Guia de 20 dos melhores Mercados de Natal da Europa – Como ir, onde ficar e onde comer ūü饂̥ԳŹ

  • 06.11.2022 21:30
  • Jo√£o

Depois de um artigo com 10 dos melhores Mercados de Natal na Europa, resolvemos ir mais longe e cri√°mos um guia onde podes encontrar sugest√Ķes de onde ficar, onde comer e como visitar 20 locais famosos por esta tradi√ß√£o e distribu√≠dos por todo o Velho Continente!

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Diz-se que para ser Natal basta querer, mas infelizmente não é o caso com os mercados de Natal. Uma forte tradição do centro da Europa, estes mercados começam normalmente entre meados e finais de Novembro e estendem-se em alguns casos até às vésperas de Natal, ou muitas vezes até aos primeiros dias de Janeiro.

Populares entre locais e turistas, estes mercados estão repletos de prendas originais, bebidas quentes e apetitosas especialidades locais. Cada cidade dá o seu melhor para decorar as ruas e o resultado é uma atmosfera festiva que aquece o coração a qualquer um.

Apresentamos-te assim 20 dos melhores mercados de Natal da Europa, tal como as melhores op√ß√Ķes para l√° chegares, onde ficar e onde comer. Para al√©m dos mercados, aproveita tamb√©m para visitar as cidades onde est√£o albergados, destinos que valem a pena conhecer em qualquer altura do ano, mas que ganham outra vida com a chegada da √©poca natal√≠cia.

Para te facilitar a pesquisa, ordenamos as cidades por ordem alfabética:

Os 20 melhores mercados de Natal da Europa

Mercado de Natal de Basileia, Suíça

Basel

A cidade velha de Basileia, conhecida como Altstadt ‚Äď que n√£o √© mais do que cidade velha mas em alem√£o ‚Äď √© talvez uma das mais bem preservadas da Europa.

A bem cuidada cidade velha √© o cen√°rio perfeito para dois dos melhores mercados de Natal da Europa, Munsterplatz e Barfusserplatz. Junto √† catedral, o mercado de Munsterplatz √© coroado pela pir√Ęmide de Natal, uma esp√©cie de pres√©pio com v√°rios andares que encanta os visitantes com as suas figuras mecanizadas.

Estando na Suíça, já era de esperar que o queijo dominasse os petiscos destas feiras. Quer seja como recheio de uma baguete, em formato de tarte ou de quiche ou como raclette derretido e acompanhado por batatas e pickles, não faltam maneiras de consumir o tão apetitoso queijo suíço.

Datas do Mercado de Natal de Basileia: 24 de Novembro a 23 de Dezembro de 2022 

Como chegar a Basileia:

  • Voos diretos de Lisboa, Porto ou Faro na Easyjet

Onde ficar em Basileia:

Onde comer em Basileia:

Mercado de Natal de Berlim, Alemanha

Berlin Xmas

Enquanto capital e grande metrópole, Berlim pode não ter o caráter acolhedor de outras cidades nesta lista, em que os mercados de Natal se realizam nas apertadas praças sempre à sombra da catedral local. Mas o que faz de Berlim um destino particularmente atrativo nesta altura do ano é a variedade de experiências.

S√£o dezenas os mercados de Natal que podem ser visitados na cidade de Berlim durante o advento, sendo que o mais dif√≠cil ser√° escolher. Os mais conhecidos realizam-se em Gendarmenmarkt, na Alexanderplatz e junto √† c√Ęmara municipal, ou Rotes Rathaus.

Para uma experiência diferente, podes também visitar o mercado de Spandau, realizado dentro da cidadela com o mesmo nome, com uma atmosfera a evocar os tempos da construção desta fortaleza ou o mercado de Kulturbrauerei, dedicado à cultura escandinava, com boas surpresas gastronómicas.

Datas do Mercado de Natal de Berlim: 21 de Novembro a 31 de Dezembro de 2022 (Gendarmenmarkt)

Como chegar a Berlim:

  • Do Porto e Faro: Voos diretos na Ryanair
  • De Lisboa: Voos diretos na TAP ou Ryanair
  • Do Funchal: Voos diretos na Easyjet

Onde ficar em Berlim:

Onde comer em Berlim:

Mercado de Natal de Bruxelas, Bélgica

Conhecida pelas importantes institui√ß√Ķes europeias que alberga, compreendemos que Bruxelas possa n√£o parecer a cidade com o esp√≠rito natal√≠cio mais vincado do mundo. No entanto, e sempre que √© celebrada esta √©poca do ano, os fatos escuros e gravatas apertadas d√£o lugar a gorros vermelhos e barbas posti√ßas, assinalando a chegada do Natal e de um dos melhores mercados de Natal da Europa √† capital Belga.

Bem no cora√ß√£o de Bruxelas, com epicentro na famosa Grand-Place (uma das pra√ßas mais bonitas do mundo), poder√°s encontrar o festival Winter Wonders, o mercado de Natal oficial da cidade! Com mais de 250 banquinhas espalhadas ao longo de uma rota com cerca de 3km de extens√£o, este evento √© popular pelos seus espect√°culos de luzes e pelas ilumina√ß√Ķes tem√°ticas que enchem o centro hist√≥rico e os quarteir√Ķes comerciais da cidade.

No que toca aos doces típicos disponíveis no Winter Wonders, este será o local perfeito para testares se o icónico chocolate belga faz jus à fama (spoiler alert: sim, faz!). Seja em tablete, bombom, ou como cobertura espessa de uma waffle acabadinha de sair, o mais difícil é mesmo escolher!

Datas do Mercado de Natal de Bruxelas: 25 de Novembro de 2022 a 01 de Janeiro de 2023

Como chegar a Bruxelas:

  • Voos diretos de Lisboa na TAP, Brussels Airlines e Ryanair
  • Voos diretos do Porto e Faro na Brussels Airlines e Ryanair
  • Voos diretos do Funchal na Ryanair

Onde ficar em Bruxelas:

Onde comer em Bruxelas:

Mercado de Natal de Budapeste, Hungria

Budapest Xmas

Na capital h√ļngara, o principal mercado de Natal fica na pra√ßa V√∂r√∂smarty. No centro da pra√ßa ficam as barraquinhas de comida, rodeadas pelas tendas de artesanato, dando j√° a entender que a comida e a bebida t√™m uma posi√ß√£o de destaque neste mercado.

As especialidades locais são bem pesadas, ótimas para aquecer e bem nutrir  quem passeia no frio do inverno. Não falta o goulash, a sopa à base de carne de vaca típica da Hungria, e que aqui pode ser comida dentro de um pão sem miolo.

Experimenta um pouco de vinho quente ou de krampampuli ‚Äď a poncha local ‚Äď para n√£o deixares descer a temperatura corporal. Para a sobremesa ficam as figuras de p√£o-de-mel, que v√™m em todos os formatos e d√£o uma alegria especial √†s bancas do mercado.

Datas do Mercado de Natal de Budapeste: 18 de Novembro a 1 de Janeiro

Como chegar a Budapeste:

  • Voos na Ryanair e Wizz Air diretos de Lisboa e Porto

Onde ficar em Budapeste:

Onde comer em Budapeste:

D√° uma vista de olhos ao nosso Guia R√°pido de Budapeste e segue-nos no Instagram!

Mercado de Natal de Colmar, França

Colmar Xmas

A inaugurar a participação de cidades francesas nesta lista de melhores mercados de Natal da Europa, Colmar é conhecida pelas suas coloridas casas de madeira. Na parte mais icónica da cidade, o rio Lauch atravessa por entre estas casas formando um canal que faz as maravilhas dos visitantes.

Durante a época de Natal, Colmar vira uma verdadeira cidade presépio. São seis os mercadinhos que se instalam na cidade durante a época natalícia, cada um com o seu tema.

Nestes mercados podes provar os tradicionais crepes franceses acompanhado do já habitual vinho quente, sendo que em Colmar podes experimentar uma alternativa à base de vinho branco, menos familiar do que o vinho tinto normalmente utilizado.

Datas do Mercado de Natal de Colmar: 24 de Novembro a 29 de Dezembro de 2022 

Como chegar a Colmar:

  • De Lisboa, Porto ou Faro: Voos diretos para Basileia + autocarro ou comboio at√© Colmar

Onde ficar em Colmar:

Onde comer em Colmar:

Mercado de Natal de Colónia, Alemanha

Embora existam vários mercados de Natal espalhados um pouco por toda a cidade alemã de Colónia, o maior e mais reconhecido é organizado em redor da Catedral, um edifício absolutamente monstruoso (no sentido positivo do termo) e a quinta igreja mais alta do mundo. Para além disso, é também o maior símbolo da cidade, tendo resistido à destruição maciça causada pelos bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial.

Quanto ao mercado, uma das maiores peculiaridades est√° relacionada com a sua cobertura de luzes, funcionando como uma esp√©cie de manto que atravessa todo o mercado, iluminando-o. Quanto √†s bancas e lojas, poder√°s encontrar todo o aparato habitual dos mercados de natal alem√£es, com decora√ß√Ķes, artesanato e ‚Äď √© claro ‚Äď comida!

Unanimemente um dos aspectos mais importantes de qualquer mercado alem√£o, o est√īmago nunca fica para segundo plano em terras germ√Ęnicas! E como Col√≥nia n√£o √© certamente excep√ß√£o, recomendamos que proves os famigerados pretzels, as panquecas de batata (reibekuchen) ou os not√°veis cachorros-quentes alem√£es (bratwurst). Deita tudo abaixo com um copo de vinho quente, e ficas j√° a postos para o dia seguinte!

Datas do Mercado de Natal de Colónia: 17 de Novembro a 23 de Dezembro de 2022

Como chegar a Colónia:

  • Voos diretos de Lisboa na Ryanair e Eurowings
  • Voos diretos do Porto na Ryanair
  • Voos diretos de Faro e Funchal na Eurowings

Onde ficar em Colónia:

Onde comer em Colónia:

Mercado de Natal de Copenhaga, Dinamarca

Considerada umas das maiores atra√ß√Ķes tur√≠sticas de Copenhaga, os Tivoli Gardens s√£o um grande e pitoresco parque de divers√Ķes que opera desde o long√≠nquo ano de 1843. No entanto, e apesar da enorme procura, h√° apenas duas ocasi√Ķes fora dos meses de Primavera e Ver√£o em que o Tivoli est√° aberto: Halloween e Natal! E a espera vale bem a pena, porque os Tivoli Gardens organizam aquele que √© um dos melhores mercados de Natal da Europa!

Como tal, se √©s um dos sortudos com viagem marcada para Copenhaga durante a quadra natal√≠cia ‚Äď e apesar do pre√ßo de entrada no parque (145 DKK = cerca de 20‚ā¨) esta visita torna-se quase obrigat√≥ria! Afinal, entrar no Tivoli √© quase como dar as boas-vindas a um mundo √† parte da restante Copenhaga, com o parque a ser completamente remodelado e redecorado para a ocasi√£o.

Para al√©m de todo o ambiente e cen√°rio, o Tivoli √© obviamente popular pelas suas atrac√ß√Ķes alucinantes, como a montanha-russa The Demon ou o aclamado The Vertigo, vencedor de v√°rios atribu√≠dos por publica√ß√Ķes da especialidade. Tem apenas em aten√ß√£o que o bilhete n√£o inclui admiss√£o em qualquer atrac√ß√£o, podendo para isso adquirir um Ride Pass (245 DKK = cerca de 33‚ā¨).

Datas do Mercado de Natal de Copenhaga: 19 de Novembro a 31 de Dezembro de 2022

Como chegar a Copenhaga:

  • Voos diretos de Lisboa na TAP e Norwegian
  • Voos diretos do Porto na Ryanair
  • Voos diretos de Faro na SAS
  • Voos diretos do Funchal na Norwegian

Onde ficar em Copenhaga:

Onde comer em Copenhaga:

Mercado de Natal de Cortina d’Ampezzo, Itália

Situada em plenos Alpes Dolom√≠ticos italianos, a vila de Cortina d‚ÄôAmpezzo pode j√° n√£o fazer parte do territ√≥rio Austr√≠aco, mas a influ√™ncia de 400 anos sob o seu dom√≠nio continua bem presente. Afinal, se h√° coisa para a qual os pa√≠ses germ√Ęnicos t√™m jeito, √© mesmo para organizar dos melhores mercados de Natal da Europa!

Estabelecido ao longo da pitoresca rua Corso Italia, o Mercado de Natal de Cortina d‚ÄôAmpezzo √© um dos v√°rios eventos de Natal organizados um pouco por toda a regi√£o das Dolomitas. Perfeito para um passeio de descompress√£o no final de um dia passado nas pistas de esqui, podes fazer face ao frio e √† neve com um copo de vinho quente (outra especialidade germ√Ęnica) e duas m√£os cheias de castanhas assadas, uma das surpreendentes especialidades da vila.

Se poss√≠vel, recomendamos que a tua visita coincida com os dias 5 e 6 de Dezembro. Nestas datas, celebra-se o Banquete de S√£o Nicolau, e toda a vila sai √† rua para uma parada de anjos e dem√≥nios que culmina no Rifugio Averau, onde os mais resistentes encontrar√£o uma das melhores vistas panor√Ęmicas de todas as Dolomitas.

Datas do Mercado de Natal de Cortina: Dezembro de 2022 a Janeiro de 2023 (ainda sem dias específicos)

Como chegar a Cortina d’Ampezzo:

  • Voos diretos de Lisboa TAP e Ryanair e Porto (Ryanair) + autocarro ou comboio¬†a partir do Aeroporto Veneza Marco Polo ou a Esta√ß√£o central de Veneza Mestre

Onde ficar em Cortina d’Ampezzo:

Onde comer em Cortina d’Ampezzo:

Mercado de Natal de Cracóvia, Polónia

Embora os mercados de Natal polacos vivam na sombra dos seus vizinhos alemães, isso não significa que não possas encontrar na Polónia alguns dos melhores mercados de Natal da Europa! Aliás, estranho seria que um povo que vive o Natal de forma tão sentida não organizasse uns mercados a condizer!

Falemos ent√£o de Crac√≥via, a menina-bonita do turismo polaco! Considerada a antiga capital imperial do pa√≠s, a cidade √© tamb√©m casa da maior pra√ßa medieval do mundo (Rynek Glowny) ‚Äď precisamente o local onde o mercado anual de Natal √© organizado. Para al√©m disso, e sendo um pa√≠s substancialmente mais barato que os seus vizinhos a ocidente, isso significa tamb√©m que o teu or√ßamento est√° prestes a esticar!

E bem precisa, porque os polacos certamente n√£o brincam no que toca √†s tradi√ß√Ķes culin√°rias! Apesar da escolha ser ampla (e dif√≠cil), existem v√°rias iguarias que n√£o podemos deixar de recomendar! Para al√©m do Oscypek, um queijo fumado grelhado na chapa e servido com compota (nunca vais comer nada assim!), e dos pierogis, o prato t√≠pico da Pol√≥nia, n√£o saias do mercado sem provar uma Zapiekanka. Uma esp√©cie de pizza em esteroides servida num p√£o de baguete, √© o prato perfeito para absorver todo o √°lcool das vodkas frutadas que te v√£o oferecer.

Datas do Mercado de Natal de Cracóvia: 25 de Novembro a 26 de Dezembro de 2022

Como chegar a Cracóvia:

  • Voos diretos de Lisboa e Porto na Ryanair

Onde ficar em Cracóvia:

Onde comer em Cracóvia:

Mercado de Natal de Edimburgo, Reino Unido

Edimburgo Xmas

O centro hist√≥rico de Edimburgo, conhecido como Royal Mile ‚Äď ou Milha Real ‚Äď √© o seu cart√£o postal. Para al√©m de ser uma zona de arquitetura requintada, √© tamb√©m uma √°rea cheia de vida, e os festivais de ruas s√£o uma parte importante da sua vitalidade ‚Äď se no ver√£o, entre Julho e Agosto, Edimburgo recebe o maior festival de rua de artes visuais do Reino Unido, no inverno √© o um dos melhores mercados das Europa que atrai os visitantes.

O principal mercado de Natal de Edimburgo ocupa os jardins de Princes Street, entre a cidade velha e a cidade nova e à sombra do castelo, o símbolo da cidade. Aqui é possível encontrar uma grande variedade de souvenirs que refletem a cultura escocesa, incluindo os aconchegantes cachecóis de padrão tartã feitos de lã de caxemira.

Se o frio apertar é sempre uma boa ideia experimentar o whiskey escocês ou, para algo mais doce, chocolate quente com um pouco de Bailey’s. Um pouco (e queremos mesmo dizer um pouco) de álcool talvez seja o suficiente para te dar a coragem para experimentar os carrosséis para adultos ou o ringue de gelo que completam o mercado.

Datas do Mercado de Natal de Edimburgo: 19 de Novembro de 2022 a 3 de Janeiro de 2023

Como chegar a Edimburgo:

  • Voos diretos na Ryanair de Faro e Porto
  • Voos diretos na Easyjet e Ryanair a partir de Lisboa

Onde ficar em Edimburgo:

Onde comer em Edimburgo:

Mercado de Natal de Estrasburgo, França

Estrasburgo Xmas

Na regi√£o irm√£ da Lorena, a Als√°cia, fica outra cidade francesa conhecida pelo seu esp√≠rito natal√≠cio e por um dos melhores mercados de Natal da Europa ‚Äď Estrasburgo. A catedral de Notre-Dame, que demorou mais de 400 anos a construir e foi durante outros 200 o edif√≠cio mais alto do mundo, √© a joia da coroa desta cidade medieval nas margens do rio Reno.

Estrasburgo autointitula-se a capital do Natal e não é para menos. São mais de 300 as barraquinhas que se espalham pelos vários mercados de Natal da cidade, dos quais o maior é o Christkindelsmarik.

A comida vendida nos quiosques um pouco por toda a cidade refletem a dupla cultura de Estrasburgo, que tem tanto de francesa como de alem√£ ‚Äď basta escolher se queres o teu queijo derretido sobre uma baguete flamejada ou um pretzel. No final, quer chames o vinho quente de vin chaud ou gl√ľhwein, o importante √© brindar ao esp√≠rito natal√≠cio.

Datas do Mercado de Natal de Estrasburgo: 25 de Novembro a 23 de Dezembro de 2022

Como chegar a Estrasburgo:

  • Do Porto: Voos diretos na Ryanair ou voos diretos para Baden Baden na Ryanair + Comboio
  • De Lisboa: Voos diretos para Basileia na Easyjet ou Estugarda na Eurowings + comboio
  • De Faro: Voos diretos para Baden Baden na Ryanair + Comboio
  • Do Funchal: Voos diretos para Paris na Ryanair + Comboio

Onde ficar em Estrasburgo:

Onde comer em Estrasburgo:

Mercado de Natal de Londres, Reino Unido

Prosseguimos com aquele que ser√° provavelmente o evento europeu de Natal mais famoso entre o p√ļblico portugu√™s ‚Äď a emblem√°tica Winter Wonderland de Londres. A admiss√£o no recinto, situado em pleno Hyde Park, √© feita consoante os hor√°rios de maior procura, sendo gratuita at√© ao dia 8 de Dezembro, mas apenas durante as manh√£s dos dias da semana (at√© √†s 14h00). Em todos os restantes dias/hor√°rios, os pre√ßos oscilam entre as 5¬£ e 7,50¬£.

Uma vez garantida a tua entrada, na Winter Wonderland vais encontrar tudo aquilo que possas imaginar, relacionado com o Natal e o Inverno. Carross√©is e outras divers√Ķes, pistas de gelo, roda gigante, bar de gelo, workshops, performances musicais e circenses, comboios tem√°ticos e at√© experi√™ncias de realidade virtual aumentada. You name it! Contudo, √© importante ressalvar que, uma vez dentro da Wonderland, nenhuma destas experi√™ncias est√° inclu√≠da no pre√ßo de admiss√£o.

No fundo, √© um enorme parque de divers√Ķes natal√≠cio! Contudo, e porque Londres continuar√° a ser sempre um destino de elei√ß√£o, o evento segue atraindo multid√Ķes vindas de todos os quatro cantos do globo, ano ap√≥s ano. Assim, e porque o apelo comercial tamb√©m conta, √© imposs√≠vel n√£o olhar para a Winter Wonderland como um dos melhores mercados de natal da Europa.

Datas do Mercado de Natal de Londres: 18 de Novembro de 2022 a 02 de Janeiro de 2023

Como chegar a Londres:

  • Voos diretos de Lisboa e Porto na Easyjet, Ryanair, TAP e British e Wizz Air
  • Voos diretos de Faro e Funchal na Ryanair, Easyjet, Wizz Air e British

Onde ficar em Londres:

Onde comer em Londres:

Mercado de Natal do Luxemburgo

Situado em plena Place d‚ÄôArmes, uma das principais pra√ßas do centro hist√≥rico da capital Luxemburguesa, este mercado √© parte integrante do Festival Winterlights, uma celebra√ß√£o anual onde v√°rias banquinhas de rua, concertos, exibi√ß√Ķes e workshops brotam um pouco por toda a cidade.

No epicentro de toda a celebra√ß√£o poder√°s encontrar a Chr√ęschtbeemchen, uma √°rvore de Natal com cerca de 12 metros de altura, ao redor da qual todos os visitantes de re√ļnem para ver os espect√°culos de luzes que acontecem 4 vezes ao dia. Embora estas demonstra√ß√Ķes sejam bastante breves, produzem uma aut√™ntica explos√£o de cor capaz de animar at√© os esp√≠ritos menos natal√≠cios.

Num pa√≠s t√£o pequeno e onde a influ√™ncia dos vizinhos se faz sentir em for√ßa, aproveita ainda para provar uma iguaria tipicamente Luxemburguesa. Assim, se a ideia de combateres o frio aconchegando o est√īmago com uns dumplings de batata bem quentinhos te soa apelativa, n√£o te v√°s de um dos melhores mercados de natal da Europa sem provar as kniddelen.

Datas do Mercado de Natal do Luxemburgo: 18 de Novembro de 2022 a 08 de Janeiro de 2023

Como chegar ao Luxemburgo:

  • Voos diretos de Lisboa e Porto na Easyjet, Ryanair, TAP e Luxair
  • Voos diretos de Faro na Ryanair e Luxair
  • Voos diretos do Funchal na Luxair

Onde ficar no Luxemburgo:

Onde comer no Luxemburgo:

Mercado de Natal de Metz, França

Metz Xmas

A cidade de Metz, na região francesa da Lorena, pode não ter a atenção de outros destinos em França, mas com um centro histórico belíssimo e uma das mais imponentes catedrais da Europa, vale bem a pena visitar.

√Č na √©poca natal√≠cia que Metz brilha particularmente. Apesar da sua pequena dimens√£o, √© aqui que se realiza um dos melhores mercados de Natal de Europa, e um dos mais conhecidos e procurados de toda a Fran√ßa.

As bancas de madeira, impecavelmente decoradas, d√£o um toque m√°gico ao centro hist√≥rico de Metz. O cen√°rio fica completo pelas proje√ß√Ķes de luzes na fachada da catedral, pela roda gigante e pelo ringue de patinagem no gelo que ocupam as principais pra√ßas da cidade.

Datas do Mercado de Natal de Metz: Estimado de 18 de Novembro a 30 de Dezembro de 2022

Como chegar a Metz:

  • ¬†Voar para o Luxemburgo + comboio ou autocarro at√© Metz¬†
    • Voos diretos de Lisboa e Porto na Easyjet, Ryanair, TAP e Luxair
    • Voos diretos de Faro na Ryanair e Luxair
    • Voos diretos do Funchal na Luxair

Onde ficar em Metz:

Onde comer em Metz:

Mercado de Natal de Nuremberga, Alemanha

Nuremberg Xmas

Durante o ano, Nuremberga √© uma cidade pacata. Os turistas podem subir ao castelo para admirar a vista e depois descer para visitar a casa de Albrecht D√ľrer, expoente do renascimento alem√£o e um dos filhos da terra mais queridos. Certamente passar√£o tamb√©m pela pra√ßa do mercado, no centro da cidade.

Fora da época natalícia, a praça do mercado é ocupada por banquinhas de frutas, legumes e outros produtos frescos. Mas a partir do fim de Novembro, a praça é tomada pelo Christkindlesmarkt, um dos melhores mercados de Natal da Europa, e um dos mais tradicionais da Alemanha.

Logo ao lado deste ocorre um mercado que tem menos de tradicional e mais de original. Neste mercado das cidades geminadas existe uma tenda por cada uma das cidades irmãs de Nuremberga, pelo que é aí possível comprar produtos de sítios como San Carlos, na Nicarágua ou Shenzhen, na China.

Datas do Mercado de Natal de Nuremberga: 25 de Novembro a 24 de Dezembro de 2022

Como chegar a Nuremberga:

  • Voos diretos na Ryanair do Funchal ou Faro
  • Segunda melhor op√ß√£o √© voar para Frankfurt ou Munique + comboio

Onde ficar em Nuremberga:

Onde comer em Nuremberga:

Mercado de Natal de √ďbidos, Portugal

Como qualquer bom português de gema, também nós tendemos a olhar apenas para o exterior quando é hora de procurar referências positivas. Ainda assim, não nos podemos esquecer que é mesmo no nosso país que é possível encontrar um dos melhores mercados de Natal da Europa!

Situada na vila muralhada de √ďbidos, o mercado de Natal local (oficialmente designado de √ďbidos Vila Natal), tem vindo a tornar-se cada vez mais popular ao longo dos √ļltimos anos. Contudo, e ao contr√°rio das restantes op√ß√Ķes apresentadas at√© agora na nossa lista, a entrada na Vila Natal ‚Äď organizada no interior e imedia√ß√Ķes do Castelo de √ďbidos ‚Äď √© paga. Ainda assim, o ambiente festivo e as multid√Ķes acabam sempre por alastrar a toda a vila, trazendo-lhe uma √°urea claramente diferente da que poder√°s encontrar no resto do ano.

J√° no interior da Vila Natal, e para al√©m das j√° esperadas decora√ß√Ķes natal√≠cias, bancas de comida e mostras de artesanato, poder√°s ainda assistir a v√°rios espect√°culos musicais, patinar nas pistas de gelo e levar as crian√ßas √† Casa do Pai Natal, onde podem conhecer e tirar fotos com o personagem barbudo.

Datas do Mercado de Natal de √ďbidos: 30 de Novembro a 31 de Dezembro de 2022

Como chegar a √ďbidos:

  • Autocarro directo a partir de v√°rios pontos do centro e sul do pa√≠s (incluindo Lisboa) com a Rodovi√°ria do Oeste
  • Autocarro para as Caldas da Rainha (8km dist√Ęncia) a partir de todo o pa√≠s (incluindo Porto) com a Rede Expressos + comboio regional com a CP
  • Comboio a partir de todo o pa√≠s com a CP. A partir de Lisboa – Sete Rios, a viagem √© directa. No caso do Porto – Campanh√£, s√£o necess√°rios pelo menos dois transbordos.

Onde ficar em √ďbidos:

Onde comer em √ďbidos:

Mercado de Natal de Praga, Rep√ļblica Checa

Prague Xmas

Durante o resto do ano, a pra√ßa Staromńõstsk√©, ou pra√ßa da Cidade Velha, √© j√° uma das principais atra√ß√Ķes da cidade de Praga, sendo que a√≠ se podem admirar alguns dos s√≠mbolos da cidade, como a Catedral T√Ĺn ou o rel√≥gio astrol√≥gico

No Natal, esta pra√ßa torna-se ainda mais animada, gra√ßas a um dos melhores mercados de Natal da Europa que a√≠ se instala. Do goulash h√ļngaro passamos para a ryb√≠ pol√©vka checa, uma sopa de peixe refor√ßada com brandy e natas que exige mais de 1,500 kilos de ingredientes todos os anos. J√° os mais pequenos n√£o v√£o resistir ao trdeln√≠k, um bolo de massa doce cozinhada no espeto e que pode ser servido simples ou com coberturas.

As praças adjacentes, como a Václavské ou a Republiky contam com os seus próprios mercados, fazendo com que o espírito festivo seja sentido por toda a cidade.

Datas do Mercado de Natal de Praga: 26 de Novembro de 2022 a 6 de Janeiro de 2023

Como chegar a Praga:

  • Voos na Easyjet diretos do Porto e na TAP diretos de Lisboa

Onde ficar em Praga:

Onde comer em Praga:

D√° uma vista de olhos ao nosso Guia R√°pido de Praga e segue-nos no Instagram!

Mercado de Natal de Tallinn, Estónia

Tallinn Xmas

O centro hist√≥rico de Tallinn √© um dos mais bem conservados da regi√£o do B√°ltico. Apesar de ser a capital da Est√≥nia, a cidade √© relativamente pequena, e as principais atra√ß√Ķes est√£o concentradas no centro, tornando-a um √≥timo destino para quem gosta de vaguear a p√©. Entre os seus tesouros arquitet√≥nicos contam-se a Catedral Aexandre Nevsky e o Pal√°cio Kadriorg.

A cidade reclama para si um importante marco natal√≠cio –¬† de acordo com algumas fontes, foi aqui que em 1441 se montou a primeira √°rvore de Natal decorada da Europa. O t√≠tulo √© disputado, incluindo por Riga, na vizinha Let√īnia, mas n√£o deixa de ser uma reafirma√ß√£o do qu√£o importante s√£o as celebra√ß√Ķes de Natal em Tallinn. Apesar de ter sido criado apenas em 1997, o mercado local local conquistou j√° o seu lugar nos roteiros dos melhores mercados de Natal da Europa. Para al√©m das muitas pe√ßas de artesanato que refletem um pouco da hist√≥ria da Est√≥nia e de todos os povos que a√≠ passaram, √© a comida que atra√≠ os visitantes, incluindo o verik√§kk, a salsicha de sangue que n√£o obstante o seu aspeto intenso √© uma iguaria nacional.

Datas do Mercado de Natal de Tallinn: 25 de Novembro de 2022 a 8 de Janeiro de 2023

Como chegar a Tallinn:

  • N√£o h√° voos diretos a partir de Portugal. Lufthansa ser√°, provavelmente, a melhor op√ß√£o.

Onde ficar em Tallinn:

Onde comer em Tallinn:

Mercado de Natal de Viena, √Āustria

Em Viena, a organiza√ß√£o do mercado de Natal segue um rumo um pouquinho diferente dos restantes que mencion√°mos nesta lista. Para al√©m de n√£o ser um evento √ļnico, sob a al√ßada da mesma organiza√ß√£o, n√£o existe tamb√©m um epicentro em redor do qual tudo se desenvolva. Ao inv√©s, existem v√°rios eventos organizados um pouco por todo o centro, cada um com o seu car√°cter e particularidades, dando a ilus√£o de que toda a cidade est√° em festa e fazendo deste um dos melhores mercados de Natal da Europa!

De entre as muitas op√ß√Ķes dispon√≠veis, recomendamos um circuito natal√≠cio que passe pelos mercadinhos da Stephansplaz, da Maria-Theresian-Platz e de Spittelberg, antes de terminares no Altes AKH, montado em pleno campus da Universidade de Viena. Se estiveres de visita aos pal√°cios Schonbrunn e Belvedere, tamb√©m encontrar√°s mercados nas imedia√ß√Ķes dos edif√≠cios principais.

No entanto, n√£o h√° nenhum outro t√£o grande e exc√™ntrico quanto o Christkindlmarkt! Organizado mesmo em frente ao Rathaus ‚Äď o ornamentado edif√≠cio da C√Ęmara Municipal ‚Äď esta sec√ß√£o do mercado tem at√© direito a pista de gelo! De entre as incont√°veis del√≠cias que vais encontrar nas quase 200 lojas improvisadas, n√£o deixes de provar o famoso Strudel, a sobremesa mais emblem√°tica do pa√≠s.

Datas do Mercado de Natal de Viena: 10 de Novembro a 26 de Dezembro de 2022

Como chegar a Viena:

  • Voos diretos de Lisboa na TAP e Ryanair
  • Voos diretos do Porto e Faro na Ryanair
  • Voos diretos do Funchal na Wizz Air

Onde ficar em Viena:

Onde comer em Viena:

Mercado de Natal de Zagreb, Cro√°cia

Embora não seja um dos mais icónicos ou populares entre os menos atentos, é em plena capital da Croácia que poderás encontrar um dos melhores mercados de Natal da Europa. Conhecida oficialmente como a Festa do Advento de Zagreb, este mercado gigantesco é na realidade uma amálgama de 25 mercadinhos independentes, que em conjunto acabam por criar uma celebração que se estende por toda a Cidade Velha da capital.

Para l√° das tradicionais bancas de brinquedos de madeira esculpidos √† m√£o, uma arte do norte da Cro√°cia reconhecida pela UNESCO como Patrim√≥nio Cultural Imaterial da Humanidade, o Mercado de Natal de Zagreb √© o s√≠tio perfeito quem nunca consegue abrir um pacote de bolachas e comer apenas 1 ou 2. Das paprenjaci (biscoitos de pimenta e gengibre) √†s licitari (bolachas de mel decorativas), passando pelas kiflice (roscas de noz em forma de meia-lua), o melhor mesmo √© preparares j√° o est√īmago para o que a√≠ vem.

Datas do Mercado de Natal de Zagreb: 26 de Novembro de 2022 a 07 de Janeiro de 2023

Como chegar a Zagreb:

  • Voos diretos de Lisboa na TAP

Onde ficar em Zagreb:

Onde comer em Zagreb:

Tours & Atividades

Reserva j√° os teus tours ou atividades no¬†Viator, do grupo Tripadvisor! E ao faz√™-lo est√°s-nos a dar uma grande ajuda ūüôā

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, atrav√©s deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, d√°s-nos uma ajuda preciosa ūüôā

Queres receber notifica√ß√Ķes acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugest√Ķes de viagem