O que fazer na Ilha de Santa Maria, Açores + Roteiro de 3 dias

  • 28.03.2022 18:43
  • Bruno A.

Roteiro detalhado de 3 dias com tudo o que fazer em Santa Maria. Inclui um itinerário completo com os melhores pontos turísticos e locais a visitar na ilha Açoreana.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este roteiro de 3 dias com tudo o que fazer em Santa Maria faz parte do nosso Guia Geral de Viagem dos Açores. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o arquipélago, incluindo transportes, hotéis e restaurantes para todas as ilhas da Região Autónoma.

O que fazer em Santa Maria – Roteiro de 3 dias

São vários os detalhes que destacam a ilha de Santa Maria entre as outras do arquipélago. Esta foi a primeira ilha a ser avistada, em 1427, pelo navegador Diogo de Silves, e também a primeira a ser povoada. Para além disso, é ainda, de todas as ilhas, a que fica situada mais a sul, tendo por isso um clima mais solarengo e menos chuvoso do que as suas congéneres do arquipélago. Por essa razão, é carinhosamente apelidada de “Ilha do Sol”.

Apesar de ser muitas das vezes ignorada em virtude da sua irmã do grupo oriental – a popularíssima ilha de São Miguel – a verdade é que existe muito para ver e fazer em Santa Maria! Dos trilhos pedestres às cascatas, passando pelas baías e até “desertos” de areia vermelha, uma exclusividade em terras Açoreanas, esta é uma ilha a incluir no teu itinerário!

Posto isto, se estás de partida rumo aos Açores e procuras o que fazer em Sata Maria, queremos deixar-te um roteiro completo de 3 dias com todos os locais e pontos turísticos a visitar na ilha.

O que fazer em Santa Maria – Dia 1: Vila do Porto e o Trilho da Costa Sul

O teu périplo por Santa Maria irá começar precisamente pelo seu principal povoado! Apesar de ter pouco mais de 5000 habitantes, a Vila do Porto é o principal centro urbano da ilha, albergando cerca de 90% da sua população. Para uma introdução decente, começa por dar um passeio pelo pequeno centro da localidade, visitando a Igreja Matriz e o Forte de São Brás, o seu principal símbolo. Também no centro, deverás passar pelo Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, onde estão exibidos fósseis e várias outras espécies de fauna e flora nativas da ilha.

Depois de visitada a vila, é tempo de ficares finalmente a conhecer as maravilhas naturais de Santa Maria, e para começarmos com o pé direito, nada melhor que percorrer o famoso Trilho da Costa Sul. Com um comprimento de cerca de 7km, este percurso atravessa alguns dos locais mais impressionantes do sul da ilha, com destaque para a Gruta do Figueiral ou para a Pedreira do Campo, um recinto repleto de fósseis marinhos e sinais de antiga actividade vulcânica. De regresso ao caminho principal do trilho, irás depois descer até à Prainha, um areal isoladíssimo onde poderás ir a banhos com toda a privacidade. Para a última etapa, irás subir o mesmo caminho e fazer os derradeiros quilómetros até à idílica Praia Formosa, a última paragem do trek. Daqui poderás aceder à estrada principal, onde poderás apanhar um autocarro ou pedir boleia de regresso à Vila do Porto.

Resumo do 1º dia:

  • Vila do Porto
  • Igreja Matriz
  • Forte de São Brás
  • Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo
  • Trilho da Costa Sul
  • Gruta do Figueiral
  • Pedreira do Campo
  • Prainha
  • Praia Formosa

Restaurantes recomendados em Vila do Porto:

O que fazer em Santa Maria – Dia 2: O Sudeste da Ilha

À semelhança do dia de ontem, também hoje irás intercalar passeios pela natureza com uma vertente mais “urbana” (se é que isso existe em Santa Maria). Não obstante, a tónica estará muito mais presente no primeiro aspecto. Assim, começarás com uma visita à Ribeira de Maloás, onde poderás encontrar as suas gigantescas colunas de basalto, antes de um desvio rápido até à pequena vila de Santo Espírito.  Esta localidade pacata é a casa da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, a mais bela de Santa Maria. Para além disso, fica apenas uns quilómetros à frente do desvio que terias que fazer até ao fabuloso Miradouro da Ponte do Castelo, onde, para além das vistas, podes ainda desfrutar do Farol de Gonçalo Velho.

Iniciando depois o segmento do teu percurso para Norte, sempre junto à costa, irás eventualmente encontrar a localidade da Maia, onde podes visitar a Piscina da Maia. Longe de uma piscina “normal”, este espaço delimitado junto ao mar tem uma paisagem incrível, tentando emular o efeito de uma piscina natural. No entanto, se as réplicas não te chegam e queres mesmo desfrutar do real deal, avança até à Cascata do Aveiro, uma das mais altas e impressionante de todo o país. Fruto do fluxo da água, são formadas na sua base várias piscinas naturais, sendo possível ir a banhos nas águas turquesa da Baía da Maia.

Resumo do 2º dia:

  • Ribeira de Maloás
  • Santo Espírito
  • Igreja de Nossa Senhora da Purificação
  • Miradouro da Ponte do Castelo
  • Farol do Gonçalo Velho
  • Piscina da Maia
  • Cascata do Aveiro

Restaurantes recomendados em Santo Espírito (escolhas muito limitadas):

O que fazer em Santa Maria – Dia 3: Do Azul do Mar ao Vermelho da Areia

Para o teu último dia em Santa Maria, guardámos aqueles que são amplamente considerados os locais mais espectaculares de toda a ilha. Por isso agarra-te bem, porque isto vai ser uma viagem e peras! Principiamos logo com um passeio ao longo da Baía de São Lourenço, o local mais pitoresco de toda a Santa Maria. Para a desfrutares em pleno, começa por nadar na Praia de São Lourenço, rematando com uma subida até ao Miradouro de São Lourenço, para vistas absolutamente fenomenais sobre a baía e o Ilhéu de São Lourenço (como podem ver, a malta não é propriamente imaginativa no que toca a nomes).

Irás depois afastar-te progressivamente da costa e explorar o interior do território. A primeira paragem é o famoso Poço da Pedreira, uma forma de relevo vulcânico onde a rocha é vermelha, transportando-te para uma paisagem que mais se assemelha a uma savana africana do que a um arquipélago do Atlântico. Um pouco mais a oeste, poderás ainda subir ao ponto mais alto de toda a ilha: o Pico Alto! Apesar de não ser uma altitude propriamente elevada (não chega sequer a 600 metros), o cenário não deixa de ser formidável, permitindo-te vislumbrar todo o território mariense.

A partir deste ponto, irás finalmente aproximar-te da costa norte da ilha, uma das poucas zonas que ainda não visitaste. Pelo caminho, irás parar no Barreiro da Faneca, um local inacreditável e uma paragem obrigatória em qualquer guia sobre o que fazer em Santa Maria. Devido a um invulgar processo de erosão, o seu solo ganhou um aspecto e textura argilosos, acompanhados da habitual cor avermelhada e terracota deste material. Por essa razão, o Barreiro da Faneca ganhou a alcunha de “Deserto Vermelho”. Por fim, antes do teu regresso a casa ou de avançares para a ilha seguinte, irás terminar a tua aventura na adorável freguesia de Anjos, uma localidade de casinhas caiadas de branco junto à baía do mesmo nome, onde poderás observar à medida que o sol, pelo menos para ti, se põe uma última vez sobre Santa Maria.

Resumo do 3º dia:

  • Baía de São Lourenço
  • Praia de São Lourenço
  • Miradouro de São Lourenço
  • Poço da Pedreira
  • Pico Alto
  • Barreiro da Faneca
  • Anjos

Restaurantes recomendados em São Lourenço e Anjos (+ arredores):

Créditos das Imagens: VisitPortugal

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem