O que fazer no Maio, Cabo Verde – Onde comer e melhores locais para visitar 🇨🇻

  • 13.06.2024 00:00
  • Bruno A.

Miniguia detalhado com tudo o que fazer no Maio. Inclui dicas acerca de restaurantes, actividades e melhores pontos turísticos e locais a visitar na ilha Cabo-Verdiana, incluindo Porto Inglês e as magníficas Praias da Ponte Preta e do Barreiro.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este miniguia com tudo o que fazer na ilha do Maio faz parte do nosso Guia Geral de Viagem de Cabo Verde. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o país, incluindo transportes, hotéis, melhores praias e muito mais!

Maio, Cabo Verde – As melhores praias do arquipélago

Apesar de ficar a parcos vinte minutos de voo da capital Praia, e de ser um paraíso natural reconhecido pela UNESCO como Reserva Mundial de Biosfera, a ilha do Maio tem pouca infraestrutura para turistas e é provavelmente uma das mais subvalorizadas de todo o arquipélago. O que não deixa de ser curioso, já que é no Maio que podes encontrar as praias mais paradisíacas de todo o Cabo Verde, com extensos areais praticamente desertos de outros visitantes. Posto isto, se este destino está nos planos, não podes naturalmente perder areais como os do Barreiro, da Calheta ou da Ponta Preta, nem deixar de visitar os encantos coloniais da capital Porto Inglês.

Posto isto, se estás de partida rumo a Cabo Verde e procuras o que fazer no Maio, queremos deixar-te um miniguia com todos os locais e pontos turísticos a visitar na ilha, bem como uma compilação dos restaurantes mais badalados.

Locais e actividades a não perder na ilha do Maio

As praias de Maio

Não há volta a dar – se te deste ao trabalho de vir até esta pequena, recôndita e escondida ilha, então é bastante provável que sejas um confesso admirador de sol, praia e areia. Uma decisão acerta, devo dizer, já que Maio é conhecida por albergar algumas das praias mais encantadoras de todo o arquipélago. Aliás, sendo a ilha de tão reduzida dimensão, aproveitar as praias é mesmo a principal actividade do Maio, com o bónus de, uma vez que o turismo ainda não é suficiente para renovar as infraestruturas da ilha, te conferir uma experiência muito mais autêntica, local e tradicional que aquela que encontrarás nas ilhas do Sal ou da Boa Vista.

É difícil destacar os melhores areais do Maio, pelo que o melhor é mesmo percorreres a costa e ires parando onde bem te apetecer. Posto isto, alguns clássicos que não deves perder incluem a Praia do Porto Inglês, a Praia da Ponte Preta ou a Praia do Barreiro.

Porto Inglês

Apesar da sua irrisória população de apenas algumas centenas de pessoas, Porto Inglês (também conhecida como Vila do Maio) é considerada a capital e principal cidade do Maio. De resto, a “cidade” mais parece uma vilazinha piscatória junto ao mar, com alguns edifícios coloniais e uma zona portuária. É um excelente local para relaxar, fazer uma refeição e ter contacto com os locais, servindo de excelente ponto de contacto inicial com o cenário paradisíaco do Maio. Naturalmente, não é um sítio apetrechado de atracções turísticas no sentido clássico do termo, embora valha a pena percorrer as ruas e visitar a Igreja Matriz, o Farol de São José e o Castelo do Maio.

Na periferia da cidade, é também obrigatória a visita às Salinas de Porto Inglês. À semelhança de algumas outras ilhas do país, a extracção, produção e comércio de sal desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento económico e social do Maio, com o complexo de Porto Inglês (onde ainda se produz sal) aberto a visitantes que queiram saber mais sobre o tema e desfrutar da paisagem inóspita.

Calheta

Embora existam várias aldeias piscatórias espalhadas por toda a ilha, a Calheta destaca-se como a mais pitoresca da colecção. Situada ao longo de uma pequena baía, a aldeia tem um cenário natural bastante bonita, flanqueada por uma zona de floresta que contrasta com a paisagem desértica do resto da ilha. Uma vez mais, não há muito para ver ou fazer, mas é um excelente sítio para um passeio e um mergulho tranquilo no conforto da “morabeza” Cabo-Verdiana.

Outras aldeias e vilas do Maio pelas quais vale a pena passar incluem o Barreiro, Morro, Pedro Vaz ou Ribeira de São João.

Assistir à desova das tartarugas

Todos os anos, entre os meses de Junho e Setembro, a ilha do Maio assiste à chegada de milhares de tartarugas que vêm depositar os ovos aos seus areais. Se já tiveste a oportunidade de assistir ao fenómeno noutros pontos do globo, então já sabes que este pode ser um processo bastante emotivo, desde a desova das fêmeas à eclosão das mini-tartarugas e a sua corrida desenfreada até ao mar.

Obviamente, esta é uma actividade a fazer devidamente acompanhado de um guia certificado, já que, para além do bem-estar animal, a protecção do ecossistema é uma prioridade das autoridades, já que (conforme mencionado) toda a ilha foi inscrita como Reserva Mundial de Biosfera pela UNESCO.

Onde comer no Maio – Melhores restaurantes

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem