O que fazer na Boa Vista, Cabo Verde – Onde comer e melhores locais para visitar 🇨🇻

  • 13.06.2024 00:00
  • Bruno A.

Miniguia detalhado com tudo o que fazer na Boa Vista. Inclui dicas acerca de restaurantes, actividades e melhores pontos turísticos e locais a visitar na ilha Cabo-Verdiana, incluindo o Deserto de Viana, Sal Rei ou a Praia de Santa Mónica.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este miniguia com tudo o que fazer na ilha da Boa Vista faz parte do nosso Guia Geral de Viagem de Cabo Verde. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o país, incluindo transportes, hotéis, melhores praias e muito mais!

Boa Vista, Cabo Verde – A Ilha do Deserto

Maioritariamente ocupada por uma fascinante paisagem desértica, resultado da maior proximidade com o continente africano e com o deserto do Sahara, a Boa Vista é a terceira maior ilha do país. Apesar disso, conta apenas com pouco mais de 6000 habitantes, consequência também dos ares do deserto, que complicam de sobremaneira a sobrevivência a longo prazo por estas bandas, e das fortes correntes das zonas portuárias. Assim sendo, e como já deves ter percebido, passar tempo nas dunas e no deserto é uma das principais actividades turísticas da Boa Vista, com o Deserto de Viana à cabeça. E já que falámos em areia, as praias são outro dos principais activos da ilha, famosas pelo seu ar selvagem (onde o deserto se encontra com o mar) e pelas águas quentes.

Posto isto, se estás de partida rumo a Cabo Verde e procuras o que fazer na Boa Vista, queremos deixar-te um miniguia com todos os locais e pontos turísticos a visitar na ilha, bem como uma compilação dos restaurantes mais badalados.

Locais e actividades a não perder na ilha da Boa Vista

Deserto de Viana

Depois de ocupar uma posição de destaque na nossa introdução, não há muito mais que possamos dizer acerca do Deserto de Viana, responsável pela paisagem mais característica da ilha. Em termos absolutos, o deserto até nem é assim tão grande, mas tendo em conta que consegues atravessar a Boa Vista de uma ponta à outra em apenas 40 minutos, é impossível não notar o seu impacto. Cientes da popularidade deste sítio, e do potencial perigo que corre quem arrisca aventurar-te sozinho pelo deserto, existe toda uma estrutura turística montada para quem o quiser experienciar, com vários tours que incluem passeios de buggy e de moto4 pelas dunas. Pelo meio do deserto, recomendamos ainda que percorras a chamada “Route 66 de Cabo Verde”, uma estrada em paralelo com mais de 20 km com algumas das paisagens mais extraordinárias da Boa Vista.

Sal Rei

Pese embora a ilha seja sobretudo conhecida pelos seus atributos naturais, seria um erro não dedicar pelo menos algumas explorar a explorar Sal Rei, a principal localidade da Boa Vista. Há algo de estranhamento belo em Sal Rei. Seja pelas casinhas coloniais antigas ou pela forma como a tinta de cores garridas vais descascando das fachadas, resultado da erosão causada pelo vento e pela maresia, a vila tem um ar bonito mas semi-decrépito, típico de um local que já conheceu melhores dias, mas cujas estruturas e monumentos vão resistindo à passagem do tempo. Aqui, vale a pena percorrer a Avenida dos Pescadores, nome dado ao troço mais agradável da marginal, passar no Mercado de Peixe, tirar a foto da praxe à Igreja de Santa Isabel e visitar o Museu dos Náufragos, que apesar do nome, é mais uma espécie de museu etnográfico e arqueológico com ares de instalação artística. Um pouco mais a norte, sugerimos uma paragem na Capela de Nossa Senhora de Fátima antes de culminares o dia na Praia da Atalanta. No entanto, esta última paragem tem muito pouco a ver com mergulhos ou banhos de sol, mas sim com os pitorescos destroços do Cabo Santa Maria, uma embarcação espanhola que ali encalhou nos anos 60, sobrando a carcaça como lembrança do episódio.

Embora bem mais pequenas (e Sal Rei não é propriamente grande) outras localidades da Boa Vista pelas quais vale a pena passar incluem Povoação Velha, Rabil e as aldeias de Cabeço dos Tarafes e Fundo das Figueiras.

Praia de Chaves e Praia de Santa Mónica

Situadas no sul da ilha, estas são as praias mais populares da Boa Vista. A maior (11km de extensão) e mais famosa é a Praia de Santa Mónica, um local de eleição entre os muitos turistas (e tours) que percorrem a Boa Vista. Já no que toca à Praia de Chaves, ganha pontos devido à proximidade com a Reserva Natural de Morro de Areia, um conjunto fabuloso de dunas que se encontram directamente com o mar – uma paisagem imperdível! Entre ambas, e embora bem menos espectacular, podes sempre fazer um desvio até à Praia da Varandinha, conhecida pelo seu sistema de grutas escondidas junto ao mar.

Observação de Tartarugas

Para surpresa de muitos, a ilha da Boa Vista é um local bastante popular para a desova de tartarugas, fruto das suas condições meteorológicas e geográficas. Aliás, Cabo Verde é mesmo a terceira maior reserva de tartarugas-marinhas do mundo, partindo apenas atrás do Omã e do Estado Norte-Americano da Flórida. E se é verdade que podes ver tartarugas a nadar o ano inteiro a partir da Ponte Preta, se tiveres a felicidade de visitar a ilha entre Julho e Outubro podes assistir à desova nas praias da costa oriental da Boa Vista. Uma vez que se trata de uma reserva protegida, terás que contratar um tour e seguir atentamente todas as indicações dos guias. Lembra-te que qualquer comportamento irresponsável pode causar sofrimento desnecessário aos animais. Posto isto, e se tiveres a sorte do teu lado, a experiência é absolutamente mágica!

Avistamento de Baleias

A bordo de um catamarã ou de uma lancha, existem vários tours de avistamento de baleias na Boa Vista! À semelhança das tartarugas, esta ilha é também um ecossistema de eleição para que as baleias venham dar à luz junto à costa, criando-se assim excelentes condições para a observação destes magníficos cetáceos. Embora o fenómeno possa ter lugar o ano inteiro, dizem os especialistas que a melhor época para embarcar nesta actividade tenha lugar entre os meses de Março e Maio.

Onde comer na Boa Vista – Melhores restaurantes

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem