11 dos melhores destinos de viagem para amantes da bola ⚽

  • 19.12.2022 20:15
  • Bruno A.

Como todos os fãs do Desporto-Rei bem sabem, o período que se segue a uma competição internacional pode assemelhar-se a uma verdadeira travessia no deserto… mas não tem que ser assim! Porque há vida para lá do Mundial, aqui estão os 11 melhores destinos de viagem para adeptos de futebol!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Todos os verdadeiros fãs de futebol sabem que, a um Campeonato do Mundo, segue-se sempre um período de leve depressão. Mesmo este ano, em que as temporadas domésticas retomarão logo a seguir à competição (em vez do habitual período de férias), não é possível ficar entusiasmado com a perspectiva de ficar sentado no sofá a ver um Lecce X Spezia ou um Brentford X Southampton.

No entanto, e porque viajar também pode ser uma forma de acompanhar um desporto que tanto amamos, existem destinos turísticos que te irão ajudar a reacender a chama do “Beautiful Game”. E embora uns possam, à primeira vista, ser mais óbvios do que outros, podemos garantir que todos eles são uma verdadeira ode ao futebol.

Fica desse lado, e descobre connosco quais os 10 melhores destinos de viagem (com um extra, só porque somos simpáticos) para os verdadeiros amantes da bola.

11 destinos de viagem para adeptos de futebol

Atenas, Grécia

Se há países que são conhecidos pela qualidade futebolística do seu campeonato, outros existem em que o verdadeiro espectáculo decorre fora de campo. Aterramos assim em Atenas, capital de uma nação em que esta premissa é perfeitamente aplicável.

A cidade grega é casa de 3 das principais equipas do país: Olympiakos, Panathinaikos e AEK; sendo que os derbies entre qualquer um destes conjuntos são a ocasião perfeita para uma viagem de cariz futebolístico. Passear na Acrópole durante o dia, almoçar um delicioso prato de Moussaka e ver um jogo de proporções épicas depois do sol se pôr? Assino já por baixo!

Porém, e mesmo que não consigas bilhetes para um dos derbies (naturalmente, os jogos mais concorridos da época), valerá ainda assim a pena assistir a qualquer jogo de um destes clubes para uma amostra do que de melhor a cultural “Ultra” europeia tem para oferecer.

Belgrado, Sérvia

Outro país que não é propriamente conhecido pela qualidade da sua competição local, a cidade de Belgrado vive na infâmia de todos os puristas do futebol por uma, e uma só razão: o jogo Estrela Vermelha X Partizan. Tida por muitos como a maior rivalidade desportiva da Europa, cada jogo entre estas duas equipas é uma autêntica batalha, com um ambiente coreográfico nas bancadas a condizer.

Curiosamente, os estádios de ambas as equipas ficam praticamente um ao lado do outro, acentuando assim uma má relação de vizinhos que perdura desde há muitas décadas. Se puderes escolher o palco, recomendamos que agendes a tua visita para a ocasião em que o jogo decorra no Marakana (não, não é o Brasileiro – mas lá chegaremos), o icónico (e intimidante) estádio do Estrela Vermelha.

Enquanto estiveres de visita a Belgrado, aproveita ainda para explorar uma das capitais mais subvalorizadas do Velho Continente e assistir ao pôr-do-sol a partir da Fortaleza Kalemegdan, pessoalmente, o mais bonito que já vi!

Barcelona, Catalunha

Casa daquele que é seguramente um dos clubes mais conhecidos e icónicos do mundo, a “Cidade Condal” é o local perfeito para uma escapadinha de 3 dias que combine cultura, turismo e futebol!

Se as primeiras duas podem ser encontradas no Bairro Gótico, na Avenida Las Ramblas, nas Casas de Gaudí ou na colina de Montjuic, para o último ponto há apenas um único sítio em toda a cidade que deverás visitar – o Camp Nou, casa do mítico FC Barcelona.

Um clube que encapsula o conceito de simbiose perfeita entre cidade e sua respectiva instituição desportiva, o FC Barcelona avança como o porta-estandarte de eleição da cidade que representa. Uma instituição sem medo de assumir posições políticas, desportivas e identitárias em prol da metrópole que representa. Como poderás ler na bancada principal, o FC Barcelona é bem “mais do que um clube”. Se puderes visitar a cidade durante o lendário confronto com o eterno rival da capital espanhola (Real Madrid), ainda melhor!

Buenos Aires, Argentina

No seguimento da vitória argentina neste mundial, não podíamos deixar de incluir a airosa Buenos Aires nesta lista. Garanto-te que encontrarás poucas cidades tão apaixonadas pelo futebol quanto esta! Afinal, num país quase tão grande como todo o continente europeu, 15 das 28 equipas da Primeira Divisão estão baseadas em Buenos Aires, factor sintomático da importância do Desporto-Rei na capital argentina.

Por sorte, tamanha diversidade de escolha faz com que seja relativamente fácil apanhares pelo menos um jogo durante a tua estadia em Buenos Aires! Embora os clubes mais famosos da cidade – Boca Juniors e River Plate – apenas disponibilizem bilhetes para os sócios (tornando apenas possível a compra de bilhetes através da contratação de tours bastante caros), o caso torna-se bem mais fácil se quiseres ver alguns dos outros três “Grandes” da Argentina: San Lorenzo, Independiente e Racing Avellaneda.

O ambiente nos estádios é definitivamente diferente de qualquer outro que posas encontrar na Europa, com o espectáculo fora da “cancha” muitas vezes a sobrepor-se ao que acontece em campo. Uma experiência obrigatória, numa das grandes cidades do planeta!

Cairo, Egipto

Quem já foi ao Egipto deverá ter reparado que o país é completamente louco por futebol. Aliás, durante a época regular, existe mesmo uma regulamentação que indica que deverá haver todos os dias, pelo menos, um jogo de futebol. Talvez por isso, é extremamente comum encontrar locais de telefone na mão ou à frente do televisor enquanto acompanham a partida do dia.

No que toca ao futebol jogado, a cidade do Cairo é conhecida por albergar aquela que se trata – com toda a certeza – da maior rivalidade desportiva histórica em todo o continente africano e região do Médio Oriente. Colocando frente a frente as equipas de Al-Ahly e Zamalek, os jogos entre estas duas formações costumam ser marcados por uma intensidade – dentro e fora do campo – que ultrapassa os limites da razoabilidade.

Infelizmente, e depois da tragédia de Port Said em 2012, o governo baniu adeptos dos estádios durante vários anos, estando apenas agora a reabrir os recintos à maioria da população. Talvez seja a altura ideal para fazeres parta da história e assistires ao grande regresso dos adeptos aos estádios egípcios!

Por razões de segurança, a compra de bilhetes deverá ser feita após registo na plataforma Tazkarti.

Glasgow, Escócia

Se é verdade que existem muitas rivalidades futebolísticas aguerridas, a realidade é que a esmagadora maioria provém de uma mão cheia de nada. São rivais porque partilham o mesmo espaço/cidade, ou porque são equipas que dominam o panorama desportivo de um país… mas depois não existem verdadeiras divergências entre as filosofias dos clubes ou massas adeptas.

Contudo, toda a dimensão do que uma verdadeira “rivalidade” significa ganha uma nova conotação em Glasgow. De um lado católicos, do outro protestantes. De um lado separatistas (pró-independência escocesa), do outro unionistas (pró-integração no Reino Unido). De um lado escoceses étnicos, do outro britânicos. De um lado socialistas/trabalhistas, do outro conservadores. De um lado o Celtic, do outro o Rangers – o famoso Old Firm. Um confronto que ultrapassa a dimensão do desporto e se imiscui na vertente religiosa, identitária e política da sociedade escocesa.

E depois há o ambiente nas bancadas. Onde quer que os escoceses joguem, é de esperar um ambiente festivo, com muita animação (muitas vezes alimentada a álcool) na bancada. Se queres assistir a um jogo que é, na realidade, acerca de muito mais que futebol, acabaste de o encontrar.

Istambul, Turquia

Partindo de um extremo do continente europeu para o outro, a gigantesca cidade turca de Istambul é uma verdadeira Meca para os verdadeiros adeptos de futebol. Embora as grandes equipas turcas estejam actualmente a enfrentar uma longa travessia no deserto no que toca a caminhadas respeitosas nas competições europeias, a verdade é que isso em nada belisca o ambiente absolutamente ensurdecedor das suas bancadas. Literalmente ensurdecedor. Em 2011, num Galatasaray vs Fenerbahçe, na Türk Telekom Arena, a multidão da equipa da casa entrou para os livros do Guiness como a mais ruidosa de sempre num jogo de futebol, chegando aos 131.76dB!

E se é verdade que existem inúmeros clubes baseados em Istambul, há 3 instituições em particular com uma reputação que impõe respeito: Galatasaray, Besiktas e Fenerbahçe! Como já deves ter adivinhado, a altura ideal para uma visita futebolística a Istambul tem lugar aquando do confronto entre qualquer um destes 3 gigantes.

De forma a poderes comprar bilhetes e assistir a qualquer jogo em território turco, é antes de tudo o resto obrigatório inscreveres-te na plataforma Passo e comprares um Passolig Card, um cartão pré-pago que poderás levantar na bilheteira do estádio que selecciones e carregar com fundos (utilizando a mesma plataforma) para comprares o teu bilhete.

Londres, Inglaterra

Para muitos a pátria do futebol, a nação inglesa recebe um dos campeonatos mais apaixonantes do mundo. Uma verdadeira constelação de estrelas onde encontrarás os melhores jogadores, treinadores e estádios, a reboque de um investimento privado avultado, sem par em qualquer outro dos principais campeonatos europeus.

Assim sendo, e à semelhança de Barcelona, também Londres é um destino ideal para um city-break com (muito) futebol à mistura! Com 7 das 20 equipas da Premier League baseadas em Londres, é sempre garantido que existam jogos a acontecer durante a tua visita de fim-de-semana. Por outro lado, as equipas inglesas são conhecidas por praticarem preços de bilhetes absolutamente irrealistas, transformando a experiência outrora popular de “ir à bola” num espectáculo de ricos (o que se traduz no ambiente dos seus estádios).

Contudo, não como negar a qualidade do produto, razão pela qual Londres foi, é, e para sempre será um dos grandes destinos futebolísticos do planeta.

Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha

Em sentido contrário à nossa última adição, e se Inglaterra vendeu o seu espírito desportivo aos interesses de investidores privados, a Alemanha agarra-se com todas as suas forças para que o mesmo não aconteça. Com isso em mente, todas as equipas profissionais são obrigadas a obedecer à regra 50+1, que dita que 51% das SAD’s têm que ser detidas pelos próprios clubes (efectivamente, os adeptos), pelo que os investidores privados nunca podem deter a maioria do capital.

Como princípio base, isto leva também a que os bilhetes de futebol na Alemanha sejam tradicionalmente baratos, especialmente em paridade do poder de compra alemão. Se isto não é já razão por si só suficiente para te apaixonares pelo espírito competitivo germânico, ficas também a saber que a Alemanha é oficialmente o país que leva o maior número de adeptos aos seus estádios, e – podemos afirmar – com um ambiente a condizer com o estatuto!

Em relação à escolha do destino, prende-se apenas com a enorme diversidade de clubes desta região do ocidente alemão que competem ao mais alto nível. Para além disso, é também na Renânia do Norte-Vestfália que encontrarás a bancada mais famosa do futebol europeu: a icónica “Parede Amarela” (Yellow Wall) de Dortmund.

Rio de Janeiro, Brasil

Terminamos o nosso périplo internacional pelos melhores destinos para adeptos de futebol com o país que inventou a essência do “Beautiful Game”. Se a Inglaterra é o país onde o futebol nasceu, o Brasil é a pátria que o Desporto-Rei escolheu como sua. Um destino absolutamente emblemático onde o futebol ainda se joga nas ruas, com ginga nos pés e inocência no coração.

E no gigante Brasil, nenhum destino é tão querido aos adeptos da modalidade quanto o belo Rio de Janeiro. Casa de um dos estádios mais icónicos do planeta – agora sim, o verdadeiro Maracanã – o Rio é igualmente a cidade onde encontrarás alguns dos clubes (e massas adeptas) mais populares do país. Do Flamengo ao Fluminense, passando por Botafogo e Vasco da Gama, há muito por onde escolher na Cidade Maravilhosa.

Mesmo que não consigas apanhar um derby, é também boa ideia assistir a um confronto entre alguma destas equipas e os seus rivais paulistas, como o Palmeiras, Santos, São Paulo ou Corinthians.

Minho, Portugal

Achavas mesmo que íamos terminar este artigo sem uma menção portuguesa?! Contudo, e ao passo que muitos apostariam as suas fichas em Porto ou Lisboa, decidimos atirar uma bola curva e apontar ao Minho, a região mais representada na Primeira Liga Portuguesa!

Com clubes como o Sporting de Braga, Vizela, Famalicão ou Gil Vicente, há sempre futebol garantido todos os fins-de-semana nesta região do nosso cantinho à beira-mar plantado.

Contudo, se tivéssemos que escolher apenas um destino de eleição para amantes de futebol em Portugal, essa eleição recairia sobre a cidade de Guimarães, onde o Vitória SC recebe a honra de ter nas suas hostes os adeptos mais fiéis e aguerridos do país sendo, constantemente, o quarto clube nacional em termos de assistências no seu estádio, só ultrapassado pelos do costume. Num campeonato em que, culturalmente, todos os adeptos apoiam ou nutrem um carinho especial por pelo menos um dos chamados “Três Grandes”, os hinchas vimaranenses orgulham-se de apoiar um e um só clube.

Não há “sou do Vitória e do FC Porto / Benfica / Sporting”. Só há “Sou do Vitória” e ponto final.

E se todos nós, adeptos de futebol, aprendêssemos com eles, teríamos com certeza um campeonato e cultura desportiva bem mais bonitos.

Menções Honrosas:

  • Casablanca, Marrocos
  • Cidade do México, México
  • Milão, Itália
  • Roma, Itália
  • Nápoles, Itália
  • Madrid, Espanha
  • Manchester, Inglaterra

Leituras Sugeridas:

10 dos mais interessantes ferries da Europa 🚢

10 das mais animadas e curiosas festas da Europa 🎉🥳

10 dos melhores parques urbanos do mundo 🌳🌺

10 das melhores cidades para sair à noite na Europa 💃🍾

10 das melhores road trips da Europa 🚗🛣️

10 dos melhores destinos para ver auroras boreais 💫

10 dos destinos de praia mais baratos, surpreendentes e subvalorizados da Europa 🏖️

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem