso ao museu da cripta, onde podes ver aquele que se acreditar tratar do Santo Graal utilizado por Jesus durante a Ăltima Ceia.
Embora seja sempre difĂcil aferir a veracidade deste tipo de afirmaçÔes, a verdade Ă© que a catedral faz desse um dos seus princĂpios activos de marketing. Por um pequeno acrescento de âŹ2,50, vale tambĂ©m a pena subir ao Miguelete, nome dado Ă torre da imponente catedral.
Resumo do 1Âș dia:
Agora que jĂĄ visitaste o centro histĂłrico de ValĂȘncia, a etapa derradeira desta escapadinha serĂĄ passada a explorar os distritos secundĂĄrios da cidade, longe das multidĂ”es e da pressĂŁo de ter que saltitar de atracção em atracção. Um dia para levar com calma! Assim sendo, vais começar por dar um pulinho atĂ© Russafa. Apesar de extremamente popular entre os locais, este distrito passa relativamente despercebido Ă maioria dos turistas. Um erro, jĂĄ que Ă© uma das melhores zonas de compras de toda a cidade, e o local onde podes encontrar as boutiques da moda, lojas vintage, cooffee shops e livrarias que derretem os coraçÔes de todos os hipsters. Para alĂ©m disso, a arquitectura Ă© extremamente bonita.
DaĂ, irĂĄs seguir na direcção este atĂ© ao Museu das Fallas de ValĂȘncia (âŹ2,00).Embora o ideal fosse experienciar o festival em primeira mĂŁo, se nĂŁo conseguiste agendar a tua visita para Março, podes sempre visitar este museu e procurar entender a importĂąncia das Fallas para a cidade. Para alĂ©m da histĂłria e enquadramento cultural, o museu tem expostas dezenas de figuras (chamados âninotsâ) que foram poupadas Ă s tradicionais chamas das celebraçÔes.
Nas proximidades do museu, e jĂĄ no distrito de Penya-Roja, Ă© altura de visitar a inevitĂĄvel Cidade das Artes e das CiĂȘncias, um projecto megalĂłmano inaugurado em 1998 e que constitui uma autĂȘntica maravilha da arquitectura moderna. Apesar de ser um sĂtio fantĂĄstico, a sua construção saiu bem cara, custando aos cofres estatais mais de 1200 milhĂ”es de euros (mais de 4x o valor originalmente orçamentado).
Seja como for, o complexo inclui vĂĄrios museus cientĂficos que fazem por merecer uma visita, como o Museu das CiĂȘncias (âŹ9,40), dedicado a exibiçÔes interactivas e tecnolĂłgicas; o HemisfĂšric (âŹ8,90), um gigantesco e imersivo cinema digital 3D; e o OceanogrĂ fic (âŹ35,90), considerado o maior oceanĂĄrio da Europa! Outros espaços/edifĂcios populares da âcidadeâ incluem o Umbracle (um jardim urbano), a Ăgora (um espaço de conferĂȘncias/eventos) ou o Palau de les Arts Reina SofĂa (Ăpera e casa de espectĂĄculos).
Se tiveres interesse em visitar mais do que um espaço, existem ainda vårios bilhetes combinados que te permitirão poupar alguns euros face às entradas individuais. Todos os ingressos podem ser comprados online no site oficial do complexo. Jå depois de visitado o complexo, iniciarås o teu percurso até à costa, fazendo questão de atravessar o distrito de El Cabanyal. Um pouco à semelhança de Russafa, são também poucos os que se aventuram até estas bandas apesar da sua relativa fama entre os Valencianos.
A meio caminho entre o centro da cidade e o litoral, vale a pena parar por aqui e admirar as ruas em paralelo e os edifĂcios antigos (que podiam perfeitamente pertencer a qualquer cidade colonial da AmĂ©rica Latina) antes de chegares Ă praia. No final do percurso, resta-te apenas sentar numa das muitas esplanadas a apreciar o pĂŽr-do-sol sobre a Praia de Malvarrosa, a mais concorrida da cidade. Se visitares no VerĂŁo e quiseres ir a banhos, entĂŁo Ă© sĂł reverteres a ordem do itinerĂĄrio para este dia, começando precisamente nos areais de Malvarrosa.
Resumo do 2Âș dia:
Parque Nacional de Albufera: Arrozais em Espanha? Ă verdade, ou nĂŁo fosse este parque nacional o local de onde origina a lendĂĄria Paelha â o mais famoso de todos os pratos do paĂs! Para lĂĄ da sua importĂąncia gastronĂłmica, Albufera Ă© um delicado ecossistema de lagos de ĂĄgua doce, aves raras e natureza intocada, com vĂĄrios passeios de barco disponĂveis pela regiĂŁo.
Xà tiva: Dominada pelo castelo homónimo, que olha sobre a cidade a partir de um pico montanhoso, Xà tiva é uma pequena vila com um centro bastante bonito e uma história bem mais rica do que aparenta. Para além da sua importùncia comercial durante o Império Romano, foi aqui que nasceu o Papa Borgia (Alexandre VI), uma das figuras religiosas mais controversas da história.
Sagunto: Outro destino caracterizado pelo seu imponente castelo/fortaleza, Sagunto conta ainda com vĂĄrias ruĂnas arqueolĂłgicas romanas, com destaque para o anfiteatro antigo. No entanto, esta Ă© acima de tudo uma excelente day trip para quem pretenda combinar praia e cultura, jĂĄ que os areais de Port de Sagunt constam entre os mais reputados da Comunidade Valenciana.
Benidorm: Uma opção que dispensa apresentaçÔes. HĂĄ muito um destino de eleição entre os Veraneantes portugueses, Benidorm Ă© a tĂpica estĂąncia balnear do sul da Europa. Praia, areia, calor, resorts e muita, muita animação. Um escapismo muitas vezes necessĂĄrio ao stress do quotidiano.
Requena: Fechamos com uma day trip mais direcionada aos enĂłlogos de serviço, jĂĄ que Requena corresponde Ă zona vinĂcola mais antiga de ValĂȘncia. AliĂĄs, reza a lenda que a bebida Ă© produzida desde tempos romanos! Seja como for, o prĂłprio centro da vila Ă© extremamente bonito, pelo que nĂŁo Ă© obrigatĂłrio ser um connoisseur para justificar a visita.
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que Ă©, para nĂłs, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatĂvel, e que inclui tambĂ©m cobertura para os teus equipamentos eletrĂłnicos.
Se reservares connosco, atravĂ©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dĂĄs-nos uma ajuda preciosa đ
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva jĂĄ os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazĂȘ-lo estĂĄs-nos a dar uma grande ajuda đ