Iraque: Vistos de turismo estão de volta e trazem visitantes 🇮🇶

  • 13.04.2022 16:27
  • João

Em apenas um ano, o Iraque triplicou o número de turistas estrangeiros. Após um longo período de quase total isolamento, muitas atrações foram reabertas e o governo voltou a emitir vistos de turismo – inclusive à chegada!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Em 2020, apenas 30.000 turistas estrangeiros visitaram 0 Iraque. No ano passado esse número triplicou para quase 107.000.Claro que em comparação com alguns dos países mais visitados do mundo – com várias dezenas de milhões de chegadas por ano – este parece ser um valor quase insignificante. Mas se considerar que durante um longo período as visitas turísticas ao Iraque eram praticamente impossíveis e apenas os mais experientes viajantes se aventuraram – o país é (ainda) considerado um dos mais perigosos do mundo – o número torna-se impressionante.

Viajantes do Reino Unido, EUA, Noruega, Turquia e França tem documentado estas viagens nos seus canais de YouTube, blogs ou redes sociais. Eles viajam principalmente com agências de viagens de nicho que se especializam em destinos “fora da caixa”, porque organizar viagens no país ainda não é propriamente fácil.
No ano passado, os vistos de turismo foram reintroduzidos – incluindo os disponíveis à chegada (visa on arrival) em aeroportos e postos de fronteira, mas o resto é  ainda requer alguma logística avançada.
“Precisamos de infraestrutura e investimento privado para ter hotéis e autocarros “, disse Ali al-Makhzoumi, proprietário da agência de viagens Bil Weekend, citado pelo Daily Mail.
Não é de surpreender, no entanto, que o turismo ainda não seja propriamente uma aposta principal no Iraque. Muitos rankings colocam regularmente o país no grupo dos mais perigosos do mundo, estando as viagens não essenciais desaconselhadas pela maioria dos governos do mundo – o Português incluído

Face ao evoluir dos acontecimentos no Iraque e perante o risco de escalada de violência, desaconselha-se qualquer deslocação a este país.

O facto de nos últimos anos a maioria das atrações turísticas ter estado encerrada também não contribuiu positivamente para os números de visitantes. No entanto, também se começam a verificar mudanças positivas. Por exemplo o Museu Nacional de Bagdad reabriu recentemente, juntando-se à cidade de Ur (local de nascimento de Abraão) à Rua de Al-Mutanabi em Bagdad ou às ruínas da Babilónia, como alguns dos “must-visit” de um país considerado um dos Berços da Civilização.

Para além dos visitantes ocidentais, o turismo religioso – com visitantes provenientes especialmente de países vizinhos – também tem desempenhado um papel importante nesta recuperação.

Carro

Para os melhores preços no aluguer de carros vai a Rentalcars.com!

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem