O que fazer em São Nicolau, Cabo Verde – Onde comer e melhores locais para visitar 🇨🇻

  • 13.06.2024 00:00
  • Bruno A.

Miniguia detalhado com tudo o que fazer em São Nicolau. Inclui dicas acerca de restaurantes, actividades e melhores pontos turísticos e locais a visitar na ilha Cabo-Verdiana, incluindo Ribeira Brava, Tarrafal, o Parque Natural do Monte Gordo ou as falésias do Carbeirinho.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este miniguia com tudo o que fazer na ilha de São Nicolau faz parte do nosso Guia Geral de Viagem de Cabo Verde. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o país, incluindo transportes, hotéis, melhores praias e muito mais!

São Nicolau, Cabo Verde – A ilhas das montanhas

Enquanto elemento mais central do Barlavento, São Nicolau é uma das ilhas de Cabo Verde com maior diversidade de paisagens, fruto das suas condições naturais e geológicas. Para além disso, o seu relativo isolamento torna-a um dos destinos mais recatados do país, já que poucos turistas se aventuram pelas suas terrinhas coloniais, praias idílicas e montanhas verdejantes. Em suma, um sítio inexplorado e com muito por descobrir! Para além da capital de Ribeira Brava, uma cidade surpreendentemente bonita, outros destaques de São Nicolau incluem o Parque Natural de Monte Gordo, a vila do Tarrafal ou as extraordinárias falésias do Carbeirinho.

Posto isto, se estás de partida rumo a Cabo Verde e procuras o que fazer em São Nicolau, queremos deixar-te um miniguia com todos os locais e pontos turísticos a visitar na ilha, bem como uma compilação dos restaurantes mais badalados.

Locais a não perder na ilha de São Nicolau

Ribeira Brava

De forma algo surpreendente, a Ribeira Brava (ou Stancha, como é chamada pelos locais) pode muito bem ser a cidade mais bonita de Cabo Verde. Ao passo que a maioria das principais localidades de cada ilha pode ser encontrada junto à costa, Ribeira Brava foi estabelecida bem no coração de São Nicolau, em plena paisagem montanhosa, e é um verdadeiro deleite para as câmaras. Uma cidade de pracetas pedonais, ruas estreitas em calçada, fachadas coloridas e arquitectura colonial, da qual se destacam os edifícios da Igreja Matriz e do Seminário-Liceu de São Nicolau, a primeira escola de Cabo Verde, e a praça central conhecida como o Terreiro de Ribeira Brava. Para a fotografia de cartão-postal da cidade, com as casinhas empilhadas em socalcos, deverás subir ao Miradouro de Ribeira Brava.

Preguiça

Uma minúscula vilazinha adormecida junto à costa, não muito longe de Ribeira Brava, não há muito para ver ou fazer em Preguiça para lá da sua movimentada zona portuária. No entanto, e num país que não é propriamente conhecido pelo seu património arquitectónico histórico, é nas redondezas de Preguiça que encontrarás o Forte do Príncipe Real. Erigido como estrutura defensiva e de vigia face a potenciais piratas e inimigos da Coroa Portuguesa, a fortaleza foi também um tributo a Pedro Álvares Cabral, que aqui atracou durante a sua longa viagem que culminaria com a “descoberta” do Brasil.

Parque Natural de Monte Gordo

Ocupando uma porção substancial do coração da ilha, o Parque Natural de Monte Gordo é onde encontrarás o ponto mais alto de São Nicolau. De resto, são várias as localidades espalhadas pelas delimitações do parque, sendo que todos os périplos devem começar no Cachaço, o local a partir de onde, do alto dos seus majestosos 1300 metros de altitude, podes ter acesso à melhor vista em toda a ilha… se não tiveres o azar de apanhar um dia de nevoeiro! Não muito longe da vila, podes também fazer um desvio até à Igreja do Monte Sintinha. Já no sopé do Monte Gordo, de origem vulcânica, e ainda enquadrado no parque, vale igualmente a pena passar por Ribeira dos Calhaus e por Fragata, vilas com trilhos absolutamente fabulosos flanqueados por dragoeiros e com vistas invejáveis sobre o mar e sobre as aldeias vizinhas.

Tarrafal

Principal vila balnear da ilha, ali bem no sul, o Tarrafal (não confundir com o de Santiago) é o local predilecto para idas a banhos em São Nicolau. Para além disso, numa ilha tão conhecida pelos seus trilhos e paisagens de montanha, é bastante refrescante – literalmente – ter algum tempo de descanso no litoral. Entre os areais mais populares, é impossível não reparar na Praia de Baixo Rocha, na Praia Branca ou na Praia da Luz. Entre mergulhos, podes sempre dar um saltinho ao Museu da Pesca, situado imediatamente ao lado da fábrica de conservas mais antiga de Cabo Verde (ainda em funcionamento). Como bónus, ficas também a saber que aqui se come algum do melhor peixe do país!

Carbeirinho

Um sítio que, estivesse situado em qualquer umas das outras ilhas mais populares, figuraria seguramente entre os locais mais visitados de Cabo Verde, o Carbeirinho é uma zona costeira protegida conhecida pelas suas falésias deslumbrantes. Por via da força das marés, da erosão e da interminável passagem do tempo, o mar acabou por cravejar formatos estranhos e irregulares nos precipícios marítimos, assemelhando-se (com as devidas diferenças) ao efeito criado em alguns dos desfiladeiros mais famosos dos parques nacionais norte-americanos.

É uma paisagem inacreditavelmente bela e singular, tornada ainda melhor pelo facto do mesmo fenómeno ter criados autênticos complexos de piscinas naturais e revelado grutas com praias escondidas junto às falésias. Se só puderes visitar um sítio em São Nicolau, que seja este!

Onde comer em São Nicolau – Melhores restaurantes

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem