10 dos melhores Mercados de Natal da Europa para visitares este Inverno 🎄❄️

  • 27.08.2022 18:10
  • Paulo
Mercado Natal

Todos os anos, as praças de muitas cidades europeias cobrem-se de banquinhas e as suas casas de luzes e enfeites, numa tradição de Natal. Estes eventos são o pretexto ideal para fazer uma visita de alguns dias a estas cidades.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Diz-se que para ser Natal basta querer, mas infelizmente não é o caso com os mercados de Natal. Uma forte tradição do centro da Europa, estes mercados começam normalmente entre meados e finais de Novembro e estendem-se em alguns casos até às vésperas de Natal, ou muitas vezes até aos primeiros dias de Janeiro.

Populares entre locais e turistas, estes mercados estão repletos de prendas originais, bebidas quentes e apetitosas especialidades locais. Cada cidade dá o seu melhor para decorar as ruas e o resultado é uma atmosfera festiva que aquece o coração a qualquer um.

Aqui apresentamos-te 10 cidades que valem a pena conhecer em qualquer altura do ano, mas que ganham outra vida com a chegada da época natalícia:

Budapeste, Hungria

Budapest Xmas

Na capital húngara, o principal mercado de Natal fica na praça Vörösmarty. No centro da praça ficam as barraquinhas de comida, rodeadas pelas tendas de artesanato, dando já a entender que a comida e a bebida têm uma posição de destaque neste mercado.

As especialidades locais são bem pesadas, ótimas para aquecer e bem nutrir  quem passeia no frio do inverno. Não falta o goulash, a sopa à base de carne de vaca típica da Hungria, e que aqui pode ser comida dentro de um pão sem miolo.

Experimenta um pouco de vinho quente ou de krampampuli – a poncha local – para não deixares descer a temperatura corporal. Para a sobremesa ficam as figuras de pão-de-mel, que vêm em todos os formatos e dão uma alegria especial às bancas do mercado.

Datas: Estimado de meados de Novembro a dia 1 de Janeiro (datas finais a anunciar)

Praga, República Checa

Prague Xmas

Durante o resto do ano, a praça Staroměstské, ou praça da Cidade Velha, é já uma das principais atrações da cidade de Praga, sendo que aí se podem admirar alguns dos símbolos da cidade, como a Catedral Týn ou o relógio astrológico

No Natal, esta praça torna-se ainda mais animada, graças ao mercado que aí se instala. Do goulash húngaro passamos para a rybí polévka checa, uma sopa de peixe reforçada com brandy e natas que exige mais de 1,500 kilos de ingredientes todos os anos. Já os mais pequenos não vão resistir ao trdelník, um bolo de massa doce cozinhada no espeto e que pode ser servido simples ou com coberturas.

As praças adjacentes, como a Václavské ou a Republiky contam com os seus próprios mercados, fazendo com que o espírito festivo seja sentido por toda a cidade.

Datas: 26 de Novembro de 2022 a 6 de Janeiro de 2023

Metz, França

Metz Xmas

A cidade de Metz, na região francesa da Lorena, pode não ter a atenção de outros destinos em França, mas com um centro histórico belíssimo e uma das mais imponentes catedrais da Europa, vale bem a pena visitar.

É na época natalícia que Metz brilha particularmente. Apesar da sua pequena dimensão, é aqui que se realiza um dos mercados de Natal mais conhecidos e procurados de toda a França.

As bancas de madeira, impecavelmente decoradas, dão um toque mágico ao centro histórico de Metz. O cenário fica completo pelas projeções de luzes na fachada da catedral, pela roda gigante e pelo ringue de patinagem no gelo que ocupam as principais praças da cidade.

Datas: Estimado de 18 de Novembro a 30 de Dezembro de 2022

Estrasburgo, França

Estrasburgo Xmas

Na região irmã da Lorena, a Alsácia, fica outra cidade francesa conhecida pelo seu espírito natalício – Estrasburgo. A catedral de Notre-Dame, que demorou mais de 400 anos a construir e foi durante outros 200 o edifício mais alto do mundo, é a joia da coroa desta cidade medieval nas margens do rio Reno.

Estrasburgo autointitula-se a capital do Natal e não é para menos. São mais de 300 as barraquinhas que se espalham pelos vários mercados de Natal da cidade, dos quais o maior é o Christkindelsmarik.

A comida vendida nos quiosques um pouco por toda a cidade refletem a dupla cultura de Estrasburgo, que tem tanto de francesa como de alemã – basta escolher se queres o teu queijo derretido sobre uma baguete flamejada ou um pretzel. No final, quer chames o vinho quente de vin chaud ou glühwein, o importante é brindar ao espírito natalício.

Datas: 25 de Novembro a 23 de Dezembro de 2022

Colmar, França

Colmar Xmas

A fechar a participação de cidades francesas nesta lista, Colmar é conhecida pelas suas coloridas casas de madeira. Na parte mais icónica da cidade, o rio Lauch atravessa por entre estas casas formando um canal que faz as maravilhas dos visitantes.

Durante a época de Natal, Colmar vira uma verdadeira cidade presépio. São seis os mercadinhos que se instalam na cidade durante a época natalícia, cada um com o seu tema

Nestes mercados podes provar os tradicionais crepes franceses acompanhado do já habitual vinho quente, sendo que em Colmar podes experimentar uma alternativa à base de vinho branco, menos familiar do que o vinho tinto normalmente utilizado.

Datas: 24 de Novembro a 29 de Dezembro de 2022 

Basileia, Suíça

Basel

A cidade velha de Basileia, conhecida como Altstadt – que não é mais do que cidade velha mas em alemão – é talvez uma das mais bem preservadas da Europa.

A bem cuidada cidade velha é o cenário perfeito para os dois mercados de Natal de Basileia, Munsterplatz e Barfusserplatz. Junto à catedral, o mercado de Munsterplatz é coroado pela pirâmide de Natal, uma espécie de presépio com vários andares que encanta os visitantes com as suas figuras mecanizadas.

Estando na Suíça, já era de esperar que o queijo dominasse os petiscos destas feiras. Quer seja como recheio de uma baguete, em formato de tarte ou de quiche ou como raclette derretido e acompanhado por batatas e pickles, não faltam maneiras de consumir o tão apetitoso queijo suíço.

Datas: 24 de Novembro a 23 de Dezembro de 2022 

Berlim, Alemanha

Berlin Xmas

Enquanto capital e grande metrópole, Berlim pode não ter o caráter acolhedor de outras cidades nesta lista, em que os mercados de Natal se realizam nas apertadas praças sempre à sombra da catedral local. Mas o que faz de Berlim um destino particularmente atrativo nesta altura do ano é a variedade de experiências.

São dezenas os mercados de Natal que podem ser visitados na cidade de Berlim durante o advento, sendo que o mais difícil será escolher. Os mais conhecidos realizam-se em Gendarmenmarkt, na Alexanderplatz e junto à câmara municipal, ou Rotes Rathaus.

Para uma experiência diferente, podes também visitar o mercado de Spandau, realizado dentro da cidadela com o mesmo nome, com uma atmosfera a evocar os tempos da construção desta fortaleza ou o mercado de Kulturbrauerei, dedicado à cultura escandinava, com boas surpresas gastronómicas.

Datas: 21 de Novembro a 31 de Dezembro de 2022 (Gendarmenmarkt)

Nuremberga, Alemanha

Nuremberg Xmas

Durante o ano, Nuremberga é uma cidade pacata. Os turistas podem subir ao castelo para admirar a vista e depois descer para visitar a casa de Albrecht Dürer, expoente do renascimento alemão e um dos filhos da terra mais queridos. Certamente passarão também pela praça do mercado, no centro da cidade.

Fora da época natalícia, a praça do mercado é ocupada por banquinhas de frutas, legumes e outros produtos frescos. Mas a partir do fim de Novembro, a praça é tomada pelo Christkindlesmarkt, um dos mercados de Natal mais tradicionais da Alemanha.

Logo ao lado deste ocorre um mercado que tem menos de tradicional e mais de original. Neste mercado das cidades geminadas existe uma tenda por cada uma das cidades irmãs de Nuremberga, pelo que é aí possível comprar produtos de sítios como San Carlos, na Nicarágua ou Shenzhen, na China.

Datas: 25 de Novembro a 24 de Dezembro de 2022

Tallinn, Estónia

Tallinn Xmas

O centro histórico de Tallinn é um dos mais bem conservados da região do Báltico. Apesar de ser a capital da Estónia, a cidade é relativamente pequena, e as principais atrações estão concentradas no centro, tornando-a um ótimo destino para quem gosta de vaguear a pé. Entre os seus tesouros arquitetónicos contam-se a Catedral Aexandre Nevsky e o Palácio Kadriorg.

A cidade reclama para si um importante marco natalício –  de acordo com algumas fontes, foi aqui que em 1441 se montou a primeira árvore de Natal decorada da Europa. O título é disputado, incluindo por Riga, na vizinha Letônia, mas não deixa de ser uma reafirmação do quão importante são as celebrações de Natal em Tallinn.Apesar de ter sido criado apenas em 1997, o mercado de Natal local conquistou já o seu lugar nos roteiros destes eventos. Para além das muitas peças de artesanato que refletem um pouco da história da Estónia e de todos os povos que aí passaram, é a comida que atraí os visitantes, incluindo o verikäkk, a salsicha de sangue que não obstante o seu aspeto intenso é uma iguaria nacional.

Datas: 25 de Novembro de 2022 a 8 de Janeiro de 2023

Edimburgo, Reino Unido

Edimburgo Xmas

O centro histórico de Edimburgo, conhecido como Royal Mile – ou Milha Real – é o seu cartão postal. Para além de ser uma zona de arquitetura requintada, é também uma área cheia de vida, e os festivais de ruas são uma parte importante da sua vitalidade – se no verão, entre Julho e Agosto, Edimburgo recebe o maior festival de rua de artes visuais do Reino Unido, no inverno é o mercado natalício que atraí os visitantes.

O principal mercado de Natal de Edimburgo ocupa os jardins de Princes Street, entre a cidade velha e a cidade nova e à sombra do castelo, o símbolo da cidade. Aqui é possível encontrar uma grande variedade de souvenirs que refletem a cultura escocesa, incluindo os aconchegantes cachecóis de padrão tartã feitos de lã de caxemira.

Se o frio apertar é sempre uma boa ideia experimentar o whiskey escocês ou, para algo mais doce, chocolate quente com um pouco de Bailey’s. Um pouco (e queremos mesmo dizer um pouco) de álcool talvez seja o suficiente para te dar a coragem para experimentar os carrosséis para adultos ou o ringue de gelo que completam o mercado.

Datas: 19 de Novembro de 2022 a 3 de Janeiro de 2023

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem