Incrível! Polícia equatoriana estaciona carros na pista e impede a aterragem de dois voos de repatriamento de cidadãos europeus

  • 19.03.2020 18:48
  • João

Mais uma situação que até há pouco tempo apenas imaginaríamos ver nos filmes. A Presidente da Câmara de Guayaquil, Equador, proibiu a aterragem de dois voos de repatriamento de cidadãos europeus de uma forma verdadeiramente dramática.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Segundo a Newsweek, Cynthia Viteri ordenou o estacionamento dos veículos da polícia na pista de aterragem do Aeroporto Internacional de Guayaquil, de forma a impedir a aterragem de voos da Iberia e KLM com origem em Madrid e Amesterdão respetivamente.

Embora com fronteiras fechadas, teria existido autorização do Comité de Operações de Emergência do Equador para ambas as companhias efetuarem os voos de repatriamento.

A presidente da câmara da segunda principal cidade do Equador apontou como razão para o bloqueio o risco de contágio que implicava a estadia da tripulação na cidade.

Iam chegar de Madrid cerca de 11 membros da tripulação , que iam ficar num hotel em Guayaquil, até que pudessem voltar, na sexta-feira. Como é possível terem sido autorizados a aterrar e ficar aqui, quando somos a cidade com maior número de casos (no país)? – defendeu, apontando ainda que o primeiro caso de Covid-19 no país foi importado de Espanha.

Ambos os voos acabaram desviados para a capital Quito e a operação de repatriamento será efetuada a partir de lá.

De acordo com o Aviation Herald, a Procuradoria Geral do Equador abriu já uma investigação à atuação da Presidente da Câmara, alegando que a mesma não teria jurisdição sobre o aeroporto e que teria colocado em perigo os cidadãos estrangeiros que lá se encontravam.

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem