Perfeita para quem queira explorar o Velho Continente com os seus pequenitos, compilámos uma lista de 16 dos melhores destinos na Europa para viajar com crianças, privilegiando cidades seguras, kid-friendly, com parques de diversões, espaços verdes e toda a infraestrutura necessária para acomodar famílias.
Viajar com crianças muda tudo. As rotinas são diferentes, os ritmos são diferentes, os custos são diferentes, e até mesmo aquilo que passamos a procurar e a valorizar se altera. De um momento para o outro, os miúdos crescem, ganham gostos e personalidade, e incluí-los nos planos de viagem começa lentamente a ser imperativo. Afinal, queremos que se divirtam e construam memórias felizes!
Ora, é precisamente aí que a escolha do destino ganha especial relevância, já que nem todos os países ou cidades podem ser os mais indicados para visitar em família. Felizmente, estamos cá para ajudar! Perfeita para quem queira explorar o Velho Continente com os seus pequenitos, compilámos uma lista de 16 dos melhores destinos na Europa para viajar com crianças, privilegiando cidades seguras, kid-friendly, com parques de diversões, espaços verdes e toda a infraestrutura necessária para acomodar famílias. Vamos a isto!
NOTA: De forma a que a lista possa ser o mais diversa possível, decidimos limitar os destinos a uma menção por país. Caso contrário, dava para encher o artigo só com cidades e ilhas espanholas : )

Comecemos por aquele que – não fosse a nossa restrição auto-imposta – seria seguramente o país mais representado. Aliás, tendo em conta a proximidade de Espanha, aliada aos inúmeros destinos que combinam bem com o gosto por praia da generalidade da população do nosso país, não surpreende que a nação de nuestros hermanos tenha tantos destinos ideais para visitar com crianças.
Para além da capital Madrid, lar do Parque Warner, e da fenomenal Barcelona, onde podes visitar o PortAventura World, destinos balneares como Mallorca, Menorca ou Tenerife têm todos excelentes atributos para receber famílias e crianças. No entanto, a nossa escolha foi mesmo Sevilha. Para além da proximidade geográfica, a capital Andaluz oferece uma experiência cultural com menos multidões que as das duas principais cidades espanholas, com preços mais simpáticos e a uma curta viagem da costa, onde podes ir a banhos em Málaga ou na Costa del Sol. A ajudar está ainda a presença da Isla Mágica, o principal parque de diversões do sul de Espanha.
Recomendado: Guia de viagem de Sevilha + Roteiro de 2 dias na capital da Andaluzia

Uma cidade verdadeiramente global, o que Londres tem de confuso (e caro) acaba por ser compensado pela quantidade extraordinária de actividades capazes de distrair os mais pequenos. Para além de inúmeros espaços verdes como o Hyde Park, onde os miúdos podem ver os esquilos e andar de gaivota no lago, em Londres poderás levá-los a ver os famosos esqueletos de dinossauros do emblemático Museu de História Natural – um verdadeiro clássico da capital britânica (e ainda por cima gratuito).
Nos arredores, não há como não mencionar a Warner Bros Studios London, uma exposição imersiva e temática pelos estúdios e locais de filmagens de Harry Potter que promete fazer as maravilhas dos fãs (pequenos e graúdos) da saga. Por outro lado, se os teus miúdos forem aficionados do Desporto-Rei, não podes voltar a Portugal sem os levar a testemunhar o ambiente de um jogo da Premier League. Felizmente, Londres é a cidade mais representada na competição, com clubes como Arsenal, Chelsea, Tottenham, Fulham, West Ham ou Crystal Palace.
Recomendado: Guia de viagem de Londres, Inglaterra + roteiro de 3 dias na capital britânica

Provavelmente a inclusão mais óbvia da nossa lista de melhores destinos da Europa para viajar com crianças, não há como deixar de fora a casa da lendária Disneyland Paris. Provavelmente o complexo temático mais famoso do planeta, este recinto de dois parques recebe anualmente mais de 10 milhões de visitantes, ávidos de experimentar as diversões e montanhas-russas, assistir às paradas e espectáculos e participar nas photo ops com as personagens mais acarinhadas do universo Disney. Escusado será dizer que os miúdos tendem a ficar em delírio com uma visita à Disneyland!
Já no centro da cidade, e embora seja difícil fugir à fama de antipatia e arrogância, Paris é na verdade bastante kid-friendly. Para além de ser uma metrópole que cada vez mais privilegia quem anda a pé face ao trânsito motorizado, os miúdos costumam gostar de subir à Torre Eiffel, fazer um passeio de barco pelo Sena e recriar cenas de O Corcunda de Notre Dame na mais famosa das catedrais parisienses.
Recomendado:

Não surpreende que a capital do país de um dos mais famosos autores de contos infantis – Hans Christian Andersen – seja um excelente destino para viajar com crianças! À boa maneira nórdica, a cultura do bem-estar é bastante valorizada, com Copenhaga a destacar-se pela sua limpeza, tranquilidade e segurança. Para além disso, é uma das cidades europeias com melhores redes de ciclovias, sendo por isso um bom sítio para alugares uma bicicleta onde possas levar o teu pequenito (ou até alugar uma para ele, se já for grande o suficiente e tiver prática).
Quanto a actividades, não há como fugir aos Tivoli Gardens, um dos parques de diversões mais antigos do Velho Continente, tendo sido inaugurado em 1843! Tem em atenção que o parque costuma apenas estar em funcionamento nos meses de Verão, na época de Halloween e na quadra de Natal. No entanto, se tiveres sorte com o timing, o ambiente é absolutamente contagiante! Alternativamente, podes apanhar um comboio e levar a família à Legoland, um parque temático da marca Lego (de origem dinamarquesa) situado em Billund.
Recomendado: Guia de viagem de Copenhaga – Roteiro de 3 dias na capital da Dinamarca

Para um destino que provavelmente não associas a turismo kid-friendly, trazemos-te a maravilhosa região romena da Transilvânia. Ainda relativamente desconhecida do turista convencional, a Transilvânia oferece vilazinhas adoráveis, segurança, preços acessíveis, paisagens naturais pelos Cárpatos e palacetes extraordinários. Para além disso, o serviço ferroviário, ainda que lento e desactualizado, torna as deslocações entre cidades muito mais fáceis.
Para além do Teleférico Tampa, situado em Brasov, os miúdos costumam gostar de visitar o Santuário de Ursos de Zarnesti (esta é uma das únicas regiões da Europa com ursos selvagens), admirar os “telhados com olhos” de Sibiu, descer às minas de sal de Salina Turda e explorar o lendário Castelo do Drácula em Bran. No entanto, talvez nenhum outro local na região seja tão popular entre os mais pequenos como o Dino Parc Rasnov, um parque temático com réplicas em tamanho real de dinossauros. Se passares por Bucareste – onde provavelmente aterrarás e apanharás o voo de regresso – recomendamos tirar um dia para levares a família às Therme Bucuresti, considerado o maior centro termal da Europa!
Recomendado: Guia de viagem de Bucareste + Roteiro de 3 dias na Capital da Roménia

Considerada uma das cidades com maior qualidade de vida na Europa, Viena é – sem surpresa – um destino bastante bom para viajar com crianças. É certo que não podes ir à opera, nem visitar os museus de arte, mas a capital austríaca compensa essa falha com bastantes parques, palacetes com jardins imperiais, níveis de segurança altíssimos e uma atmosfera kid-friendly.
Para além disso, vai dando para compensar as atracções de adultos com actividades para os mais novos. Por exemplo, se todos podem visitar o Museu de História Natural e a Escola de Equitação Espanhola (esta última no complexo do Palácio de Hofburgo), já quando quiseres explorar o Palácio de Schonbrunn basta um desvio nos jardins para encontrares o zoo da cidade. A par disso, os pequenotes costumam divertir-se à grande na roda gigante do Prater, um dos parques de diversões mais antigos do mundo, e a admirar a arquitectura estrambólica da Hundertwasserhaus.
Recomendado: Guia de viagem de Viena – Roteiro de 3 dias na capital da Áustria

Embora este seja um destino que cai bem o ano inteiro, visitar a Baviera (ou qualquer cidade alemã, na verdade) durante a época do advento tem sempre um encanto extra. Escusado será dizer, e na boa tradição germânica, é aqui que poderás encontrar alguns dos melhores mercados de Natal da Europa, levando os miúdos à loucura com as luzinhas, diversões, artigos decorativos e inúmeras guloseimas. Se tiveres sorte, até podes encontrar o Pai Natal!
Seja como for, e mesmo fora desta época, a Baviera tem muito a correr em seu favor. Para além de Munique e dos seus parques, museus e atracções, nos quais se incluem a Allianz Arena (para os fãs de futebol) e o BMW Welt (para os entusiastas dos carros), a região é ainda famosa pela vilazinha de conto de fadas de Rothenburg ob der Tauber e pelo extraordinário Castelo de Neuschwanstein, que os mais pequenos gostarão de conhecer como o local que inspirou o castelo da Cinderela, um verdadeiro clássico da Disney.
Recomendado: Guia de viagem de Munique e roteiro de 3 dias c/ day trip ao Castelo de Neuschwanstein

Havia dúvidas de que teríamos uma cidade italiana nesta lista?! Aliás, esta inclusão deveria estar alargada ao país inteiro, já que toda a nação transalpina está apta a receber crianças. Das histórias de gladiadores de Roma às praias da Sicília, passando pelas casinhas de conto de fadas da Puglia, pelas grutas de Matera, pelos lagos da província de Bérgamo ou pelas vilazinhas coloridas da Costa Amalfitana, não faltam atributos que chamem a atenção dos mais novos.
Para além disso, não podemos esquecer a facilidade que a gastronomia traz, já que qualquer miúdo gosta de pasta, pizza e lasanha – não há como errar! No entanto, e já que temos que escolher um destino, ficar-nos-emos pela região da Toscana, famosa pela arquitectura monumental de Florença, as vias medievais de Siena e Lucca, as torres de San Gimignano ou as paisagens do Vale de Orcia. Para além disso, com miúdos sempre tens desculpa para tirar fotos embaraçadoras junto à Torre de Pisa!
Recomendado:

Outra das opções menos convencionais desta lista, Tallinn é uma capital em tamanho de bolso com um carácter e atmosfera bastante receptivos para as crianças. A Cidade Velha é pequenina, adorável e muralhada, sem trânsito automóvel com que te preocupares. Falando em muralhas, o Kiek in de Kok é um museu perfeito para toda a família, já que esta antiga torre de vigia está aberta ao público, permitindo aos miúdos percorrer parte das fortificações e uma série de túneis secretos.
Já fora do centro histórico, deves visitar o Lennusadam Seaplane Harbor, um museu marítimo com navios e submarinos antigos, onde todos podem entrar e explorar. Se tiveres tempo, dá ainda para embarcar num ferry e ir passar o dia a Helsínquia, outra cidade bastante kid-friendly. Numa dica um pouco mais específica, e se o teu filho/a é daquelas crianças que nunca gosta de comer a sopa, em Tallinn deverás levá-lo ao Kolmas Draakon, uma casa de sopas com temática medieval (decoração, uniformes, tigelas, etc.), que pelo menos lhe irá chamar a atenção!
Recomendado: Guia de viagem de Tallinn – Roteiro de 3 dias na Capital da Estónia 🇪🇪, com day-trip a Helsínquia

Não é à toa que as lojas do IKEA são espaços incríveis para levar os mais novos, já que esta sinergia é parte da cultura sueca! Assim, e para o regresso à Escandinávia, Estocolmo é apenas mais um exemplo de uma cidade nórdica perfeitamente desenhada para o convívio infantil. Para além dos inúmeros espaços verdes, a cidade é composta por várias ilhas e recortada pelos rios Norrström and Söderström, com múltiplas viagens de barco e ferry à disposição.
Para tornar as coisas mais fáceis, quase todas as atracções populares entre crianças estão concentradas na ilha de Djurgarden, com destaque para o Museu Vasa, um autêntico navio viking do século XVI; o Museu Skansen, uma enorme exposição ao ar livre (e zoo) com casinhas trazidas de toda a Suécia e que tenta recriar uma vilazinha tradicional de há 300 ou 400 anos; o Junibacken, um complexo dedicado às personagens de contos infantis do país (como a famosa Pipi das Meias Altas); ou o Grona Lund, o parque de diversões mais famoso da Suécia!
Recomendado: Guia de viagem de Estocolmo – Roteiro de 3 dias na capital da Suécia

Uma minúscula ilha perdida no meio do Mediterrâneo, ali junto à bota Italiana, Malta é um destino equipado com todas as comodidades necessárias para umas férias em família. A ilha é pequena e fácil de percorrer – quer alugues carro ou recorras aos transportes públicos – pelo que podes escolher qualquer ponto como base. Aí, recomendamos Saint Paul’s Bay e St. Julian’s, já que é por estas bandas que está concentrada a maioria dos resorts.
Quanto a actividades, nunca estarás longe de uma praia, com a Lagoa Azul de Comino a destacar-se como um local seguro para os mais novos. Para além disso, podes fazer passeios de barco, explorar cidades muralhadas e, como cereja no topo do bolo, visitar a Popeye Village, um parque temático situado em Mellieha, baseado no universo de Popeye. Embora a referência já não esteja tão presente no mais novos, as atracções e piscinas costumam ser um sucesso!
Recomendado: Guia de viagem de Malta – Transportes, praias, hotéis, restaurantes + roteiro de 3, 5 e 7 dias

Quem diria que a capital do país que deu ao mundo os Chimney Cakes (por aqui chamam-se “Kürtőskalács”) daria um bom destino para crianças?! Uma cidade bastante ligada à vida nocturna e animação, Budapeste tem um lado muito mais kid-friendly, pautado pela segurança e por uma série de locais perfeitos para passear com os mais novos. Começando pelas margens do Danúbio, ao longo das quais podes encontrar as maiores atracções da cidade, este é um local perfeito para percorrer a pé. Se preferires, tens sempre a hipótese de te juntares a um cruzeiro em família pelas águas deste lendário rio europeu.
Já noutras zonas da cidade, podes levar as crianças às torres do Bastião dos Pescadores, assistir ao espectáculo de música na fonte dançante da Ilha Margaret, apanhar o funicular para o Castelo de Buda e – pois claro – levá-los a aproveitar um dos muitos banhos termais da cidade. Evidentemente, as saunas e banhos turcos estarão fora da equação, mas dá sempre para meter os miúdos de molho nas inúmeras piscinas interiores e exteriores destes complexos.
Recomendado: Guia de viagem de Budapeste, Hungria + Roteiro de 3 dias na capital magiar

Para mais uma incursão por terras nórdicas, trazemos-te agora a Terra do Fogo e do Gelo. Sim, a Islândia pode ser fria, cansativa e até mesmo exigente do ponto de vista físico, mas é também um excelente baptismo se quiseres fazer viagens de campismo na natureza com o teu filho. Com uma rede de estradas bastante boa e parques de campismo espalhados por todo o território, tens pelo menos a garantia de que tocas as comodidades estão ao teu dispor. É só alugares uma caravana numa das várias empresas da especialidade (estás longe de ser o único a ter esta ideia) e fazeres-te ao caminho!
Escusado será dizer, a natureza é inigualável, já que a Islândia é o lar de algumas das paisagens mais estonteantes que o nosso mundo tem para oferecer, pautadas por vulcões, montanhas, praias de areia negra, cascatas, glaciares e muito mais! Para além da experiência global, os miúdos tendem a gostar bastante dos tours de avistamento de baleias em Husavik, das piscinas geotermais da Lagoa Azul e das auroras boreais.
Recomendado: Guia de viagem da Islândia – Roteiro de 8 dias na Terra do Fogo e do Gelo

Uma das novas coqueluches do turismo europeu, a Croácia é outro excelente destino para visitar com crianças. Particularmente na região da Dalmácia, que encapsula cidades como Dubrovnik, Split ou Zadar, e inúmeros ilhéus como Brac ou Hvar, é possível ter uma experiência bastante simpática com os mais pequenos. Para além de as distâncias entre estes locais serem relativamente curtas, as cidades são tradicionalmente pequenas e perfeitas para percorrer a pé, com os centros históricos muralhados fechados ao trânsito automóvel.
Para além disso, as zonas costeiras estão repletas de praias para todos os gostos e feitios! Como tal, se o teu pequenote gostar de chapinhar na água (quase todos gostam), é só parar o carro alugado (outra vantagem) em qualquer lado e fazer-lhe a vontade. Se quiseres acrescentar a capital Zagreb ao roteiro, recomendamos a day trip aos Lagos Plitvice – outro cenário de que os miúdos costumam ser grandes fãs. Embora não faça parte da Dalmácia, o aeroporto da Zagreb é o principal ponto de entrada no país.
Recomendado: Guia de viagem da Croácia – Transportes, hotéis, dicas + Roteiros de 7, 10 e 14 dias

A par de Paris, Rovaniemi é uma das inclusões mais óbvias desta lista. Escondida numa localização inóspita do norte da Finlândia, em plena região da Lapónia, esta pequena cidade deu-se a conhecer ao mundo como a “Casa do Pai Natal”. Assim, e sem surpresa, são muitos os turistas que se deslocam até estas bandas todos os Invernos em busca de encontrar o Pai Natal na Santa Claus Village, um parque temático de tema natalício.
Curiosamente, e embora a quadra traga um apelo adicional, é possível visitar esta atracção o ano inteiro, onde os pequenotes podem conhecer o Pai Natal, participar em actividades/workshops e ver em primeira mão os huskies e as renas. O SantaPark, um pouco mais fora do centro, é outra alternativa bastante válida. A par disso, e já que estarás dentro do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi é também um excelente destino para assistir a auroras boreais – mais um fenómeno capaz de emocionar adultos e crianças!
Recomendado: 11 dos melhores destinos para ver auroras boreais

Finalmente, fechamos a nossa lista com a simpática e acolhedora cidade de Edimburgo, capital da Escócia! Principalmente durante o Fringe Festival, que tem lugar anualmente em Agosto, este é um destino soberbo para trazer os miúdos, já que as ruas, teatros e cafés se enchem artistas de todo o tipo de variedade. Para além disso, é neste mês que tem também lugar o Royal Edinburgh Military Tattoo, uma espécie de festival de paradas militares com coreografias absolutamente magníficas.
Seja como for, o resto do ano continua a ser bastante forte para as famílias. Para além da associação de muitos dos seus locais ao universo de Harry Potter, em Edimburgo podes levar as crianças a ver a Ovelha Dolly (primeiro clone de sempre de um mamífero) no Museu Nacional da Escócia, fazer uma visita que desafia os sentidos no Camera Obscura & World of Illusions, assistir à salva de canhões no Castelo de Edimburgo e fazer festinhas na adorável estátua do Greyfriars Bobby.
Recomendado: Guia de viagem de Edimburgo – Roteiro de 3 dias na capital da Escócia
Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.
Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂
Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Segue esta ligação para marcar a tua consulta.
Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂