Uma das perguntas que mais recebemos é: quero ir às Canárias. Qual é a melhor ilha para visitar? A resposta é incrivelmente difícil, porque depende imenso do propósito da viagem, mas vamos tentar facilitar a escolha com este artigo.
A origem vulcânica das oito ilhas do arquipélago das Canárias explica a variedade de cenários naturais que lá poderás encontrar. Apesar de serem conhecidas pelas praias e pelo bom clima, as Ilhas Canárias têm muito mais a oferecer aos seus visitantes, incluindo trilhos nas montanhas, locais arqueológicos e gastronomia típica.
Com uma temperatura média que não desce dos 18 graus em pleno Janeiro, a melhor parte é que estas ilhas ficam a pouco mais de duas horas de avião em voo direto de Lisboa ou Porto. Lê o nosso guia para conheceres cada uma das ilhas – no final, o complicado será escolher quais visitar.
Se partires de Lisboa, poderás aterrar em ambos os aeroportos da ilha de Tenerife (TFN e TFS), bem como nas ilhas de Gran Canária, Lanzarote e Fuerteventura:
Lisboa – Tenerife (TFN): Vueling
Lisboa – Tenerife (TFS): TAP e Ryanair (a partir de 1 de Novembro)
Lisboa – Gran Canaria (LPA): TAP
Lisboa – Fuerteventura (FUE): TAP
Lisboa – Lanzarote (ACE): Ryanair (a partir de 1 de Novembro)
Já as ligações com o Porto incluem também os dois aeroportos de Tenerife e o aeroporto em Las Palmas de Gran Canária:
Porto – Tenerife (TFS): Ryanair
Porto – Gran Canaria (LPA): Ryanair
Ao contrário do resto de Espanha, onde os autocarros são chamados de autobús, nas Ilhas Canárias estes dão pelo nome de guagua. Mas se para alguns percursos podes depender dos guaguas, para ficares a conhecer melhor a ilha que estás a visitar a melhor opção é quase sempre alugar um carro.
Para visitares mais de uma ilha podes usar o avião (a Binter Canárias / ou Canarfly faz conexões entre a Gran Canária e as outras ilhas) ou ir de ferry.
Para passeios de um dia a outras ilhas podes também optar por excursões organizadas por agentes locais que já incluem os transportes.
As Ilhas Canárias são muito conhecidas pela sua grande oferta de resorts perto da praia
No entanto, existem também opções de outras tipologias, como hostels para os mais jovens ou alojamentos rústicos para uma experiência mais recatada.
Tenerife e Gran Canária são as ilhas mais populosas e também as mais visitadas das Canárias. Lanzarote e Fuerteventura, apesar de menos procuradas, tem também uma forte indústria turística. Por seu lado, La Palma, La Gomera, El Hierro e La Graciosa são muito mais pacatas e oferecem uma experiência mais fora das rotas tradicionais.
Lembra-te que cada ilha tem muito para descobrir e que vais querer certamente tempo para relaxar nas praias e no mar azul das Canárias. Por isso recomendamos que penses em conhecer mais do que uma ilha apenas se tiveres cinco dias ou mais no arquipélago.
A maior ilha das Canárias, Tenerife, é normalmente associada aos resorts e praias. Existem na ilha praias para todos os gostos: a norte, junto a uma zona mais urbana, a Playa Maria Jímenez distingue-se pela sua areia escura; mais para este fica a Playa Diogo Hernández, um areal branco mais isolado. No entanto, a praia mais conhecida da ilha – e uma das mais conhecidas de todo o arquipélago – é a Playa de Las Teresitas.
No interior de ilha o destaque é o Parque Nacional de Teide. No centro do parque, um vulcão com o mesmo nome arrecada o título de ponto mais alto de Espanha, e é possível chegar ao seu cume por meio de um teleférico. Não te esqueças de requerer uma permissão gratuita para acederes à montanha no site oficial do parque. Uma recomendação: mergulho é um passatempo popular nas Canárias, mas após esta atividade deves esperar algum tempo antes de subir ao Teide, devido às diferenças de pressão. Não falecer é importante.
Tenerife é também um bom sítio para experimentar a gastronomia local. De influência europeia, africana e americana, os pratos mais típicos da região são a Carne Fiesta – pedacinhos de porco temperados à moda local – ou o queijo assado com molho Picón, à base de pimentos picantes.
As zonas naturais não são as únicas atrações das Canárias. A cidade de Las Palmas de Gran Canária é conhecida pelo pitoresco bairro de Vegueta, onde encontrarás marcos como a Catedral de Santa Ana e a Casa de Colón. Podes também visitar o mercado de Vegueta, conhecida pelos expositores de fruta tropical.
Ao contrário de outras ilhas do Atlântico, como os Açores ou a Madeira, as Canárias eram habitadas antes da conquista pelos povos europeus. Existem por isso registos arqueológicos dos seus ocupantes originais, os Guanches, que valem a pena conhecer. É o caso do Cenobio de Valerón, uma grande estrutura esculpida na rocha com o fim de guardar grão.
Tal com em Tenerife, a Gran Canária tem praias extremamente apelativas. A Playa de Las Canteras é particularmente conhecida pelas suas águas calmas, resultado da barreira natural que quebra as ondas antes de chegarem à costa.
Se tiveres à procura de uma atração um pouco diferente, sugerimos ainda um tour a Finca Los Castaños, uma plantação de café, onde podes ficar a conhecer o processo de produção, com degustação incluída no final.
A mais antiga das oito ilhas, Fuerteventura é também aquela com a maior linha de costa. Não é assim de espantar que encontres aqui praias fenomenais.
Na ponta norte da ilha fica a localidade de Corralejo, conhecida pelas suas praias de areia fina com vista para a pequena ilha de Lobos, uma ilhota desabitada que pode contudo ser visitada de barco a partir de Corralejo.
No sul de Fuerteventura fica a Playa de Cofete. Muito menos conhecida pelos turistas, este areal a perder de vista (são mais de 13 quilómetros de extensão) é rodeado pelas montanhas do Parque Nacional de Jandía. Ideal para quem quer sair das zonas mais frequentadas e desfrutar de uma paisagem virgem.
A ilha que o escritor José Saramago escolheu como sua casa oferece um cenário muito peculiar. Erupções vulcânicas ocorridas há apenas 300 anos fizeram do parque nacional de Timanfaya uma paisagem lunar, de rocha despida e caldeiras fumegantes. Este pode ser conhecido por tours, havendo até passeios de camelo.
A contrastar com o interior de terra escura, a costa de Lanzarote é preenchida de praias de areia dourada. A Playa Papagayo e a Playa Blanca são, provavelmente, as mais conhecidas na ilha. Aí podes relaxar num bar e aproveitar para experimentar outro prato local, as papas arrugadas, batatas cozidas acompanhadas de molho rojo à base de malaguetas e alho.
Lanzarote é ainda conhecida pela sua arquitetura peculiar, de casas brancas e geométricas rodeadas de jardins que se confundem com o interior da habitação. É por isso a ilha ideal para procurares acomodação num alojamento local.
Apenas a dois quilómetros ao largo de Lanzarote fica uma pequena ilha com um nome familiar aos portugueses – La Graciosa. Pouco conhecida dos turistas, esta ilha é particularmente tranquila. Fica a dica de visitar a ilha por um dia e ficar a conhecê-la num tour de jipe estilo safari.
A erupção do vulcão Cumbre Vieja, em 2021, alterou de forma significativa a paisagem de La Palma, tendo até aumentado a ilha em mais de 40 hectares. Um aumento do interesse turístico pela ilha tem ajudado a população a recuperar dos estragos causados pelas correntes de lava, que desviou o interesse de uma ilha também conhecida pelas ofertas em termos de trekking na Natureza.
Em todas as ilhas poderás encontrar guias locais, mas aconselhamos especialmente que os procures em La Palma, para poderes ficar a conhecer em segurança as novas formações geológicas criadas pelo Cumbre Vieja e aprenderes um pouco de vulcanologia.
Montanhosa, conhecida pelos seus vales e desfiladeiros, a La Gomera é também reconhecida pela sua língua muito diferente: o Silbo Gomero. Uma herança dos Guanche, é uma linguagem à base de assobios que permite aos habitantes comunicarem a grandes distâncias entre os vales, muito útil dado o terreno difícil da ilha. Esse mesmo terreno faz de La Gomera um destino atrativo para os caminhantes mais experientes.
Juntamente com La Gomera, El Hierro é uma das ilhas menos visitas do arquipélago das Canárias. Com apenas 10,000 habitantes, esta ilha tem pouca infraestrutura para turistas mas mesmo assim tem chamado a atenção de alguns guias de viagem e até já teve direito a uma série da Netflix.
Embora não existam “melhores ilhas” de forma absoluta, podemos deixar algumas sugestões finais:
Para Praia: Tenerife e Fuerteventura
Para Cultura: Lanzarote e Gran Canária
Para Natureza: La Palma, Tenerife e Lanzarote
Para Tranquilidade: La Palma e El Hierro
Para Desportos Aquáticos: Fuerteventura (vento) e El Hierro (mergulho)
Para um “best off”: Tenerife
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!