O que fazer em São Vicente, Cabo Verde – Onde comer e melhores locais para visitar 🇨🇻

  • 13.06.2024 00:00
  • Bruno A.

Miniguia detalhado com tudo o que fazer em São Vicente. Inclui dicas acerca de restaurantes, actividades e melhores pontos turísticos e locais a visitar na ilha Cabo-Verdiana, incluindo Mindelo, Calhau, Monte Verde e a Praia de São Pedro.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Este miniguia com tudo o que fazer na ilha de São Vicente faz parte do nosso Guia Geral de Viagem de Cabo Verde. Consulta-o para saberes todas as dicas práticas e informações importantes sobre o país, incluindo transportes, hotéis, melhores praias e muito mais!

São Vicente, Cabo Verde – O berço cultural do país

Para muitos o principal polo cultural de Cabo Verde, a ilha de São Vicente é o destino ideal para quem se quiser imiscuir na história, ritmos e tradições Cabo-Verdianas, apresentando-se como a ilha que provavelmente melhor combina praia e natureza com uma vertente mais instrutiva e artística. A capital, Mindelo, é o local onde tudo acontece, e uma das cidades mais animadas do país. Já fora do principal centro urbano de São Vicente, é obrigatório subir ao Monte Verde, visitar as aldeias piscatórias de Salamansa e Calhau e ir a banhos na emblemática Praia de São Pedro.

Posto isto, se estás de partida rumo a Cabo Verde e procuras o que fazer em São Vicente, queremos deixar-te um miniguia com todos os locais e pontos turísticos a visitar na ilha, bem como uma compilação dos restaurantes mais badalados.

Locais a não perder na ilha de São Vicente

Mindelo

Uma das cidades mais animadas e historicamente ricas de Cabo Verde, Mindelo oferece uma experiência cultural que difere bastante do turismo mais habitual (leia-se praia e sol) do país. Para a experiência clássica das cidades Cabo-Verdianas, podes começar por explorar o Mercado de Peixe e o Mercado Municipal, dois dos principais centros económicos de Mindelo (o último albergado num edifício bastante bonito), antes de passares no Museu do Mar. Para além da interessante exposição, dedicada aos inúmeros naufrágios que costumavam ocorrer na costa de São Vicente, a própria arquitectura do museu é bastante peculiar, assemelhando-se a uma espécie de versão em miniatura da nossa Torre de Belém.

Com os seus edifícios coloniais às cores e ruas em calçada, Mindelo é estranhamente agradável à vista, mas é a sua ligação íntima às “mornas”, um estilo de música Cabo-Verdiano, que a coloca nas rotas turísticas. Afinal, esta é a terra de Cesária Évora – mítica musa do panorama musical do país – e por isso segue-se a visita da praxe ao Núcleo Museológico Cesária Évora, dedico à vida, obra e carreira da lendária artista, entretanto falecida. Para fechar o dia em beleza, é só percorrer a magnífica Avenida Marginal de Mindelo e estender a toalha na Praia da Laginha. Areia dourada e fina, mar azul e água quentinha – que mais podes pedir?

Monte Verde

Do alto dos seus quase 800 metros, o Monte Verde é considerado o ponto mais alto da ilha de São Vicente. Parte de um parque nacional e área protegida, subir ao pico e desfrutar das melhores e mais desimpedidas vistas sobre a ilha é um “must”, com destaque para o panorama sobre a afamada Baía das Gatas, uma localidade conhecida pelo seu festival de música anual. Mais ao longe, podes também vislumbrar a vizinha Santo Antão, bem como – se o tempo colaborar – as silhuetas do ilhéu desabitado de Santa Luzia e até mesmo da ilha de São Nicolau.

Para quem quiser completar o trilho, a subida é relativamente íngreme, mas de dificuldade moderada. No total, o trilho, que tem início em Mato Inglês, tem uma extensão total de cerca de 12 km.

Ribeira de Calhau

Situada ao largo da baía do mesmo nome, com vista para o ilhéu de Santa Luzia, Calhau é a mais pitoresca das várias aldeias piscatórias de São Vicente. Se as pequenas casas não se destacam particularmente, da paisagem já não se pode dizer o mesmo, já que Calhau fica na sombra do extinto Vulcão de Viana, com o imponente cone a adornar o cenário.

Se quiseres fazer um périplo por várias localidades costeiras, podes ainda incluir no teu itinerário a aldeia de Salamansa e a já mencionada Baía das Gatas, com a estrada entre Calhau e esta última a ser considerada uma das mais belas de São Vicente.

Praia de São Pedro

Mais a sul na mesma ilha, e já com um ar bastante menos curado (mas nem por isso menos impressionante) que a sua congénere da Laginha, a Praia de São Pedro é bastante famosa entre turistas por permitir nadar com tartarugas-marinhas – uma actividade de eleição! No entanto, é importante ter em atenção o bem-estar animal e as recomendações das autoridades, pelo que recomendamos SEMPRE que faças uma pesquisa antecipada e concordes em participar nesta actividade apenas se estiveres na companhia de uma empresa reputada e de confiança. Caso contrário, poderás facilmente estar a infringir uma série de normativas oficiais e a prejudicar o ecossistema – tudo enquanto recompensas e perpetuas um mau serviço!

Onde comer em São Vicente – Melhores restaurantes

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem recomendamos a Heymondo, que tem aquela que é, para nós, a melhor gama de seguros da atualidade, com uma relação qualidade-preço imbatível, e que inclui também cobertura para os teus equipamentos eletrónicos.

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Consulta do Viajante

Aconselhamos a marcar a tua consulta na Consulta do Viajante Online. Insere o código flamingo para teres 5% de desconto em consultas para 2 ou mais pessoas.

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem