Embora seja uma das maiores companhias low-cost na Europa e voe a partir de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, a Wizz Air ainda é desconhecida por muitos de nós. Fica com o guia completo com tudo o que precisas de saber antes de viajares com a companhia húngara, incluindo procedimentos de reembolso, tarifas disponíveis, política de bagagem e check-in.
Originária da Hungria, a Wizz Air é uma das maiores companhias low-cost da Europa, estando perfeitamente estabelecida em destinos que outrora ficavam para lá da Cortina de Ferro, e com uma implementação sólida em antigas repúblicas soviéticas, como Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia e Moldávia, para além das mais ocidentalizadas nações bálticas.
Para além disso, a companhia está agora a expandir-se para lá das fronteiras europeias, com especial destaque para o seu crescimento no Médio Oriente. Como tal, já não é de todo estranho que possas voar low-cost (com escalas, obviamente) para nações como os EAU, o Omã, o Kuwait ou até mesmo a Arábida Saudita, com planos já em vigor para que a companhia passe a operar em mais países africanos e asiáticos, onde já serve destinos como o Egipto, Marrocos, Sri Lanka e Maldivas.
Em Portugal, a Wizz Air ainda não tem uma quota de mercado propriamente gigante, mas opera voos a partir de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, para destinos como Londres, Budapeste, Viena, Roma, Varsóvia, Bucareste ou Sófia.
Posto isto, e se tens voo marcado com esta companhia aérea, iremos preparar-te da melhor forma. Da política de bagagem à de reembolsos, passando pelas tarifas, cancelamentos, documentação e processo de check-in online, aqui está tudo o que precisas de saber antes de viajares com a Wizz Air.
Os bilhetes existentes na Wizz Air estão divididos em 3 classes diferentes: Basic, Wizz Go e Wizz Plus.
Tal como o nome indica, esta é a tarifa mais económica da Wizz Air, permitindo apenas aos passageiros que se façam acompanhar de uma mala pequena (40 x 30 x 20 cm) que possa ser colocada debaixo do assento.
Já no que toca à tarifa intermédia, e para além da mala de mão mencionada anteriormente, inclui ainda a selecção de um assento, de forma a que não te seja atribuído um aleatório, uma mala de porão de 20 kg (149 x 119 x 171 cm), uma mala de cabine de 10kg (55 x 40 x 23 cm), embarque prioritário e a possibilidade de fazer o check-in online antecipado, até 30 dias antes da partida do voo.
Considerada a classe premium da companhia, a tarifa Wizz Plus inclui todas as vantagens da Wizz Go, com alguns upgrades. Por exemplo, a mala de porão passa a ter um peso autorizado de 32kg, a escolha de lugar contempla os assentos com espaço extra de perna, algo não verificado na tarifa anterior, e, por fim, o check-in online passa a ser automático.
Contudo, a principal vantagem da Wizz Plus é mesmo a flexibilidade, permitindo a alteração à data do teu voo sem qualquer encargo adicional (para além da potencial diferença nas tarifas), e, em último caso, o reembolso das passagens para a tua conta WIZZ, para que possas utilizar esse montante na compra de novos voos no futuro.
A não ser que tenhas adquirido a tarifa Wizz Plus ou adicionado a opção Wizz Flex à tua reserva, alterar um voo na Wizz Air acarreta sempre um custo.
Relativamente a esta última opção, corresponde a uma modalidade que dá aos passageiros o direito de beneficiar da mesma flexibilidade da tarifa Wizz Plus, sem que usufrua, contudo, das mesmas restantes vantagens. Esta opção terá que ser adicionada no momento da reserva e tem um custo que poderá variar entre os 5€ e os 17€, por passageiro e por voo.
Assim, caso não te enquadres em nenhuma destas situações, terás que pagar uma taxa de alteração de voo cujo valor dependerá da antecedência com que a mesma seja feita:
A estas penalizações, há ainda que acrescentar potenciais diferenças nas tarifas dos novos voos seleccionados. Passo a explicar: se tiveres pago 50€ pelo voo Lisboa-Varsóvia, mas quiseres alterar para uma data em que a mesma rota esteja a custar 80€, pagarás apenas o valor da diferença (30€). Tem também em atenção que quaisquer alterações às datas ou rotas de um voo deverão ser feitas até 3h antes do horário de partida.
Se aquilo que pretendes alterar não é o voo, mas sim o nome de qualquer dos passageiros da reserva, existem vários factores a ter em consideração.
Para começar, existe um conjunto restrito de situações para as quais a Wizz Air admite a alteração ao nome de um passageiro sem que isso comporte nenhum custo adicional. Por exemplo, a alteração de nome passa a ser gratuita caso tenha como finalidade a correção de um erro ortográfico (ao limite máximo de 3 caracteres alterados). Para além disso, se precisar de alterar o género de um passageiro ou colocar por extenso um nome que tenha sido abreviado, é também possível fazê-lo gratuitamente. O mesmo se aplica se for necessário alterar a ordem do nome e do apelido, embora, e não sendo possível avançar com esta mudança online, seja obrigatório contactar o Centro de atendimento da Wizz Air.
Tudo o que não se enquadrar nas excepções previstas acima incorre num custo de 50€ por alteração de nome de passageiro.
Quanto aos cancelamentos voluntários (que partam do passageiro), a Wizz Air admite apenas o reembolso através de crédito de viagem para a tua Conta WIZZ. Ainda assim, esta possibilidade é apenas aplicável a quem tenha adquirido a tarifa Wizz Plus ou adicionado a opção Wizz Flex à sua reserva.
Assim, se pretenderes cancelar o teu voo e não estás abrangido por nenhuma destas modalidades, são aplicadas as seguintes taxas:
Contudo, se mesmo depois de deduzidas estas penalizações continuares a ter dinheiro a reaver, deixa de se aplicar a obrigatoriedade de que esse reembolso seja feito através de crédito de viagem, podendo o montante em sobra ser-te devolvido para o meio original de pagamento.
Se quiseres evitar a cobrança destas taxas sem pagar por Wizz Plus ou Wizz Flex, a única hipótese que tens de obter um reembolso para um voo que pretendas cancelar é se esse voo for cancelado pela própria Wizz Air, ou sofrer um atraso superior a 5 horas. Por esse motivo, e por descargo de consciência, é sempre boa ideia monitorizares o estado do teu voo no FlightRadar24, de forma a confirmares se a sorte não te terá batido à porta.
No entanto, esta não é uma solução que recomendemos. Até porque, se tudo correr dentro da normalidade e o teu voo partir sem que tenhas embarcado ou cancelado previamente o teu lugar, ser-te-á cobrada no teu método original de pagamento uma taxa de partida perdida (no-show) no valor de 80€.
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Conforme já explicámos acima, cada tarifa pressupõe o direito a levar um tipo de bagagem diferente, pelo que se escolheste uma tarifa Basic (a mais barata), tudo o que podes levar é uma pequena mala que caiba debaixo do assento (medidas oficiais: 40cm x 30cm x 20cm).
Por experiência própria, podemos dizer que a companhia não é particularmente rigorosa no que toca à monitorização destas medidas, pelo que se levares uma mochila ligeiramente maior, o mais provável é que não tenhas problemas. No entanto, caso o azar te bata à porta e o staff te obrigue a pagar uma taxa para que a tua mala seja permitida a bordo da cabine (ou no porão, se não houver espaço), não terás qualquer base para reclamação.
Como tal, e mesmo sabendo as regras oficiais, essa decisão terá sempre que ficar ao teu critério, até porque a taxa terá um custo de 25€.
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Mesmo seleccionando a tarifa Basic – a única que não contempla qualquer mala de cabine – poderás adicionar a modalidade Wizz Priority no acto da reserva, sem que tenhas obrigatoriamente que fazer um upgrade de tarifa. Por um valor que pode oscilar entre os 5€ e os 40€ por passageiro, isto permitir-te-á levar uma mala de cabine de 10kg (55 x 40 x 23 cm) juntamente com a mala pequena.
Se te fizeres acompanhar de uma mala de cabine de dimensões ou peso superiores às permitidas, a mesma terá que ser despachada para o porão mediante o pagamento de 60€.
Por fim, no que toca a malas de viagem, a Wizz Air também te oferece a possibilidade de adicionares bagagem de porão à tua reserva sem que tenhas necessariamente de fazer um upgrade de tarifa. Existem 4 tipologias diferentes de malas de porão que podes acrescentar online, oscilando o preço de forma bastante abrangente de acordo com as rotas e as datas do voo (época alta ou baixa):
Cada passageiro poderá registar até 6 malas de porão em cada viagem, desde que sejam todas da mesma tipologia. Para além disso, o website da companhia apenas te permite registar 3 malas de porão online, devendo as restantes 3 (caso pretendas levar o máximo permitido) ser adicionadas no aeroporto, mediante uma taxa ligeiramente mais alta do que as acima previstas.
Tem cuidado para não ultrapassares o peso máximo contratado, caso contrário pagarás 13€ por cada quilograma em excesso. Finalmente, e por razões de segurança, a Wizz Air não permite que seja despachado qualquer equipamento individual cujo peso ultrapasse os 32kg e as medidas sejam superiores às seguintes:
O transporte de substâncias líquidas, em gel ou aerossol está sujeita às normativas de segurança impostas pela União Europeia.
Assim sendo, todos os líquidos deverão ser transportados em recipientes de quantidade igual ou inferior a 100ml. Para além disso, deverão ser embalados numa única bolsa plástica transparente, com o tamanho máximo de 20 x 20cm, que deverá ser retirada da bagagem e inspeccionada separadamente na zona de segurança.
Estas regras não se aplicam de forma integral a alimentos infantis (como leite, água ou papas de bebé) ou medicamentos que sejam transportados em estado líquido, apenas destes últimos requererem a apresentação de atestado médico. Apesar de ser necessário que sejam à mesma separados da restante bagagem no momento da inspecção, não existe qualquer restrição de segurança às quantidades permitidas a bordo.
Desde que sejam cumpridos os limites de peso e tamanho indicados acima para qualquer bagagem de porão, a Wizz Air permite o transporte, quer de equipamentos desportivos, quer de instrumentos musicais, embora em trâmites diferentes.
No caso dos equipamentos desportivos, e desde que devidamente embalados e acondicionados, estão autorizados os seguintes itens:
Independentemente do equipamento em questão, é cobrada uma taxa única de 45€ por item, desde que o mesmo seja adicionado à reserva online. Se esse acrescento for feito apenas no aeroporto antes da partida, esse montante sobre para 65€.
Quanto aos instrumentos musicais, poderão ser levados no porão desde que não tenham dimensões superiores a 80 x 40 x 23cm. Contudo, para instrumentos de pequeno porte, como violinos, clarinetes, trompetes ou ukeleles, não será necessário que sejam despachados para o porão da aeronave, podendo ser transportados em substituição de uma mala de cabine, caso adquiras Wizz Priority (ou uma tarifa que já contemple esta modalidade).
No sentido contrário, se o instrumento for superior às medidas mencionadas no início do parágrafo anterior, será necessário comprar um lugar no avião para transporte do mesmo, como se de um passageiro se tratasse.
Para passageiros que viajem com bebés, a Wizz Air permite levar uma mala pessoal adicional a bordo (40 x 30 x 20 cm) e dois artigos gratuitos no porão, como um carrinho de bebé dobrável ou um pequeno berço de viagem dobrável. Por outro lado, para poder levar uma cadeirinha automóvel, terá obrigatoriamente que comprar um lugar extra no voo, ficando, nesse caso, isento/a de pagar a tarifa normal de bebé.
Para além disso, existe também um conjunto de outros artigos que poderá levar a bordo:
À semelhança da generalidade das companhias do ramo de transporte aéreo, a Wizz Air exige a apresentação de um documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte) de forma a poderes embarcar num dos seus voos.
Mais do que os requisitos da companhia aérea, enquanto passageiro deverás ter em conta o regime de entrada do teu país de destino. Poderás confirmar estas informações no Portal das Comunidades, página diplomática do Ministério de Negócios Estrangeiros, ou no centro de viagem da IATA. Como alternativa, podes também tentar entrar em contacto com o consulado ou embaixada do teu país, no destino para o qual irás viajar.
Tem em atenção que caso te seja recusada a entrada no país de destino, não terás direito a qualquer reembolso por parte da Wizz Air, tendo ainda que pagar imediatamente um novo voo de regresso à origem. Por outro lado, se te encontrares na infeliz situação de teres um documento de identificação válido para a partida, mas expirado para o regresso, deverás entrar em contacto com o centro de atendimento.
Em caso de perda de documento de identificação durante a viagem, deverás deslocar-te imediatamente a uma esquadra local de polícia e reportar a situação. Já munido do relatório de participação, poderás utilizá-lo como prova da ocorrência para tentares obter um novo documento provisório (como um Título de Viagem Única) junto da embaixada portuguesa mais próxima. Mesmo que não obtenhas qualquer apoio da embaixada, deverás deslocar-te a um balcão da Wizz Air e, com o relatório policial, tentar comprovar a tua identidade através da Carta de Condução ou de uma cópia do passaporte/CC ou através da app gov.id. Se conseguires comprovar a tua identidade, a companhia emitirá um cartão de embarque em teu nome para que possas voltar para casa.
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No caso de cidadãos não pertencentes à UE e que não sejam titulares de autorização de residência num país do Espaço Schengen, será necessário que estejam munidos de visto apropriado, bem como de um passaporte com data de validade superior a 3 meses a partir da data de saída do Espaço Único de Circulação.
Assim, antes de passar pela zona de segurança, o passageiro deverá validar a sua documentação junto de um balcão da Wizz Air, a fim de obter a autorização e respectivo título de embarque.
Mais uma vez, os requisitos da companhia aérea estão submetidos às regras de cada país. Aqui, do país de origem.
No caso de Portugal, a lei dita que passageiros com idade inferior a 18 anos que saem ou regressam ao país sem estarem acompanhados pelo seu pai, mãe ou tutor legal devem estar munidos de uma autorização de viagem. Esta deverá estar assinada por ambos os pais ou pelo tutor legal, sendo a referida assinatura reconhecida em notário ou por uma embaixada portuguesa no estrangeiro. Esta autorização de viagem também é requerida quando os menores são acompanhados por uma pessoa distinta do seu tutor legal. Nessas circunstâncias, a autorização de viagem também deve indicar claramente o nome da pessoa acompanhante. Pode ainda ser recusada a entrada a cidadãos menores estrangeiros que viajem sozinhos, caso não tenham uma pessoa que se responsabilize pela sua estadia em Portugal.
Todos os clientes podem fazer o check-in online, gratuitamente, entre 3 a 48 horas antes da hora prevista de partida do voo. Esse procedimento poderá ser feito no website da Wizz Air ou na sua aplicação móvel.
Se os passageiros comprarem um lugar no acto da reserva (ou posteriormente) ou forem portadores de uma tarifa que já o inclua, o processo de check-in online poderá ser feito nos 30 dias anteriores à viagem. Poderás também adicionar a opção de check-in automático no acto da tua reserva por 2,50€, e desfrutar desta vantagem apenas incluída nas tarifas Wizz Plus.
No entanto, existem 5 aeroportos nos quais a Wizz Air não permite que o check-in seja feito online, devendo o mesmo ser completado directamente no aeroporto:
Obviamente, e à falta de outra alternativa, o check-in nos balcões destes aeroportos não tem qualquer custo adicional associado. Contudo, e para os restantes aeroportos em que essa funcionalidade esteja activa, os passageiros que pretendam ainda assim completar o check-in em pessoa terão que pagar uma taxa. Se já souberes de antemão que preferes/precisas de fazer o check-in num balcão do aeroporto, então poderás adicionar essa opção à tua reserva e pagar “apenas” 13€. No entanto, se não o fizeres e chegares apenas ao aeroporto no dia da partida com a indicação de que precisas de fazer o check-in, terás que pagar logo no momento uma penalização de 40€!
O check-in nos balcões de atendimento começa 2 horas e termina 40 minutos antes da partida.
O processo é tão simples quanto o de qualquer outra companhia aérea. Basta deslocares-te à porta de embarque do teu voo e aguardares pela respectiva ordem.
Tem em atenção que deverás estar munido/a do teu cartão de embarque, seja em papel, ou em formato digital (excepto nos países em que o formato digital não é permitido – informação prestada no momento da reserva) num qualquer dispositivo móvel.
Quanto à ordem de embarque, a prioridade é dada a passageiros que tenham solicitado assistência especial, reservas que contenham crianças e clientes que tenham adquirido uma tarifa que inclua embarque prioritário ou tenham adicionado a modalidade Wizz Priority à sua reserva. Todos os que não se enquadrem em nenhuma destas categorias farão parte do último grupo a obter autorização de entrada na aeronave.
Depois de efectuada a validação do teu bilhete e do teu documento de identificação, e assim que seja dada a devida instrução pelo staff do aeroporto, poderás embarcar na aeronave que te levará ao teu destino.
Tem em atenção que consoante o teu lugar no avião, terás que embarcar pela frente ou pela traseira do veículo. Essa informação estará mencionada no teu cartão de embarque. Finalmente, caso tenhas uma mala de cabine, poderás colocá-la no compartimento próprio localizado em cima dos lugares. Pelo contrário, se tens apenas uma mala ou mochila pequena, deverás guardá-la debaixo do assento.
No que toca aos assentos, senta-te sempre no lugar que te foi atribuído. Poderás, depois do avião atingir altitude de cruzeiro, inquirir o staff a bordo acerca da possibilidade de te ires sentar junto dos teus amigos / família / etc. NÃO o faças enquanto o embarque está a ocorrer de forma a evitar atrasos, pois o avião só pode iniciar o procedimento de descolagem quando todos os passageiros estiverem sentados.
Se te tiver calhado em sorte um lugar numa das filas de emergência (assentos proibidos a menores de 16), lembra-te que não podes colocar nada debaixo do banco da frente, ou no colo, incluindo malas de senhora, pequenas mochilas ou casacos. Todos os itens que leves para a cabine devem ser obrigatoriamente colocados nos compartimentos próprios durante a descolagem e aterragem.
Tal como todas as restantes companhias aéreas low-cost a operar na Europa, também a Wizz Air coloca a simplicidade e o pragmatismo à frente da experiência de voo. Com o principal objectivo de oferecer um transporte aéreo seguro e conveniente aos preços mais baixos possíveis, todas os extras e mordomias que pesam nos custos das companhias de bandeira não serão encontrados aqui. Perfeitamente compreensível!
Sem surpresa, isso acaba por se traduzir num espaço de pernas reduzido e num voo sem serviço de refeições ou opções de entretenimento, pelo recomendamos fortemente que comas algo antes do voo e te faças acompanhar de um livro, revista ou dispositivo móvel com filmes previamente baixados. Contudo, se a fome apertar, é sempre possível comprar refeições leves ou snacks no bar de bordo.
Para terminar, e tal como em todas as outras companhias aéreas, qualquer comportamento extremo que possa levar à disrupção do voo poderá ser punido com a expulsão imediata do mesmo, ou, em casos verdadeiramente graves, à detenção do passageiro após aterragem.
Outras regras a ter em conta estão relacionadas com a absoluta proibição de fumar a bordo das aeronaves, bem como de utilizar equipamentos electrónicos de maiores dimensões (como portáteis) durante a descolagem, aterragem ou enquanto as luzes de sinalização de cinto de segurança estiverem ligadas. Durante a totalidade do voo, todos os dispositivos electrónicos deverão também ser mantidos em “Modo de Avião”.
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