Quais são as piores e mais sobrevalorizadas atracções turísticas do mundo? Descobre quem entrou na lista! 🏰 🥇

  • 16.03.2023 10:00
  • Bruno A.

Embora conseguir classificar atracções turísticas seja um exercício altamente subjectivo, existem diversos factores que te permitem compará-las. O website Stasher criou a sua própria lista de critérios, e, de acordo com a mesma, o Passeio da Fama de Holywood, em Los Angeles, e o Grande Bazar, em Istambul, ficaram nos lugares cimeiros das piores atracções turísticas do mundo.

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

A Stasher, primeira rede mundial de depósitos de bagagem, tomou a liberdade de criar um ranking baseado numa série de diferentes factores, como a popularidade de uma determinada atracção nas redes sociais ou as avaliações gerais feitas por visitantes em plataformas de viagem. Os resultados podem revelar-se surpreendentes…

As piores atracções turísticas do mundo

O Passeio da Fama de Hollywood, em Los Angeles, foi novamente (tal como em 2019) reconhecido como a pior atracção turística do mundo. Este ano, a avenida cravada de estrelas recebeu uma avaliação geral de apenas 3.42/10. Ficou na penúltima posição no que toca a avaliações no TripAdvisor e em último das reviews do Google. A classificação final foi também afectada pelo baixo índice de segurança dos EUA (3.85).

No segundo posto, com uma avaliação geral de 3.48/10, encontramos o Grande Bazar de Istambul, Turquia. Apesar de ser, sem sombra de dúvida, um lugar histórico (e um dos mercados mais antigos do mundo), os visitantes parecem não gostar particularmente do seu ambiente. Esta atracção teve classificações baixas em todas as áreas, recebendo um rating de 2.8/5 no que toca à segurança e recebendo para além disso imensas reclamações devido à distância de quase 46km que separa o bazar do aeroporto mais próximo.

A última atracção a conseguir uma classificação média inferior a 4 pontos foi o Taj Mahal (3.83/10). A avaliação do lugar mais emblemático de toda a índia acabou por ser afectada pela gigantesca distância entre o mausoléu e o aeroporto mais próximo (219km). Para além disso, o Taj Mahal teve um rating de 7.1/10 no que toca à qualidade dos alojamentos situados nas suas proximidades, o que constitui a quarta classificação mais baixa de todas as atracções analisadas.

As melhores atracções turísticas do mundo

O primeiro lugar da tabela foi atribuído ao Parlamento Nacional Húngaro em Budapeste, com uma classificação de 7.34/10. O imponente edifício neogótico que serve de assento à Assembleia Nacional do país é um lugar de paragem obrigatória para quem esteja de visita à Pérola do Danúbio. Para além das excelentes reviews disponíveis no TripAdvisor e no Google, as opções de alojamento disponíveis na Booking.com receberam uma avaliação média de 8.6/10. Quanto às redes sociais, todos os vídeos do TikTok com a presença do Parlamento receberam um total de 887 milhões de visualizações!

Descobre: Guia de viagem de Budapeste, Hungria + Roteiro de 3 dias na capital magiar

A segunda atracção turística mais bem avaliada da lista é nada menos que a icónica Disneyland Paris, com uma avaliação média de 7.17/10. De todos os locais contemplados, é aquele que conta com o maior número de visualizações na rede social Tik Tok – 7.9 mil milhões! Como cereja no topo do bolo, os serviços hoteleiros das redondezas foram classificados em 8.6/10, e a própria Disneyland tem a simpática avaliação de 4.5/5 estrelas no Google.

Descobre: Guia da Disneyland Paris: tudo que precisas de saber

Quanto à medalha de bronze, segue directamente para a Islândia, com o spa geotermal da Lagoa Azul a receber o impressionante score de 7.15/10. Esta classificação é amplamente beneficiada pelo irrepreensível índice de segurança (1.1/5), o que apenas vem provar a forma como a Islândia é considerada pelos visitantes um dos países mais seguros do mundo.

 

Outras atracções turísticas famosas – Como se saíram?

Infelizmente, nenhuma atracção turística portuguesa foi contemplada na análise da Stasher. No entanto, e olhando para o top20, poderás encontrar locais extremamente populares como a Acrópole de Atenas (8º – 6.91/10), o Coliseu de Roma (12º – 6.78/10) ou a Ópera de Sydney (16º – 6.67/10).

Mas nem tudo é um mar de rosas, e muitas outras atracções famosas acabaram por ter uma classificação final surpreendentemente baixa. Por exemplo, o ícone francês da Catedral de Notre Dame (6.24/10) não conseguiu melhor que o lugar #42, ao passo que o Machu Picchu (6.16/10) terminou no 44º posto e a Torre Eiffel de Paris (6.04/10) em 51º. Mais para o oriente, as Pirâmides de Giza no Egipto (5.59/10) terminaram em 76º, enquanto que a Grande Muralha da China (5.05/10) não foi além do 91º.

Este ranking foi baseado no somatório dos pontos que cada atracção conseguiu no âmbito de 6 categorias distintas: avaliações do TripAdvisor, avaliações do Google, distância do aeroporto mais próximo, índice de segurança (tendo por bases as tabelas da WorldPopulationReview), qualidade do alojamento local (avaliações médias em Booking.com para os hotéis situados nas proximidades de cada atracção) e popularidade na rede social Tik Tok (medida através do número acumulado de visualizações).

Tours & Atividades

Reserva já os teus tours ou atividades no Viator, do grupo Tripadvisor! E ao fazê-lo estás-nos a dar uma grande ajuda 🙂

Seguro de Viagem

Para contratar o teu seguro de viagem, aconselhamos a IATI, com uma excelente gama de seguros, incluíndo aquela que é, provavelmente, a melhor cobertura Covid-19 do mercado. 

Se reservares connosco, através deste link, tens 5% de desconto no teu seguro e, ao mesmo tempo, dás-nos uma ajuda preciosa 🙂

Queres receber notificações acerca de novas ofertas?

Regista-te e decide a frequência de envio. Não vamos enviar spam!

Sugestões de viagem