10 dos melhores destinos para ver auroras boreais ūüíę

  • 16.12.2022 20:10
  • Bruno A.

Considerado um dos fen√≥menos naturais mais bonitos e fascinantes do nosso planeta, milh√Ķes de pessoas partem todos os anos √† aventura em busca das famosas “Northern Lights”. Se fazes parte deste clube, descobre connosco quais os melhores destinos para ver auroras boreais, numa aventura que te levar√° das cl√°ssicas Noruega, Su√©cia e Finl√Ęndia a destinos mais obscuros como as Ilhas Shetland, Ilhas Faro√© ou Gronel√Ęndia

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Considerado um dos fenómenos naturais mais belos e fascinantes do nosso planeta, as auroras boreais são um gigantesco chamariz turístico em muitos países do mundo. Afinal, o que há para não adorar num espectáculo de luzes e movimento capaz de colorir o mais negro e frio dos céus?

Embora este fenómeno esteja naturalmente circunscrito às latitudes mais superiores do planeta, a realidade é que existe uma imensidão de diferentes locais onde é possível assistir às auroras boreais… mas estamos aqui para te ajudar!

Assim, se √©s um entusiasta das ‚ÄúNorthern Lights‚ÄĚ e est√°s a preparar uma escapadinha por destinos mais frios em busca da ic√≥nica dan√ßa celestial, descobre connosco 10 dos melhores destinos do mundo para ver auroras boreais!

Qual a melhor altura para ver auroras boreais?

Tendo em conta que as auroras boreais t√™m maior preval√™ncia nas proximidades (ou no interior) do C√≠rculo Polar √Ārctico, todos os destinos desta lista fazem parte do hemisf√©rio norte.

Isto significa que a melhor altura para visitar algum destes pa√≠ses com o objectivo de ver auroras boreais corresponde ao per√≠odo compreendido entre os meses de Novembro e Fevereiro, relativos aos meses de Inverno no hemisf√©rio. Em alguns deles, poder√° ser poss√≠vel ver as Northern Lights desde o final de Agosto at√© meados de Abril, mas quanto maior o n√ļmero de horas de sol di√°rias, menor a probabilidade de que consigas ver as luzes coloridas.

Dada a sua localiza√ß√£o, muitos destes destinos n√£o v√™m sequer a luz do dia durante os meses de temperaturas mais rigorosas, sendo por isso mesmo o Inverno a altura perfeita para ‚Äúca√ßar‚ÄĚ as ic√≥nicas auroras boreais.

Melhores destinos do mundo para assistir a auroras boreais

Alaska, EUA

Apesar da Europa ser o continente com maior diversidade de destinos onde √© poss√≠vel assistir a auroras boreais, opt√°mos por come√ßar esta lista no outro lado do Atl√Ęntico. Considerado o maior estado dos EUA ‚Äď com uma dimens√£o bem superior a qualquer pa√≠s da UE ‚Äď o frio, g√©lido e igualmente bel√≠ssimo Alaska √© um excelente local para queira ver as luzes dan√ßantes.

Embora o estado esteja situado tão a norte que seja teoricamente possível ver as auroras a partir de qualquer ponto, o melhor será mesmo baseares-te em Fairbanks, uma das principais cidades. Afinal, aqui poderás encontrar toda a estrutura turística necessária para a tua aventura, e bastará afastares-te até aos arredores para assistires ao fabuloso espectáculo natural.

Para além disso, o Alaska é também um dos destinos onde é possível avistar as auroras boreais durante um período mais alargado do ano (de Agosto a Abril), não estando o fenómeno apenas circunscrito aos meses de Inverno.

Svalbard, Tromso ou Ilhas Lofoten, Noruega

Começando o nosso périplo pelos países e territórios escandinavos (prometemos que serão vários), aterramos agora em Svalbard, um arquipélago norueguês situado a meio-caminho entre o território continental do país e o Pólo Norte.

Famosa pela sua população de ursos polares e pelo facto de mais de metade do seu território estar coberto por glaciares, não espanta que Svalbard seja também um excelente destino para ver as auroras boreais. Afinal, durante os meses de Inverno, Svalbard é mergulhada numa escuridão perpétua. Um período de mais de 80 dias onde apenas as auroras boreais quebram a escuridão do céu.

No entanto, desengane-se quem pensa que este √© o √ļnico local na Noruega onde √© poss√≠vel ver as ‚ÄúNorthern Lights‚ÄĚ. Seja na cidade de Tromso, a terceira maior do mundo acima do C√≠rculo Polar √Ārtico, ou nas bel√≠ssimas Ilhas Lofoten, este √© certamente um pa√≠s que n√£o desilude no que toca ao esplendor da M√£e Natureza.

Rovaniemi, Finl√Ęndia

Possivelmente o destino mais conhecido desta lista, a localidade de Rovaniemi saltou para as bocas do mundo ap√≥s ser considerada a ‚ÄúCasa Oficial do Pai Natal‚ÄĚ ‚Äď o seu principal slogan tur√≠stico! Considerada a capital administrativa e comercial da Lap√≥nia Finlandesa, Rovaniemi √© a base perfeita para quem queira explorar as maravilhas naturais e intocadas desta regi√£o.

Bem mais do que um destino sazonal onde levar as crianças durante a quadra natalícia, Rovaniemi é um excelente destino para assistir às auroras boreais. Afinal, estima-se que as luzes presenteiem os céus da cidade durante cerca de 150 noites por ano! E se aliarmos a isso o facto de, muitas vezes, as luzes serem tão fortes que podem até ser vistas no centro da cidade (apesar da poluição visual), podemos dizer que as chances de sucesso são bastante convidativas!

Outras cidades finlandesas com boas condi√ß√Ķes para ver as auroras incluem as localidades fronteiri√ßas de Utsjoki (com a Noruega) e de Kemi (com a Su√©cia).

Gronel√Ęndia

Um destino definitivamente ‚Äúfora da caixa‚ÄĚ, √© verdade que a Gronel√Ęndia pode ser um s√≠tio extremamente desafiador. No entanto, e para os poucos dispostos a passar pelo esfor√ßo necess√°rio para l√° chegar, esta regi√£o aut√≥noma da Dinamarca √© um aut√™ntico tesouro!

Vamos a factos? Oficialmente nomeada como a maior ilha do mundo, a Gronel√Ęndia √© simultaneamente a regi√£o menos densamente povoada do planeta e o √ļnico local do globo, fora da Ant√°rctida, com um manto de gelo permanente. Clima g√©lido, pouca popula√ß√£o e uma latitude boreal‚Ķ os ingredientes perfeitos para o aparecimento e visualiza√ß√£o das Northern Lights!

Embora seja poss√≠vel ver o fen√≥meno a partir de praticamente toda a ilha, poucos locais recolhem a mesma reputa√ß√£o no que toca a infraestrutura e acessibilidades quanto o sub√ļrbio de Kangerlussuaq, convenientemente servido por um dos principais aeroportos (e um dos √ļnicos servidos por voos internacionais) da regi√£o.

Yukon, Canad√°

Pulando de novo at√© ao outro lado do Atl√Ęntico, o nosso itiner√°rio leva-nos agora at√© ao Canad√°, o segundo maior pa√≠s do mundo e a na√ß√£o mais a norte do continente americano. No entanto, e para quem queira assistir a auroras boreais, nenhum outro ponto do pa√≠s √© t√£o prop√≠cio quanto o Territ√≥rio de Yukon.

No entanto, e se olhares para o mapa, este territ√≥rio √© bastante vasto, pelo que √© igualmente importante saber quais as regi√Ķes a priorizar. Em Yukon, recomendamos ent√£o que te dediques a um de dois locais: Dawson City ou Whitehorse. Se na primeira poder√°s subir ao miradouro da Midnight Dome e desfrutar de um dos avistamentos de auroras boreais mais bonitos do mundo, na segunda poder√°s assistir ao espect√°culo de luzes enquanto o teu corpo relaxa em √°guas termais a 47¬ļ C.

Outros lugares no Canad√° com boas condi√ß√Ķes para assistir a este fen√≥meno incluem a cidade de Churchill, em Manitoba, ou o Parque Nacional das Montanhas Torngat, na Pen√≠nsula do Labrador.

Ilhas Shetland, Escócia

Embora n√£o seja √† primeira vista o destino mais evidente para ver as auroras boreais, a verdade √© que tamb√©m √© poss√≠vel assistir ao espect√°culo natural de luzes a partir dos pontos mais a norte da na√ß√£o brit√Ęnica. E se √© verdade que as probabilidades s√£o mais baixas do que nos restantes destinos desta lista, as Ilhas Shetland t√™m pelo menos muito mais para oferecer caso a lotaria das Northern Lights n√£o te seja favor√°vel.

Mais do que em qualquer outro s√≠tio, na Esc√≥cia √© importante que tenhas o timing da tua visita em considera√ß√£o, devendo a mesma ‚Äď impreterivelmente ‚Äď ser agendada para o Inverno europeu. Caso contr√°rio, as hip√≥teses de sucesso ser√£o praticamente nulas!

Para além disso, é igualmente relevante que te afastes o máximo possível de Lerwick, a maior e mais importante cidade do arquipélago, uma vez que a iluminação e toda a poluição visual de um centro urbano poderá afectar a tua experiência.

Isl√Ęndia

Outrora um destino escondido dos holofotes do turismo massificado, a Isl√Ęndia tem vindo a tornar-se ao longo da √ļltima d√©cada num dos pa√≠ses mais queridos dos amantes de f√©rias na natureza. E se √© verdade que para isso muito contribu√≠ram as suas paisagens in√©ditas, cascatas e ambientes in√≥spitos, temos a certeza absoluta que a elevad√≠ssima preval√™ncia de auroras boreais nos c√©us islandeses tiveram tamb√©m a sua quota parte de responsabilidade.

Felizmente para todos os visitantes, o território islandês foi verdadeiramente abençoado no que toca aos avistamentos das Northern Lights, sendo possível assistir ao fenómeno a partir de qualquer ponto do país.

No entanto, e para optimizares ainda mais a tua probabilidade de ver as auroras, o melhor √© baseares-te nas regi√Ķes mais a norte (incluindo os Westfjords) da Isl√Ęndia, uma vez que s√£o tamb√©m as zonas do pa√≠s com menor exposi√ß√£o solar. Aqui, destacamos o Desfiladeiro de √Āsbyrgi e a Montanha de Kirkjufell, esta √ļltima convenientemente localizada a menos de 200 km da capital Reiquiavique.

Kiruna, Suécia

Tecnicamente o √ļnico pa√≠s n√≥rdico n√£o mencionado at√© ao momento, a Su√©cia √© tamb√©m, juntamente com os seus vizinhos escandinavos, um excelente destino para ver as auroras boreais. Mais especificamente no norte do pa√≠s, a mais de 1000 km de Estocolmo e em plena Lap√≥nia Sueca, poder√°s encontrar a localidade de Kiruna.

H√° muito um destino de elei√ß√£o para os que buscam incessantemente o brilho das Northern Lights, Kiruna √© um dos v√°rios locais da regi√£o onde √© mais prov√°vel ver as auroras. A apenas 20 minutos de dist√Ęncia, em Jukkasj√§rvi, poder√°s encontrar o ic√≥nico ICEHOTEL, o primeiro hotel do mundo ‚Äď antes da pr√°tica virar moda noutros locais ‚Äď onde tudo √© constru√≠do em gelo e onde √© poss√≠vel dormir enquanto se avistam as luzes coloridas no c√©u.

Igualmente na Lapónia Sueca, a localidade de Porjus e o Parque Nacional de Abisko são também excelentes sítios para o avistamento de auroras boreais.

Vidareidi, Ilhas Faroé

Outro destino que tem vindo a ganhar trac√ß√£o nos √ļltimos anos, mas que, por agora, permanece ainda fora dos radares tur√≠sticos da maioria dos viajantes, as verdejantes Ilhas Faro√© ‚Äď a segunda regi√£o aut√≥noma dinamarquesa da nossa lista ‚Äď s√£o tamb√©m um local relativamente prop√≠cio ao aparecimento de auroras boreais.

Embora pequenas em dimensão, estas desconhecidas ilhas têm uma riqueza natural estonteante, com cascatas, precipícios e vales capazes de rivalizar com alguns dos melhores destinos de natureza do planeta. Para além disso, a população local não está ainda habituada a ver turistas nas suas terras, pelo que ficarão genuinamente curiosos com a tua visita.

No que toca √†s Northern Lights, a melhor regi√£o das Ilhas Faro√© para tentares a tua sorte fica bem no extremo norte do pa√≠s, na min√ļscula aldeia de Vidareidi, situada num istmo rodeado por montanhas. Mesmo que as luzes n√£o apare√ßam, podemos garantir que este √© um local verdadeiramente m√°gico.

Murmansk, R√ļssia

Apesar de ser, seguramente, o pa√≠s do mundo com maior n√ļmero de diferentes locais onde √© poss√≠vel avistar auroras boreais, a R√ļssia continua a ser ‚Äď por motivos geopol√≠ticos ou burocr√°ticos ‚Äď um pa√≠s que parte claramente atr√°s dos seus concorrentes no que toca √† capta√ß√£o de turistas √°vidos de assistir a este fabuloso fen√≥meno natural.

Com mais de 24.000 (!) quil√≥metros de territ√≥rio situado acima do C√≠rculo Polar √Ārtico, nos quais se incluem mais de 2.5 milh√Ķes de pessoas e cerca de 40 povos ind√≠genas, explorar as auroras boreais em territ√≥rio russo tem tudo para ser uma aventura inesquec√≠vel, quer do ponto de vista visual, quer cultural.

Para este artigo, decidimos destacar a região de Murmansk, devido à sua relativamente fácil acessibilidade num território absolutamente gigantesco! Tecnicamente parte da Península da Escandinávia, e a uma latitude igual ou superior à de cidades como Kiruna, Tromso, Rovaniemi ou Reiquiavique, a probabilidade de avistar as Northern Lights não será seguramente uma preocupação aquando da tua visita a Murmansk.

Tours & Atividades

Reserva j√° os teus tours ou atividades no¬†Viator, do grupo Tripadvisor! E ao faz√™-lo est√°s-nos a dar uma grande ajuda ūüôā

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem