O que fazer na Ilha do Faial, Açores + Roteiro de 3 dias

  • 28.03.2022 19:17
  • Bruno A.

Roteiro detalhado de 2 dias com tudo o que fazer no Faial. Inclui um itinerário completo com os melhores pontos turísticos e locais a visitar na ilha Açoreana.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este roteiro de 2 dias com tudo o que fazer no Faial faz parte do nosso Guia Geral de Viagem dos Açores. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o arquipélago, incluindo transportes, hotéis e restaurantes para todas as ilhas da Região Autónoma.

O que fazer no Faial – Roteiro de 2 dias

Uma ilha fortemente marcada pelos movimentos de migração, tanto dos que chegavam como dos que ainda partem, o Faial é uma terra de todos, e, simultaneamente, de ninguém. Considerada a terceira ilha mais populosa de todo o arquipélago, foi no Faial que decorreu aquele que é provavelmente o momento mais marcante da história moderna dos Açores, com a erupção do Vulcão dos Capelinhos no final da década de 50. Um momento onde o aterrador e o fascinante andaram de braço dado, de uma forma que raras vezes acontece no nosso planeta.

Hoje em dia, é possível visitar o vulcão, tendo o mesmo se tornado a maior atracção do Faial, a par da Caldeira e da cidade da Horta, uma das mais dinâmicas dos Açores, pese embora a sua reduzida dimensão.

Posto isto, se estás de partida rumo aos Açores e procuras o que fazer no Faial, queremos deixar-te um roteiro completo de 2 dias com todos os locais e pontos turísticos a visitar na ilha.

O que fazer no Faial – Dia 1: Horta, a Capital da Ilha

Embora seja altamente incomum, o teu primeiro dia no Faial pode até ser completado sem que precises de carro! Para isso, irás dedicar o teu tempo a explorar a cidade da Horta e os seus arredores. Assim, e para que tenhas uma melhor percepção do município, sugerimos que comeces com uma visita ao Monte da Guia, uma pequena península formada por uma erupção vulcânica que acabou por se acoplar ao resto da ilha. Ao subires ao miradouro principal, poderás ter um vislumbre do infindável Atlântico e de toda a Horta.

Descendo rumo à cidade, aproveita ainda para explorar as Fortificações da Baía de Porto Pim, os resquícios de um antigo forte defensivo, antes da paragem da moda no Peter Café Sport, que já teve a honra de estar entre os nomeados para melhor bar do mundo. Quem nunca viu o emblemático casaco com o símbolo deste estabelecimento, que atire a primeira pedra! Segue-se um passeio pela animada Baía da Horta, antes de entrares no centro histórico e visitares a já tradicional Igreja Matriz (há sempre uma), bem como a Torre do Relógio.

Saído da Horta, sugerimos uma subida até ao Miradouro de Nossa Senhora da Conceição para outra vista incrível sobre a cidade e seus arredores. Virando as costas à capital pela última vez, irás atravessar os Moinhos de Vento da Lomba da Conceição, um verdadeiro tributo às origens da ilha. Afinal, e apesar da sua titularidade actual, o Faial foi inicialmente descoberto pelos Flamengos, oriundos da actual Flandres – na Bélgica – um povo com uma ligação cultural e linguística quase umbilical com os Holandeses/Neerlandeses. Por fim, chegarás à Praia de Almoxarife, porventura a mais visitada do Faial. E com boas razões para isso! Afinal, não é todos os dias que podes ir a banhos enquanto observas a maior montanha de Portugal, situada na ilha vizinha do Pico, a espreitar o horizonte.

Resumo do 1º dia:

  • Horta
  • Monte da Guia
  • Fortificações da Baía de Porto Pim
  • Peter Café Sport
  • Igreja Matriz
  • Torre do Relógio
  • Miradouro de Nossa Senhora da Conceição
  • Moinhos de Vento da Lomba da Conceição
  • Praia de Almoxarife

Restaurantes recomendados na Horta:

O que fazer no Faial – Dia 2: O Vulcão dos Capelinhos

Para o segundo e último dia do teu curto itinerário, irás enfim visitar o Vulcão dos Capelinhos, a marca mais característica de toda a ilha. No entanto, o dia começará por um local igualmente impressionante. Assim, e se quiseres ser totalmente assoberbado pela beleza natural do Faial, recomendamos que inicies um percurso de 5km desde a Reserva Florestal de Recreio do Cabouco Velho até ao Miradouro da Caldeira do Cabeço Gordo, o ponto mais alto da ilha onde, como seria de esperar, terás acesso a uma das melhores vistas de todos os Açores. Esta caldeira foi o local de uma violenta explosão que teve lugar há centenas de milhares de anos, sendo hoje possível percorrer parte do seu perímetro de 8km do seu perímetro.

Depois de tanto esforço, irás fazer uma paragem estratégica nas Piscinas Naturais do Varadouro, onde poderás refrescar-te e relaxar um pouco antes do ponto alto da tua visita. Já seco e com as energias devidamente repostas, é então altura de visitar o Vulcão dos Capelinhos. Considerado um dos locais mais emblemáticos dos Açores, é curioso que hoje possas visitar confortavelmente um local que deixou todo o país em alvoroço há pouco mais de 60 anos atrás. Se fizeres questão de subir mesmo até ao vulcão, terás que completar o teu registo no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. O percurso tem uma extensão de cerca de 3km e demora 2 horas a ser completado. Dentro do centro de interpretação, deverás também visitar o museu que irá enquadrar a famosa erupção do século passado, ajudando-te a perceber o seu impacto na ilha e nos seus habitantes. Tem ainda em atenção que a subida ao vulcão poderá estar interdita aquando da tua visita. Ainda assim, poderás ao topo do farol e desfrutar da panorâmica que aparece em praticamente todo o material promocional do Faial.

Resumo do 2º dia:

  • Reserva Florestal de Recreio do Cabouco Velho
  • Miradouro da Caldeira do Cabeço Gordo
  • Piscinas Naturais do Varadouro
  • Vulcão dos Capelinhos
  • Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

Restaurantes recomendados no Capelo, Praia do Norte e Varadouro:

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem