“O meu destino favorito (até agora)” 🌎 – Por Vasco Monteiro

• 15.05.2023 14:47
  • Vasco Monteiro

Nesta nova rúbrica convidamos outros bloggers / criadores de conteúdo de viagens do nosso país a escrever sobre o(s) seu(s) destino(s) favorito(s). Esta semana temos um artigo do Vasco Monteiro!

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

“Qual é o teu destino preferido?”

Depois de vários países visitados (dispenso contagens como se os países fossem cromos colecionáveis), confesso que não é fácil responder a esta pergunta. Já fui ao Brasil 3 vezes, e numa das vezes “morei” lá, visto que trabalhei remotamente durante 1 mês em Florianópolis. Também estou sempre a regressar a Espanha todos os meses devido a laços familiares, e a Costa Rica quase ganhou este “prémio” do meu destino preferido, no entanto a taça será entregue à Coreia do Sul, e porquê?

Eu explico-te já a seguir e pelo meio ainda te dou umas dicas de viagem coreanas:

Coreia, Coreia…Como surgiu a ideia de voar para lá?

Eu sempre fui fascinado pela tecnologia e se me segues no instagram, já sabes que eu tenho sempre uma app ou 1 site na manga para tudo, e eu sabia que a Coreia era dos países mais tecnologicamente avançados do mundo. Para além disso disso, a mescla perfeita de tradições ancestrais, gastronomia exótica, natureza fantástica e pela sua alta tecnologia (pois claro), levou-me a pensar: “olha bora lá”.

Então, no dia 16 janeiro de 2023 lá fui eu gastar quase o dia inteiro a estudar rotas para lá chegar, uma mistura de “queimação de pestanas” entre skyscanner , google flights e flightconnections…e após várias alternativas estudadas, escolhi a rota Madrid – Abu Dhabi – Seoul, e na volta Seoul – Abu Dhabi – Madrid – tudo comprado diretamente no site oficial da companhia aérea Etihad airways por 625 euros (todos os 4 voos, ótimo preço). No regresso, ainda fiquei 1 dia e meio em Abu Dhabi tirando proveito do programa de stopover, podes ler mais sobre isso aqui. Eu costumo passar muitos dias em Madrid então decidi partir e regressar da capital espanhola, que por sinal é um ótimo aeroporto para voar para todo o mundo!

Após ter comprado o voo, lá fui para a Coreia em abril de 2023, mas até lá, fui fazendo as minhas pesquisas e preparei a viagem da melhor forma possível!

Primeiro, tens que preencher um K-eta online, que é como se fosse uma pré-autorização para voares para lá, sem isso não é possível pisar o território sul-coreano. Terás que reservar o voo e o alojamento e logo após tratares disso entra neste link e começa o processo. Após preencheres tudo, demora entre algumas horas até 1/2 dias a receberes a aprovação no teu email. Depois quando a receberes, imprime esse “golden ticket” e guarda esse email nos favoritos! Não percas esse documento!

Dependendo de quantos dias quiseres ficar na Coreia, existem centenas de guias online em inglês com roteiros e itinerários já prontos, tipo este aqui, basta pesquisar literalmente “korea x days ultimate guide” e não faltarão roteiros. Ah, o mais importante – dados móveis, para teres sempre internet – no meu caso comprei um cartão SIM virtual da airalo com dados ilimitados, por isso, se o teu telemóvel é compatível com esim, é a melhor opção, caso contrário basta comprar um cartão SIM físico no aeroporto e pronto. Para saberes tudo da Coreia pesquisa assim no google “Things to Know Before Traveling to South Korea”.

Quando aterrei em Seul (capital), deparei-me com as diferenças abismais! Chegas a um novo mundo com uma cultura, idioma, caligrafia, pessoas, tipos de construções…tudo totalmente distinto… sentes-te uma criança novamente, sentes um entusiasmo permanente de estar à espera dos presentes debaixo da árvore de Natal.

Bem, apanhei o bus 6015 para o meu alojamento (Ara125) e logo aí já notei uma diferença enorme… assentos grandes e estofados, bus cheiroso (parecia lavanda) e limpíssimo e o condutor com luvas brancas… Quando saí na minha paragem Ibis Hotel, sabia que tinha que caminhar 6 minutos para o meu alojamento, era hora de colocar à prova o kakao map (o google maps é inútil na Coreia), na verdade os 7 minutos transformaram-se em 15, porque tive que pedir ajuda a um funcionário de um restaurante, que, com o seu inglês extremamente básico, indicou-me a porta do hotel, que ficava na esquina de um 7 eleven. Ora, eu, após dois voos de 9 horas cada, sem ter dormido quase nada no avião, senti que estava no último nível de um jogo de playstation a tentar encontrar a porta do hotel, realmente o cérebro não estava a 100%, no entanto há sempre gente amável pelo mundo e disposta a ajudar.

Descansei um pouco e saí à rua logo no primeiro dia, nesse momento fiz uma videochamada com a família a mostrar um pouco das ruas coreanas e o cansaço desapareceu, dando lugar ao entusiasmo, que momento.. que mo-men-to , tu que estás aí desse lado, nem imaginas a minha reação, fiquei a ferver de alegria dos pés à cabeça, tanta gente diferente, comida estranha, lojas que vendem os itens mais fascinantes do mundo, luzes e neons que podem até provocar epilepsia…bem, naquele momento o meu jantar foi distribuído entre diferentes barracas de comida, e comia coisas que, às vezes, nem eu sabia o que era…

Nos dias seguintes fiz vários tours, que reservei pelo getyourguide e Airbnb experiências e como “só” fiquei 9 dias, decidi ficar as 9 noites em Seul e tendo a base lá, explorar mais do país em “day-tours”, deixando alguns livres para “vaguear”…Fiquei completamente fascinado com os templos e com um jardim, que, quando lá cheguei, não parecia real, um tal “garden of morning calm”, um cenário de filme, ali, tão real e palpável…

Lista de tours que fiz:

Alpaca World, Ilha de Nami e “garden of morning calm”

Palácio e Templo Gyeongbok

Experiência de comida local

Walking tour por Bukchon Hanok village

Tour privado com fotógrafo profissional

E as comidas? Desafiante…não pelas comidas em si, porque eu como de tudo, mas sim por não saber o que estava a comer, nem sempre havia um menu em inglês, e quando não havia, eu usava a câmara da app do google tradutor para entender as denominações dos pratos… até quando pedia “no spicy” parecia não ser entendido e lá tinha eu que fazer o sacrifício de comer pratos, muito picantes (como se estivesse no México)… Um conselho de amigo, aventura-te nos pratos típicos e experimenta o Bibimbap (o meu favorito).

E perguntas tu “mas Vasco como sabias onde comer?”. Na maioria das vezes, perguntava onde ir a pessoas que ia conhecendo, aos responsáveis de cada tour, a outros hóspedes que já estavam há mais tempo na cidade ou ao recepcionista, depois apontava o lugar no kakaomap e ia para cada restaurante sem complicações. Bendita tecnologia! Houve 2 dias que perguntei aleatoriamente na rua onde ir, e fui ajudado, a hospitalidade e bondade dos coreanos é sensacional, e mesmo que poucos saibam inglês, através de gestos e usando o google tradutor é fácil chegar a um entendimento básico.

Compras… “Tu não estás bem a ver”. Eu nunca pensei que iria gastar tanto dinheiro como gastei na Coreia…Até a pessoa menos consumista do mundo, não resistiria ao charme das lojas coreanas. Adotei, literalmente, o lema “yolo (you only live once) e toca a gastar: em comida, desde snacks de todo o tipo de sabores (fora os restaurantes), comida de rua, roupa nova, souvenirs e cosméticos como cremes e máscaras faciais… sim, leste bem, na Coreia do Sul existe uma extrema preocupação com a imagem, tanto, que isso está proporcionalmente relacionado com a quantidade de cosméticos que por lá encontras. Em cada esquina há uma loja só de cosméticos, e digamos que eu enchi a mochila disso… até tive que deixar roupa que trouxe de Portugal para doação, já que não ia caber tudo na mala na viagem de regresso.

Agora, culturalmente falando (convido-te a passares no meu instagram para ver stories no destaque da Coreia), vou-te mostrar o lado bom e o lado mau da Coreia… eu sei que se calhar estavas à espera de um mundo encantando, mas não, longe disso…

Tecnologicamente e “infraestruturalmente” falando, eu fiquei encantado: internet ultra rápida em todo o lado, pagamentos em cartão (revolut) aceite em 99% de todos lugares, metro ultra-moderno e fácil de usar (só parece difícil no começo), estradas modernas, muitos lugares abertos 24 horas por dia etc etc… No entanto vamos analisar o lado negativo: a taxa de suícido neste país é das mais elevadas do mundo, e eu associo isso a alguns comportamentos da sociedade: a elevada pressão de “manter a aparência perfeita”, pois é… roupas caríssimas, maquilhagem imaculada, e a pressão intensa no trabalho.. os coreanos trabalham muitas horas, e para ganhar mais, trabalham ainda mais, o que, consequentemente, tira-lhes tempo para desfrutar da vida – logo temos aqui uma receita completa para um desastre total… Puxando pela cabeça, também notei que na Coreia o tema da saúde mental ainda é tabu.. fazer terapia e ir ao psicólogo só em casos extremos. E é curioso que numa sociedade onde vês bonequinhos fofos por todo o lado e em todas as lojas (até na entrada da esquadra da polícia), onde quem “vence” é quem tem a melhor roupa, ou quem frequenta o café mais “fancy”, parece que tudo isso é uma fachada que esconde o lado obscuro da sociedade: depressão, taxa de suícido elevado, taxa de fertilidade baixíssima e descuido total da saúde mental.

Mas, voltemos “ao mundo encantado”, não vá este texto perder o seu charme… A Coreia proporciona-te o factor “uau”, que é o que já me faltava nas viagens, eu não me surpreendo facilmente, mas a Coreia conseguiu essa proeza, e foi essencialmente essa sensação que me levou a colocar este belo país no 1º lugar de destinos favoritos. E mesmo que não tenhas companhia para viajar, ou preferes ir a solo, a Coreia é dos países mais seguros do mundo!

Em resumo, café delicioso, comida de sabores imbatíveis, paisagens tecnológicas e naturais de tirar o fôlego, bebidas “queridas” com todo o tipo de sabores, bares e cafés temáticos que parecem um autêntico mundo à parte, estradas e transporte público espetacular, enfim, ingredientes perfeitos para uma receita, ou, devo dizer, viagem perfeita. Vai, desfruta, vê o outro lado do mundo, permite ao cérebro absorver coisas novas e, acima de tudo, diverte-te.

Quero agradecer ao nosso querido João, o convite para escrever este texto, e qualquer dúvida de viagem para a Coreia, fica à vontade para me enviar mensagem no instagram.

Segue o Vasco:

Instagram: @vascoomonteiro

TikTok: @vascoomonteiro

Facebook: @vascoomonteiroo

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!