10 dos melhores destinos para ver auroras boreais 💫

  • 16.12.2022 20:10
  • Bruno A.

Considerado um dos fenómenos naturais mais bonitos e fascinantes do nosso planeta, milhões de pessoas partem todos os anos à aventura em busca das famosas “Northern Lights”. Se fazes parte deste clube, descobre connosco quais os melhores destinos para ver auroras boreais, numa aventura que te levará das clássicas Noruega, Suécia e Finlândia a destinos mais obscuros como as Ilhas Shetland, Ilhas Faroé ou Gronelândia

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Considerado um dos fenómenos naturais mais belos e fascinantes do nosso planeta, as auroras boreais são um gigantesco chamariz turístico em muitos países do mundo. Afinal, o que há para não adorar num espectáculo de luzes e movimento capaz de colorir o mais negro e frio dos céus?

Embora este fenómeno esteja naturalmente circunscrito às latitudes mais superiores do planeta, a realidade é que existe uma imensidão de diferentes locais onde é possível assistir às auroras boreais… mas estamos aqui para te ajudar!

Assim, se és um entusiasta das “Northern Lights” e estás a preparar uma escapadinha por destinos mais frios em busca da icónica dança celestial, descobre connosco 10 dos melhores destinos do mundo para ver auroras boreais!

Qual a melhor altura para ver auroras boreais?

Tendo em conta que as auroras boreais têm maior prevalência nas proximidades (ou no interior) do Círculo Polar Árctico, todos os destinos desta lista fazem parte do hemisfério norte.

Isto significa que a melhor altura para visitar algum destes países com o objectivo de ver auroras boreais corresponde ao período compreendido entre os meses de Novembro e Fevereiro, relativos aos meses de Inverno no hemisfério. Em alguns deles, poderá ser possível ver as Northern Lights desde o final de Agosto até meados de Abril, mas quanto maior o número de horas de sol diárias, menor a probabilidade de que consigas ver as luzes coloridas.

Dada a sua localização, muitos destes destinos não vêm sequer a luz do dia durante os meses de temperaturas mais rigorosas, sendo por isso mesmo o Inverno a altura perfeita para “caçar” as icónicas auroras boreais.

Melhores destinos do mundo para assistir a auroras boreais

Alaska, EUA

Apesar da Europa ser o continente com maior diversidade de destinos onde é possível assistir a auroras boreais, optámos por começar esta lista no outro lado do Atlântico. Considerado o maior estado dos EUA – com uma dimensão bem superior a qualquer país da UE – o frio, gélido e igualmente belíssimo Alaska é um excelente local para queira ver as luzes dançantes.

Embora o estado esteja situado tão a norte que seja teoricamente possível ver as auroras a partir de qualquer ponto, o melhor será mesmo baseares-te em Fairbanks, uma das principais cidades. Afinal, aqui poderás encontrar toda a estrutura turística necessária para a tua aventura, e bastará afastares-te até aos arredores para assistires ao fabuloso espectáculo natural.

Para além disso, o Alaska é também um dos destinos onde é possível avistar as auroras boreais durante um período mais alargado do ano (de Agosto a Abril), não estando o fenómeno apenas circunscrito aos meses de Inverno.

Svalbard, Tromso ou Ilhas Lofoten, Noruega

Começando o nosso périplo pelos países e territórios escandinavos (prometemos que serão vários), aterramos agora em Svalbard, um arquipélago norueguês situado a meio-caminho entre o território continental do país e o Pólo Norte.

Famosa pela sua população de ursos polares e pelo facto de mais de metade do seu território estar coberto por glaciares, não espanta que Svalbard seja também um excelente destino para ver as auroras boreais. Afinal, durante os meses de Inverno, Svalbard é mergulhada numa escuridão perpétua. Um período de mais de 80 dias onde apenas as auroras boreais quebram a escuridão do céu.

No entanto, desengane-se quem pensa que este é o único local na Noruega onde é possível ver as “Northern Lights”. Seja na cidade de Tromso, a terceira maior do mundo acima do Círculo Polar Ártico, ou nas belíssimas Ilhas Lofoten, este é certamente um país que não desilude no que toca ao esplendor da Mãe Natureza.

Rovaniemi, Finlândia

Possivelmente o destino mais conhecido desta lista, a localidade de Rovaniemi saltou para as bocas do mundo após ser considerada a “Casa Oficial do Pai Natal” – o seu principal slogan turístico! Considerada a capital administrativa e comercial da Lapónia Finlandesa, Rovaniemi é a base perfeita para quem queira explorar as maravilhas naturais e intocadas desta região.

Bem mais do que um destino sazonal onde levar as crianças durante a quadra natalícia, Rovaniemi é um excelente destino para assistir às auroras boreais. Afinal, estima-se que as luzes presenteiem os céus da cidade durante cerca de 150 noites por ano! E se aliarmos a isso o facto de, muitas vezes, as luzes serem tão fortes que podem até ser vistas no centro da cidade (apesar da poluição visual), podemos dizer que as chances de sucesso são bastante convidativas!

Outras cidades finlandesas com boas condições para ver as auroras incluem as localidades fronteiriças de Utsjoki (com a Noruega) e de Kemi (com a Suécia).

Gronelândia

Um destino definitivamente “fora da caixa”, é verdade que a Gronelândia pode ser um sítio extremamente desafiador. No entanto, e para os poucos dispostos a passar pelo esforço necessário para lá chegar, esta região autónoma da Dinamarca é um autêntico tesouro!

Vamos a factos? Oficialmente nomeada como a maior ilha do mundo, a Gronelândia é simultaneamente a região menos densamente povoada do planeta e o único local do globo, fora da Antárctida, com um manto de gelo permanente. Clima gélido, pouca população e uma latitude boreal… os ingredientes perfeitos para o aparecimento e visualização das Northern Lights!

Embora seja possível ver o fenómeno a partir de praticamente toda a ilha, poucos locais recolhem a mesma reputação no que toca a infraestrutura e acessibilidades quanto o subúrbio de Kangerlussuaq, convenientemente servido por um dos principais aeroportos (e um dos únicos servidos por voos internacionais) da região.

Yukon, Canadá

Pulando de novo até ao outro lado do Atlântico, o nosso itinerário leva-nos agora até ao Canadá, o segundo maior país do mundo e a nação mais a norte do continente americano. No entanto, e para quem queira assistir a auroras boreais, nenhum outro ponto do país é tão propício quanto o Território de Yukon.

No entanto, e se olhares para o mapa, este território é bastante vasto, pelo que é igualmente importante saber quais as regiões a priorizar. Em Yukon, recomendamos então que te dediques a um de dois locais: Dawson City ou Whitehorse. Se na primeira poderás subir ao miradouro da Midnight Dome e desfrutar de um dos avistamentos de auroras boreais mais bonitos do mundo, na segunda poderás assistir ao espectáculo de luzes enquanto o teu corpo relaxa em águas termais a 47º C.

Outros lugares no Canadá com boas condições para assistir a este fenómeno incluem a cidade de Churchill, em Manitoba, ou o Parque Nacional das Montanhas Torngat, na Península do Labrador.

Ilhas Shetland, Escócia

Embora não seja à primeira vista o destino mais evidente para ver as auroras boreais, a verdade é que também é possível assistir ao espectáculo natural de luzes a partir dos pontos mais a norte da nação britânica. E se é verdade que as probabilidades são mais baixas do que nos restantes destinos desta lista, as Ilhas Shetland têm pelo menos muito mais para oferecer caso a lotaria das Northern Lights não te seja favorável.

Mais do que em qualquer outro sítio, na Escócia é importante que tenhas o timing da tua visita em consideração, devendo a mesma – impreterivelmente – ser agendada para o Inverno europeu. Caso contrário, as hipóteses de sucesso serão praticamente nulas!

Para além disso, é igualmente relevante que te afastes o máximo possível de Lerwick, a maior e mais importante cidade do arquipélago, uma vez que a iluminação e toda a poluição visual de um centro urbano poderá afectar a tua experiência.

Islândia

Outrora um destino escondido dos holofotes do turismo massificado, a Islândia tem vindo a tornar-se ao longo da última década num dos países mais queridos dos amantes de férias na natureza. E se é verdade que para isso muito contribuíram as suas paisagens inéditas, cascatas e ambientes inóspitos, temos a certeza absoluta que a elevadíssima prevalência de auroras boreais nos céus islandeses tiveram também a sua quota parte de responsabilidade.

Felizmente para todos os visitantes, o território islandês foi verdadeiramente abençoado no que toca aos avistamentos das Northern Lights, sendo possível assistir ao fenómeno a partir de qualquer ponto do país.

No entanto, e para optimizares ainda mais a tua probabilidade de ver as auroras, o melhor é baseares-te nas regiões mais a norte (incluindo os Westfjords) da Islândia, uma vez que são também as zonas do país com menor exposição solar. Aqui, destacamos o Desfiladeiro de Ásbyrgi e a Montanha de Kirkjufell, esta última convenientemente localizada a menos de 200 km da capital Reiquiavique.

Kiruna, Suécia

Tecnicamente o único país nórdico não mencionado até ao momento, a Suécia é também, juntamente com os seus vizinhos escandinavos, um excelente destino para ver as auroras boreais. Mais especificamente no norte do país, a mais de 1000 km de Estocolmo e em plena Lapónia Sueca, poderás encontrar a localidade de Kiruna.

Há muito um destino de eleição para os que buscam incessantemente o brilho das Northern Lights, Kiruna é um dos vários locais da região onde é mais provável ver as auroras. A apenas 20 minutos de distância, em Jukkasjärvi, poderás encontrar o icónico ICEHOTEL, o primeiro hotel do mundo – antes da prática virar moda noutros locais – onde tudo é construído em gelo e onde é possível dormir enquanto se avistam as luzes coloridas no céu.

Igualmente na Lapónia Sueca, a localidade de Porjus e o Parque Nacional de Abisko são também excelentes sítios para o avistamento de auroras boreais.

Vidareidi, Ilhas Faroé

Outro destino que tem vindo a ganhar tracção nos últimos anos, mas que, por agora, permanece ainda fora dos radares turísticos da maioria dos viajantes, as verdejantes Ilhas Faroé – a segunda região autónoma dinamarquesa da nossa lista – são também um local relativamente propício ao aparecimento de auroras boreais.

Embora pequenas em dimensão, estas desconhecidas ilhas têm uma riqueza natural estonteante, com cascatas, precipícios e vales capazes de rivalizar com alguns dos melhores destinos de natureza do planeta. Para além disso, a população local não está ainda habituada a ver turistas nas suas terras, pelo que ficarão genuinamente curiosos com a tua visita.

No que toca às Northern Lights, a melhor região das Ilhas Faroé para tentares a tua sorte fica bem no extremo norte do país, na minúscula aldeia de Vidareidi, situada num istmo rodeado por montanhas. Mesmo que as luzes não apareçam, podemos garantir que este é um local verdadeiramente mágico.

Murmansk, Rússia

Apesar de ser, seguramente, o país do mundo com maior número de diferentes locais onde é possível avistar auroras boreais, a Rússia continua a ser – por motivos geopolíticos ou burocráticos – um país que parte claramente atrás dos seus concorrentes no que toca à captação de turistas ávidos de assistir a este fabuloso fenómeno natural.

Com mais de 24.000 (!) quilómetros de território situado acima do Círculo Polar Ártico, nos quais se incluem mais de 2.5 milhões de pessoas e cerca de 40 povos indígenas, explorar as auroras boreais em território russo tem tudo para ser uma aventura inesquecível, quer do ponto de vista visual, quer cultural.

Para este artigo, decidimos destacar a região de Murmansk, devido à sua relativamente fácil acessibilidade num território absolutamente gigantesco! Tecnicamente parte da Península da Escandinávia, e a uma latitude igual ou superior à de cidades como Kiruna, Tromso, Rovaniemi ou Reiquiavique, a probabilidade de avistar as Northern Lights não será seguramente uma preocupação aquando da tua visita a Murmansk.

Leituras Sugeridas:

10 dos mais interessantes ferries da Europa 🚢

10 das mais animadas e curiosas festas da Europa 🎉🥳

10 dos melhores parques urbanos do mundo 🌳🌺

10 das melhores cidades para sair à noite na Europa 💃🍾

10 das melhores road trips da Europa 🚗🛣️

10 dos destinos de praia mais baratos, surpreendentes e subvalorizados da Europa 🏖️

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem