O que fazer na Ilha de São Jorge, Açores + Roteiro de 2 dias

  • 28.03.2022 19:08
  • Bruno A.

Roteiro detalhado de 2 dias com tudo o que fazer em São Jorge. Inclui um itinerário completo com os melhores pontos turísticos e locais a visitar na ilha Açoreana.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este roteiro de 2 dias com tudo o que fazer em São Jorge faz parte do nosso Guia Geral de Viagem dos Açores. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o arquipélago, incluindo transportes, hotéis e restaurantes para todas as ilhas da Região Autónoma.

O que fazer em São Jorge – Roteiro de 2 dias

Geograficamente, a Ilha de São Jorge destaca-se pelo seu formato alongado, com uma cordilheira ao centro e várias fajãs – pequenas extensões de terra plana junto ao mar muitas vezes aproveitadas para cultivo ou para construir as casas da população. Apesar de serem várias as fajãs por todo o arquipélago dos Açores, em São Jorge estas dominam a paisagem. É aliás nas fajãs que se encontram as duas principais povoações da ilha: Velas e Calheta! Já se olharmos para o lado cultural da ilha, é impossível dissociar São Jorge da sua produção de queijo, uma vez que é aqui que se produz a Meca dos queijos Açoreanos, já de si um arquipélago famoso pelo fabrico desta iguaria.

Posto isto, se estás de partida rumo aos Açores e procuras o que fazer em São Jorge, queremos deixar-te um roteiro completo de 2 dias com todos os locais e pontos turísticos a visitar na ilha.

O que fazer em São Jorge – Dia 1: De Velas à Calheta

Se és uma daquelas pessoas cujo caminho mais recto ao coração é através do estômago, então irás definitivamente começar a tua aventura por São Jorge com o pé direito! Afinal, é nesta ilha que se produz o melhor e mais emblemático queijo de todos os Açores, sendo que poderás visitar a União de Cooperativas Agrícolas de Laticínios e provar então o famoso queijo de São Jorge, um produto de origem protegida e que, por isso, pode apenas ser produzido por estas bandas!

Posto isto, irás então seguir para Velas, a principal cidade da ilha e, surpreendentemente, uma das mais bonitas do arquipélago. O seu centro histórico, um agradável rendilhado de fachadas antigas com apontamentos bastante coloridos, esconde alguns dos locais culturais mais populares da ilha, como o Jardim da República, o Porto de Velas ou o Império de Nossa Senhora da Conceição. Ainda assim, a capital não fica atrás do resto da ilha no que toca a atracções naturais, oferecendo-te ainda a possibilidade de visitar o Arco Natural de Velas ou as Piscinas Naturais da Preguiça, bem como de desfrutar das melhores vistas sobre a cidade a partir do Miradouro do Morro das Velas.

Deixando a capital para trás, irás fazer uma paragem na vila de Urzelina, famosa pelos seus tradicionais Moinhos, cuja arquitectura e estrutura não podem ser encontrados em mais lado algum. Sempre que te depares com uma fotografia de um pequeno moinho vermelho e branco, largo e redondo na base mas extremamente estreito no topo, já sabes que só poderá ter sido tirada num único lugar em todo o mundo! Para terminar o dia, irás prosseguir para leste até chegares à vila da Calheta, outro exemplo de uma localidade adorável Açoreana. Para o melhor pôr-do-sol da ilha, sobe até ao Miradouro da Rua do Baixo e assiste ao cair da noite sobre as casinhas da Calheta e a Fajã Grande.

Resumo do 1º dia:

  • União de Cooperativas Agrícolas de Laticínios de São Queijo
  • Velas
  • Jardim da República
  • Porto de Velas
  • Império de Nossa Senhora da Conceição
  • Arco Natural de Velas
  • Miradouro do Morro das Velas
  • Moinhos de Urzelina
  • Calheta
  • Miradouro da Rua do Baixo
  • Fajã Grande

Restaurantes recomendados em Velas, Urzelina e Calheta:

O que fazer em São Jorge – Dia 2: As Fajãs de São Jorge

Para o teu segundo e último dia na ilha, irás mergulhar de vez nas profundezas da beleza natural local, descobrindo os lugares mais belos e empolgantes de São Jorge. Assim, e sem mais demoras, a tua primeira paragem será precisamente aquele que é amplamente divulgado como o local mais impressionante de toda a ilha: a Lagoa da Fajã da Caldeira do Santo Cristo. No entanto, o caminho para lá chegar, ainda que tortuoso, apenas contribui para a excitação em volta da lagoa. (In)Felizmente, não é possível completar o acesso por estrada, pelo que terás que concluir um trilho de 9km, que tem início na Serra do Topo e termina na igualmente belíssima Fajã dos Cubres, passando nos entretantos pela famosa caldeira. Tem ainda em atenção que este não é um circuito circular, pelo que, no final, terás que arranjar forma de chegar ao local onde deixaste o teu veículo (podes sempre recorrer ao autocarro ou, à falta de melhor, táxis).

Depois do esforço, vem então a hora do relaxamento! Assim, e de volta ao carro, irás conduzir até à Fajã do Ouvidor, onde poderás encontrar várias praias e piscinas naturais. Embora estejas à vontade para experimentar todas as que queiras, não poderás regressar à base sem um mergulho na Poça Simão Dias, a piscina natural mais popular de São Jorge.

Resumo do 2º dia:

  • Lagoa da Caldeira da Fajã do Santo Cristo
  • Serra do Topo
  • Fajã dos Cubres
  • Fajã do Ouvidor
  • Poça Simão Dias

Restaurantes recomendados no Norte Grande e Fajã da Caldeira:

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem